Tradução da palestra e dos debates posteriores
A Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial
Apresentador — 00:00 a 02:01
Roland Blaich é professor aposentado de História da Universidade Walla Walla, e tenho a sorte de morar na mesma cidade que ele. Hoje falará sobre a colaboração adventista com os nazistas, numa apresentação que considero especialmente interessante. Tenho procurado explicar que existem duas Alemanhas: uma é a Alemanha do Natal, com seus calendários do Advento, chocolates, bolos de especiarias, marzipã e todas aquelas coisas agradáveis que costumamos associar à cultura alemã. Mas havia outra Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial, marcada pela pobreza, fome, privação e por uma economia profundamente arruinada. Em 1929, a República de Weimar entrou num período de depressão econômica e desemprego generalizado. Um partido relativamente pequeno soube explorar aquela situação e conquistou 230 das 608 cadeiras do Parlamento alemão. Não era maioria, mas constituía uma força suficientemente grande para negociar sua participação no governo. Em janeiro de 1933, Hitler foi nomeado chanceler, porque muitos acreditavam que, vindo de um partido ainda minoritário, poderia ser controlado pelas elites políticas e intelectuais. Esse foi o começo. Muitas igrejas receberam favoravelmente as mudanças, esperando uma recuperação econômica. Professor Blaich, poderia continuar a história a partir daí?
A Igreja Adventista diante do novo Estado nazista
Roland Blaich — 02:02 a 04:40
A Igreja Adventista na Alemanha encontrou-se numa posição precária quando o Estado nazista foi estabelecido. Tratava-se de uma pequena denominação de origem estrangeira que, em diversos aspectos, se assemelhava aos judeus e, por isso, era vista com suspeita num Estado nacionalista que desejava purificar a sociedade da influência judaica. Em novembro de 1933, a Igreja foi proibida em grande parte da Alemanha. Embora a proibição tenha sido suspensa depois de aproximadamente duas semanas e meia, o episódio levou a liderança a modificar sua posição diante do Estado, abandonando uma atitude anteriormente apolítica em favor daquilo que os nazistas chamavam de cristianismo positivo, expressão presente no programa do Partido Nazista e interpretada como apoio ao Estado nacional-socialista. O resultado pode ser descrito como uma equiparação parcial da Igreja às diretrizes do regime, afetando suas publicações e a mensagem transmitida dos púlpitos. Um aspecto desse processo foi a incorporação, em 1934, da organização adventista de assistência social à NSV, a organização nacional-socialista de assistência. Sua dirigente mantinha contatos com autoridades de alto escalão do Ministério da Propaganda, e parece provável que a proibição da Igreja tenha sido revogada graças à intervenção dessas autoridades.
Durante algum tempo, a denominação pôde desfrutar de determinados privilégios, incluindo a tolerância para com a observância do sábado por adventistas nas Forças Armadas, nas escolas e no serviço público. A editora adventista recebeu autorização para publicar literatura, enquanto os colportores puderam comercializá-la. Entretanto, a partir do início de 1935, alguns desses privilégios começaram a desaparecer, e a situação se tornou progressivamente mais grave. Foi nesse contexto que Hulda Jost escreveu a J. L. McElhany, vice-presidente geral da Associação Geral, numa carta datada de 26 de fevereiro de 1936, manifestando sua preocupação com as dificuldades crescentes enfrentadas pela organização na Alemanha.
A estratégia de melhorar a imagem de Hitler no exterior
Roland Blaich — 04:48 a 09:24
Foi nesse ambiente de dificuldades que a liderança adventista alemã descobriu o valor da opinião pública estrangeira para os interesses da Igreja. Os dirigentes perceberam que o Estado nazista recompensava batistas e metodistas pelas boas relações públicas que mantinham no exterior. Parece ter sido um artigo publicado no periódico metodista The Evangelist, em 8 de dezembro de 1935, relatando a vigorosa defesa da Alemanha realizada pelo bispo John L. Nuelsen durante uma viagem de conferências pelos Estados Unidos, que convenceu G. W. Schubert, presidente da Divisão Centro-Europeia, de que os adventistas deveriam fazer o mesmo para conquistar a boa vontade das autoridades nazistas. Hulda Jost era a escolha evidente, porque sua personalidade cativante, seu carisma, sua atuação profissional e seus contatos com círculos do Partido Nazista correspondiam perfeitamente a essa necessidade. A ocasião escolhida foi a Assembleia da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, que se realizaria em São Francisco entre 20 de maio e 11 de junho de 1936. A caminho dessa reunião, Jost percorreria os Estados Unidos durante vários meses, falando em igrejas e outras instituições sobre os serviços de assistência social da Alemanha.
O convite foi emitido pela própria sede mundial adventista, em Washington, que também participou do planejamento de seu itinerário. Pouco depois, o Ministério da Propaganda e do Esclarecimento Público da Alemanha juntou-se aos preparativos e solicitou a colaboração do Ministério das Relações Exteriores. Em seguida, a embaixada alemã em Washington e sua rede de consulados passaram a trabalhar com a Associação Geral na organização de uma extensa programação. Entre sua chegada a Nova York, em 17 de março, e sua partida, Hulda Jost estava programada para realizar mais de 140 conferências públicas, a maioria delas, segundo o Ministério da Propaganda, diante de plateias de mil a duas mil pessoas. Falaria em igrejas, faculdades, clubes femininos e sociedades alemãs, além de participar de encontros especiais organizados por diplomatas para líderes comunitários e formadores de opinião. Seu roteiro passaria por Washington, Boston, Nova York, Chicago, St. Louis, Denver, Portland, Los Angeles, San Diego e São Francisco, antes de retornar à capital americana.
Quando chegou a Nova York, Hulda Jost foi recebida no cais por J. L. McElhany, vice-presidente geral e futuro presidente da Associação Geral, e por Louise C. Kleuser, escolhida pela sede denominacional para atuar como intérprete. Na companhia deles, seguiu para Washington, onde se encontrou com administradores adventistas e com o embaixador alemão, doutor Hans Luther, para examinar a programação. Durante uma reunião preparatória na embaixada, Jost recebeu instruções para evitar controvérsias políticas e concentrar suas conferências nas realizações da nova Alemanha no setor da assistência social. Como os americanos ainda enfrentavam os efeitos da Grande Depressão, esperava-se que fossem receptivos às alegadas conquistas alemãs nessa área. Em cada cidade importante, ela deveria encontrar-se com o cônsul alemão. Quando chegaram a Chicago, a conferencista e sua intérprete já haviam estabelecido uma rotina intensa de compromissos, até então relativamente livre de controvérsias.
