O pastor Elias Brenha não pronuncia o nome de Lula. Não pede voto no PT. Também não manda ninguém votar contra Flávio Bolsonaro. Se estivéssemos procurando propaganda eleitoral explícita, o vídeo terminaria aí. Mas seria uma leitura superficial justamente na semana em que o Brasil se prepara para escolher o próximo presidente da República. O que interessa não é apenas o nome que Brenha não pronuncia, mas qual comportamento político seu discurso procura produzir entre os adventistas que o escutam. E, quando colocamos suas palavras dentro da conjuntura eleitoral e daquilo que já demonstramos sobre o apartidarismo institucional adventista, a aparente neutralidade começa a adquirir função política.
Brenha apresenta cinco conselhos. Primeiro, pede ao cristão que não transforme candidato em ídolo. Depois, recomenda que não acredite automaticamente em mensagens, vídeos e acusações, que verifique informações antes de compartilhá-las e que não entregue sua consciência a líderes ou influenciadores. Em seguida, pede que o eleitor conheça propostas e forme a própria convicção. Finalmente, recomenda que não transforme quem pensa diferente em inimigo e conclui relativizando o próprio poder político: governos passam, mandatos terminam, cenários mudam e Deus permanece. É uma mensagem pastoral cuidadosamente construída em torno de palavras como prudência, equilíbrio, consciência e moderação.
O problema não está no que Brenha diz. Está no momento em que diz
Tomadas isoladamente, várias dessas recomendações são perfeitamente defensáveis. Evidentemente ninguém deveria transformar político em divindade, espalhar mentira ou odiar outra pessoa porque vota diferente. Mas comunicação política nunca acontece no vácuo. Uma mesma mensagem pode produzir efeitos completamente diferentes dependendo de quem a recebe, quando a recebe e qual comportamento predominante naquele público ela procura moderar. E é justamente aí que o vídeo precisa ser colocado sob a lupa.
Estamos na reta final de uma eleição presidencial marcada por enorme mobilização religiosa. Nesse ambiente, dizer a uma comunidade cristã politicamente mobilizada que diminua a identificação com candidatos, desconfie das mensagens que recebe, abandone a lógica de confronto e relativize a importância dos governos não é simplesmente falar sobre espiritualidade. É também interferir na temperatura política daquela comunidade. Não mediante uma ordem partidária, mas mediante a desmobilização.
E desmobilização não produz necessariamente efeitos iguais sobre dois campos eleitorais. Quando determinado segmento religioso está mais intensamente mobilizado por uma candidatura do que pela outra, pedir moderação aos dois lados não significa retirar a mesma quantidade de energia política de ambos. É como mandar dois corredores diminuírem igualmente a velocidade quando um deles vinha correndo muito mais depressa: formalmente a ordem é idêntica; concretamente, o impacto sobre a disputa pode ser profundamente desigual.
O apartidarismo perfeito para uma instituição que não abandona a política
É precisamente esse mecanismo que já examinamos ao tratar do apartidarismo fake do Sétimo Dia. A questão nunca foi simplesmente descobrir uma circular dizendo “vote em Lula”. Uma instituição experiente não precisa cometer uma ingenuidade dessas para exercer influência sobre seu ambiente. O mecanismo é muito mais sofisticado: controla-se a temperatura política da base enquanto a própria Organização preserva seus canais de relacionamento institucional, administrativo e financeiro com o poder público.
Para o membro, o conselho é espiritualizar. Para o funcionário denominacional, prudência. Para o pastor, cuidado com manifestações políticas. Para o comunicador institucional, equilíbrio. Para quem está na base, não transformar candidato em ídolo, não comprar briga, não acreditar em tudo que recebe, não deixar a política dividir a igreja. Enquanto isso, a estrutura administrativa continua fazendo aquilo que grandes organizações fazem: relaciona-se com governos, conversa com autoridades, protege interesses institucionais, administra recursos, participa de políticas públicas e procura preservar espaço diante de qualquer poder estabelecido.
