Crença em inerrância de EGW como profetiza 24/7 e em inspiração de qualquer texto escrito por ela, terceiros de quem copiou ou seus redatores contratados, prepara adventistas para dar boas-vindas aos ETs!
O que os adventistas devem acreditar sobre alienígenas extraterrestres?
Fonte: Revista Adventist Today
Por Stephen Ferguson — Advogado de Perth, Austrália Ocidental, com experiência em planejamento, meio ambiente, imigração e direito administrativo-governamental. Ele é casado com Amy e tem dois filhos, William e Eloise. Stephen é membro da Igreja Adventista de Livingston.
Conforme relatado recentemente pela CNN :
“A comunidade de inteligência dos EUA divulgou na sexta-feira um relatório muito aguardado sobre o que sabe sobre uma série de avistamentos misteriosos de objetos voadores não identificados por pilotos da Marinha e outros. O relatório, que examinou 144 relatórios do que o governo chama de “fenômenos aéreos inexplicáveis” entre 2004 e 2021, está entre os primeiros reconhecimentos pelo governo dos EUA de que está examinando os OVNIs como um sério problema de segurança nacional … Os investigadores não encontraram evidências de que os avistamentos representaram vida extraterrestre, disse um alto funcionário dos EUA a repórteres na sexta-feira, embora eles não tenham descartado a possibilidade ”.
Os presidentes Obama , Clinton e Trump deram alguma credibilidade a esses relatórios de OVNIs.
Se existem alienígenas avançados, onde estão?
Por uma questão de estimativa científica, a Equação de Drake sugere que temos pelo menos 36 espécies alienígenas inteligentes em nossa galáxia. Dado que existem provavelmente cerca de dois trilhões de galáxias no universo conhecido, existem provavelmente cerca de 72 trilhões de civilizações alienígenas avançadas em existência conhecida. Para colocar esse grande número em perspectiva, levaria mais de 2 milhões de anos para contar até 72 trilhões.
Claro, se existem seres extraterrestres avançados ao nosso redor, por que não os encontramos? Isso é conhecido como Paradoxo de Fermi , que sugere que os alienígenas podem estar muito longe, não são tecnologicamente avançados o suficiente para visitar, ou escolher deliberadamente não falar (a chamada “hipótese do zoológico”).
Qual seria o impacto na religião humana se descobríssemos alienígenas avançados?
Apesar de ainda não ter alcançado um primeiro contato confiável com uma civilização alienígena, confesso como um ávido geek de ficção científica que estou fascinado com a perspectiva. Além disso, como cristão adventista do sétimo dia, esse episódio também me oferece uma interessante experiência de pensamento sobre a confluência entre extraterrestres e religião.
Curiosamente, a ficção científica sempre explorou exatamente essa questão. No entanto, com poucas exceções, a ficção científica raramente se aprofunda para perguntar como os alienígenas podem impactar os sistemas religiosos existentes e separados. Portanto, com isso em mente, gostaria de perguntar:
Se confirmamos a existência de uma civilização extraterrestre, o que isso significaria para:
- as principais religiões do mundo?
- O cristianismo, especificamente, como a maior religião do mundo?
- O Cristianismo Adventista do Sétimo Dia, mais particularmente?
O que uma civilização extraterrestre significaria para as principais religiões do mundo?
De um certo ponto de vista, quase todas as religiões já acreditam na vida alienígena avançada. A maioria reconhece a existência de anjos, anjos caídos, demônios, deuses, espíritos e outras entidades sobrenaturais. Esses seres sobrenaturais parecem principalmente celestiais (ou seja, extraterrestres) na natureza.
No entanto, se queremos dizer algo mais fora da ficção científica tradicional (ou seja, seres que nos visitam em espaçonaves interestelares), parece que a maioria das grandes religiões seria capaz de se adaptar ao primeiro contato:
- No judaísmo, o Talmud já reconhece, “Deus percorre mais de 18.000 mundos”.
- No Islã, o Alcorão e os Hadiths nos dizem que Allah é o “Senhor dos mundos”, e por todos esses céus e terras, “Ele os dispersou com criaturas”.
