“E VI UM SACI VOANDO PELO MEIO DO CÉU, COM UMA PERNA SÓ…”

IASD mundial decide se fica com o “Evangelho do Saci” ou a Mensagem dos Três Anjos

Uma Carta Aberta ao Comitê de Indicação e Delegados da Sessão da Conferência Geral de 2022

Larre Kostenko

Ao nos aproximarmos de mais uma sessão da Associação Geral, lembre-se de que a missão e mensagem que Deus confiou aos adventistas do sétimo dia é levar as Três Mensagens Angélicas ao mundo. Nossa estrutura global da igreja foi desenvolvida para servir a esta missão. Tanto a missão quanto a estrutura estão em sério risco.

Hoje, muitos adventistas do sétimo dia, até mesmo alguns líderes e pastores, silenciaram em grande parte sobre as Mensagens dos Três Anjos e seu evangelho eterno. O Dr. John Webster da La Sierra University falou sobre quatro evangelhos dentro do Adventismo. Dr. Herbert Douglass em seu livro, A Fork in the Road, aponta para a década de 1950 para explicar como um evangelho diferente surgiu dentro da igreja. Dr. William Johnsson, que editou a Review por cerca de 25 anos, escreveu que “duas versões radicalmente diferentes do adventismo estão competindo pelo futuro”. [1]   Meu nome para esta divisão é os Três Anjos ou o Evangelho de Uma Perna Só — “Evangelho do Saci”, o assunto deste apelo.

Uma de suas tarefas será votar mais uma vez em nossas Crenças Fundamentais e possíveis mudanças no Manual da Igreja.   Posso ser tão ousado a ponto de pedir que você, por favor, eleja para o cargo apenas aqueles que acreditam e promovem nossos ensinamentos oficiais?

 Oficialmente, de acordo com a Crença Fundamental #13, [i]  proclamar as Três Mensagens Angélicas (Apocalipse 14:6-12) é a missão mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ellen G. White disse isso várias vezes. [ii]

 Na verdade, vários aspectos das Mensagens dos Três Anjos estão espalhados por nossas Crenças Fundamentais. O chamado para adorar a Deus como Criador nos leva de volta ao relato da Criação em Gênesis. Aqui encontramos o casamento estabelecido entre um homem e uma mulher. As distinções de papéis bíblicos entre homens e mulheres, tanto no lar quanto na igreja, estão enraizadas na criação original. Aqui encontramos a semana literal e o sábado do sétimo dia.

Aqui encontramos o registro da humanidade criada à imagem de Deus, com a habilidade natural de guardar a santa Lei de Deus. Encontramos o registro da queda e a resposta de Deus – cujo Filho se sacrificaria, pagando um preço infinito, levando em Sua própria pessoa a justiça por cada pecado que fosse cometido, para tornar possível a reconciliação com o céu somente através da fé nesse sacrifício.

Na queda, os seres humanos perderam sua habilidade natural de guardar a santa lei de Deus. Na verdade, tornou-se impossível.  É por isso que, como parte do evangelho, Deus prometeu colocar inimizade entre a humanidade caída e o deus que eles escolheram na queda – o velho diabo. Essa inimizade significa que a humanidade receberia poder para resistir e vencer o diabo. Isso também é uma parte essencial do evangelho.

Mais do que isso, o evangelho eterno [Apocalipse 14:6] está ligado à lei de Deus, o sábado, e a presente realidade do julgamento, que começou em 1844 [Daniel 8:14; Apocalipse 14:7]. Nas Mensagens dos Três Anjos, o evangelho está assim unido à lei, fé com obras, graça com obediência.

Permita-me resumir as Três Mensagens Angélicas como elas são encontradas em nossas Crenças Fundamentais:

O evangelho eterno (Apocalipse 14:6) fornece um portador do pecado justo, que inspira arrependimento, fornece perdão e capacita a obediência de coração aos mandamentos de Deus [iii] [iv] para que possamos ser justificados [v] no julgamento. [vi]    O sábado original do sétimo dia da criação é um sinal desta salvação e do fiel remanescente de Deus no fim dos tempos (Ezequiel 20:12, 20; Apocalipse 12:17; 14:7, 12), [vii] que são preparados para encontrar Cristo quando Ele retornar .