É essa diferença que torna a palavra “apartidarismo” insuficiente para descrever o fenômeno que estamos investigando. Não se trata propriamente de ausência de política. Trata-se da administração institucional da política. Determinadas manifestações são desencorajadas na base enquanto determinadas relações continuam perfeitamente aceitáveis no topo. O fiel recebe uma ética de distanciamento; a Organização conserva uma política de aproximação.
Brenha não precisa dizer “Lula”
É nesse contexto que a pergunta correta deixa de ser “onde Brenha pediu voto em Lula?”. Ele não pediu. A pergunta passa a ser outra: quem ganha eleitoralmente quando uma comunidade religiosa fortemente mobilizada recebe, às vésperas da votação, uma mensagem destinada a reduzir identificação política, confronto e militância? Nossa leitura do vídeo parte exatamente dessa assimetria.
O discurso pode favorecer Lula sem transformar Brenha num cabo eleitoral petista e sem conter uma única frase de propaganda eleitoral. Basta que sua mensagem reduza proporcionalmente mais a mobilização existente no campo adversário. É um efeito político possível daquilo que, na superfície, permanece apresentado como aconselhamento espiritual. E essa diferença entre mensagem literal e função política é essencial para compreender o tipo de apartidarismo que estamos analisando.
Observe-se a escolha dos verbos. Brenha pede para não idolatrar, não acreditar automaticamente, não entregar a consciência, não transformar o diferente em inimigo e não colocar a política acima de Deus. Quase toda a estrutura retórica é de contenção. Não há chamado para que o adventista se envolva mais profundamente na fiscalização do poder, cobre candidatos, investigue relações entre religião e Estado ou examine os interesses políticos de sua própria instituição. O movimento predominante é inverso: baixar a temperatura.
Para o membro, menos política; para a máquina, política suficiente para sobreviver
Essa diferença é especialmente importante porque já encontramos, em nossa investigação, uma instituição perfeitamente capaz de conviver com governos de orientações diferentes. A capacidade de adaptação não é necessariamente uma declaração ideológica permanente; é justamente a habilidade de reorganizar linguagem, aproximações e prioridades conforme muda a conjuntura. Por isso a metáfora do camaleão que temos utilizado é tão apropriada à crítica institucional: a cor pode mudar sem que a estrutura deixe de proteger seus próprios interesses.
O fiel, entretanto, recebe outra percepção. Ele é incentivado a imaginar que está diante de uma instituição acima dessas disputas, dedicada exclusivamente à missão religiosa e suficientemente distante da política para adverti-lo contra os perigos da paixão partidária. Essa aparência de superioridade espiritual produz enorme autoridade. Quando a Organização fala de equilíbrio, não parece estar fazendo política. Parece estar protegendo a igreja da política. E justamente aí reside a eficácia do mecanismo que estamos denunciando.
Não é necessário ordenar. Basta enquadrar. Não é necessário dizer em quem votar. Basta estabelecer quais comportamentos são considerados espiritualmente perigosos naquele momento. Não é necessário atacar um candidato. Basta diminuir a intensidade política do segmento em que seu adversário encontra maior mobilização. A neutralidade deixa então de ser ausência de intervenção e passa a funcionar como uma modalidade extremamente discreta de intervenção.
A pergunta que a mensagem de Brenha não faz
Há ainda uma inversão particularmente incômoda. O membro é advertido contra entregar sua consciência a políticos, líderes e influenciadores. Muito bem. Mas por que essa mesma autonomia crítica não deveria ser aplicada à própria Organização religiosa? Se o cristão precisa conferir aquilo que recebe pelo WhatsApp, por que não deveria conferir também aquilo que recebe de seus administradores denominacionais? Se não deve idolatrar candidatos, por que deveria tratar estruturas eclesiásticas como se estivessem acima de interesses humanos? Se precisa conhecer propostas antes de votar, por que não deveria conhecer igualmente as relações políticas, financeiras e governamentais mantidas pela instituição que pretende orientar sua consciência?