Chicago e Denver: as conferências transformadas em propaganda nazista
Roland Blaich — 09:31 a 15:31
Em Chicago, a situação mudou quando Jost discursou numa reunião dos Amigos da Nova Alemanha, uma organização pró-nazista. O encontro havia sido preparado pelo cônsul alemão e rapidamente se transformou numa celebração do nacional-socialismo. Enquanto Louise Kleuser ficou preocupada com a possível publicidade negativa para a Igreja, caso a imprensa divulgasse o acontecimento, Jost ficou entusiasmada com a reação calorosa de uma plateia de mais de mil pessoas e considerou sua missão um sucesso. Ao que parece, aquela reunião específica não foi noticiada, mas o Chicago Daily News publicou uma reportagem sobre outra conferência com a manchete “Hitler não quer a guerra, afirma dirigente feminina”. A matéria apresentava Hulda Jost como uma dirigente da assistência social sob o governo nazista que havia levado uma mensagem de esperança e caridade a Chicago. Ela afirmou que Hitler era um homem bom, que suas intenções eram corretas, que não desejava a guerra e que buscava apenas o melhor para o povo alemão. Sustentou que a Alemanha estava se armando por receio da Rússia e declarou que os americanos haviam interpretado equivocadamente a chamada questão judaica, pois Hitler, segundo ela, pretendia apenas retirar dos judeus a liderança que exerciam, sem prejudicá-los. Acrescentou que os judeus que permaneciam na Alemanha viviam bem e que não existia discriminação entre judeus e arianos na prestação de assistência social. A reportagem ainda a apresentou como dirigente adventista diretamente associada ao ministro da Propaganda Joseph Goebbels, razão pela qual, conforme ela própria declarou, sabia muito bem sobre o que estava falando.
As paradas seguintes foram St. Louis, Denver e Boulder, no Colorado. Em Denver, Jost pronunciou uma conferência no Sanatório Adventista Porter, com a presença do cônsul alemão. Segundo diversos dirigentes adventistas, ela desagradou parte considerável dos ouvintes ao falar de maneira excessivamente explícita sobre Hitler e a questão judaica, levando Louise Kleuser a descrever a reunião como um verdadeiro comício político. Uma reportagem do Denver Post provocou grande inquietação entre os administradores locais ao apresentar uma fotografia da conferencista com a legenda “Uma fiel defensora de Hitler”. A matéria descrevia Jost como amiga próxima de Hitler, Hermann Göring e Joseph Goebbels e reproduzia sua confiança de que, quando o Führer anunciava desejar a paz mundial, era exatamente isso que pretendia. Ela assegurava que a Alemanha estava sendo restaurada à prosperidade e à felicidade sob a liderança de Hitler e negava que a população estivesse insatisfeita. Segundo Jost, os resultados eleitorais demonstravam o apoio popular, os eleitores podiam expressar livremente sua vontade por voto secreto e o programa do ditador conquistava cada vez mais simpatizantes. Embora afirmasse não pertencer ao Partido Nazista, defendia abertamente suas realizações.
A repercussão provocou reação dentro do Sanatório Porter. Conforme Louise Kleuser, um administrador hospitalar repreendeu Jost pela propaganda política e declarou que desejavam a pregação do evangelho, não discursos em favor de Hitler. A conferencista também deixou de participar de uma festa de aniversário do Führer que estava sendo organizada em Denver, pois o cônsul informou à embaixada que ela precisara partir inesperadamente para o estado de Washington. Aparentemente, os dirigentes adventistas locais já não desejavam novos constrangimentos públicos.
Portland: a propaganda se intensifica e Jost escreve a Hitler
Roland Blaich — 15:39 a 20:48
A etapa seguinte foi Walla Walla, no estado de Washington, onde o presidente do Walla Walla College, William Landeen, previamente alertado, manteve controle rigoroso sobre as atividades de Jost. A comunidade alemã local, segundo Kleuser, era tão pouco nacionalista que oferecia poucas oportunidades para propaganda política. No trajeto ferroviário entre Walla Walla e Portland, no Oregon, Jost viajou acompanhada de um presidente de Associação chamado Neff e dominou praticamente toda a conversa durante as cinco horas de viagem, episódio que Louise Kleuser descreveu como um programa inteiro dedicado a Hitler. Em Portland, a conferencista participou de reuniões que envolviam dirigentes adventistas e representantes diplomáticos alemães. Enquanto os cônsules ficaram satisfeitos com suas declarações, os administradores religiosos se mostraram alarmados. Um deles reclamou que Jost havia apresentado propaganda alemã grosseira e depois convidado o cônsul a discursar. O diplomata falou durante aproximadamente trinta minutos, exaltando Hitler, enquanto dirigentes adventistas tentavam esconder o constrangimento e Jost permanecia sentada, concordando com a cabeça.
Em carta ao cônsul alemão em Seattle, Hulda Jost elogiou a intervenção do diplomata de Portland e afirmou que ele havia desmontado, com argumentos vigorosos, aquilo que ela considerava mentiras divulgadas pela imprensa americana. Segundo seu relato, depois da reunião os participantes permaneceram em grupos discutindo a imagem profundamente modificada que passaram a ter da Alemanha. Jost também enviou a J. L. McElhany uma avaliação entusiasmada de sua atividade, descrevendo-a como uma grande bênção e citando a satisfação dos consulados como demonstração de êxito. Perguntou ao dirigente se ele sabia que havia recebido sua missão de Deus e acrescentou que conseguira realizar muito pela Alemanha. Afirmou que os cônsules já haviam enviado relatórios e deu graças ao Senhor por essas realizações. Acrescentou que naquele dia iria ao consulado ditar seu primeiro relatório ao Führer e ao ministro da Propaganda, Goebbels.
Em 30 de abril de 1936, Jost enviou correspondências ao embaixador Hans Luther, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Völkischer Beobachter, órgão oficial do Partido Nazista, anexando cópias de manifestações favoráveis aos cônsules. O representante diplomático de Portland também a ajudou a preparar uma carta dirigida pessoalmente a Adolf Hitler, na qual solicitava uma audiência para apresentar um relatório detalhado dos resultados de sua missão. Considerava a possibilidade de ser recebida pelo Führer a mais bela recompensa por seu trabalho. Na mesma correspondência, afirmou que o embaixador havia organizado uma reunião com Eleanor Roosevelt para quando retornasse de sua viagem. O cônsul de Portland fez grandes esforços para aproveitar a presença da dirigente, convidando-a à sua residência, levando-a a uma excursão ao Monte Hood, providenciando entrevistas à imprensa e preparando um álbum de recortes que ela poderia levar de volta a Hitler. Enquanto isso, os dirigentes adventistas estavam suficientemente preocupados para cancelar outras reuniões previstas na região de Portland.
A defesa da perseguição aos judeus provoca reação na imprensa americana
Roland Blaich — 20:56 a 27:07
Entre as reportagens publicadas em Portland, uma do Oregon Daily Journal foi considerada especialmente prejudicial pelos dirigentes adventistas. A manchete dizia: “Emissária de igreja alemã nega que Hitler odeie os judeus”. A matéria descrevia a indignação de Jost diante de referências à perseguição dos judeus na Alemanha. Ela comparou os episódios de violência antissemita aos linchamentos de negros nos Estados Unidos e declarou que, assim como o presidente Roosevelt não desejava que negros fossem linchados, Hitler tampouco desejaria que judeus fossem perseguidos. Sustentou que homens maus praticavam crimes em qualquer país, mas que suas ações não deveriam ser atribuídas ao governo. Acrescentou que Hitler havia retirado a liderança dos judeus e a devolvido aos alemães, aos quais, segundo ela, legitimamente pertencia. Declarou ainda que o povo alemão estava cem por cento com o Führer. Embora Jost considerasse sua passagem por Portland uma de suas maiores realizações em favor de Deus, tornou-se claramente um problema para os administradores adventistas do noroeste do Pacífico.
