Oração de Joelhos: Por Que Discutir Esse Assunto? 

 

Muito se tem falado sobre a oração de joelhos, mas o fato é que todos concordam que esta é a posição ideal.

Ora, se esta é a posição ideal e se o melhor que o homem pode oferecer a Deus é como trapo de imundície, estaremos ainda arrumando desculpas para não estar de joelhos perante o Soberano do universo?

Até podemos entender que Jesus ficasse em pé diante de Deus, porque de fato, se há alguém que pode estar em pé diante de Deus, este se chama JESUS, pois que por vezes é demonstrado na Escritura estar Ele em pé diante de Deus por nós. Mas, vemos que mesmo Ele, salvo raras exceções, orava sempre de joelhos.

Chega de desculpas, para aqueles que querem aceitar um "assim diz a igreja", simplesmente porque querem demonstrar que ela é, como Roma, infalível no que ensina. Pois orem em pé, a sigam o que disse aquele que prometeu nunca mais se ajoelhar diante do Soberano do Universo! Mas atentem para o equilíbrio dos que dizem sermos justificados não pela posição e, sim, pelo espírito com que se fazem as coisas.

O pecador orou em pé e foi justificado... mas por que orou em pé? Porque havia aprendido com um adventista, que dizia: "Obrigado porque não sou como os outros que não guardam o sábado, que não dão o dízimo, etc, etc, etc." O pecador, não tendo luz sobre o assunto, orava então como havia aprendido com o "pastor", assim como oram e defendem esta posição os que aprenderam dos pastores de hoje, que preferem defender uma liturgia denominacional a um "assim diz o Senhor".

No entanto, PARA OS QUE DE FATO CRÊEM, nada poderá mudar isto:

Será possível que, COM TODA A LUZ QUE TEMOS RECEBIDO, ministros e professores de escola sabatina, ensinem por preceito e por exemplo que se deva orar em pé ao soberano do universo?

Será possível que COM TODO O ESCLARECIMENTO QUE DEUS TEM DADO a Seu povo sobre a reverência, pastores, diretores e professores de nossas escolas, por preceito e exemplo ensinem os jovens a ficarem em pé na devoção, como faziam os fariseus? ...

Temos a esperança de que nossos irmãos não manifestarão menos reverência e respeito ao aproximarem-se do único Deus vivo e verdadeiro do que os pagãos manifestam para com suas divindades idólatras, ou estes povos serão nossos juízes no dia da decisão final. Falo a todos os que ocupam os lugares de professores em nossas escolas. Homens e mulheres, não desonreis a Deus pela vossa irreverência e imponência. Não vos ponhais eretos em vosso farisaísmo ao fazerdes vossas orações a Deus. Desconfiai de vossa própria força. Não confieis nela; mas prostrai-vos freqüentemente de joelhos diante de Deus, e adorai-O.

...E quando vos reunis para adorar a Deus, não deixeis de vos prostrar de joelhos diante dEle. Que esta ação testifique de que toda a alma, e corpo e espírito estão em sujeição ao Espírito de verdade. (Mensagens Escolhidas, Vol. 2, págs. 313-314.)

Quando em culto, quer orar em pé? Pois de uma vez por todas, ore! Mas saiba que, mais dia ou menos dia, terá de se ajoelhar diante do Rei. E que não seja junto com aqueles que finalmente se ajoelharão pela esmagadora evidência, peso de culpa e remorso, que ao lado daquele que disse que nunca mais se ajoelharia, confessarão, embora tarde demais, que "digno é o Cordeiro".

Com a luz que tenho, orarei ao Senhor... E Lhe peço que me dê forças, para, se um dia tiver que ser morto na estaca ou no fogo, ou mesmo na guilhotina, sejam-me permitido morrer de joelhos, como Estevão ou tantos outros que do Mestre aprenderam.

Com a luz que tenho, sempre que possível e em culto, orarei ao Senhor... E SERÁ DE JOELHOS, pois sei que nesta posição sou diminuído e o Senhor é exaltado. -- Rogério Buzzi


Que Tal Orarmos Uns Pelos Outros em Qualquer Posição?

Estava lendo as matérias no site, e percebi que tinha uma com o título: "Oração de Joelhos, porque discutir esse assunto", e logo pensei que isso ia acabar, pelo menos pensei que iam parar... mas continuam batendo na mesma tecla.

Não estou criticando nem X e muito menos Y, então se alguém desejar comentar minha posição, não venha com esse discurso de ter que ler apostila, ou perguntando se já li algum texto do Espírito de Profecia, ou se sou contra ou a favor. Apenas estou enviando meu comentário.