Por favor, estude as magníficas Escrituras, as citações de Ellen White e as referências das Crenças Fundamentais nas notas finais do parágrafo acima. Que o Calvário recapture nossos corações, estimulando-nos ao avivamento e a um novo compromisso com a incrível identidade, missão e destino do Remanescente – outra de nossas Crenças Fundamentais. O Espírito de Profecia, outra Crença Fundamental, está diretamente ligado à nossa teologia Remanescente em versículos como Sofonias 3:13 e Apocalipse 12:17. Esses aspectos das Mensagens dos Três Anjos estão todos inter-relacionados e, quando mantidos juntos, têm um impacto maior do que sua soma individualmente. Todos os itens acima estão contidos em nossas declarações oficiais de fé.

Mas de que adianta votar declarações de fé se elegemos líderes, professores e pastores que não promoveram e pregaram as mensagens dos Três Anjos e doutrinas relacionadas, conforme observado acima?

Em particular, a Divisão Norte-Americana está liderando uma rebelião cultural contra a teologia bíblica da criação – e, portanto, as Mensagens dos Três Anjos – de duas maneiras.

1. Continuar a pressionar pela ordenação de mulheres. Isso nega as distinções de papéis tanto no lar quanto na igreja, conforme estabelecido na criação.

2. Falha em coibir, por meio de disciplina adequada, a crescente aceitação em nosso território de valores e práticas LGBTQ+ dentro da igreja e suas instituições. Todas as denominações que aceitaram a intimidade sexual do mesmo sexo primeiro aceitaram papéis de gênero intercambiáveis ​​no ministério. Estamos indo na mesma direção, a menos que ocorram mudanças drásticas nesta Conferência Geral.

O Manual da Igreja diz que os candidatos ao batismo “devem ser instruídos pelas Escrituras sobre as crenças e práticas fundamentais da Igreja e as responsabilidades dos membros” e “ pela prática e conduta demonstrar uma aceitação voluntária das doutrinas da Igreja e dos princípios de conduta que são a expressão externa dessas doutrinas . . .” pág. 44

Por outro lado, a primeira razão listada para a remoção de membros no Manual da Igreja é “ Negar a fé nos fundamentos do evangelho e nas crenças fundamentais da Igreja ou ensinar doutrinas contrárias ao mesmo ” p. 61.

Se não é permitido aceitar ou manter membros que não acreditam em nossos fundamentos oficiais, é de alguma forma permissível eleger líderes que ficaram em silêncio sobre a essência das Mensagens dos Três Anjos e os ensinamentos relacionados encontrados em nossas Crenças Fundamentais?

Por política, todas as subsidiárias da Associação Geral devem manter as Mensagens dos Três Anjos em suas declarações de missão. No entanto, a Divisão Norte-Americana removeu os Três Anjos de sua declaração de missão, assim como a Conferência do Norte da Califórnia.

Como os líderes em perspectiva promoveram e pregaram o poder vital da cruz para capturar nossos corações, nossas afeições, nossa lealdade total e, finalmente, trazer todo pensamento cativo à obediência de Cristo (II Coríntios 10:5)? Muitos de nós ficaram em silêncio.

Muitos de nós silenciamos sobre a conexão direta da cruz com a Lei de Deus. A cruz é a prova suprema de que a Lei de Deus nunca poderia ser abolida para acomodar o pecado, e também que ela continua sendo o padrão pelo qual nossas palavras e ações serão julgadas (Tiago 2:10-12). Nossa única esperança no julgamento é a graça perdoadora e capacitadora de Deus. Isto está tudo nas Mensagens dos Três Anjos. Os líderes em potencial têm pregado esta mensagem claramente?

Os líderes em perspectiva aceitam a autoridade profética de Ellen White?

Se viver e acreditar em todos os nossos fundamentos é um requisito para a membresia , e se o exame dos candidatos faz parte do processo, o mesmo processo não deveria se aplicar a todos os candidatos à liderança nesta mesma sessão da Associação Geral?

Um líder em perspectiva promoveu nosso evangelho oficial: que a salvação inclui arrependimento , justificação e santificação, e que Cristo é nosso substituto e exemplo (II Coríntios 5:21; I Pedro 2:21-22)? [2]

Devemos reeleger os líderes da Divisão e da Associação Geral que bloquearam e rejeitaram as medidas de responsabilidade para si e para os outros desde a última sessão da Associação Geral?