Louise Kleuser escreveu a McElhany que aquilo que Jost apresentava como providências maravilhosas era considerado pelos irmãos da região uma propaganda extremamente questionável. Outras correspondências administrativas confirmaram essa impressão. Um dirigente observou que a reportagem jornalística não ajudara a Igreja em nada e que ainda não encontrara ninguém que considerasse a publicidade benéfica à causa adventista. Também mencionou rumores de que Jost estivesse recebendo pagamentos do governo alemão, interpretação provocada por algumas declarações da própria conferencista. Outra reportagem, publicada no Oregonian, apresentou Jost defendendo a política de Hitler em relação aos judeus e responsabilizando principalmente o comunismo pela situação judaica. O presidente da União do Pacífico Norte reconheceu que aquelas manifestações talvez contribuíssem para conquistar boa vontade na Alemanha em favor da organização adventista, mas declarou que certamente não ajudavam a denominação nos Estados Unidos, onde também desejavam preservar o respeito dos judeus e do público americano.
Louise Kleuser, americana de ascendência alemã, inicialmente admirava Jost, considerando-a uma conferencista carismática e persuasiva. Sua exposição sobre Isaías 58, capítulo que associa a verdadeira religião à justiça social, à compaixão e à assistência aos necessitados, parecia particularmente inspiradora. Com o passar do tempo, entretanto, Kleuser começou a questionar se aquele texto bíblico realmente constituía o centro da missão de Jost, sobretudo depois da reunião de Chicago. Quando conversou com a dirigente sobre suas declarações políticas, recebeu uma repreensão por comportar-se como uma alemã insuficientemente patriótica e foi aconselhada a cuidar da própria vida e simplesmente traduzir. A intérprete passou então a agir com grande cautela, embora Jost a interrompesse em momentos delicados e exigisse que suas declarações fossem traduzidas exatamente como pronunciadas. Essa prudência foi percebida por um repórter do Oregonian, que observou seu cuidado especial diante de perguntas sobre a perseguição aos judeus. Kleuser procurou limitar os problemas, mas nada podia fazer quando o próprio cônsul alemão assumia a tradução.
Quando Jost chegou ao sul da Califórnia, a liderança da Associação Geral já tinha consciência dos problemas que sua propaganda poderia provocar. Administradores como J. L. McElhany, L. H. Christian e W. H. Branson recomendaram que ela fosse mais cuidadosa em suas declarações públicas. Nas reuniões em Loma Linda e San Diego, a conferencista não ofereceu novas oportunidades de crítica, e Kleuser comentou que Jost era suficientemente inteligente para perceber quem estava na plateia.
A Assembleia Geral de 1936: duas conferências de Hulda Jost diante da liderança mundial
Roland Blaich — 27:07 a 33:34
Durante a assembleia mundial adventista em São Francisco, Hulda Jost pronunciou duas conferências sobre o sistema alemão de assistência social, apresentando-o como modelo que outros países deveriam seguir. Explicou como a assistência adventista havia sido incorporada à Organização Nacional-Socialista de Assistência, a NSV, e como conseguira funcionar sob a proteção do Reich. Considerava importante que o governo alemão estivesse convencido do apoio da Igreja, pois, caso contrário, poderia chegar o momento em que todas as propriedades denominacionais fossem confiscadas. Essa era, segundo ela, uma das finalidades de seu trabalho assistencial. G. W. Schubert, dirigente da delegação alemã, concentrou seu pronunciamento na liberdade religiosa e na assistência social, enfatizando a importância de os adventistas serem bons cidadãos e permanecerem sujeitos às autoridades. Afirmou que a Alemanha havia mostrado o caminho no fornecimento de alimento e vestuário aos necessitados e recomendou o modelo de cooperação estreita entre Igreja e Estado na prestação de assistência.
Schubert declarou que fazia parte do plano de Deus estabelecer, de tempos em tempos, uma ligação especial entre seu povo e as autoridades civis para benefício dos fiéis. Para sustentar essa interpretação, citou exemplos bíblicos de José, Daniel, Neemias e Ester. Segundo ele, as dificuldades que surgiriam com o encerramento do tempo da graça tornavam necessária uma cooperação estreita entre os adventistas e as autoridades do Estado em períodos de crise. É interessante observar que a revista adventista alemã Der Adventbote, ao noticiar seu pronunciamento, omitiu as observações relativas à liberdade religiosa. Entretanto, um jornal de São Francisco apresentou a conferência sob uma manchete referente à tolerância nazista para com os adventistas. Schubert afirmou que estadistas esclarecidos compreendiam a importância da liberdade de consciência e da proteção das minorias religiosas. Comparou favoravelmente a Alemanha a outros países europeus, declarando que crianças adventistas e judias eram dispensadas da frequência escolar obrigatória aos sábados e que soldados adventistas não precisavam apresentar-se ao serviço nesse dia. Para ele, esse reconhecimento demonstrava que a liberdade religiosa não era uma expressão vazia.
O cônsul-geral alemão, que acompanhava as apresentações, enviou um relatório entusiasmado à embaixada, afirmando que a presença da delegação havia sido politicamente muito útil. Observou que não fora pronunciada uma única palavra sobre problemas de liberdade religiosa na Alemanha, embora houvesse numerosas críticas às condições existentes em outros países europeus. Atribuiu esse resultado à delegação alemã, que demonstrara firme alinhamento com o governo. Hulda Jost recebeu elogios especiais, pois, do ponto de vista das autoridades alemãs, suas declarações haviam sido excelentes. Ela afirmou que a Igreja era livre para realizar seu trabalho na Alemanha desde que não se envolvesse em política e declarou sentir-se protegida pelo governo. O diplomata concluiu que sua atuação produzira resultados excelentes, conquistando simpatia não apenas pela pessoa da conferencista, mas também pela nova Alemanha. De São Francisco, Jost retornou a Washington para uma reunião de avaliação na embaixada, onde o embaixador recebeu cordialmente a dirigente e Schubert e manifestou sua satisfação, declarando que a missão havia obtido sucesso superior a cem por cento. O relatório enviado ao Ministério das Relações Exteriores também destacou que Jost conseguira despertar boa vontade em relação à Alemanha e dissipar preconceitos, sendo especialmente importante o fato de uma mulher ter desempenhado esse papel diante da sociedade americana.
A propaganda favorável ao Reich prosseguiu mesmo quando os privilégios desapareceram
Roland Blaich — 33:34 a 39:17
Depois de retornar à Alemanha, Hulda Jost procurou obter aquilo que considerava a recompensa mais desejável por sua missão: uma audiência com Adolf Hitler. Entretanto, em vez de ser recompensada, sentiu-se insultada pelas dificuldades crescentes que a denominação passou a enfrentar diante das autoridades. Em 18 de maio de 1936, enquanto dirigentes adventistas ainda estavam nos Estados Unidos, novos decretos exigiram que as crianças frequentassem a escola aos sábados. Soldados adventistas também passaram a enfrentar maiores restrições à observância sabática. Decepcionada, Jost escreveu ao doutor Thomalla, do Ministério da Propaganda, documentando as medidas repressivas e solicitando ajuda. Recordou suas realizações em favor da Alemanha e pediu que fossem consideradas provas da lealdade adventista e dos esforços desenvolvidos pela delegação em benefício do governo e do povo alemão na assembleia de São Francisco. Explicou que havia enfatizado a suposta tolerância do regime em questões de fé e consciência, tema também destacado por Schubert e outros participantes. A situação era contraditória: os dirigentes defendiam a causa alemã nos Estados Unidos enquanto, em sua própria terra, enfrentavam restrições impostas pelas autoridades do regime que promoviam.