- No Hinduísmo, as Escrituras Védicas falam de deuses antigos que possuíam tecnologia semelhante a alienígena, como aeronaves vimana controladas por criaturas com grandes olhos redondos e capacetes na cabeça.
- Finalmente, o budismo é frequentemente visto como a religião que mais acomoda os alienígenas, principalmente porque é uma fé introspectiva em que um Deus externo e deuses já são irrelevantes, então os alienígenas provavelmente não desafiarão as crenças e práticas existentes.
Sem dúvida, há uma série de variáveis desconhecidas sobre como as principais religiões podem se ajustar à confirmação de vida extraterrestre inteligente. Por exemplo, eu suspeito que muitos hindus podem começar a adorar os alienígenas como substitutos de seus deuses antigos. Praticamente o enredo de Stargate .
Em contraste, eu suspeito que o Judaísmo e o Islã estariam abertos a respeitar um Deus supremo invisível e irrepresentável dos alienígenas, se os alienígenas tivessem tal divindade. Ainda assim, judeus e muçulmanos rejeitariam violentamente qualquer noção de adorar os deuses politeístas dos alienígenas ou aceitar os próprios alienígenas como deuses.
O que uma civilização extraterrestre significaria para o Cristianismo?
Os comentaristas sugeriram que o Cristianismo teria dificuldades com o primeiro contato. Em particular:
“Se os alienígenas inteligentes não descendem de Adão e Eva, eles sofrem do pecado original? Eles precisam ser salvos? Se o fizerem, então Cristo os visitou e foi crucificado e ressuscitado em outros planetas? ”
Os extraterrestres não se encaixam perfeitamente na história da salvação bastante linear do Cristianismo e em seu plano de salvação focado no homem e na terra. Também não está claro qual seria o papel do nascimento, morte e ressurreição de Jesus, se algum, se os alienígenas existissem.
Não surpreendentemente, então, os cristãos – especialmente os cristãos conservadores – têm menos probabilidade de acreditar na vida extraterrestre (33%). Por outro lado, os ateus são os que mais acreditam em alienígenas (55%). Como um observador notou , “a maioria dos líderes cristãos evangélicos e fundamentalistas argumentam veementemente que a Bíblia deixa claro que a vida extraterrestre não existe”. Eles ficarão chocados se o ET ligar para casa!
O que uma civilização extraterrestre significaria para o adventismo?
Conforme admitido por comentaristas externos , os adventistas do sétimo dia têm uma das teologias cristãs mais elaboradas a respeito da existência de vida alienígena. Por exemplo, a co-fundadora adventista Ellen White escreveu:
“Deus tem mundos sobre mundos que são obedientes à Sua lei. Esses mundos são conduzidos com referência à glória do Criador. [i]
Em apoio aos pontos de vista de White sobre os alienígenas, uma passagem bíblica seminal que frequentemente tenho ouvido os adventistas pregar é Jó 1: 6:
“Um dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e Satanás também veio com eles.”
Em vez de fazer referência a um conclave de anjos, a maioria dos adventistas parece ver este texto como uma referência a um conselho intergaláctico de mundos estrangeiros. Estranhamente, Satanás está presente. Lembro-me de que os adventistas geralmente explicam isso dizendo que Lúcifer, como Príncipe deste mundo, é o governante legítimo da Terra, após a abdicação do planeta por Adão no Éden. A missão de Jesus, por sua vez, era recuperar a realeza da terra, como o segundo Adão, por meio da cruz.
Acho que essas idéias adventistas tradicionais são realmente muito interessantes, amplamente apoiadas nas escrituras e, na verdade, muito legais. Como se o adventismo combinasse a teologia cristã convencional com o drama galáctico da franquia Star Wars .
No Adventismo, chamamos isso de “Grande Conflito”. É a nossa oitava crença fundamental, que se afirma como:
“Toda a humanidade está agora envolvida em um grande conflito entre Cristo e Satanás a respeito do caráter de Deus, Sua lei e Sua soberania sobre o universo.”
