RODRIGO SILVA E O NAZISMO ADVENTISTA: Heróis individuais não absolvem uma igreja institucionalmente culpada
Pastor adventista admite que membros da IASD se calaram diante de Hitler, mas omite o papel dos dirigentes, das publicações oficiais e das comunidades que excluíram irmãos de origem judaica. Ao citar adventistas heroicos, desloca a responsabilidade institucional para o terreno das escolhas individuais.
Há uma contradição reveladora na maneira como o pastor adventista Rodrigo P. Silva aborda o comportamento de sua denominação durante o regime nazista. Em uma fala de aproximadamente um minuto e meio, ele reconhece que muitos adventistas se calaram diante de Adolf Hitler, chegando a transgredir a observância do sábado para evitar problemas com o governo. Compara esse comportamento à coragem de testemunhas de Jeová que preferiram sofrer nos campos de concentração a renunciar às próprias convicções. Entretanto, quando sua argumentação poderia avançar para a responsabilidade da organização religiosa, Rodrigo muda de assunto: passa a mencionar adventistas que salvaram judeus, o protagonista de Hotel Ruanda e Desmond Doss, o herói de Até o Último Homem. Ao final, tudo se transforma numa lição genérica sobre a existência de pessoas boas e ruins em todas as religiões.
O problema não está nos exemplos de coragem apresentados pelo pastor. Está naquilo que desaparece quando esses exemplos entram em cena: a responsabilidade histórica da própria Igreja Adventista do Sétimo Dia pelas decisões tomadas em seu nome durante a Alemanha nazista.
Logo no início, Rodrigo afirma que havia muita gente de sua Igreja que permaneceu calada diante de Hitler para não enfrentar problemas. A expressão parece uma admissão corajosa, mas também serve para deslocar a discussão. Afinal, quem eram essas pessoas? Apenas membros comuns, assustados com a possibilidade de perder o emprego, a liberdade ou a vida? Ou também presidentes de associações, administradores de uniões, dirigentes responsáveis por publicações, pastores que transmitiam orientações oficiais e líderes que procuravam demonstrar às autoridades nazistas a lealdade da denominação?
Essa distinção é fundamental. O problema histórico do adventismo alemão não se limitou à covardia de fiéis isolados. Houve manifestações de apoio político, propaganda favorável ao regime, acomodação das práticas religiosas às exigências do Estado e exclusão de membros de ascendência judaica. Essas condutas ocorreram dentro de estruturas eclesiásticas que possuíam dirigentes, mecanismos disciplinares, publicações oficiais e autoridade administrativa. Reduzi-las à afirmação de que havia adventistas que se calavam diante de Hitler significa deixar de examinar justamente a dimensão mais comprometedora dessa história.
A CONFISSÃO QUE RODRIGO P. SILVA NÃO MENCIONOU
Em 2005, sessenta anos depois do encerramento da Segunda Guerra Mundial, as lideranças adventistas da Alemanha e da Áustria divulgaram uma declaração formal de arrependimento. O documento, publicado pela própria rede mundial de notícias da denominação, reconheceu que publicações adventistas haviam glorificado Adolf Hitler e difundido ideias antissemitas. Reconheceu também que comunidades adventistas excluíram e abandonaram membros de origem judaica, deixando-os expostos à prisão, ao exílio e à morte.
Não se trata de uma acusação formulada por inimigos religiosos da IASD. Trata-se de um reconhecimento oficial produzido dentro da própria denominação.
Mais reveladoras ainda foram as declarações dos dirigentes e historiadores ouvidos pela Adventist News Network. Rolf Pöhler reconheceu que os adventistas não haviam apenas permanecido em silêncio, mas publicado conteúdos que jamais deveriam ter publicado. Explicou que lideranças foram além do necessário para demonstrar lealdade ao governo nazista. O historiador adventista Daniel Heinz confirmou que dirigentes se adaptaram à ideologia antissemita e, em determinadas situações, fizeram mais do que lhes era exigido para agradar às autoridades.