Essa é a pergunta que transforma o conselho pastoral em problema institucional. Não entregue sua consciência a ninguém é uma recomendação excelente — desde que inclua também pastores, administradores, presidentes de Associação, União, Divisão e Associação Geral. A consciência verdadeiramente livre não termina na porta da igreja. Pelo contrário: deveria começar justamente ali.
Quando “Deus permanece” encerra convenientemente a discussão
O fechamento do vídeo é igualmente revelador. Brenha lembra que governos passam, mandatos terminam e cenários políticos mudam, enquanto Deus permanece. Teologicamente, dificilmente um adventista discordaria. Politicamente, porém, a frase produz uma redução da importância imediata da disputa. O problema é que governos podem passar, mas enquanto governam distribuem recursos, fazem nomeações, aprovam políticas, negociam com instituições religiosas, celebram convênios e tomam decisões que afetam profundamente organizações como a própria IASD.
É justamente porque governos passam que organizações interessadas em sua própria continuidade aprendem a sobreviver a todos eles. Aproximam-se quando necessário, afastam-se quando conveniente, reformulam discursos e preservam canais institucionais. O membro pode ser ensinado a contemplar a transitoriedade do poder; a burocracia religiosa precisa negociar com quem transitoriamente o possui. Essa tensão está no centro de nossa investigação.
O apartidarismo que muda de utilidade conforme muda a eleição
Por isso não devemos assistir ao vídeo de Elias Brenha como peça isolada. Ele precisa ser colocado ao lado do que já publicamos sobre as relações políticas da Organização adventista, suas mudanças de linguagem e a maneira como administra a manifestação política de seus próprios trabalhadores e membros. O padrão que estamos examinando não exige fidelidade eterna a Lula, Bolsonaro ou qualquer outro nome. Pelo contrário: sua característica mais importante é justamente a adaptabilidade.
Hoje determinada linguagem pode favorecer objetivamente um campo. Amanhã, diante de outra correlação de forças, a mesma instituição poderá recalibrar sua mensagem. É exatamente por isso que nossa crítica não depende de demonstrar que cada pastor recebeu uma orientação secreta ou que existe uma sala onde dirigentes decidem quais palavras deverão favorecer determinado candidato. Instituições podem produzir comportamentos convergentes por cultura organizacional, regras profissionais, incentivos, autocontenção e percepção dos interesses da própria estrutura.
E um pastor que pretende continuar trabalhando dentro dessa estrutura conhece perfeitamente os limites do ambiente institucional em que fala. Não precisamos transformar isso numa acusação sobre a intenção pessoal de Brenha para perceber a funcionalidade do discurso. O que analisamos é o produto público: uma mensagem de contenção política entregue a uma comunidade religiosa às vésperas de uma eleição presidencial.
Não é preciso mandar votar para influenciar como se vota
Esse talvez seja o ponto central. A influência política mais eficiente nem sempre chega vestida de propaganda eleitoral. Às vezes chega de Bíblia na mão, voz tranquila e recomendações aparentemente universais. Não diz ao eleitor qual botão apertar; trabalha sobre aquilo que ele sente antes de chegar à urna. Não substitui sua escolha; reorganiza o ambiente emocional e moral dentro do qual essa escolha será feita.
É assim que lemos o vídeo de Elias Brenha dentro da investigação que já desenvolvemos sobre o apartidarismo adventista. Não encontramos nele um pedido explícito de voto em Lula. Encontramos algo politicamente mais interessante: uma pedagogia de desmobilização apresentada como neutralidade espiritual numa conjuntura em que a mobilização religiosa não está distribuída igualmente entre as candidaturas.
E é precisamente por isso que a pergunta não deve ser apenas “em quem o pastor mandou votar?”. A pergunta mais importante é: quem se beneficia quando, quatro dias antes da eleição, uma parcela do eleitorado cristão é ensinada a esfriar justamente aquilo que a vinha mobilizando politicamente?





