Lição Avulsa Nº 3: Idéia Abençoada Permite Estudo de Temas Escolhidos pelos Leigos

 

Um antigo sonho de que pudéssemos escolher congregacionalmente os temas das Lições da Escola Sabatina a cada sábado, está se tornando realidade através do Movimento Leigo. Estas lições avulsas publicadas aqui no Adventistas.Com, por exemplo, constituem o material de estudo bíblico semanal dos irmãos do Grupo Leigo do Gama, DF.

"Glórias e louvores ao Eterno e ao Seu Filho, que por meio do Espírito Santo, fazem aumentar o número dos irmãos que ali se congregam a cada sábado," exclama o irmão Josiel, responsável por organizar semanalmente o texto básico para a reflexão escolhida pelo grupo. Nesta semana, por exemplo, "Justificados pela Fé" é o tópico escolhido.

Segundo o irmão Saulo, que foi um dos irmãos que excluídos da IASD do Gama por não crerem na doutrina da trindade, a comunidade adventista não-trinitariana da região já reúne sessenta fiéis irmãos, que estudam a sua própria lição da Escola Sabatina e, aos poucos, estão-se organizando melhor para poder levar a Mensagem ao mundo.

Ele sugere ainda que criemos uma seção específica no site para as dezenas de comunidades leigas do Brasil. "Para que possamos divulgar nossas programações e eventos e para nos conhecermos melhor", argumenta.

Robson Ramos


Tema da semana: JUSTIFICADOS PELA FÉ

(Gálatas 3:23-26)

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão”. (Gál. 2:21 - ARA).

 

DOMINGO:

1. O Que é Fé?

“... É dom de Deus”. (Efésios 2:10 – ARA).

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. – (Heb. 11:1 – ARA).

“... A fé é a condição sob a qual Deus houve por bem prometer perdão aos pecadores; não que exista na fé qualquer virtude pela qual se mereça a salvação, mas porque a fé pode prevalecer-se dos méritos de Cristo, o remédio provido para o pecado. A fé pode apresentar a perfeita obediência de Cristo em lugar da transgressão e rebeldia do pecador. ...”. – (WHITE, Ellen G. Fé e Obras. 3ª ed. 1996. p. 90.).

“... Por meio da fé foi dado o filho da promessa. Mediante a fé é gerada a vida espiritual, e nós somos habilitados a realizar as obras da justiça”. (Idem. O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. 1997. p. 98.).

 

2. Quem é que nos concede o dom da Fé? (Heb. 12:2).

“Embora façamos tudo que estiver ao nosso alcance, não podemos fazer nada para originar fé, pois a fé é o dom de Deus; nem podemos aperfeiçoá-la, pois Cristo é o Consumador de nossa fé. É tudo de Cristo. Todo o anseio por uma vida melhor provém de Cristo, e constitui uma evidência de que Ele vos está atraindo para Si, e de que estais sendo sensíveis a Seu poder atrativo. – Bible Echo, 15 de março de 1892”. – (Idem. Mensagens Escolhidas. Vol. 3. 1ª ed. 1987. p. 198.).

 

3. Qual é a Fé que haveria de vir ao mundo? (Gál. 3:23-26).

 

SEGUNDA-FEIRA:

4. Quem é a Justiça eterna? (Dan. 9:24; Jer. 23:5-6; 33:15  João 16:10 e 1Cor. 1:30).

É a justiça de Cristo que torna o pecador penitente aceitável a Deus e opera sua justificação. Por mais pecaminosa que tenha sido sua vida, se ele crê em Jesus como seu Salvador pessoal, permanece diante de Deus nas imaculadas vestes da justiça imputada de Cristo”. (Idem. Fé e Obras. p. 96.).

“... Alcançamos favor perante Deus, não em virtude de algum mérito em nós mesmos, mas devido a nossa fé noSenhor, Justiça Nossa’”. (Ibidem. p. 97.).

 

TERÇA-FEIRA:

5. Em quais momentos Abrão (Abraão) foi justificado? (Gên. 15:6, 22:12, Rom. 4:3, 9, 22 e Tiago 2:20-23).

“... As obras sem a fé são mortas, e a fé sem as obras é inoperante. As obras nunca nos salvarão; é o mérito de Cristo que será eficaz em nosso favor. Mediante a fé nEle, Cristo tomará todos os nossos esforços imperfeitos aceitáveis a Deus. A fé que precisamos ter não é uma fé indolente; a fé que salva é aquela que opera pelo amor e purifica a alma. Quem quer levantar a Deus mãos santas, sem ira e sem animosidade, andará inteligentemente no caminho dos mandamentos de Deus”. (Idem. Fé e Obras. p. 42.).

 

6. Como o justo deverá viver? (Hab. 2:4, Rom. 1:17, Gál. 3:11 e Heb. 10:38).

Quem procura alcançar o Céu por suas próprias obras, guardando a lei, tenta uma impossibilidade. Não pode o homem salvar-se sem a obediência, mas suas obras não devem provir de si mesmo; Cristo deve operar nele o querer e o efetuar, segundo Sua boa vontade. ...”. – (Idem. Fé e Obras. p. 83.).