Jost reconheceu expressamente que a delegação havia tomado conhecimento dessas dificuldades enquanto estava nos Estados Unidos, mas decidira permanecer em silêncio para não destruir a boa impressão que conseguira produzir. A confissão é particularmente importante porque mostra que a propaganda favorável à Alemanha foi mantida mesmo quando os participantes conheciam fatos que contrariavam sua apresentação pública. Embora Joseph Goebbels tenha intervindo mediante uma carta ao Ministério dos Assuntos Eclesiásticos do Reich, o apelo de Jost não obteve resultados evidentes.
Em novembro de 1936, o Washington Post publicou um artigo de um reverendo chamado Scopes, residente em Takoma Park, Maryland, denunciando a repressão contra cristãos que guardavam o sábado na Alemanha. Embora não mencionasse a denominação do autor, a redação sugeria que se tratava de um pastor adventista. O embaixador Hans Luther comunicou o episódio ao Ministério das Relações Exteriores como propaganda indesejável contra a Alemanha e sugeriu que Hulda Jost preparasse uma resposta. Os dirigentes adventistas alemães conheciam a reação negativa das autoridades a denúncias dessa natureza e consideraram o episódio um retrocesso nos esforços para melhorar suas relações com o Estado. Houve grande alívio quando se descobriu que Scopes não era pastor adventista. O caso então passou a ser visto como oportunidade para demonstrar novamente a lealdade da Igreja e sua utilidade na promoção da imagem alemã no exterior.
Jost concordou em colaborar, e dois artigos foram preparados e enviados à Associação Geral, um destinado ao Washington Post e outro à Review and Herald. O Comitê da Associação Geral, entretanto, considerou imprudente envolver-se diretamente na defesa do governo alemão e decidiu não encaminhar os textos para publicação. E. D. Dick escreveu a Schubert que a política denominacional consistia em ser leal aos governos dos países nos quais os adventistas desenvolviam seu trabalho e que, por se tratar de uma organização mundial, a Igreja deveria evitar manifestações hostis contra qualquer nação. Seu trabalho, afirmou, era fundamentalmente espiritual, não sendo responsabilidade da denominação envolver-se nos assuntos políticos dos países.
Os contatos de Hulda Jost com os auxiliares de Hitler e a Gestapo
Roland Blaich — 39:17 a 44:04
O episódio do artigo publicado no Washington Post deu origem a outra iniciativa do Ministério da Propaganda em favor de Hulda Jost e de sua Igreja. Por sugestão do doutor Thomalla, Jost solicitou uma audiência com o capitão Wiedemann, ajudante de ordens de Hitler. Para sua surpresa, foi recebida no dia seguinte. O oficial, evidentemente informado pelo Ministério da Propaganda, conhecia seu trabalho e os serviços que prestara à Alemanha. Para reforçar seus argumentos em favor da denominação, Jost apresentou o álbum de recortes e as cartas que documentavam suas atividades nos Estados Unidos. O capitão prometeu levar a questão ao conhecimento do Führer.
Um episódio demonstra particularmente o valor de suas relações políticas. A Gestapo investigava um caso no qual enfermeiras pertencentes à Associação Adventista de Enfermeiras haviam sido dispensadas por serem consideradas politicamente pouco confiáveis. Um relatório desfavorável poderia provocar a dissolução de toda a associação ou mesmo trazer consequências graves para a denominação. Alarmada, Jost pediu ao Ministério da Propaganda que realizasse uma investigação própria. O procedimento foi concluído rapidamente, com um relatório declarando as enfermeiras politicamente confiáveis. Assim, ela conseguiu impedir uma medida que poderia atingir sua organização, pois a Gestapo dificilmente contrariaria as conclusões apresentadas por outro ministério importante do regime. Suas relações políticas dentro da Alemanha e seus contatos internacionais faziam dela uma figura influente, cuja atuação não podia ser ignorada pelos dirigentes religiosos.
Outro episódio ocorreu em 1937, quando Jost soube de planos para dissolver a denominação. G. W. Schubert escreveu que a situação se assemelhava à época da rainha Ester. Uma autoridade importante conseguiu acesso à seção da polícia secreta onde estavam reunidos os documentos contra os adventistas, e o oficial responsável ficou surpreso ao receber Hulda Jost acompanhada de uma ordem que determinava que deveria ouvi-la. Segundo Schubert, Jost ainda tremia quando lhe contou a experiência. Seus amigos dentro do governo conseguiram alcançar autoridades superiores da Gestapo, que utilizaram sua influência para interromper a tentativa de dissolução. A dirigente empregou, portanto, suas relações governamentais para proteger a organização, e continuou tentando obter ajuda em escalões ainda mais elevados, chegando a encaminhar, com seus aliados do Ministério da Propaganda, uma petição a Rudolf Hess, vice de Hitler. Talvez esperasse uma intervenção pessoal do Führer, mas isso não aconteceu. A Igreja Adventista alemã continuou existindo sob a sombra da insegurança até a queda do Terceiro Reich.
Durante uma visita à Escandinávia, em março de 1938, Hulda Jost adoeceu e morreu no Sanatório Skodsborg, na Dinamarca. Não viveu para testemunhar os acontecimentos posteriores de novembro daquele ano, quando a violência antissemita da chamada Noite dos Cristais Quebrados revelou de maneira ainda mais evidente a brutalidade do regime. Durante a viagem americana, Louise Kleuser havia escrito a McElhany manifestando preocupação com aquilo que poderia acontecer à Igreja se a situação política alemã mudasse. Considerava que Jost estava brincando com fogo e temia que sua propaganda trouxesse consequências futuras muito mais constrangedoras do que os benefícios imediatos percebidos pelos administradores próximos dos acontecimentos.
O julgamento do historiador: participação voluntária na propaganda nazista
Roland Blaich — 45:11 a 54:27
Para compreender a importância da missão americana de Hulda Jost, precisamos reconhecer que ela representou apenas uma pequena parte de uma política complexa destinada a conquistar o favor do Estado nazista. Não há dúvida de que o principal objetivo da viagem era obter a boa vontade das autoridades e convencê-las da lealdade e do apoio da Igreja. Jost foi eficaz porque falava com grande convicção, o que nos leva a perguntar se sua atuação propagandística era realmente apenas um expediente calculado para agradar ao regime. As pessoas que conviveram com ela nos Estados Unidos estavam convencidas de que agia por patriotismo e de que seu entusiasmo por Hitler e pela nova Alemanha era sincero. Neff, que viajou com ela durante cinco horas de trem, observou que os assuntos nacionalistas a atraíam intensamente e que bastava conversar com Jost por pouco tempo para perceber sua dedicação a Hitler e sua hostilidade em relação aos judeus. Louise Kleuser confirmou essa avaliação quando discutiu com ela a questão judaica, pois Jost sustentava que os judeus estavam recebendo aquilo que mereciam e chegou a justificar sua posição recorrendo à passagem bíblica sobre o sangue de Cristo cair sobre o povo e seus filhos.