Uma história pessoal

Em 1982, eu estava sentado em uma classe no Seminário Andrews. Meu instrutor fez uma observação: “Os adventistas do sétimo dia podem acreditar em qualquer coisa que quiserem, desde que façam as coisas certas”. Achei suas palavras uma generalização verdadeira, embora trágica , da realidade durante minha vida de ministério.

Desmond Ford

Em 1982, o Dr. Desmond Ford havia sido recentemente destituído de suas credenciais ministeriais e cargo de professor no Pacific Union College, por causa de sua negação flagrante e pública de 1844 e do julgamento investigativo. No entanto, o que muitos parecem não entender é que a negação do julgamento de Ford na verdade resultou de sua crença sobre o evangelho. 

Ford acreditava que somos salvos apenas com base na justificação legal. Cristo é nosso Substituto, mas não nosso Exemplo. Nossa salvação foi consumada na cruz.  É por isso que ele rejeitou o julgamento e 1844.    Eu chamo isso de evangelho de uma perna só. A outra perna contida em nossa doutrina oficial de salvação é a santificação.

Ford não dispensou inteiramente os Dez Mandamentos ou a importância da obediência. Mas também não ensinou que a obediência é uma condição de salvação, como faz o Novo Testamento (Mateus 7:21; 19:16-26; Lucas 10:25-28; Romanos 2:6-10; 8:13; Heb. . 5:9). Novamente, ele ensinou que a essência da justificação pela fé é justificação/perdão legal.

O que aconteceu com o Dr. Ford e sua influência depois que ele perdeu suas credenciais ministeriais e cargo de professor no Pacific Union College ? Apoiado por simpatizantes, incluindo a Pacific Union College Church [que não conseguiu discipliná-lo] , Ford continuou o ministério em Auburn, Califórnia, como um membro de boa fé da igreja.

Enquanto alguns de seus simpatizantes rejeitaram o sábado e deixaram a igreja, muitos que acreditaram em seu evangelho errôneo permaneceram dentro da igreja. Eles levaram adiante sua tocha, mas geralmente ficaram em silêncio sobre a responsabilidade pessoal no julgamento. A influência de Ford foi particularmente forte na Califórnia. Foi onde pastoreei quando ouvi a notícia de que sua membresia finalmente foi retirada a seu próprio pedido [13 de fevereiro de 2001].

Chanda Nunes

Avanço rápido: Na convenção ministerial da União do Pacífico de 2016, Chanda Nunes, uma ministra de Sacramento, estava pregando. Em um ponto do sermão, ela declarou enfaticamente que Cristo é nosso Substituto, mas NÃO nosso Exemplo. Aplausos estrondosos e esmagadores irromperam por toda a sala entre os ministros de toda a União do Pacífico. Outros ouviram Chanda dizer a mesma coisa e falaram comigo sobre isso.

A declaração de Chanda vai contra a Bíblia (I Pedro 2:21-22) e nossa crença fundamental na salvação que afirma explicitamente Cristo como Substituto e Exemplo – as duas pernas do evangelho. Chanda foi posteriormente ordenado e, em seguida, nomeado como o pastor-chefe da Pacific Union College Church. Três meses atrás, ela foi eleita Secretária Executiva da Conferência Nevada-Utah.

Uma questão maior do que Chanda são todos os ministros que aplaudiram. Por que eles aplaudiriam uma declaração que contradiz diretamente uma de nossas crenças fundamentais? Onde esses ministros foram treinados? Onde eles aprenderam esse “evangelho”? Em que base eles podem permanecer no ministério se continuarem acreditando nisso?

Gerhard Pfandl

O ex-membro do BRI Gerhard Pfandl, que considerava Ford um de seus melhores professores, escreveu uma homenagem a Ford que foi publicada na Adventist World em 3 de março de 2019. Pfandl escreveu:

Ele [Ford] declarou que a justificação pela fé é o mesmo que a justificação pela fé. A justificação, ele explicou, é a obra de Cristo por nós – na cruz. Acontece fora de nós; é uma mudança de status. Pela justificação nos tornamos filhos de Deus. A santificação, por outro lado, é a obra de Cristo em nós por meio do Espírito Santo. A santificação nos transforma à semelhança de Cristo. Isso contrariava o entendimento geral adventista da época, de que a justificação pela fé inclui justificação e santificação.