“... A lei é a norma pela qual é avaliado o caráter. Mas não podemos absolutamente guardar os mandamentos de Deus sem a graça regeneradora de Cristo. Só Jesus pode purificar-nos de todo pecado. Ele não nos salva pela lei, nem nos salvará na desobediência à lei”.

“... A fé e as obras precisam andar de mãos dadas; pois a fé sem as obras, por si só está morta”. (Ibidem. pp. 85-86.).

 “Cristo nos proveu um meio de escape. Viveu na Terra em meio de provas e tentações iguais às que sofremos. Sua vida foi sem pecado. Morreu por nós e agora Se oferece para nos tirar os pecados e dar nos Sua justiça. Se você se entregar a Ele e O aceitar como seu Salvador, será considerado justo por Sua causa, por mais cheia de pecado que tenha sido sua vida. O caráter de Cristo substituirá o seu caráter, e você será aceito diante de Deus exatamente como se não houvesse pecado”. – (Idem. Caminho a Cristo. 5ª ed. 2001. p. 62.).

Não ganhamos a salvação por nossa obediência, pois a salvação é dom gratuito de Deus recebido pela fé. Mas a obediência é fruto da fé. ‘Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os nossos pecados e que Ele não tem nenhum pecado. Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém, quem continua pecando nunca O viu e nunca O conheceu.’... ”. – (Ibidem. p. 61.).

A chamada fé em Cristo que tenta desobrigar os homens de obedecer a Deus não é fé, mas presunção. ‘Pela graça sois salvos, por meio da fé.’ Mas ‘a fé se não tiver as obras, é morta em si mesma’. ...”. – (Ibidem.).

A condição de vida eterna é hoje exatamente a mesma que sempre foia mesma do Paraíso, antes da queda de nossos primeiros paisperfeita obediência à lei de Deus, perfeita justiça. ...”. – (Ibidem. pp. 61-62.).

 

QUARTA-FEIRA:

7. Alguns exemplos de pessoas justas? (Jô 1:1-2, Luc. 1:5-6).

 

8. Alguns exemplos de pessoas que foram justificadas? (Heb. 11:21 e 32; João 4:25-40, Luc. 23:39-43).

 

QUINTA-FEIRA:

9. Em que momento nós seremos, de fato, justificados? (Dan. 7:9-10 e 13-14, 1Pedro 4:17-18; Apoc. 14:7; e 22:11).

Ao abrirem-se os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Começando pelos que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes, e rejeitam-se nomes. Quando alguém tem pecados que permaneçam nos livros de registro, para os quais não houve arrependimento nem perdão, seu nome será omitido do livro da vida, e o relato de suas boas ações apagado do livro memorial de Deus. O Senhor declarou a Moisés: ‘Aquele que pecar contra Mim, a este riscarei Eu do Meu livro.’ Êxodo 32:33. ... ‘desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, ... de todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória.’ Ezequiel 18:24.”

Todos os que verdadeiramente se acham arrependido do pecado e que pela fé hajam reclamado o sangue de Cristo, como seu sacrifício expiatório, tiveram o perdão aposto ao seu nome, nos livros do Céu; tornando-se participantes da justiça de Cristo, e verificando-se estar o seu caráter em harmonia com a lei de Deus, seus pecados serão riscados e eles próprios havidos por dignos da vida eterna. ...”.

Jesus não lhes justifica os pecados, mas apresenta o seu arrependimento e fé, e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: ‘Conheço-os pelo nome. Gravei-os na palma de Minhas mãos. ...” – (Idem. O Grande Conflito. 33ª ed. 1987. pp. 486-487 e 488.).

 

SEXTA-FEIRA:

10. O que ocorrerá quando, de fato, formos justificados? (Apoc. 22:11).

Assim se realizará o cumprimento total da promessa do novo concerto: ‘Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados.’ ‘Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão.’ Jeremias 31:34; 50:20”. – (Ibidem. p. 488.).

Quando se encerrar a obra do juízo de investigação, o destino de todos terá sido decidido, ou para a vida, ou para a morte. O tempo da graça finalizará pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu. ...”. – (Ibidem. pp. 494.).

 

SÁBADO:

Resumo e conclusão do estudo semanal, com a participação de todos, em classe (no grupo).

Sempre devemos ser gratos porque Jesus provou para nós, por fatos concretos, que o homem pode guardar os mandamentos de Deus, contradizendo a falsidade de Satanás de que o homem não pode guardá-los”. (Idem. Mensagens Escolhidas. Vol. 3. 1ª ed. 1987. p. 138.).

Roteiro de estudo preparado pelos irmãos do Grupo Adventista Leigo do Gama, de Brasília, DF, sob a orientação de Josiel Lima (josielteli@hotmail.com). Os temas dos estudos são escolhidos pelos próprios irmãos da comunidade e usados em substuição às lições impostas pela Corporação.

 

 

Leia também:

Lições Permanentes do Ministério Vida Plena (Portugal)
(Apenas passagens bíblicas e comentários de Ellen G. White)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com