Lição Avulsa Nº 8: Santificação

 

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção...”. – (1Cor. 1:30 - ARA).

 

DOMINGO:

Alguns conceitos básicos sobre as palavras: santo, santificação, consagração, etc. e um breve comentário sobre o verbo qādash.

 

A palavra hebraica: קדש (qādash) – “ser consagrado, ser santo, ser santificado; consagrar, santificar, preparar, dedicar. Verbo denominativo”.

“O verbo qādash tem, no qal, a conotação de estado daquilo que pertence à esfera do que é sagrado. Desse modo, distingue-se do que é comum ou profano. No piel e no hifil tem a idéia do ato pelo qual se efetua essa distinção. É um verbo denominativo”.

“A palavra ocorre em diversos dialetos acadiano com os sentidos básicos de ‘estar limpo’, ‘ser puro’, ‘estar/ser consagrado’. Nos textos cananeus de Ugarite, o sentido básico da raiz é o de ‘santidade’, sendo sempre usada num sentido de adoração pública”. - (HARIS, R. Laird, ARCHER, Gleason L. Jr. WALTER, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. 1ª ed. São Paulo – SP: Edições Vida Nova, 1998. pp.1320 e 1321.).

 

A palavra hebraica: קדש (qōdesh) - “consagração, santidade, qualidade de sagrado”. “Separação..., sagrado, santo”.

“O substantivo qōdesh tem a idéia de ‘santidade’, i.e., a natureza essencial daquilo que pertence ao domínio do sagrado e que, por esse motivo, se distingue daquilo que é comum ou profano. Essa distinção é evidente em Levítico 10.10 e Ezequiel 22.26, em que qōdesh aparece como antítese de hol (‘profano’, ‘comum’)”. – (Ibidem.).

 

A palavra hebraica: קדש (qādôsh) - “Sagrado, santo, o Santo”.

“O adjetivo qādôsh, ‘santo’, qualifica aquilo que é intrinsecamente sagrado ou que foi admitido no âmbito do sagrado por meio de rito divino ou de ato público de culto. Tem a conotação daquilo que é distinto do que é comum ou profano.

Deus é intrinsecamente santo e chama o seu povo para ser santo, dando-lhe o padrão de obediência pelo qual pode manter a santidade (Lv 19.2 e ss.). Por ser santo, Deus é isento de imperfeições e fraquezas morais comuns aos homens (Os 11.9) e pode-se contar que ele é fiel às suas promessas (Sl 22.3-5). ...” – (Ibidem. p. 1323).

 

A palavra grega utilizada para designar santificação é: “‘αγιασμός, οũ”. – “consagração, dedicação, santificação, santidade”.

A palavra grega utilizada para designar santo é: “‘άγιός, α, ον”. – “santo, puro, perfeito; consagrado, apartado por ou para Deus; ...”. - (TAMEZ, Elsa, L. e FOULKES, Irene W. de. DICCIONÁRIO CONCISO GRIEGO – ESPANHOL del NUEVO TESTAMENTO. [Editado com o: THE GREK NEW TESTAMENT – Com  Introduccíon em Castellano. Ed. De 1994. p. 2.]).

 

SEGUNDA-FEIRA:

1. Quem é que nos santifica? (Êxodo 31:13 e 1Tes. 5:23).

 

 

2. Por meio de quem o Pai nos santifica? (1Cor. 1:30 e Heb. 2:11; 1João 2:20).

 

 

3. Como e com o quê, o Pai e Filho nos santificam? (Luc. 11:13 e João 20:22).

 

 

