Se Tércio Sarli Estiver Certo, Jesus Estava Errado!

A HORA TRANQÜILA
Algum dia, não: hoje

por Tércio Sarli

Se deixamos sempre para depois a realização de nossos sonhos, de nossos anseios; se não usufruímos dos momentos alegres que se nos apresentam ao longo de cada dia, e nos concentramos só nos problemas, jamais gozaremos a vida que almejamos. A felicidade não acontece se é esperada somente como algo extraordinário. Não. Ela é um conjunto de pequenas coisas: de momentos agradáveis, do encontro com um amigo, da descoberta de algo interessante em nosso trabalho, das flores coloridas que vemos enquanto caminhamos, do passarinho que vem cantar na árvore em frente à nossa janela; dos gestos, sorrisos e palavras de bondade que distribuímos ao passar pelas pessoas; da hora das refeições com a família, e tantas outras coisas simples.

"Algum dia" dizemos para nós mesmos e para nossos entes queridos, "faremos aquela viagem." Algum dia teremos a nossa casa; algum dia vamos cuidar melhor de nossa saúde, fazer caminhadas, passear com as crianças... E o tempo vai passando, e a vida vai passando, sem nos apercebermos de que o dia feliz é o dia de hoje. A oportunidade de sermos felizes é hoje. Mesmo porque os outros dias não existem. Só existe o hoje. Os anos passam, as lutas de cada dia continuam, e de repente, assustados, exclamamos como na letra daquela canção popular: "Esqueci de viver".

Um próspero comerciante que se dedica à jardinagem para esquecer suas preocupações, disse de sua experiência:

"Eu estava em vias de ter meu segundo ataque de úlcera quando o médico mandou que me dedicasse à jardinagem. Um dia, enquanto retirava as ervas daninhas do meio da plantação de morangos, ocorreu-me a idéia de que se não fosse preciso combater as ervas daninhas, certamente não se teria tanto prazer em saborear os morangos depois de maduros."

Da mesma maneira, se temos uma filosofia positiva de vida, até os percalços, as dificuldades que enfrentamos cada dia tornam os momentos de paz e de alegria mais apreciados e mais valorizados.

Hoje é o dia para vivermos felizes. Não adiemos a felicidade para um não sei quando. Notem a lição deste pequeno poema:

Sê forte hoje

"Calma! Sê forte hoje."
Mas, e amanhã, Senhor?
Como será o amanhã?
Repousaremos da luta?
Teremos trégua da dor?
"Por ti Eu não morri?
Por ti Eu não vivi?
Deixa comigo o amanhã!"

E o escritor e mestre Jorge César Mota escreveu esta bela e inspiradora página, que tão bem sintetiza a importância de vivermos o momento presente, para sermos felizes:

Faze-o agora

Se consideras teu trabalho ingrato,
FAZE-O AGORA.

O céu de hoje é puro, azul e claro;
Pode amanhã o sol tornar-se avaro.
Não poderás mais "ontem" praticar um ato:
FAZE-O AGORA.

Se tens algo a cantar, pois CANTA AGORA.
Canta a harmonia que a alegria gera,
Pura como a dos pássaros na primavera.
Cada dia canta e em cada hora.

Se tens palavras doces a dizer, singelas,
DIZE-AS AGORA.
Pode ser que amanhã não mais te lembres delas.
Dize-as brandas, suaves, belas.
E dize-as sempre, pela vida a fora.

Se tens prazer em dar-nos um sorriso
Contagioso, pois SORRI AGORA.
Revela-nos, dessarte, sem demora,
A doce calma que em teu peito mora:
E INSTALARÁS AO TEU REDOR O PARAÍSO,
...AGORA.

Revista Adventista, julho de 2002, pág. 11.

Quando vi o texto acima publicado na Revista Adventista deste mês de julho de 2002, não queria acreditar no que estava vendo. Li uma, duas, três, quatro vezes, até me convencer de que estava realmente diante de uma mensagem assinada por um pastor, presidente de uma União da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Se me dissessem que estava diante do último texto psicografado pelo médium Chico Xavier antes de morrer, eu teria acreditado mais facilmente. Afinal, a ausência de qualquer referência ao nosso Deus e Pai, Seu Filho, Sua palavra inspirada e à fé verdadeira é característica desse tipo de mensagem agradável aos sentidos, mas totalmente descomprometida com a verdade presente, que visa a preparar um povo para encontrar-se com Seu Deus em juízo.

(Uma rápida menção a um "Senhor" num pequeno poema, citado quase no rodapé da primeira coluna do artigo, é pouco demais para um Deus tão grandioso e um pastor tido como tão inspirado e inspirador em suas mensagens. Até porque o "Senhor" a quem o poeminha se refere, oculta o futuro a seus adoradores, nada diz sobre o fim das lutas e da dor e exige confiança cega no que diz. Um deus que morre e vive, sem passar pela ressurreição, destoa da descrição do único Deus verdadeiro e de Seu Filho.)

O conceito de felicidade sem Deus, pelas obras, egoísta, materialista, ilusória e imediatista, exaltado por Tércio Sarli, em mais um artigo, que, talvez, só tenha sido assinado por ele, destoa completamente dos ensinos de Cristo e da mensagem por Ele confiada à Sua Igreja para estes dias finais.

