Música Sacra que Desperta Polêmica Está a Serviço de Outra Causa

Estes argumentos abaixo extraídos de um colaborador desse site, de pronto revelam que ele também acredita que qualquer música serve.

Seria bom pegar no índice remissivo dos escritos da Sra. White e dar uma olhadinha na palavra música. Se ele tem razão, então a Sra. White estava mais por fora do que arco de barril em matéria de música. Mas com certeza não, a Sra. White insiste fortemente que deve haver, sim, uma clara distinção entre música sacra e música secular.

Estilos podem, sim, ser discutíveis, mas abandonar a linha demarcatória é cair na religião fácil do protestantismo apostatado. Creio, sim, que toda música que desperta polêmica e oposição, por si só já demonstra não estar a promover a unidade a harmonia e a adoração, mas está a serviço de outra causa.

"Nenhum ritmo de musica é errado por si mesmo. Mas é errado quando utilizado em circunstancias erradas. Um pop/rock bem elaborado, estruturado e tocado é muito mais efetivo para evangelizar um grupo de jovens e reformar a entrega a Cristo de um grupo de jovens, do que um grupo de idosos. Da mesma forma que um quarteto de cordas bem elaborado, estruturado e tocado é mais efetivo a um grupo de idosos do que a um grupo de jovens. Pelo simples motivo de que os jovens, bombardeados pela midia e pelos grupos mundanos e influenciadores do pecado, são acostumados a uma vida mais frenética e agitada do que um grupo de idosos."

Então nosso amigo articulista crê que no rebaixamento do gosto musical para atrair os jovens de mente poluída? É lamentável, porque seu artigo é muito bem escrito e cheio de boas intenções mas nesse ponto creio que precisa rever seus conceitos. Pelo que vejo o irmão tem bem pouca ou nenhuma experiência em evangelizar jovens e pessoas de mais idade.

Faço séries de evangelismo todos os anos desde os 17 anos de idade, já ajudei a fundar muitas igrejas e grupos, e creio que ainda não sei nada em matéria de evangelismo preciso aprender muito ainda. Mas uma coisa já sei que não funciona: É tentar rebaixar a norma, tentar ser popular, tentar adequar a mensagem ao gosto do ouvinte, isso é negar a própria essência do evangelho que é a transformação, a mudança de vida, a elevação dos gostos, o abandono da velha vida.

"Cada pessoa é diferente, cada grupo musical tem o seu estilo. Como comemos uns maçã, e outros pera. Gostamos mais disso do que daquilo."

A citação acima é verdadeira, e falsa ao mesmo tempo. É verdadeira dentro do limite do bom senso, é falsa quando advoga não ter limites em matéria de música, qualquer ritmo serve. Teríamos que rasgar os Espírito de Profecia para defender isso.

"Irmãos, Cristo não tem um "santidadezômetro", nem nós deveríamos ter. Fiquem com Deus, e sintam-se livres para me responder."

Será querido irmão que Cristo não tem mesmo um termômetro para medir a santidade de Seus filhos?

Com certeza, Ele tem, sim, um termômetro desse tipo!

Ele não aceitou a oferta de Caim. Não passou no seu Santidadezômetro! Ele feriu mortalmente Nadabe e Abiú no santuário... Seu fogo não passou no santidadezômetro de Deus! Poderia multiplicar os exemplos acima, mas não há tempo nem espaço aqui. Apenas relembro que a censura a Laodicéia tem a ver exatamente com a temperatura de sua religião. Morna, nem fria nem quente. Não passa no santidadezômetro de Deus.

MH.


Resposta:

O objetivo dessa resposta nao eh impor a minha opiniao, e nem de criticar a sua, mas de fazer-nos parar para pensar. Muitas vezes quando as pessoas leem as opinioes que tenho sobre musica costumam se equivocar e dizer que desconsidero os ensinos da irma White e da minha igreja. Mas isso nao eh verdade e nunca sera. Tenho um respeito muito grande pela nossa profeta e pelos seus ensinos. E concordo com o que ela fala sobre musica. 

Pelas declaracoes que ela faz sobre musica, naquelas passagens que sao as mais citadas, ela menciona que teve uma visao de um anjo que veio abencoar alguns jovens numa casa, mas nao pode por causa da musica que nao era aprovada por Deus. Agora digo, essa musica falava de Deus? Era uma musica crista ou nao? Ela nao cita e nem conseguimos provar, mas pelo contexto da visao, da para perceber que a musica era mundana, e nao crista. 

Outras vezes ela menciona como algumas musicas eram mal interpretadas com batuques e gritarias e histerias por algumas igrejas e alguns irmaos e como isso era abominavel para Deus. Perdao por nao poder citar onde se encontram essas afirmacoes, mas tambem quero dizer que eu concordo plenamente com o que a senhora White fala.

Se uma musica eh mal interpretada, esta cheia de gritarias, histeria, ela nao pode ser uma musica abencoada por Deus. Agora, veja se em meu artigo eu disse alguma vez que eu acho que essas musicas sao aceitas por Deus? Nenhuma. Pelo contrario, citei que quando uma musica eh bem tocada e interpretada ela eh sim abencoada. 

Nao existem na biblia afirmacoes que dizem que alguns instrumentos nao podem ser usados para o louvor a Deus, existem? Pelo contrario, Davi cita no salmo 150 que todos os instrumentos louvem ao Senhor.

