Nem tudo que o Michelson Borges fala ou escreve é mentira…

…O problema de Michelson Borges é se imaginar o único e inerrante dono da Verdade!

Nestes vídeos dele, muita coisa pode ser aproveitada, desde que desonsideremos suas crises da SIM20 (Síndrome de Inerrância Michelsonborgesleana 2020):

Liberdade vigiada e descanso dominical: ideias que avançam

A Prefeitura de Florianópolis está enviando mensagens de texto para o celular de pessoas que moram a 200 metros de pacientes com diagnóstico confirmado de coronavírus. O serviço por SMS começou a funcionar na tarde de terça-feira (31). A administração também quer usar a tecnologia para monitorar pessoas com Covid-19, mas o início dessa etapa não tem data confirmada. A capital catarinense tem 58 casos confirmados de Covid-19. Em todo estado são 235 confirmações e duas mortes pelo coronavírus, conforme último balanço da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na noite de terça. Nesta quarta-feira (1º) começou a vigorar um novo decreto, que prorrogou até 7 de abril a quarentena em Santa Catarina.

Só nas primeiras horas de funcionamento do sofwtare foram enviadas 14 mil mensagens, segundo a Secretaria de Saúde municipal. As SMS só são enviadas caso haja confirmação de pessoas com Covid-19 na região. Não é necessário nenhum cadastro prévio. O envio da mensagem é automático, utilizando dados disponíveis em bases do próprio governo. Quatro empresas parceiras da prefeitura fizeram gratuitamente a ferramenta que deve ser ampliada para outras regiões.

Segundo a Gerência de Inteligência e Informação da Secretaria de Saúde de Florianópolis, o objetivo é que a população se resguarde, especialmente quem é considerado grupo de risco, e intensifique medidas de higienização. […]

O nome do doente e o endereço exato dele ficam em sigilo, não sendo possível saber quem é por meio das mensagens. “Conseguimos saber quem mora num raio de 200, 300, 500 metros dele. Nosso sistema faz todo esse processamento para poder definir quem mora nesse raio. Tendo esse raio, a gente tem o CPF da pessoa e busca em outras bases para conseguir o telefone e mandar essa mensagem”, explica o desenvolvedor Dennis Kerr Coelho.

A intenção é ampliar o envio de mensagens para outras regiões do estado e do país, mas não há confirmação de data, segundo Dennis Coelho.

Por enquanto, o envio de SMS funciona apenas com endereços fixos. Mas a prefeitura que monitorar os pacientes confirmados com coronavírus pelo GPS do celular. Quando o caso der positivo, será necessário assinar um termo para liberar o acesso dessa informação para o governo saber se a pessoa está cumprindo o isolamento e as regras para evitar a circulação do vírus. Segundo a prefeitura, essa etapa está em avaliação jurídica para poder funcionar. […]

(G1 Notícias)[

Nota 1: Conforme já comentei neste vídeo, uso de drones para vigiar pessoas nas ruas e rastreio de celulares eram coisa de filme de ficção pouco tempo atrás. Ocorre que em época de crise os cidadãos amedrontados abrem mão da privacidade em troca de proteção. Vimos isso após o 11 de Setembro, e estamos vendo de novo agora, em uma escala ainda maior. Que tipos de rastreio serão feitos no futuro? Aguardemos…

Nota 2: Quanto ao descanso dominical, defendido pelo papa Francisco em sua encíclica Laudato Si como uma iniciativa capaz de reduzir o impacto das mudanças climáticas, é interessante ver como a ideia avança e vem sendo defendida por líderes como o prefeito da cidade de Guelp, no Canadá, que postou em seu Twitter o seguinte: “Apenas colocando isso para consideração: depois que chutarmos o Covid-19, sugiro que tudo seja fechado no domingo novamente, para que possamos apreciar o que realmente significa a importância de fazer uma pausa em nossas vidas ocupadas. Eu acho que nosso corpo, mente e alma nos agradeceriam.”

Quebec, também no Canadá, parece ter aderido à ideia: “Em seu briefing diário do Covid-19, na segunda-feira, o primeiro-ministro François Legault anunciou que quase todas as empresas essenciais em Quebec serão fechadas aos domingos a partir de abril. Apenas lojas de conveniência, postos de gasolina, farmácias e restaurantes com comida para viagem permanecerão abertos. Legault disse que isso dará a trabalhadores em serviços essenciais, que estão incrivelmente ocupados hoje em dia, uma pausa muito necessária” (fonte).

Como eu disse no vídeo que você pode ver abaixo, estamos vivendo um momento singular na história em que alguns ensaios parecem estar sendo feitos para uma ocasião futura. [MB]

Fonte: https://michelsonborges.wordpress.com/2020/04/01/liberdade-vigiada-e-descanso-dominical-ideias-que-avancam/

 

Deixe um comentário