“Por meio de seus dons celestiais, o Senhor fez ampla provisão para Seu povo. Pais ou mães terrestres não podem dar a seus filhos um caráter santificado. Eles não podem transferir seu caráter aos filhos. Só Deus pode transformar-nos. Cristo soprou sobre os Seus discípulos e disse: ‘Recebei o Espírito Santo.’ João 20:22. Este é o grande dom do Céu. Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes Sua própria santificação. Imbuiu-os do Seu poder, para que pudessem ganhar almas para o evangelho. Daí em diante, Cristo viveria através de suas faculdades e falaria através de suas palavras. Tiveram o privilégio de saber que daí por diante Ele e eles seriam um. Precisavam acalentar Seus princípios e ser dominados por Seu Espírito. Não deviam mais seguir seus próprios caminhos, nem falar suas próprias palavras. As palavras que proferissem deveriam proceder de um coração santificado, e sair de lábios santificados. Não deveriam mais levar uma vida egoísta; Cristo devia viver neles e falar por meio deles. Dar-lhes-ia a glória que tinha com o Pai, para que Ele e eles pudessem ser um em Deus”. (WHITE, Ellen G. Meditações Matinais. E Recebereis Poder. 1ª ed. 1999. p. 49.).

“... Então um carro de nuvens, com rodas como flama de fogo, circundado por anjos, veio para onde estava Jesus. Ele entrou no carro e foi levado para o santíssimo, onde o Pai Se assentava. Então contemplei a Jesus, o grande Sumo Sacerdote, de pé perante o Pai. Na extremidade inferior de Suas vestes havia uma campainha e uma romã, uma campainha e uma romã. Os que se levantaram com Jesus enviavam sua fé a Ele no santíssimo, e oravam: ‘Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito.’ Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, gozo e paz”. (Idem. Primeiros Escritos. 5ª ed. 1995. p. 55.).

 

TERÇA-FEIRA:

4. YAHWEH declarou que todos deveriam ser santos, porque Ele é Santo (Lev. 11:44-45; 1Pedro 1:15-16). No entanto, quem e o que YAHWEH considerou santo/santificado (consagrado a Ele e ao Seu  serviço)? (Pessoas: Êxodo 19:6; Deut. 14:21; 26:19; 1Pedro 2:9. Objetos: Êxodo 25:8-9; 29:21, 37; 40:9-10; Núm. 16:38; etc;).

 

QUARTA-FEIRA:

5. Segundo o Texto Sagrado, o que significa ser santificado(a)? (Rom. 15:16).

 

 

“No qual o verbo qādash é empregado um maior números de vezes para descrever o estado de consagração efetuado pelo ritual levítico. ...”.

“No piel a palavra é usada na maioria das vezes para designar o ato de consagração. ...”.

“As conotações éticas do conceito de santidade têm seu fundamento nas proibições de misturar os domínios do sagrado e do profano (Lv 22.32)”.

“... Objetos santos são, portanto, aqueles sem nenhuma poluição cúltica, a qual é símbolo da poluição moral. Eles não são simplesmente dedicados, mas dedicados ao que é bom e mantidos afastados do que é mau. A separação de pessoas daquilo que contamina cerimonialmente é algo bem típico da santidade que é espiritual e ética. ...”.

“Um elemento fundamental da religião israelita era a manutenção de uma distinção inviolável entre o domínio do sagrado e o do comum ou profano (Nm 18:32). Aquilo que era intrinsecamente santo ou que era assim designado por decreto divino ou por ritual cúltico não devia ser tratado como algo comum. ...”. – (HARIS, R. Laird, ARCHER, Gleason L. Jr. WALTER, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. 1ª ed. São Paulo – SP: Edições Vida Nova, 1998. pp. 1321 e 1322.).

 

QUINTA-FEIRA:

6. Como podemos demonstrar que estamos nos santificando ao Criador? (Jó 1:1; 2Cor. 6:14-18; Tiago 2:18-26; Gal. 2:20).

 

 

“A SANTIFICAÇÃO exposta nas Sagradas Escrituras tem que ver com o ser todo – as partes espiritual, física e moral. Eis a verdadeira idéia sobre a consagração perfeita”. – (WHITE, Ellen G. SANTIFICAÇÃO. 7ª ed. 1988. p. 7.).