Portanto, a questão não é simplesmente saber quantos adventistas foram corajosos ou covardes. A própria documentação adventista reconhece que houve participação organizada, decisões administrativas e concessões religiosas destinadas a preservar a posição institucional da Igreja diante do regime.
Essa é a confissão que deveria ocupar o centro de qualquer comentário pastoral sério sobre adventismo e nazismo.
Porque existe uma diferença imensa entre admitir que alguns membros tiveram medo de Hitler e reconhecer que a denominação participou de práticas que contribuíram para isolar e abandonar os perseguidos.
QUANDO OS HERÓIS SERVEM PARA ESCONDER A INSTITUIÇÃO
Aos 41 segundos, Rodrigo P. Silva começa a apresentar exemplos positivos. Recorda que adventistas salvaram judeus durante a Segunda Guerra Mundial e menciona pessoas reconhecidas por sua coragem. Em seguida, evoca Hotel Ruanda e Até o Último Homem, chegando à conclusão de que existem adventistas que dão orgulho e outros que causam vergonha.
Essa mudança de perspectiva merece atenção.
Quando o assunto são os heróis, sua condição de adventistas passa a ser motivo de orgulho denominacional. O pastor celebra o fato de pertencerem à mesma Igreja. Entretanto, quando o assunto são os comportamentos vergonhosos durante o nazismo, desaparecem da narrativa as estruturas institucionais, os dirigentes e as decisões tomadas em nome da organização. Restam apenas indivíduos que se comportaram mal.
Assim, os méritos individuais são incorporados à reputação da Igreja, enquanto as culpas institucionais são reduzidas aos defeitos pessoais de alguns membros.
Desmond Doss demonstrou extraordinária coragem ao socorrer soldados feridos na Segunda Guerra Mundial. Sua decisão de não portar armas e sua dedicação ao salvamento de vidas merecem reconhecimento. Mas o heroísmo de Doss, cidadão norte-americano servindo no Exército dos Estados Unidos, não absolve as administrações adventistas alemãs que se acomodaram ao regime nazista.
Da mesma forma, os adventistas que efetivamente esconderam judeus e arriscaram suas próprias vidas merecem homenagem. Sua coragem, entretanto, não apaga a conduta daqueles que utilizaram a autoridade religiosa para excluir irmãos perseguidos.
Aliás, a existência de adventistas resistentes torna ainda mais grave o comportamento dos dirigentes coniventes. Demonstra que havia outras possibilidades morais, mesmo em circunstâncias de enorme perigo. Enquanto alguns protegeram perseguidos, outros procuraram preservar a segurança da organização afastando justamente aqueles que precisavam de proteção.
Uma instituição não pode reivindicar os heróis como demonstração de sua grandeza e, simultaneamente, tratar os atos de seus dirigentes como episódios privados sem consequências para sua própria responsabilidade histórica.
O IRMÃO QUE A IGREJA EXCLUIU E OS NAZISTAS ASSASSINARAM
O caso de Manfred Wachenheimer constitui uma resposta particularmente contundente à maneira como Rodrigo organiza seu comentário.
Wachenheimer era um adventista de origem judaica que frequentava a congregação de Leipzig. Durante a perseguição nazista, membros de sua própria comunidade pressionaram por sua exclusão. A medida foi apresentada como uma providência formal para atender às exigências raciais do Estado. Mesmo excluído, Wachenheimer continuou buscando participar dos cultos.
Quando tentaram impedi-lo, o pastor Hermann Kobs interveio em sua defesa. A reação foi uma denúncia contra o próprio pastor, feita por pessoas de sua comunidade à Gestapo. Kobs foi preso em março de 1942 e posteriormente afastado do ministério pastoral em Leipzig.