Kleuser, que se considerava adventista antes de qualquer identidade nacional, julgou ofensivo aquele nacionalismo e incompatível com seu compromisso cristão. Tentou advertir Jost, mas foi repreendida por não demonstrar suficiente patriotismo alemão. A conferencista, apresentada por alguns dirigentes como uma espécie de Débora ou Ester moderna, aparentemente não percebia contradição entre servir a Deus e servir à pátria da maneira como fazia. Abraçava ambas as causas com entusiasmo, sem reconhecer suficientemente o conflito entre as exigências do nacionalismo e os ensinamentos de Cristo. Hulda Jost, entretanto, não estava sozinha. A posição patriótica de G. W. Schubert merece atenção especial porque ele nem sequer havia nascido na Alemanha. Ao mesmo tempo, não era incapaz de reconhecer a ameaça anticristã presente no nazismo. Numa carta de 20 de julho de 1934, dirigida a Emil Gugel, comparou a situação adventista alemã com aquela existente na Rússia bolchevique, onde dirigentes faziam declarações públicas favoráveis à liberdade religiosa apesar das restrições sofridas pelos fiéis. Schubert chegou a considerar ingênuos muitos obreiros e administradores alemães que não percebiam a gravidade da situação e previu dificuldades maiores. Apesar disso, acabou participando ativamente da mesma política de aproximação que anteriormente criticara.
Mais importante do que discutir as motivações particulares de Jost e Schubert é examinar a dimensão ética de seus atos. Ambos disseram às plateias americanas que as autoridades nazistas respeitavam a liberdade de consciência por princípio e que sua Igreja desfrutava plena liberdade religiosa, embora conhecessem as restrições enfrentadas pela denominação. É possível que Jost acreditasse que as medidas hostis fossem iniciativas de autoridades equivocadas e não correspondessem às intenções de Hitler. Ainda assim, tanto ela quanto Schubert conheciam a extensa relação de dificuldades e violações da liberdade religiosa que atingiam os adventistas alemães. Jost também apresentou de maneira enganosa suas relações pessoais com figuras importantes do governo, vangloriando-se de amizade com Goebbels, Göring e Hitler. Além de oferecer aos americanos uma imagem distorcida da situação alemã, Jost e Schubert enganaram os próprios membros adventistas na Alemanha por meio de relatos publicados em Der Adventbote. Não pode haver dúvida de que foram participantes voluntários da propaganda nazista e de que, ao fazê-lo, tornaram-se participantes do engano promovido pelo regime acerca da verdadeira natureza e das intenções do nacional-socialismo.
Ao avaliarmos essa política, entretanto, também precisamos considerar quais alternativas os dirigentes acreditavam possuir. Não se tratava apenas da possível proibição de uma igreja e de suas instituições, mas do risco de sofrimento e morte para numerosos adventistas. A experiência das Testemunhas de Jeová demonstra o que poderia acontecer com integrantes de organizações religiosas que se recusavam a colaborar com as exigências estatais, pois muitos sofreram perseguição, prisão e morte. Os adventistas alemães foram poupados, em grande medida, de um destino semelhante. Resta, porém, a pergunta fundamental: uma Igreja preservada à custa da consciência é realmente uma Igreja preservada? Como Louise Kleuser escreveu numa carta a McElhany, em certas questões os princípios precisam estar acima da conveniência. É com essa pergunta que encerro minha exposição.
O debate posterior: a Igreja diante de outros regimes autoritários
As experiências adventistas na Tchecoslováquia e na Alemanha Oriental
Roland Blaich e participantes — 54:27 a 1:03:39
Depois dos agradecimentos do moderador, Blaich acrescentou algumas observações pessoais para ampliar a perspectiva histórica. Recordou uma viagem realizada em 1984 à Tchecoslováquia, quando esteve em Praga na companhia de sua esposa Edith e de amigos do Walla Walla College. A congregação adventista local os recebeu com grande hospitalidade e organizou uma reunião social num sábado à noite. Quando chegaram, o primeiro ancião chamou Blaich discretamente para um canto do salão e pediu que levasse uma mensagem aos Estados Unidos. Contou que a congregação recebera recentemente a visita de Neal C. Wilson, presidente da Associação Geral, que havia discursado sobre como era maravilhoso ser adventista naquele país socialista, afirmando que a Igreja desfrutava plena tolerância e não enfrentava dificuldades para realizar sua missão. Os membros precisaram permanecer sentados e sorrindo porque sabiam que estavam sendo observados pela polícia secreta. O ancião pediu que Blaich fizesse alguma coisa para impedir a continuação daquela propaganda, pois os membros estavam cansados de ouvir declarações oficiais que não correspondiam à realidade que viviam.
Blaich também recordou seu início no ministério pastoral em Berlim Ocidental, em 1957, antes da construção do Muro. Nas reuniões ministeriais, frequentemente encontrava colegas que trabalhavam na Alemanha Oriental, e alguns desses jovens pastores relatavam que ministros adventistas estavam se oferecendo voluntariamente para atuar como oradores de propaganda em favor do regime socialista, exaltando suas supostas realizações na promoção da paz mundial. Aquilo alarmava tanto os colegas do lado oriental quanto os jovens ministros do lado ocidental. Mais tarde, quando Blaich começou suas pesquisas sobre o adventismo durante o nazismo, visitou os arquivos do Ministério dos Assuntos Eclesiásticos do Reich, localizados em Potsdam, e aproveitou a viagem para procurar documentos em Friedensau. Grande parte dos arquivos denominacionais relativos ao período nazista havia sido destruída nos bombardeios de Hamburgo, onde funcionava a editora adventista. Por isso, imaginou que poderia encontrar material complementar no seminário. Ao chegar, foi recebido por seu diretor, Manfred Böttcher, que imediatamente começou uma exposição sobre a liberdade de que os adventistas supostamente desfrutavam na Alemanha Oriental. Blaich percebeu que o dirigente falava para benefício da Stasi, a polícia secreta, pois sabia que suas palavras poderiam estar sendo gravadas. Ouviu pacientemente, mas encontrou pouca documentação aproveitável.
O historiador recordou ainda que, durante o governo Reagan, soube de audiências realizadas por uma comissão do Senado americano sobre liberdade religiosa em países pertencentes à órbita soviética. Entre os religiosos que viajaram a Washington estava um dirigente adventista chamado Popa, que apresentou uma situação de completa liberdade, sem interferências governamentais na missão da Igreja, declaração que Blaich considerava falsa. Segundo seu relato, o secretário de Estado George Shultz não aceitou esses testemunhos como retrato fiel da situação e preferiu os relatórios da Anistia Internacional, deixando de conceder determinados benefícios comerciais aos países envolvidos. Blaich afirmou que ficou indignado com as declarações enganosas de dirigentes religiosos e com a ausência de consequências disciplinares que lhe fossem conhecidas. Observou que esse episódio ainda mereceria pesquisa e concluiu que a colaboração com regimes autoritários não era um problema restrito à Alemanha nazista, mas uma questão recorrente na história das relações entre instituições religiosas e governos.
A preservação da instituição e o direito individual de consciência
Debate — 1:03:39 a 1:24:44
Um participante chamado Leland agradeceu a apresentação e perguntou se a própria institucionalização das organizações religiosas não as tornava vulneráveis à manipulação por parte dos governos. Blaich concordou e afirmou que havia passado muitas noites acordado refletindo sobre essa questão, especialmente ao pensar em dirigentes como Adolf Minck, que enfrentaram responsabilidades extremamente difíceis. Recordou que, durante sua infância na Alemanha nazista, sua própria mãe fora interrogada e ameaçada com um campo de concentração, regressando para casa profundamente abalada. A família conhecia a existência desses campos e o sistema de intimidação do regime, embora não conhecesse toda a realidade dos campos de extermínio. Blaich relatou que havia conhecido pessoalmente Minck depois da guerra e o considerava um pastor bondoso, cuidadoso e genuinamente preocupado com as pessoas, mas submetido a responsabilidades para as quais talvez não estivesse preparado. Reconheceu sua compaixão por ele e afirmou que continuava perguntando a si mesmo se poderia ter agido melhor nas mesmas circunstâncias.
