O que Ellen White estava fazendo nessa reunião, que virou caso de polícia?

RESUMO
  • Em 1988 o mundo adventista foi surpreendido com uma estranha história envolvendo Ellen White. O pesquisador Bruce Weaver havia descoberto os registros do julgamento de Israel Dammon, ocorrido em 1845.
  • Dammon foi julgado por causa de seu comportamento em uma reunião da qual a Ellen participou. Ele foi preso na presença de todos e levado a julgamento dois dias depois, tendo sido condenado.
  • Em 1860 a Ellen lança um livro que contradiz o depoimento que as testemunhas deram no julgamento de Dammon.
  • Uma rápida descrição da reunião em que Dammon foi preso:
    • entre os dirigentes estava o futuro marido da Ellen
    • a desordem (gritaria, pessoas sentadas e deitadas no chão e até se arrastando, pessoas se abraçando e se beijando, resistência à prisão do líder)
    • a mensagem: pecado demais ali, ameaça de inferno, fim do mundo em duas semanas
    • o quarto aonde uma das videntes ia acompanhada de algum homem
    • a participação de Ellen White, deitada no chão
  • A versão da Ellen White e as contradições com o depoimento de testemunhas
  • Para refletir: Qual das contradições entre a versão da Ellen e o depoimento das testemunhas é a mais chocante?
  • INÉDITO: tradução completa do julgamento

Surpresa no mundo adventista

Em abril de 1988 o mundo adventista foi surpreendido pelo artigo “Incident in Atkinson: the arrest and trial of Israel Dammon” [Incidente em Atkinson: a detenção e julgamento de Israel Dammon], escrito pelo ex-adventista Bruce Weaver.1 O texto tratava de uma reunião acontecida em 1845, a qual terminou com uma pessoa presa e que contou com a participação ativa e bastante estranha de uma mocinha de apenas 17 anos de idade, Ellen White.

E você talvez esteja se perguntando: mas como o Bruce Weaver descobriu essa história? e qual foi exatamente o papel da Ellen?

A resposta à primeira pergunta é rápida. Essa história, para lá de esquisita, foi motivo de uma reportagem que apareceu na edição de 7 de março de 1845 do jornal Piscataquis Farmer e ficou esquecida por mais de 140 anos.2 Em 1986, a reportagem foi descoberta pelo Bruce, que, então, pesquisou mais o tema e escreveu o artigo.

Fonte: https://adventismo.com.br/2020/05/o-que-a-ellen-white-estava-fazendo-naquela-reuniao/

1 comentário em “O que Ellen White estava fazendo nessa reunião, que virou caso de polícia?”

  1. Isso era um culto religioso ou uma sessão de orgia? A segunda opção é a mais assertiva. Realmente, o que essa falsa, mentirosa e contraditória “profetisa do Senhor” estava fazendo lá, juntamente com o futuro maridão?
    Infelizmente os escritos dessa falsária plagiadora é a base de algumas doutrinas da IASD. Segundo o fanático e cínico Timm, os escritos dela são o GPS para que compreendamos melhor a Bíblia. Não precisamos de Ellen G. White para conhecermos a Jesus. A Bíblia e somente a Bíblia e totalmente suficiente. Infelizmente ela é a base do teológico ASD. Não adianta negar esse fato.
    Resumindo, com base na reunião espúria descrita no artigo acima, é possível deduzir que o adventismo já começou errado.
    Deus é um Deus de ordem e decência.
    Hoje, quem manda na IASD é a Nossa Senhora Ellen G. White, que aliás, produziu milhares de fanáticos.

Deixe um comentário