Wachenheimer, por sua vez, foi enviado ao campo de concentração de Buchenwald, onde foi assassinado em 4 de julho de 1942.
Esses acontecimentos foram publicados pela própria Igreja Adventista na Alemanha, em 2021, quando se noticiou a instalação de uma pedra memorial diante da antiga comunidade adventista de Leipzig.
É preciso compreender toda a gravidade religiosa desse episódio. Wachenheimer não estava pedindo que a Igreja organizasse uma revolução armada contra Hitler. Queria continuar adorando a Deus com seus irmãos. Mas sua ascendência judaica havia se tornado um problema para a congregação. A solução encontrada foi afastar o perseguido; e quem tentou defendê-lo também acabou denunciado e punido.
A política de extermínio era nazista. O assassinato foi cometido pelo regime. Mas a exclusão do irmão, a denúncia contra seu defensor e o afastamento do pastor ocorreram no âmbito da comunidade religiosa.
A Gestapo tinha seus agentes. A Igreja tinha seus membros, seus dirigentes e suas decisões. Quando essas decisões se alinharam à perseguição racial, a culpa deixou de ser apenas uma questão de consciência individual.
É justamente esse aspecto que desaparece quando reduzimos a história à existência de adventistas bons e maus.
DEUS JULGA OS CORAÇÕES, MAS OS DOCUMENTOS JULGAM AS DECISÕES
Outro momento significativo da fala de Rodrigo P. Silva ocorre quando ele afirma que somente Deus pode julgar os corações.
Naturalmente, nenhuma investigação histórica pretende substituir o juízo divino sobre as intenções mais profundas de uma pessoa. Mas a responsabilidade institucional não depende da capacidade de ler pensamentos.
Para identificar uma decisão de exclusão religiosa, não precisamos conhecer o coração de quem a aprovou. Para analisar uma publicação que glorificou Hitler, não precisamos descobrir os sentimentos secretos de seu editor. Para examinar a denúncia de um pastor à Gestapo, não precisamos especular sobre as emoções de seus denunciantes.
Precisamos conhecer os documentos, as decisões, as circunstâncias e as consequências.
A invocação do julgamento divino não pode funcionar como suspensão do julgamento histórico. Muito menos quando a própria Igreja, décadas depois, reconheceu oficialmente a gravidade de determinadas condutas.
Há uma ironia particularmente amarga nessa situação. O adventismo costuma reivindicar uma missão profética especial e sustentar que a obediência a Deus deve prevalecer sobre os mandamentos humanos. Entretanto, em sua história alemã, dirigentes e congregações chegaram a adaptar a prática religiosa às exigências de um regime que perseguia judeus, reprimia dissidentes e exterminava milhões de pessoas.
A pergunta inevitável é: onde estava a voz profética da organização quando seus próprios irmãos foram colocados diante da perseguição?
Não basta responder que existiram indivíduos corajosos. A questão é saber o que fizeram aqueles que falavam oficialmente em nome da Igreja.
O PEDIDO DE DESCULPAS NÃO É UM ATESTADO DE INOCÊNCIA
Existe ainda uma circunstância que torna essa discussão especialmente importante. O reconhecimento institucional da culpa veio décadas depois dos acontecimentos.
Em 2005, dirigentes adventistas alemães e austríacos pediram desculpas por atos e omissões de seus predecessores. O gesto merece ser conhecido, mas seu significado não pode ser invertido. Uma confissão tardia não transforma o responsável em inocente. Ao contrário: reconhece formalmente que existiu uma responsabilidade da qual a instituição não pode simplesmente se desvincular.
Max-Israel Munk, adventista de origem judaica mencionado nas investigações sobre o período, sobreviveu a dois campos de concentração e, depois da guerra, procurou retornar à comunidade que o havia afastado. Sua disposição para reaproximar-se da Igreja pode demonstrar grandeza pessoal e capacidade de perdão. Não constitui, entretanto, uma absolvição administrativa dos dirigentes que o abandonaram.