Pode ser que esse texto reflita apenas a filosofia de alguém que o acompanha de perto e influencia-o em suas decisões bem mais que a Bíblia, mas essa possibilidade não o inocenta nem diminui sua responsabilidade diante de Deus. Ninguém deve permitir que uma terceira pessoa o controle e use para impor seu pensamento sobre outrem e satisfazer sua ânsia egoísta de autoridade e domínio sobre o povo de Deus.

É como se Tércio Sarli reescrevesse as bem-aventuranças, modificando-as completamente:

Bem-aventurados são aqueles que não deixam para depois a realização de seus sonhos e anseios.

Bem-aventurados, aqueles que usufruem dos momentos alegres de cada dia, sem se concentrar nos problemas.

Bem-aventurados, aqueles que entendem que a felicidade não é algo extraordinário, mas um conjunto de pequenas coisas.

Bem-aventurados, aqueles que podem fazer hoje aquela viagem, comprar hoje aquela casa, fazer caminhadas hoje, passear com as crianças hoje...

Bem-aventurados aqueles que sabem que o dia de ser feliz é hoje e os outros dias não existem...

Bem-aventurados, os que têm uma filosofia positiva de vida e constróem seu próprio paraíso agora.

A Revista Adventista não poderia ter publicado nada mais equivocado e sutilmente diabólico do que isto. Se não há amanhã, pastor Tércio, não há vida futura, nem novo céu, nem nova terra, nem volta de Cristo, nem ressurreição... Neste caso, o senhor teria razão e Cristo estaria completamente errado.

"Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos." I Coríntios 15:32. É essa a "filosofia positiva" que fundamenta a mensagem "Algum Dia, Não: Hoje".

Felicidade pela Fé

A felicidade segundo Jesus começa com fé: fé-licidade. Fundamenta-se em atitudes interiores desenvolvidas pela total confiança no invisível cumprimento das promessas de Deus, que tanto pode ser presente como futuro.

Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los. Jesus disse:

Felizes os que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é deles. [Desde agora!]

Felizes os que choram, pois Deus os consolará. [No futuro.]

Felizes os humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. [Futuro.]

Felizes os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele os deixará completamente satisfeitos. [Presente e futuro.]

Felizes os que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia deles. [Atenção, pastor Sarli, é com o senhor que o Filho de Deus está falando!]

Felizes os que têm o coração puro, pois eles verão a Deus. [Futuro.]

Felizes os que trabalham pela paz entre as pessoas, pois Deus os tratará como seus filhos. [Futuro.]

Felizes os que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é deles. [Aqui, já não é com o senhor que o Filho de Deus está falando, pastor Sarli.]

Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. [Aqui também, não.]

Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. [Nem aqui.] -- Mateus 5:1-12.

Felicidade pela fé e não pelas realizações pessoais! Louvado seja Deus, nosso Pai, que enviou Seu Filho Jesus Cristo ao mundo também para desmentir por antecipação a doutrina da falsa felicidade que seria colocada diante de Sua igreja por mensageiros equivocados, ao grupo dos quais eu mesmo já pertenci. Obrigado, Senhor, por repetir todas essas verdades de forma ainda mais explícita no Evangelho de Lucas:

Jesus olhou para os seus discípulos e disse:

Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês. [Sim, aqueles que não podem fazer aquela viagem hoje, que não podem comprar aquela casa hoje, que nada têm para comer hoje e que só fazem caminhada hoje à procura de emprego ou de uma creche para deixar os filhos, sim, esses, os pobres!]

Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura. [Repare o contraste entre a felicidade segundo mundo e a felicidade segundo Deus...]

Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir. [Isso é felicidade hoje pela fé no amanhã a ser preparado por Deus. E não felicidade hoje pelos efêmeros momentos de um paraíso construído aqui mesmo, por nossos próprios esforços!]

Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas. [Repito, neste ponto, Jesus Cristo não se refere ao senhor e aquela que o influencia para perseguir os servos de Deus, pastor Sarli.]

Mas infelizes são vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa. [Felicidade hoje, infelicidade amanhã...]

Infelizes são vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome. [Hoje se iludem, imaginando-se ricos, que de nada têm falta. Amanhã, descobrirão a verdade: eram cegos, miseráveis, pobres e nus!]

Infelizes são vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar. [Felicidade momentânea, desgraça eterna...]

Infelizes são vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas. -- Lucas 6:20-26.

Portanto, pastor Tércio, não se iluda com cartinhas elogiosas à seção Hora Tranqüila, ainda que estas chegassem aos milhares. Falsos mensageiros de Deus sempre foram elogiados.

Em lugar de recomendar que cantemos a harmonia e digamos palavras doces, singelas, brandas, suaves e belas, sorrindo enquanto construímos o paraíso do Aqui e Agora, Deus espera que Seu povo suspire e gema pelas abominações que se cometem na Igreja, recomende o temor e adoração do Criador, denuncie a rejeição de Babilônia e suas filhas e alerte contra o domínio da besta apocalíptica. Essa é a nossa missão, segundo Apocalipse 14:6-12. "Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." Apocalipse 22:7. -- Colaboração de Robson Ramos.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com