Agora, sera que ele estava querendo dizer que podemos tocar qualquer coisa com esses instrumentos? Absolutamente nao. Quando bem tocados sao aceitaveis para Deus. 

"Ta aí, Marcelo, o 'santidadezometro' de Deus". Sera? Acho que nao temos o poder de julgar, nao podemos criar um padrao de aceitacao de uma musica boa a outra ruim, isso vai de cada um. Uns louvam a Deus com hinos tradicionais, outros louvam a Deus com os novos hinos de grupos como o Novo Tom, e Deus aceita ambos pois Deus aceita o louvor de seus filhos quando eh de coracao.

Fui acusado de dar entender que todos os ritmos sao aceitos por Deus. Sera que essa eh uma acusacao correta? Qual eh a culpa do ritmo? Ritmo nao pensa, nao tem vida, nem respira, quem faz isso sao os humanos. Nenhum ritmo eh errado por si so. Sao os humanos que dao ao ritmo a aceitacao e a abominacao de Deus. Somente Ele pode saber quais ritmos Ele vai aceitar ou nao. Eh por isso que somos considerados mornos.

Queremos dar uma de juizes, criando padroes e verdades. Parecemos os doutores da lei, permanecemos inertes as leis que criamos com nossa propria mao. 

So Deus pode julgar um ritmo feito pelos humanos, e nao nos mesmos, podemos sim aceitar alguns ritmos a outros, e temos sempre que escolher aquilo que representa a Cristo, se achamos que um ritmo nao representa a Cristo para nos, mas outros irmaos acreditam que sim, o que ha de errado nisso? So Deus pode saber. Cabe a nos a louvarmos a Cristo de coracao, da maneira que nos deixa ligado a Ele a todo momento (essa eh a chave), e essa maneira eh diferente para cada um. So assim.

Sera entao que isso quer dizer que Deus tem sim um "sandidadezometro"? Pense bem. Existem duas coisas neste mundo que sao representantes de Deus e Satanas. Luz e trevas. Nao ha meia luz, nem 1/4 de luz, eh luz completa, e tambem nao ha meia trevas, ou 1/4 de trevas e sim trevas completas.

Ou seja, se nao estamos louvando a Deus de coracao, estamos blasfemando contra Seu nome, e automaticamente estamos louvando ao diabo. Nao existe um medidor. Pecado eh pecado por menor que seja. Podemos perder a vida eterna com um pensamento de raiva contra um irmao do mesmo jeito que se assassinarmos a ele.

Quanto a atrair aos jovens, eu concordo que nao devemos baixar o nivel de nossa conduta para atrairmos os jovens, mas temos que ir com calma. Nao podemos chegar na cara do jovem dizendo, "Se voces nao deixarem essa vida de drogas e sexo vao tudo morrer!" ou coisas desse tipo. Quantas pessoas iriam ouvir e aceitar? Sera que o jovem dara espaco ao Espirito Santo quando ouvir uma coisa dessas? Nos taxarao de fanaticos.

Agora, se levarmos um jovem a um show do Novo Tom, ou dermos um CD cristao que tem arranjos bem feitos e sao bem produzidos como Steve Curtis Chapman e outros do genero, tenho certeza que os jovens serao mais receptivos a voz do Espirito, e assim, quando ocorre a abertura podemos incitar as palavras de esperanca e amor de nosso Salvador. Tenho muitos amigos que nao pude sequer tocar no nome de Cristo ao falar com eles, mas aos poucos fui mostrando a Eles qual eh a verdade de ser um cristao, e um desses metodos poderosos foi atraves da musica.

Alias, sera que ao fazermos isso estaremos baixando a nossa conduta de cristaos e virando populares? Tenho certeza que nao. Quando damos um estudo biblico a uma pessoa nao podemos bombardea-la com as bestas de Daniel e Apocalipse sem antes mostrarmos Jesus, que eh o centro desses dois livros profeticos. Para todo tipo de evangelizacao existe uma maneira de conduzirmos os jovens principalmente a deixarem o Espirito Santo toca-los, nao concorda amigo?

"Cada pessoa é diferente, cada grupo musical tem o seu estilo. Como comemos uns maçã, e outros pera. Gostamos mais disso do que daquilo." A citação acima é verdadeira, e falsa ao mesmo tempo. É verdadeira dentro do limite do bom senso, é falsa quando advoga não ter limites em matéria de música, qualquer ritmo serve. Teríamos que rasgar os Espírito de Profecia para defender isso."

Sera que citei mesmo que qualquer ritmo serve? Cada um tem seu estilo preferido, isso eh um fato. Uns gostam dos Arautos antigos, enquanto outros preferem os novos, e ambos tem varias musicas com ritmos e arranjos vocais diferentes.

Agora, sera que a igreja de Laodiceia esta mesmo sendo medida por um "santidadezometro" ou somos nos que a rotulamos? Cristo diz, ou seja frio ou quente, ou esteja na luz ou nas trevas. "Faca a decisao, escolha a Mim ou ao diabo." Nao ha medidor de santidade. Ha duas opcoes, VIVER OU MORRER, LIBERDADE OU ESCRAVIDAO, VENCER OU PERDER, JESUS CRISTO OU...

Um abraco em Cristo,

Marcelo

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com