Observe a palavra “universo”.
Os alienígenas são apenas de mundos não caídos?
No entanto, a principal limitação que posso ver nos ensinamentos adventistas tradicionais sobre extraterrestres é a ideia de que somente o planeta Terra é caído e pecaminoso. Por exemplo, um artigo sobre este assunto de uma publicação oficial SDA explicaria:
“Entendemos que o pecado foi colocado em quarentena neste planeta.”
Em outras palavras, a maioria dos adventistas parece abraçar algo semelhante à hipótese do zoológico. Como discutido acima, isso significa que o Grande Conflito não é tão grande , porque dos prováveis 72 trilhões de mundos avançados, somente o nosso tem pecado.
Para ser claro, admito que essa visão pode muito bem ser correta. Pelo menos até o dia em que encontraremos extraterrestres que não são perfeitos e sem pecado, mas claramente de um mundo decaído.
Os alienígenas visitantes seriam demônios?
Observando que os estrangeiros visitantes podem realmente ser imperfeitos, uma explicação adventista comum que ouço é que os alienígenas pecadores seriam apenas demônios fingindo ser ET. A mesma publicação oficial SDA também admite:
“Se criaturas estranhas e altamente inteligentes surgissem, comandando espaçonaves massivas e telepaticamente sensíveis e alegando portar mensagens especiais de galáxias distantes, isso provavelmente poderia provocar consternação e admiração. Quem de nós confiaria em nossa capacidade de raciocinar em vez de nosso dom da visão? E quem ousaria gritar ‘Isso é coisa do demônio!’ em face de curas milagrosas? ”
Isso pode ser verdade. No entanto, um grande problema é que poderíamos facilmente afirmar que toda a existência é uma ilusão criada por demônios. Talvez os demônios falsificaram o pouso na lua e escreveram de forma fraudulenta o Livro do Apocalipse? É claro que essa é apenas outra variante da antiga heresia do gnosticismo , os anticristos originais da Bíblia, então não acho que seja uma abordagem atraente.
A propósito, o fato de a liderança adventista pensar que é necessário abordar a questão demonstra que eles levam a sério a ideia do primeiro contato com uma civilização alienígena. Eles merecem crédito por isso.
O Adventismo poderia prosperar se alienígenas avançados fossem descobertos?
Se descobríssemos extraterrestres — pecadores — então acho que entre as principais denominações do cristianismo, o adventismo pode estar em melhor posição não apenas para sobreviver, mas também para prosperar. Em particular:
- Com relação à visão de Ellen White de mundos não caídos, a existência de novos alienígenas caídos não refuta suas afirmações sobre os não caídos. Afinal, sabemos que existem anjos caídos e não caídos, então por que não existem outras espécies alienígenas? Como já exploramos, o universo é um lugar grande. As declarações astronômicas de Ellen White, incluindo seres que aparentemente vivem em Júpiter e Saturno, parecem uma “verdade presente” pastoral em vez de tentativas de transmitir verdades científicas universais.
- Com relação à crença do Grande Conflito, a descoberta de alienígenas avançados pode apenas aumentar este tema. Torna o grande maior. Onde tradicionalmente consideramos outros mundos como meros espectadores, talvez possamos, em vez disso, ver as questões do pecado, do mal e da salvação dentro de um contexto verdadeiramente universal. Esta guerra espiritual é talvez maior – 72 trilhões de vezes maior – do que pensamos.
- Com relação ao papel de Jesus, Satanás e outros seres espirituais, a existência de alienígenas avançados não refuta seu papel ou existência. Por exemplo, eu acho que o apologista cristão CS Lewis estava certo quando, por meio de alegoria, ele fez referência a ambas as figuras em formas diferentes com nomes diferentes (por exemplo, de Aslan, o Leão à Bruxa Branca) em mundos diferentes (ou seja, Nárnia).
O que significaria o primeiro contato para a religião dos alienígenas?