Pfandl continuou afirmando – que “a maioria dos estudiosos e pastores adventistas hoje aceitaram a definição de justificação pela fé de Ford”. Se for verdade, isso significaria que a maior parte de nosso ministério aceitou a heresia de Ford – salvação pela justificação somente, em contradição tanto com as Escrituras quanto com nossa declaração oficial sobre salvação, que inclui tanto justificação quanto santificação.

Observe cuidadosamente que, embora Pfandl dê menção honrosa à santificação, ele não a inclui como parte da justificação pela fé ou salvação. Apenas a justificativa está incluída.

Como Pfandl se tornou membro do Biblical Research Institute, a agência teológica de vigilância da igreja, se ele se harmoniza com Ford e não com a igreja no assunto da salvação e justificação pela fé?

Outra questão é: como um artigo como esse exonerando Ford chegou à Review, nosso jornal oficial da igreja

George Knight

Entre aqueles que promovem a afirmação de Ford de que justificação pela fé inclui apenas justificação, nenhum foi mais colorido e mais amplamente divulgado dentro da igreja do que o professor aposentado do seminário George Knight. Ele escreve sobre Ford:

. . . ele prestou um serviço à denominação ao destacar o fato de que a justificação pela fé no Novo Testamento é restrita ao que Paulo chama de justificação pela fé e não inclui a santificação. [3]

O evangelho de uma perna só — “Evangelho do Saci” — contribuiu muito para o progresso chocante da agenda LGBTQ+ dentro de nossa igreja norte-americana. [4]   Não é difícil descobrir a conexão. Se somos salvos com base somente na justificação, sem sua conexão bíblica vital com arrependimento, renascimento e santificação, então não somos salvos de nossos pecados, como a Bíblia diz (Mt 1:21), mas sim, em nossa pecados.

Espero que esses exemplos ilustrem a necessidade de aplicar a responsabilidade confessional ao eleger líderes nesta sessão da Associação Geral. O primeiro passo é se envolver em auto-exame e arrependimento pessoalmente. Ore fervorosamente por você, pela igreja e pela nomeação de novos líderes. Por favor, elejam líderes leais que realmente acreditem e promovam nossa mensagem completa conforme contida nas Mensagens dos Três Anjos e nossas Crenças Fundamentais. Ore para que Deus realmente intervenha nesta sessão da Associação Geral.


[1] Para onde vamos? Adventismo depois de San Antonio por William Johnsson Página 3

[2] 10. A Experiência da Salvação

      Em infinito amor e misericórdia, Deus fez Cristo, que não conheceu pecado, pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo, sentimos nossa necessidade, reconhecemos nossa pecaminosidade, nos arrependemos de nossas transgressões e exercemos fé em Jesus como Salvador e Senhor, Substituto e Exemplo. Esta fé salvadora vem através do poder divino da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus e libertos do senhorio do pecado. Pelo Espírito nascemos de novo e santificados; o Espírito renova nossas mentes, escreve a lei do amor de Deus em nossos corações e nos é dado o poder de viver uma vida santa. Permanecendo Nele, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no julgamento. (Gn 3:15; Isa. 45:22; 53; Jer. 31:31-34; Eze. 33: 11; 36:25-27; Hab. 2:4; Marcos 9:23, 24; João 3:3-8, 16; 16:8; ROM. 3:21-26; 8:1-4, 14-17; 5:6-10; 10:17; 12:2; 2 Cor. 5:17-21; Garota. 1:4; 3:13, 14, 26; 4:4-7; Ef. 2:4-10; Col. 1:13, 14; Tito 3:3-7; hebr. 8:7-12; 1 Pedro 1:23; 2:21, 22; 2 Pedro 1:3, 4; Ap. 13:8.)

[3] George R. Knight, End-Time Events and the Last Generation: The Explosive 1950s (Nampa, ID: Pacific Press Publishing Assn, 2018), p. 84.

[4] Para documentação sobre a agenda gay dentro do NAD, veja They Crept in Unawares em https://www.fulcrum7.com/blog/2018/1/4/they-crept-in-unawares . Alguns desses problemas foram resolvidos, outros não. Mais problemas apareceram desde que este artigo foi escrito, também.

[i] Crença Fundamental #13. Todas as crenças fundamentais citadas nesta fundamentação podem ser encontradas em https://szu.adventist.org/wp-content/uploads/2016/04/28_Beliefs.pdf .