O perdão pertence à consciência de quem sofreu. A responsabilidade histórica pertence também aos acontecimentos documentados.
E aqueles que foram assassinados? Quem poderia pedir perdão em nome de Manfred Wachenheimer? Quem poderia apagar o fato de que um irmão foi excluído de sua comunidade durante a perseguição racial e acabou morto em Buchenwald?
É impossível reparar integralmente uma vida perdida. É igualmente impossível transformar a memória dessa vida numa simples ilustração de que, em toda religião, existem pessoas boas e ruins.
Essa constatação genérica pode servir para uma conversa sobre tolerância. Não responde à responsabilidade institucional da Igreja Adventista durante o nazismo.
A PERGUNTA QUE RODRIGO P. SILVA PRECISA ENFRENTAR
A fala de Rodrigo P. Silva termina recomendando respeito às diferenças religiosas. É uma mensagem socialmente aceitável, mas profundamente insuficiente diante dos fatos que ele próprio começou a mencionar.
O problema histórico não foi a incapacidade de alguns adventistas respeitarem opiniões diferentes. Foi a participação de setores da comunidade religiosa em um ambiente de submissão política, propaganda favorável ao regime e discriminação de irmãos perseguidos por sua ascendência judaica.
Não estamos falando de uma divergência doutrinária comum. Estamos falando de um regime genocida e das concessões que organizações religiosas fizeram para sobreviver sob seu domínio.
Por isso, ao pastor Rodrigo P. Silva cabe uma pergunta muito mais séria do que saber se havia adventistas admiráveis durante a Segunda Guerra Mundial:
Se a própria Igreja Adventista reconheceu oficialmente que suas publicações glorificaram Hitler e que comunidades suas excluíram e abandonaram membros de origem judaica, por que esse pecado institucional não aparece no centro de sua explicação?
Por que a narrativa se concentra nos indivíduos que se calaram, trabalharam aos sábados ou praticaram atos heroicos, sem examinar a estrutura religiosa que produziu publicações, administrou congregações, aplicou exclusões e procurou preservar sua posição diante do regime?
A grandeza de Desmond Doss não diminui a tragédia de Manfred Wachenheimer. A coragem dos adventistas que salvaram judeus não elimina a responsabilidade daqueles que abandonaram irmãos à perseguição. A existência de boas pessoas dentro de uma organização religiosa não constitui prova de inocência dessa organização.
Ao contrário, exige uma distinção que o discurso pastoral deveria assumir claramente: indivíduos podem resistir quando dirigentes se acomodam; membros podem agir com compaixão quando comunidades praticam exclusões; pessoas podem preservar a consciência quando a instituição procura preservar prioritariamente sua própria existência.
A Igreja que gosta de apresentar seus heróis também precisa reconhecer os irmãos que abandonou.
Não basta admitir que houve adventistas que tiveram medo de Hitler. É preciso reconhecer que houve estruturas adventistas que se adaptaram ao nazismo, publicações que exaltaram o ditador e comunidades que afastaram pessoas perseguidas por sua origem judaica.
Não basta afirmar que Deus julgará os corações. É necessário enfrentar os documentos.
Não basta celebrar quem salvou vidas. É preciso perguntar por que outros irmãos foram abandonados quando suas vidas estavam ameaçadas.
E não basta pedir desculpas sessenta anos depois. É necessário reconhecer que o próprio pedido de desculpas representa uma confissão tardia de responsabilidade institucional.
Rodrigo P. Silva pode ter orgulho dos adventistas que salvaram judeus. Mas, se pretende examinar a história de sua Igreja diante do nazismo, também precisa falar dos adventistas que foram excluídos, denunciados, abandonados e mortos.
Porque o heroísmo de alguns membros não absolve a culpa da instituição. E o silêncio sobre essa culpa não a faz desaparecer.