Outro participante, Robert Ramsey, perguntou se outras denominações também haviam enviado representantes aos Estados Unidos para promover uma imagem favorável de Hitler. Blaich respondeu afirmativamente e explicou que metodistas e batistas haviam desenvolvido iniciativas semelhantes. Mencionou especialmente o bispo metodista John L. Nuelsen, americano de ascendência alemã que defendia um tratamento mais justo para a Alemanha depois do Tratado de Versalhes. Segundo o historiador, Nuelsen passou a perceber que as autoridades nazistas utilizavam suas manifestações em benefício da propaganda do regime e esperavam que continuasse oferecendo declarações favoráveis. Sua consciência acabou não permitindo que prosseguisse, e ele se aposentou, mudando-se para a Suíça. Blaich contrastou essa atitude com a atuação posterior de um sucessor metodista nacionalista, que realizou viagens de propaganda aos Estados Unidos e defendeu a Alemanha nazista diante de públicos internacionais. O regime valorizava essas atividades porque as igrejas americanas e britânicas possuíam influência sobre a opinião pública e, indiretamente, sobre a política externa de seus países.
Um terceiro participante, Art, perguntou como dirigentes religiosos poderiam preservar uma instituição sem perder de vista os princípios que justificavam sua existência. Recordou que a preocupação com edifícios, cargos e continuidade administrativa poderia transformar-se em objetivo superior ao próprio evangelho e observou que Romanos 13 frequentemente era utilizado para justificar a submissão aos governantes. Pediu que Blaich imaginasse qual conselho daria a um presidente da Associação Geral diante de circunstâncias semelhantes. O historiador respondeu que procurava ensinar História convidando seus alunos a considerar as decisões possíveis dentro das condições concretas enfrentadas pelos protagonistas. Seu conselho consistiria em retomar a pergunta com a qual encerrara sua exposição: uma Igreja preservada à custa da consciência foi realmente preservada? Para ele, a liderança deveria aconselhar cada pessoa a seguir sua consciência e reconhecer que nenhum administrador religioso possui autoridade sobre a consciência individual.
Nesse contexto, Blaich recordou a crise adventista de 1914. Quando a Alemanha entrou na Primeira Guerra Mundial, L. R. Conradi estava fora do país, e dirigentes que permaneceram no território alemão enviaram uma comunicação às autoridades militares afirmando que os adventistas cumpririam seu dever patriótico, inclusive mediante o uso de armas e o serviço aos sábados. Segundo Blaich, essa declaração contribuiu para a divisão denominacional e para o surgimento do movimento adventista reformista. Membros que se recusavam a pegar em armas ou a trabalhar no sábado encontravam dificuldades diante das autoridades, porque estas respondiam que a própria Igreja havia prometido a participação de seus fiéis no serviço militar. Para o historiador, nenhum presidente da Associação Geral, de União ou de Associação deveria assumir o direito de determinar a consciência de outra pessoa. A liberdade individual de consciência deveria constituir um princípio fundamental da denominação, compreendido tanto pelos membros quanto pelos governantes.
Dietrich Bonhoeffer, o nacionalismo cristão e o dever de resistir
Debate — 1:24:44 a 1:30:01
Um participante chamado George agradeceu a apresentação e afirmou que sua história familiar, ligada à Tchecoslováquia, tornava o assunto particularmente importante para ele. Declarou que, quanto mais conhecia a conduta de dirigentes adventistas na Alemanha nazista, mais condenava aquilo que considerava covardia religiosa e mais admirava Dietrich Bonhoeffer, cuja resistência ao regime representava, em sua avaliação, uma alternativa moral muito diferente. Perguntou então como Blaich aconselharia os adventistas americanos associados ao movimento MAGA, que, segundo sua interpretação, estariam repetindo comportamentos semelhantes aos de cristãos alemães que apoiaram um governo fascista. Blaich respondeu que seu primeiro conselho seria ler os Evangelhos repetidamente, concentrando-se na vida e nos ensinamentos de Jesus. Relatou que já conversara com pessoas ligadas àquele movimento e não conseguira convencê-las de que poderia existir conflito entre suas posições políticas e os princípios cristãos. Segundo sua experiência, algumas acreditavam possuir todas as respostas e demonstravam pouca disposição para reconsiderar suas convicções.
George considerou a resposta sábia e reafirmou sua opinião de que cristãos não deveriam apoiar governos fascistas ou autoritários. O moderador aproveitou a discussão para recordar que a afirmação bíblica de que Deus é amor não deveria ser tratada como simples atributo religioso, mas como princípio central para avaliar as ações humanas. Se Deus age segundo o amor, os cristãos também precisam examinar suas decisões políticas, institucionais e pessoais a partir desse fundamento. Para o moderador, essa era precisamente uma das razões pelas quais a orientação de Blaich para retornar aos Evangelhos merecia atenção.
Os testemunhos de uma adventista que viveu sob o socialismo romeno
Debate — 1:30:01 a 1:42:16
Uma participante identificada como Linda agradeceu ao historiador e afirmou que poderia ouvi-lo durante horas, pois sua combinação de pesquisa documental e experiência pessoal tornava a apresentação excepcionalmente valiosa. Blaich respondeu que já tinha 88 anos, vivia numa residência assistida e precisava cuidar de sua esposa, razão pela qual acreditava não possuir a mesma capacidade de trabalho de anos anteriores. Entretanto, antes de encerrar sua participação, acrescentou uma lembrança destinada especialmente aos americanos que sempre haviam vivido num país livre. Durante a visita à congregação de Praga, conhecera um pastor adventista aposentado que também havia presidido uma Associação. Os dois viajaram juntos por diversas localidades da Tchecoslováquia, e o pastor começou a contar suas experiências com a polícia secreta. Frequentemente era convocado aos escritórios das autoridades sem conhecer previamente o motivo. Quando chegava, os agentes afirmavam possuir informações segundo as quais os adventistas seriam contrários ao comunismo e ao governo. Ele respondia que a denominação seguia historicamente uma política apolítica, sem apoiar nem combater governos. Os interrogadores, entretanto, diziam possuir seus próprios relatórios e começavam a perguntar sobre membros específicos da Igreja.
O pastor percebia que estava sendo interrogado sobre pessoas que lhe haviam confiado informações em sua condição de dirigente espiritual. Procurava evitar respostas comprometedoras, mas as autoridades insistiam, apresentavam detalhes provenientes de informantes internos e ameaçavam tomar medidas contra a organização. Depois, liberavam-no com instruções para regressar no mês seguinte. A situação se repetia, deixando-o cada vez mais dividido entre a obrigação de preservar a confiança dos membros e o receio de provocar repressão contra a denominação. Segundo seu relato, chegou ao ponto de sentir que estava sendo transformado, contra sua vontade, em informante sobre a própria comunidade religiosa. A tensão foi tão intensa que desenvolveu problemas cardíacos e precisou aposentar-se antecipadamente. Blaich afirmou que essa história mostrava como era difícil viver e agir como cristão sob um regime autoritário, esperando que os Estados Unidos não se aproximassem de circunstâncias semelhantes.