[ii] As Mensagens dos Três Anjos como “Missão” em Ellen G. White – Uma Visão Geral

Crença Fundamental #18 acrescenta outra característica identificadora do Remanescente, o dom de profecia como manifestado nos escritos de Ellen G. White, e afirma a autoridade profética de seus escritos.

Ela disse que nosso trabalho é dar a última mensagem de advertência a um mundo que perece, proclamando as “mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos” e que “ não há outro trabalho de tão grande importância ” e que “ devemos permitir que nada mais absorva” nossa “atenção ”. {9T 19.1} Itálico fornecido.

O julgamento que agora está acontecendo no céu terminará e então o tempo de graça humano terminará. Portanto, nosso dever urgente é tornar “claros os princípios em jogo no grande conflito . . . sobre o qual dependem os destinos da humanidade” “à beira” da “ruína eterna”. {PK 716.1}

Um desses princípios em jogo inclui reparar a brecha feita pelo homem na Lei de Deus em relação ao mandamento do sábado. “Em linhas claras e distintas” devemos “apresentar a necessidade de obediência a todos os preceitos do Decálogo”. {PK 678.2}

A advertência de Ellen White contra o espiritualismo em seu disfarce cristão do fim dos tempos relaciona-se especialmente com a negligência de alguns aspectos das Mensagens dos Três Anjos: o julgamento de Deus , a justiça e Sua santa Lei (O Grande Conflito 557.2ss) . Ao incluir a menção de Apocalipse 14:6-12 em nossa declaração de missão, esclarecemos nossa inclusão da Lei, julgamento e justiça em nossa identidade e missão em contraste com o Espiritismo cristianizado.

[iii] Veja Crença Fundamental #10 sobre salvação. Relaciona-se com o “evangelho eterno” mencionado em Apocalipse 14:6. Esta Crença Fundamental inclui Cristo como Portador do Pecado, a necessidade de arrependimento, confissão, nascer de novo, Cristo como Substituto e Exemplo” e libertação “do senhorio do pecado” através da obediência capacitada pelo Espírito à Lei de Deus.

[iv] Uma vez que a lei é uma transcrição do caráter de Deus, quando a Crença Fundamental #7 fala em restaurar “nos mortais penitentes a imagem de seu Criador” ela se relaciona diretamente com as Três Mensagens Angélicas e um povo que guarda os mandamentos de Deus .

[v] A justificação no julgamento é descrita em Romanos 2:13 “Porque não os ouvintes da lei [são] justos diante de Deus, mas os praticantes da lei serão justificados.

[vi] As palavras “ é chegada a hora do Seu julgamento” (Apocalipse 14:7) correlacionam-se com a Crença Fundamental nº 24 referente a 1844 como o início do julgamento investigativo no céu que “torna manifesto quem dentre os vivos permanece em Cristo, guardando os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e nEle, portanto, estão prontos para serem trasladados para o Seu reino eterno:”

[vii] À luz do julgamento, Apocalipse 14:7 nos chama a adorar a Deus como Criador, guardando o sábado original do sétimo dia da Criação (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:11)) como o selo de Deus. Congruentemente, a Crença Fundamental nº 20 diz que o sábado “é um símbolo de nossa redenção em Cristo, um sinal de nossa santificação, um sinal de nossa fidelidade . . . O sinal perpétuo de Deus de Sua aliança eterna entre Ele e Seu povo” (Ezequiel 20:12, 20).

Fonte: https://www.fulcrum7.com/blog/2022/5/26/the-three-angels-or-a-one-legged-gospel-an-open-letter-to-the-gc-nominating-committeenbsp-nbspnbspnbspnbspnbsp

1 comentário em ““E VI UM SACI VOANDO PELO MEIO DO CÉU, COM UMA PERNA SÓ…””

  1. É … o autor desse artigo acima, lamentavelmente, ainda desconhece tanto o evangelho eterno como a invasão jesuítica.
    E, não conhecendo _*COMO*_ se faz para Jesus Se revelar no ser humano, apresenta-se como um cego guiando outro cego rumo ao barranco.
    Onde se encontra o ensino do _*COMO*_? No livro, disponibilizado FREE, no site http://www.citeapalavra.com.br

Deixe um comentário