Finalmente, talvez tenhamos abordado todo este assunto ao contrário. Em vez de nos perguntarmos o que a descoberta de alienígenas avançados significaria para as religiões humanas, talvez devêssemos perguntar o que significaria para as delas.
Talvez os extraterrestres não tenham, em sua própria cultura ou história, um equivalente a Jesus e Seu plano de salvação por uma razão simples — não tivemos a chance de contar a eles sobre Ele ainda. Como Ellen White observou sobre esses mundos estranhos:
Ao verem o grande preço pago para resgatar o homem, esses habitantes ficam maravilhados. [2]
Talvez esse tenha sido o plano de Deus o tempo todo?
Eu não levaria nada disso muito a sério, por enquanto, mas levanta alguns pensamentos interessantes.
Referências:
[1] Ellen G. White, “O Exemplo e Ensino de Nosso Redentor”, The Watchman (23 de abril de 1907), parágrafo 8.
[2] Ibid.
Fonte: https://atoday.org/what-should-adventists-believe-about-aliens/
Hermano, há outros textos da Bíblia que sugerem a existência de vida extraterrestre além do texto de Jó, que você mencionou. Posso citar, por ex., Hebreus 11: 3, no qual Paulo fala que, “pela fé entendemos que os MUNDOS pela palavra de Deus foram criados”. Aqui, a palavra mundo significa muito mais do que apenas planetas estéreis, mas lugares com vida, com seres de várias espécies, animais, vegetais etc.
Outro texto do Novo Testamento, muito sugestivo, é a parábola da ovelha perdida, que Jesus apresenta no Evangelho de Lucas 15. Nós, do planeta Terra caído, somos a ovelha perdida. E as outras 99 ovelhas são os habitantes dos demais planetas não caídos, OS JUSTOS, e que, portanto, “não necessitam de arrependimento”.
Quanto a expressão O GRANDE CONFLITO apresentada por EGW, entendo que ela não se limita apenas ao conflito entre Satanás e os demais seres caídos deste mundo. Ela se refere, sobretudo, ao conflito entre Satanás e o próprio CRIADOR, Jesus, que teve início lá no Céu, antes da criação do Homem. Por isso, esse conflito é grande. MUITO GRANDE!
Em primeira instância , Judeus e Muçulmanos terão o seu Messias , mas não há nada relacionado a uma possível interferência externa de outros seres , isso são teorias muito mal elaboradas. Não possuimos tecnologia para isso , não possuimos recursos para isso , e o mundo enfrenta uma crise energética. Criar um cenário hollywoodiano iria exigir muito , muito que nem sequer é preciso para enganar um povo que praticamente já está enganado e perdido em suas filosofias.
A Bíblia alega o seguinte: os justos nos dias finais terão em si a guarda dos mandamentos de Deus e os Testemunhos de Jesus — e não de EGW –. Atualmente vivemos em uma era de enganos e distrações , uma verdadeira confusão de doutrinas. Eu não creio que venha ocorrer muitos desses eventos que são divulgados por aí.
A questão climática em si , defendida pelo atual pontífice e aceita de bom grado pelo credo religioso ecumenico , é o suficiente ; é de fato uma lei que trará benefícios aos que a aceitarem. Inclusive , os países pobres receberão um enorme investimento simplesmente por aderirem a essa lei , que para eles , é praticamente insignificante , pois estes não reconhecem o que de fato está sendo imputado nessa lei , que é nada mais e nada menos que o descanso no sétimo dia da semana.
Os únicos que irão impor obstáculos diante dessa lei ambiental são os Adventistas e os Judeus. Contudo , olha o tamanho da comunidade desse povo. É muito mais fácil o pontífice eleger um “messias” para o mundo muçulmano — que não possui NENHUM dia de observancia — e extirpar da terra os Sabatistas na base da espada sobre as devidas desculpas das crises ambientais.
Ninguém iria se impor a esse massacre , inclusive muitos reis apoiariam a causa.