Outra participante, Dana, disse que reconhecia profundamente a experiência descrita, pois havia crescido na Romênia socialista. Seu marido, pais e avós possuíam histórias de interrogatórios, prisões e pressões governamentais. Ela afirmou que a palestra lhe provocara emoções intensas e recordou que, durante a infância e a juventude, precisava viver duas realidades diferentes: aquilo que se conversava dentro de casa e aquilo que podia ser dito publicamente. Sua família sabia da existência de informantes e conhecia os compromissos assumidos por administradores religiosos para conseguir publicar revistas adventistas e receber Bíblias. Também sabia que determinados níveis de cooperação com dirigentes socialistas, autoridades políticas e agentes da segurança estatal eram apresentados como preço necessário para preservar algumas atividades da denominação. Dana reconheceu que essas circunstâncias eram complexas, mas afirmou que sempre se ressentira das concessões feitas.
Ao ouvir Blaich falar sobre dirigentes da Associação Geral que visitavam países socialistas e anunciavam publicamente a existência de liberdade religiosa, Dana percebeu a diferença entre a perspectiva dos administradores e a experiência cotidiana dos membros. Segundo ela, os dirigentes frequentemente destacavam aquilo que a Igreja conseguira preservar, enquanto as pessoas que viviam sob o regime conheciam o preço das restrições ainda existentes. Sua mãe havia sido expulsa da escola cinco vezes e, na última ocasião, perdera definitivamente a possibilidade de concluir sua formação em enfermagem. Dana, por sua vez, enfrentara dificuldades menores. Nunca frequentara aulas nem trabalhara aos sábados na Romênia, mas, depois de mudar-se para os Estados Unidos e tornar-se capelã, passou a trabalhar nesse dia. Essa comparação demonstrava, em sua avaliação, como as condições históricas e pessoais podiam alterar a experiência da liberdade de consciência. Agradeceu a Blaich porque sua palestra a ajudara a compreender diferentes graus de liberdade e a complexidade moral das decisões administrativas.
A pergunta sobre a escatologia adventista e a colaboração com Hitler
Debate — 1:42:28 a 1:48:08
Um participante chamado Emanuel perguntou se a aproximação adventista com o regime de Hitler havia sido motivada principalmente pela conveniência institucional ou se também poderia estar relacionada à própria escatologia da denominação. Blaich respondeu que não conseguia oferecer uma explicação definitiva, pois as motivações variavam conforme os dirigentes examinados. Alguns reconheciam os perigos do nazismo, ainda que posteriormente participassem de políticas de colaboração. Outros aparentemente não compreendiam a profundidade do problema. O historiador afirmou que houve dirigentes e pastores adventistas que se filiaram a organizações nazistas, mencionando inclusive membros apoiadores da SS e integrantes de entidades como a NSV, a organização nacional-socialista de assistência. Essas filiações podiam oferecer vantagens práticas, pois os distintivos de pertencimento político facilitavam contatos com repartições governamentais e, em alguns casos, com autoridades da Gestapo. Segundo Blaich, alguns desses participantes reconheceram depois da guerra que tais vínculos abriam portas. Havia também pessoas que compartilhavam sinceramente ideias antissemitas, acreditando que os judeus estavam recebendo punição merecida por sua responsabilidade atribuída à morte de Cristo e procurando fundamentar essa percepção nas Escrituras.
Blaich ressaltou que sua própria família não era adventista durante a guerra. Seu pai havia sido luterano, e sua mãe, católica de origem suíça. O pai abandonara a Igreja Luterana depois de servir na Primeira Guerra Mundial, quando tivera contato com capelães militares que pregavam uma versão profundamente nacionalista da mensagem cristã, associando Jesus à guerra e aos interesses alemães. Quando voltava para casa durante as licenças militares, ouvia nas igrejas o mesmo discurso que rejeitara no campo de batalha. Por isso, ele e dois irmãos deixaram a denominação. O pastor anunciou publicamente que os três já não eram cristãos por terem abandonado a Igreja Luterana. Blaich destacou essa experiência familiar como exemplo de rejeição ao nacionalismo religioso muito antes do desenvolvimento pleno da ditadura nazista.
A família de Blaich ajudou judeus perseguidos pelo regime
Roland Blaich — 1:48:08 a 1:52:49
O pai de Blaich trabalhava como responsável pelas compras de uma fábrica pertencente a duas famílias judias, com as quais havia desenvolvido amizade próxima. Participavam juntos de caminhadas, excursões de esqui e viagens às montanhas. Quando os nazistas chegaram ao poder, as famílias começaram a perder progressivamente seus bens. O automóvel foi confiscado, a fábrica passou ao controle de um dirigente nazista e seus antigos proprietários acabaram confinados numa área de moradia destinada aos judeus em Stuttgart. Mesmo nessas circunstâncias, o pai de Blaich continuou visitando os amigos. Em algumas ocasiões, quando chegava ao apartamento superlotado onde estavam alojados, encontrava outros antigos empregados levando ovos e alimentos. Havia aconselhado as famílias a deixar a Alemanha, mas seus amigos eram veteranos condecorados da Primeira Guerra Mundial e acreditavam que não seriam atingidos pelo regime. Consideravam-se diferentes dos judeus contra os quais a propaganda nazista se dirigia e confiavam que seus serviços à pátria lhes garantiriam proteção.
Blaich recordou que aquelas famílias praticavam sua religião judaica e também participavam de algumas tradições natalinas. Uma das antigas proprietárias da fábrica costumava solicitar a seu pai uma lista de famílias pobres e crianças necessitadas da cidade. Na véspera do Natal, os dois saíam levando presentes num carrinho de mão para distribuí-los discretamente. Quase ninguém conhecia aquela atividade beneficente. Entretanto, na mesma cidade existiam pessoas, inclusive cristãos, que demonstravam profundo ódio aos judeus. Mais tarde, seu pai passou a trabalhar numa instituição bancária e tornou-se gerente de uma agência, conseguindo sustentar a família durante a guerra.
Perto do fim do conflito, o pai de Blaich recebeu a visita inesperada de um conhecido que atuava como auxiliar da Gestapo. O homem advertiu que seu nome aparecia numa lista, informação que o pai interpretou como possível indicação de que seria preso ou eliminado. Nos últimos dias antes da chegada das tropas americanas à cidade, preparou um carrinho com alimentos e cobertores e, depois do primeiro alerta aéreo, retirou a família de casa. Atravessaram ruas escuras e desertas, seguiram para a floresta e as montanhas e encontraram abrigo numa pedreira abandonada. Foi ali que sobreviveram aos dias finais da guerra. Blaich concluiu que talvez as autoridades tivessem procurado seu pai, mas não conseguiram encontrá-lo.
Os adventistas que esconderam judeus e a negativa de apoio institucional
Roland Blaich — 1:52:49 a 1:57:00
O historiador observou que o preconceito contra os judeus era amplamente disseminado na sociedade alemã e também estava presente entre adventistas. Entretanto, conhecera pessoas da denominação que rejeitavam esse preconceito. Mencionou um presidente da União do Sul da Alemanha, em Stuttgart, que havia escondido judeus e colocado em risco sua própria vida e a segurança da família. Acrescentou que encontrara nos arquivos da Associação Geral correspondências relativas a iniciativas destinadas a ajudar judeus a sair da Alemanha. Em um dos casos, um médico adventista de origem judaica, Robert Rosenthal, que também era primeiro ancião de uma importante congregação de Stuttgart, seria chamado para uma atividade missionária nos Estados Unidos, de modo a obter documentos que lhe permitissem deixar o território alemão. Segundo Blaich, o Departamento de Estado americano criou obstáculos à operação, advertindo contra a utilização de designações missionárias para facilitar a saída de judeus. O plano previa que Rosenthal posteriormente trabalharia como médico missionário no Oriente Médio, destino cuja adequação o historiador também questionou.