“A verdadeira santificação é uma inteira conformidade com a vontade de Deus. Pensamentos e sentimentos de rebelião são vencidos, e a voz de Jesus suscita uma nova vida, que penetra todo o ser. Aqueles que são verdadeiramente santificados não arvorarão sua própria opinião como uma norma do bem ou do mal. ...”. – (Ibidem. p. 9.).

“A santificação bíblica não consiste em forte emoção. Eis onde muitos são levados ao erro. Quando se sentem elevados ou felizes, julgam-se santificados. Sentimentos de felicidade ou a ausência de gozo não é evidência de que a pessoa esteja ou não santificada”. – (Ibidem. pp. 10 e 11).

“‘Fé e obras são dois remos que precisamos usar igualmente.’ – Rewiew and Herald, 11 de junho de 1901”. – (Idem. Fé e Obras. 3ª ed. 1996. p.3.).

 

SEXTA-FEIRA:

7. Quando se inicia, e quando termina a santificação? (João 3:7-8).

 

 

“... O mesmo se dá quanto à operação do Espírito Santo na alma. Como os movimentos do vento, não pode ser explicada. Talvez uma pessoa não seja capaz de dizer o tempo ou o lugar exatos de sua conversão, nem delinear todas as circunstâncias no processo da mesma; isso, porém, não prova não estar ela convertida. Mediante um agente tão invisível como o vento, está Cristo continuamente operando no coração. Pouco a pouco, sem que o objeto dessa obra tenha talvez consciência do fato, produzem-se impressões que tendem a atrair a alma para Cristo. Estas se podem causar meditando nEle, lendo as Escrituras, ou ouvindo a palavra do pregador. De repente, ao chegar o Espírito com mais direto apelo, a alma entrega-se alegremente a Jesus. Isso é chamado por muitos uma conversão repentina; é, no entanto, o resultado de longo processo de conquista efetuado pelo Espírito de Deus – processo paciente e prolongado”. – (Idem. O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. 1997. p. 172.).

“... Não existe tal coisa como seja santificação instantânea. A verdadeira santificação é obra diária, continuando por tanto tempo quanto dure a vida. ...”. – (Idem. SANTIFICAÇÃO. 7ª ed. 1988. p. 11.).

 “‘É imputada a justiça pela qual somos justificados; aquela pela qual somos santificados, é comunicada. A primeira é nosso título para o Céu; a segunda, nossa adaptação para ele.’ - Rewiew and Herald, 14 de junho de 1895”. – (Idem. Fé e Obras. 3ª ed. 1996. p.3.).

“A SANTIFICAÇÃO exposta nas Sagradas Escrituras tem que ver com o ser todo – as partes espiritual, física e moral. Eis a verdadeira idéia sobre a consagração perfeita”. – (Idem. SANTIFICAÇÃO. 7ª ed. p. 7.).

 

SÁBADO:

Resumo e conclusão do estudo semanal, com a participação de todos, em classe (no grupo).

“... Aqueles que estão realmente buscando o perfeito caráter cristão, jamais condescenderão com o pensamento de que estão sem pecado. Sua vida pode ser irrepreensível; podem estar vivendo como representantes da verdade que aceitaram; porém, quanto mais consagram a mente para se demorar no caráter de Cristo e mais se aproximam de Sua divina imagem, tanto mais claramente discernirão Sua imaculada perfeição e mais profundamente sentirão seus próprios defeitos”. - (Ibidem. pp. 7-8.)”.

 

Roteiro de estudo preparado pelos irmãos do Grupo Adventista Leigo do Gama, de Brasília, DF, sob a orientação de Josiel Lima (josielteli@hotmail.com). Os temas dos estudos são escolhidos pelos próprios irmãos da comunidade e usados em substuição às lições impostas pela Corporação.

 

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com