Porém , antes dos mandamentos de Deus serem atacados , o mundo sofrerá o ataque dos manuscritos do mar morto , pois o messias islamico precisa assumir ; então para isso , os testemunhos de Jesus e sua divindade precisam ser anulados. Em pouco tempo veremos um forte ataque a Jesus Cristo ; se um ataque com “comprovações arqueologicas” for direcionado aos testemunhos de Jesus , quantos suportarão e defenderão o dia do Senhor??
O número 144m a cada dia se torna de fato literal ; principalmente se levar em consideração que a abertura do quarto selo (guerras, fomes, doenças) extirpará da terra bilhões de vidas.
Hermano, você dá tiro para todos os lados. Quando interessa, Ellen White plagiou, fez falsas predições, ensinou doutrinas erradas (conceitos de adventistas liberais). Quando interessa, Ellen White foi uma profetisa verdadeira e o dom de profecia é o cumprimento de Apocalipse 12:17 (conceitos de adventistas conservadores).
Segundo Ellen White, os pioneiros adventistas e a exegese adventista atual, o “testemunho de Jesus” em Apocalipse 12:17 é basicamente o testemunho apostólico do Novo Testamento. O “testemunho de Jesus” de Apocalipse 12:17 está em paralelo com a fé de Jesus” de 14:12 . Veja, por exemplo, o livro “Teologia do Remanescente” (CPB), especialmente o apêndice sobre o testemunho de Jesus nos escritos de Ellen White.
A marca do remanescente é sustentar as Escrituras – não um ou mais profetas que viveriam quase 2 mil anos depois. João foi para a ilha de Patmos e os mártires cristãos foram mortos por causa do “testemunho de Jesus” (Ap 1:2, 9; 6:9; 20:4). Certamente eles não foram perseguidos/ mortos por causa de Ellen White nem por terem profetas em seu meio. Nem tampouco o dom de profecia se manifestou ” contínua e coletivamente” entre o povo de Deus. Sustentar o testemunho de Jesus é manter a fidelidade a TODA a Escritura (tota Scriptura) e SOMENTE à Escritura (sola Scriptura). E essa é uma “marca contínua da verdadeira igreja”, e não apenas do tempo do fim, como LaRondelle destacava.
Apocalipse 12:17 diz que o restante da semente da mulher “guarda” os mandamentos de Deus e “têm” ou “sustenta” o testemunho de Jesus. Independentemente de como se interpretar o testemunho de Jesus, o texto diz que essas pessoas se mantêm firmes ou são fiéis ao testemunho de Jesus, não que todos seriam profetas, uma ideia da qual o Novo Testamento discorda explicitamente (1Co 12:29). A interpretação de que “todos têm o espírito de profecia” é apenas uma forma de reduzir a importância de Ellen White e da estrutura organizacional da IASD ao supostamente elevar o ministério dos ‘leigos’.
Não é essa a posição adventista que vemos no artigo: “O testemunho de Jesus e o remanescente”, publicado pelo site oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Desculpa, mas não concordo que a referências de EGW prepare os adventistas a contato com ETs! Acho que o artigo é uma violência ao pensamento dela, independente de ser profetisa ou não! Nunca, ela sugeriu a possibilidade de sermos visitados. O que vejo é que a IASD realmente está numa apostasia tão grande, que as pessoas perderam totalmente o discernimento espiritual para escrever e publicar o artigo, que está compartilhando aqui!
“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
“Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10
Para caracterizar o povo remanescente, identificado como os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus, o “espírito de profecia” deve se manifestar contínua e coletivamente. Ou seja, todos guardam os mandamentos e todos têm o espírito de profecia. Não basta que todos guardem os mandamentos e apenas uma tenha o espírito de profecia.
Além disso, mesmo que aceitássemos uma manifestação individual do “espírito de profecia” para todo o povo remanescente neste tempo do fim, o espírito de profecia não poderia mais ser invocado como característica de um povo cuja profetiza e única portadora desse suposto dom já morreu há mais de um século e não teria havido nenhuma outra pessoa com o mesmo dom em todo este tempo posterior.
“Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas [plural!].” Amós 3:7
Todo cristão deve profetizar, sempre! — Clique neste link para receber mais informações.