Blaich relatou ainda que, num artigo publicado na Adventist Today, havia mencionado o caso de um adventista de Berlim que recebeu uma advertência administrativa: se enfrentasse dificuldades com as autoridades por esconder judeus, não deveria esperar apoio institucional, pois estaria agindo por conta própria. O pesquisador enfatizou que existiram indivíduos que seguiram a própria consciência e arriscaram tudo para proteger pessoas perseguidas, mas que era difícil encontrar documentação dessas atividades, justamente porque precisavam ser mantidas em segredo. Mesmo depois da guerra, alguns envolvidos hesitavam em falar sobre suas ações, pois continuavam enfrentando a hostilidade de pessoas que consideravam traidores aqueles que haviam trabalhado contra o regime. O moderador agradeceu e observou que os testemunhos pessoais estavam enriquecendo de maneira extraordinária a discussão histórica.
Adventist Today, o nacionalismo cristão e as interpretações de Apocalipse 13
Debate — 1:57:14 a 2:04:06
A etapa seguinte da reunião foi dedicada a alguns anúncios dos organizadores, incluindo a apresentação de uma futura palestra sobre nacionalismo cristão numa perspectiva global e um agradecimento aos participantes que contribuíam financeiramente para as atividades da Adventist Today. Os organizadores destacaram que a publicação independente procurava oferecer um espaço de discussão e convivência para adventistas com diferentes perspectivas sobre a Igreja. O moderador então convidou Eduardo a apresentar sua pergunta. Ele recordou uma visita ao Museu do Holocausto em Washington, onde encontrara um livro destinado aos comentários dos visitantes. Lembrou que um conhecido investigador de criminosos nazistas havia sido questionado sobre a possibilidade de o Holocausto acontecer novamente e respondera que, se as mesmas circunstâncias voltassem a existir, atrocidades semelhantes poderiam repetir-se. Eduardo afirmou que escrevera no livro do museu que isso aconteceria novamente porque estaria profetizado em Apocalipse 13.
A pergunta dirigida a Blaich era se os cristãos poderiam chegar a uma situação em que não conseguiriam impedir determinados acontecimentos, uma vez que as profecias precisariam cumprir-se. Eduardo recordou episódios bíblicos envolvendo Daniel e Pedro e perguntou se, apesar das tentativas de advertir governantes e convencer as pessoas a mudar de conduta, não seria necessário reconhecer que certos acontecimentos fariam parte do cumprimento da profecia. O historiador respondeu que não concordava com uma conclusão tão passiva. Acreditava que os indivíduos podiam fazer muita coisa, especialmente mediante seus relacionamentos com amigos, vizinhos e outras pessoas próximas. Mesmo que não conseguissem modificar todo o cenário político ou social, poderiam produzir mudanças em escala menor e exercer alguma influência positiva. Para Blaich, a perspectiva profética não eliminava a responsabilidade individual de agir.
Romanos 13 e o direito cristão de desobedecer a governos injustos
Roland Blaich — 2:04:06 a 2:08:13
Blaich acrescentou que tinha dificuldades com a maneira como Romanos 13 costumava ser interpretado. Recordou uma informação que encontrara num livro relacionado ao compositor Johannes Brahms, segundo a qual um estudioso do Novo Testamento teria afirmado que a passagem sobre submissão às autoridades não aparecia nos códices mais antigos. O próprio historiador esclareceu que não conseguira confirmar essa informação. Sua preocupação principal, contudo, estava na utilização da passagem para justificar a obediência indiscriminada aos governos. Argumentou que o texto bíblico atribui às autoridades uma finalidade moral: punir os maus e recompensar os bons. Perguntou então o que acontece quando um governo age precisamente de maneira contrária, punindo pessoas justas e protegendo ou incentivando a maldade. Para ele, o regime nazista constituía exemplo evidente de uma autoridade que havia abandonado a finalidade moral que deveria justificar sua existência.
O historiador recordou também a declaração de Pedro diante das autoridades de Jerusalém, segundo a qual é necessário obedecer a Deus antes dos seres humanos. Defendeu que a responsabilidade do cristão pertence primeiramente a Deus e somente depois ao Estado. Acrescentou que determinadas tradições protestantes, especialmente aquelas influenciadas pelo calvinismo, haviam desenvolvido uma compreensão mais adequada dos limites da obediência civil, segundo a qual a autoridade deveria ser respeitada quando suas exigências estivessem de acordo com os mandamentos divinos. Quando o Estado exigisse ações contrárias a esses princípios, a desobediência poderia tornar-se um dever de consciência. Blaich afirmou que não se sentia confortável atribuindo automaticamente a Deus a responsabilidade por qualquer governo, independentemente de sua conduta, e concluiu que os cristãos precisavam defender de maneira muito mais clara o direito de desobedecer às autoridades quando suas exigências contrariassem aquilo que deviam a Deus.
O encerramento: a memória histórica como resistência ao autoritarismo
Debate — 2:08:27 até o final da transcrição
Uma antiga colega de Roland Blaich pediu a palavra para agradecer sua apresentação. Disse que, embora conhecesse o historiador havia muitos anos, continuava impressionada com a qualidade de seu trabalho e discordava de sua afirmação de que seu tempo de contribuição havia passado. Destacou que a experiência de alguém que vivera pessoalmente acontecimentos do período nazista, posteriormente os estudara em arquivos e agora relacionava essas descobertas a problemas contemporâneos era particularmente importante para as novas gerações. Mesmo que a idade tivesse reduzido algumas de suas capacidades físicas, sua determinação, suas preocupações éticas e sua disposição de fazer perguntas difíceis continuavam presentes. A colega insistiu para que não desvalorizasse a própria idade nem a importância de seu testemunho.
A participante também refletiu sobre a maneira como sociedades livres podem acostumar-se progressivamente a acontecimentos autoritários. Comparou o processo a uma sucessão lenta de pequenas agressões que, repetidas durante anos, acabam reduzindo a capacidade das pessoas de perceber a gravidade das mudanças. Recordou que havia participado recentemente de uma manifestação pública em Calistoga, ao lado de aproximadamente quatrocentos vizinhos, e afirmou que experiências desse tipo poderiam ajudar os americanos a compreender a necessidade de defender liberdades que haviam considerado garantidas. Para ela, o relato de Blaich mostrava concretamente aquilo que uma sociedade poderia perder quando deixasse de resistir à normalização do autoritarismo.
Blaich agradeceu as palavras da colega e comentou que a velhice traz dificuldades, incluindo limitações auditivas e visuais. Reconheceu que sua visão física já não era a mesma, mas afirmou que sua visão interior permanecia preservada. O moderador encerrou agradecendo novamente a participação do historiador e destacando a presença de mais de 125 pessoas na reunião. A transcrição fornecida termina durante essas palavras finais de agradecimento.
Fonte da tradução: Palestra de Roland Blaich e debate completo no YouTube.
Esta versão reúne as falas em parágrafos contínuos e reduz os intertítulos às mudanças relevantes de assunto, mantendo a sequência das apresentações e perguntas. Os trechos historicamente mais importantes — a campanha de Hulda Jost, as duas conferências na Assembleia Geral, as declarações favoráveis a Hitler, os contatos com a Gestapo e a avaliação de Blaich sobre a participação voluntária na propaganda nazista — permanecem identificados com seus respectivos horários.