Não adianta se preocupar se você está orando ajoelhado, de pé, deitado, sentado ou a forma que conseguir orar. Tudo depende do estilo, motivo e sinceridade de sua oração. Muitos oram ajoelhados e fazem a mesma oração repetida desde quando era pequeno e conseguiu decorar aquela famosa oração. Outros oram de pé e a oração também não passa do teto.

Respeito a liturgia da IASD, entendo se naquele momento a oração é de joelhos e em outro é de pé ou até uma oração cantada. Pra mim, o que vai importar é que seja de coração.

Também respeito que existem pessoas que só oram ajoelhados e tem aqueles que realmente ficam prostrados, como o estilo de oração dos mulçumanos. Não critico nenhum deles. Se querem orar desta maneira, que sua oração seja com fé e sinceridade.

Agora acho errado, ficar criticando a forma das outras pessoas orar. Até parece uma história de uma pessoa que tenta mostrar que a sua oração é que tem a forma correta e todos os outros estão errados. Cada um que ore de sua maneira, em sua comunidade. Se na IASD foi definida uma forma de liturgia, ok, se os mulçumanos usam outra, ok, se os judeus outra, ok, se você usa outra forma, ok. Mas não fique procurando mudar a forma do outro orar e sim procure orar mais.

Oro de todas as formas e tudo depende do momento, procuro é que minha oração seja sincera, com fé e coloco o meu Deus como melhor amigo. Assim como compartilho meus momentos de tristeza, também procuro compartilhar meus momentos de alegria.

Já orei até sentado, chorando e de olho aberto e foi a oração que senti a resposta de Deus de uma forma tão rápida e maravilhosa. Foi um dos momentos que senti a presença de Deus atuando em minha vida. Minha vida mudou muito depois desta oração sentada, chorando e de olho aberto.

Não adianta ficarmos debatendo, criticando a forma do outro orar, acharmos que somos os donos da razão ou atacarmos os outros por não orarem da mesma forma que oramos. Em vez disso, seria interessante debatermos como orar com sinceridade, amor e fé x oração que não passa do teto... Mas lembre-se, respeito os comentários de vocês, assim como costumo respeitar qualquer crença.

Às vezes precisamos prestar mais atenção nas orações sinceras de algumas crianças. Assim como as crianças aprendem com os mais velhos, as vezes elas também nos ensinam grandes lições.

Uma vez, uma criança estava tendo o maior sucesso em um jogo que estava participando. No final, antes da turma de amigos se despedir, começaram a dizer que essa criança estava com muita sorte, etc. Ela disse que não era sorte, mas era Jesus ajudando.  Logo veio a pergunta: "como ajudando? " e ela falou que orou, "Jesus, a minha vitória será a sua vitória, vamos vencer juntos..."  É apenas uma oração sincera de uma criança que ficou feliz por Deus ter ouvido sua oração.

Em vez de continuarmos detabendo e criticando sobre as formas do irmão X ou Y orar, que tal orarmos uns pelos outros? 

Membro da IASD


Henderson Velten Pergunta

Caro "Membro da IASD",

Gostaria apenas de lhe perguntar 2 coisas:

1. Por que o anonimato?

2. Você crê realmente no Espírito de Profecia?

Aguardo resposta.

Henderson H. L. Velten.


Está Escrito!

Irmão Robson, estou acompanhando os debates sobre como se deve orar, entre o irmão Henderson e outros adventistas. Gostaria apenas de fazer um breve comentário.

Ainda não tive tempo de estudar a apostila do Irmão Henderson, mas bastou-me estudar a Bíblia, para concordar com o referido irmão, pois Jesus foi muito claro em Mateus 6:5-8.

Antes de estudar esses versículos, já não me sentia em paz espiritual ao orar em pé na Igreja, pois a cada 3 orações, 2 são em pé. Acompanho as opiniões de alguns irmãos, e noto que os mesmos fazem parte da grande maioria de adventistas que na Igreja só aprendem o que os pastores falam no púlpito, não procurando estudar diligentemente a Palavra de Deus, para ver se aquilo que foi dito é a verdade revelada por Deus.

Irmão Henderson, continue na sua labuta para mostrar a verdade expressa na Palavra de Deus, e aqueles que a ouvem, "não sejam iguais aos hipócritas; porque gostam de orar em pé nas igrejas, para serem vistos pelos homens. Em verdade, eles já receberam a sua recompensa." Mateus 6:5.

Márcio, Itaguaí, RJ.


Henderson Agradece

Querido irmão Márcio,

Agradeço por suas ternas palavras de ânimo! Saiba que elas soaram para mim tais como as refrigerantes águas de um suave rio em meio à terra seca.

Muito obrigado! Que suas palavras sejam anotadas no Livro Memorial do Senhor.

Henderson H. L. Velten

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com