Noticiário oficial em 13/07/2021
“A Igreja Adventista em Cuba tem mais de 100 pastores distritais que lideram cerca de 345 igrejas e supervisionam cerca de 2.000 pequenos grupos. Durante anos, a igreja manteve boas relações com o governo. ‘Continuamos a pedir aos nossos membros que fiquem seguros e não se metam em questões políticas, mas apoiem totalmente o povo de Cuba através da oração.'”
“As igrejas permanecem fechadas e os escritórios das uniões e associações só recentemente retomaram o horário de funcionamento limitado. A Internet é a principal forma de comunicação entre os líderes e membros da igreja e é usada para cultos, orações, estudos bíblicos e para circular informações importantes.”
Leia também:
- Michelson Borges mente, quando omite que a IASD apoiou Lula, Gleisi, Alckmin, Richa, Dória e o próprio Che Guevara
- Direita ou esquerda: De que lado a Igreja Adventista estava quando Jânio Quadros condecorou Che Guevara?
- História de apoio a Che Guevara foi mal contada na Revista Adventista brasileira
- História: Abençoaria Deus a um guerrilheiro sanguinário como Che Guevara?
- Che Guevara, apoiado por obreiros e membros da Igreja Adventista em Cuba: Herói ou vilão?
- História: A verdade sobre Che Guevara, que também foi apoiado por Adventistas na revolução cubana
Igreja Adventista em Cuba se mantém forte em meio à instabilidade social
13 de julho de 2021 | Miami, Flórida, Estados Unidos | Libna Stevens, Notícias da Divisão Interamericana
Os líderes adventistas do sétimo dia em Cuba não conseguiram se conectar com os membros da igreja, pois os protestos antigovernamentais aumentaram em toda a ilha.
“Esta é uma situação sem precedentes aqui”, disse o Pastor Aldo Pérez, presidente da Igreja Adventista em Cuba. “Precisamos da força de Deus porque vivemos pela fé.”
Os protestos, que começaram em 11 de julho, são o resultado de cortes de energia, quarentenas contínuas devido à pandemia do coronavírus e escassez de alimentos e medicamentos.
Mais de 6.000 novos casos de COVID-19 foram relatados todos os dias, e o número de mortes continua a aumentar. Muitos membros foram infectados com o vírus, mas se recuperaram. Pérez relata que desde o ano passado, cinco membros da igreja perderam suas vidas para o COVID-19. As igrejas permanecem fechadas e os escritórios dos sindicatos e associações só recentemente retomaram o horário de funcionamento limitado, disse Pérez.
No momento não há conexão com a Internet na ilha. A Internet é a principal forma de comunicação entre os líderes e membros da igreja e é usada para cultos, orações, estudos bíblicos e para circular informações importantes.
“Sei que nosso país está muito perturbado em meio aos desafios que a nação enfrenta, mas Deus continua a fortalecer sua igreja em tempos difíceis”, disse Pérez.
A escassez de alimentos, o aumento dos preços dos alimentos e a falta de medicamentos levaram os líderes a mobilizar seus membros para jejuar e orar com mais fervor, especialmente durante as últimas duas semanas, disse Pérez. Um vizinho veio pedir assistência médica e, graças a um recipiente que havia chegado da Andrews University, pudemos dar-lhe uma aspirina ”.
Além das dificuldades vividas, o pastor Pérez disse que Deus está fazendo milagres entre seu povo. Nos últimos dois sábados, vigílias de oração foram realizadas em toda Cuba. No sábado, 10 de julho, toda a igreja na ilha se dedicou a jejuar e orar, e muitos da Espanha e dos Estados Unidos se juntaram a eles orando por paz, proteção e maior fé.
A única maneira de Pérez se comunicar com os líderes das quatro associações regionais da ilha foi por telefone fixo ou celular. “Muitos dos administradores da igreja têm tido dificuldade em alcançar os pastores distritais em seus territórios desde ontem, então continuamos a incentivá-los a nos manter informados para que continuemos a orar e atender às necessidades como pudermos”, disse Pérez.
A Igreja Adventista em Cuba tem mais de 100 pastores distritais que lideram cerca de 345 igrejas e supervisionam cerca de 2.000 pequenos grupos.
Durante anos, a igreja manteve boas relações com o governo, acrescentou Pérez. “Continuamos a pedir aos nossos membros que fiquem seguros e não se metam em questões políticas, mas apoiem totalmente o povo de Cuba através da oração.”
“Deus está nos apoiando com sua mão. Pedimos as orações de todos os nossos irmãos e irmãs na América Central e em todo o mundo para que não nos sintamos sós e para ver a obra de Deus em trazer paz e reconciliação à nossa nação ”, disse Pérez.
Há tantas pessoas que querem ajudar e enviar assistência, mas Perez disse que clamar a Deus como uma família adventista ao redor do mundo por força e proteção é a melhor coisa que alguém pode fazer no momento. “Todos nós somos afetados, não apenas na igreja, e toda a nossa nação precisa de orações, por isso agradecemos todo o jejum e oração que você pode fazer em nosso nome.
“Os reinos deste mundo são temporários e temos que nos preparar para o reino eterno que Deus preparou para nós”, disse Pérez.
Tradução de Marcos Paseggi