APRESENTAÇÃO / O AUTOR / PREFÁCIO

 

Olá, Amigos!
 
É com grande prazer e após razoável esforço pessoal que entrego a vocês, de forma digital, o livro "Música, Adventismo e Eternidade", de autoria de Dario Pires Araújo. Neste livro o autor faz uma análise profunda da música na igreja Adventista do Brasil, com base em princípios extraídos tanto da Bíblia quando do Espírito de Profecia.
 
Trata-se de um livro já conhecido de muitos, mas estando em forma digital torna mais fácil a sua consulta e utilização por vocês que estão acostumados a este meio. Além disso, a sua digitalização tornará possível que pessoas, as quais, por motivos os mais variados, não poderiam ter acesso ao material impresso, possam tomar conhecimento desta obra valiosa.

Esclareço que para a realização deste trabalho foi solicitada a autorização do autor da obra, o qual prontamente, com a melhor boa vontade, nos autorizou a realizar esta divulgação.
 
Aos amigos e irmãos não adventistas que estão tomando conhecimento desta obra, cabe advertirmos que, conforme explicitado no título da obra, trata-se de um material para consumo interno da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Portanto o autor usa com liberdade de jargões denominacionais, bem como de trechos dos escritos de Ellen G. White, considerada pela igreja Adventista como sendo a mensageira do Senhor. Além disso, por estar escrevendo para o público interno, o autor não se intimida em "lavar a roupa suja", em matéria de discernimento musical. Porém, apesar disso, tenho plena certeza que os irmãos, sob a iluminação do Espírito Santo, terão sabedoria e critério para adaptarem as lições do texto ao contexto de suas respectivas igrejas, resultando assim uma melhoria no nível musical do povo de Deus como um todo.

Sinceramente

Levi de Paula Tavares

Obs. Se preferir, você pode fazer o download de um arquivo *.doc (Word) e descarregar todo o livro para seu computador para imprimi-lo ou lê-lo depois. Clique com o botão direito do mouse sobre o link a seguir e escolha a opção "salvar destino como": Música, Adventismo e Eternidade.


O AUTOR / PREFÁCIO

 

Dario Pires de Araújo, é pastor e professor, tendo exercido seu ministério e magistério já por 37 anos em diversas instituições e igrejas. Concluiu Teologia em 1957, em 1962 o curso de Educação Musical na “Caetano de Campos” e, no ano seguinte, o curso de Violino no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Nasceu em lar adventista e envolveu-se com música Sacra desde o berço. Contribuiu no preparo do nosso hinário “Cantai ao Senhor”, trabalhando neste mister por 7 longos anos, fazendo traduções, adaptações e correções dentro da Prosódia e da Fraseologia Musicais, a fim de que fosse alcançada a concordância entre as frases musicais e as verbais.

“Música, Adventismo e Eternidade” é uma obra resultante de profundo estudo, meditação, vivência e convicção destinada a exercer um papel educativo na Igreja - preparar seus membros para a Música nas cortes celestiais - pois, no modo de pensar do autor, “a música que não educa, apenas deseduca”.


PREFÁCIO

 

Nas páginas deste livro o autor revela sua profunda preocupação com a qualidade de música aceita em nossas igrejas correntemente. É notória a dificuldade em estabelecer critérios para distinguir a boa música sacra de suas imitações.

O autor propõe vários critérios, visando a remover a discussão de um terreno meramente subjetivo para outro de major objetividade.

Não seria conveniente promover uma reunião de músicos adventistas de várias tendências para este assunto ser discutido com franqueza e seriedade, a fim de tentar harmonizar os vários pontos de vista para o bem da Igreja? Caso contrário o que ocorrerá é um desentendimento cada vez major entre a chamada ala “conservadora" e a ala "modernista", para prejuízo da Igreja.

Boa música é aquela que tem capacidade de sobrevivência. Nem toda música escrita no período clássico sobreviveu, e não sobreviveu porque nem toda ela tinha as qualidades daquilo que é eterno. É igualmente evidente que nem toda música “sacra” moderna será lembrada dentro de uma geração. A razão é que muita desta música carece de profundidade e inspiração. Novidade não é garantia de permanência. Esta música pode apelar ao público por causa de seu caráter inovativo mas como a planta da parábola que morre por não ter raízes profundas, assim muito do que hoje é popular será olvidado amanhã.

O mérito de Dario Araújo é de não somente criticar erros cometidos no campo da música sacra contemporânea, mas de oferecer sugestões sobre como aprimorar o gosto musical em nossas igrejas. A missão da igreja é, não copiar o mundo em seu estilo de vida ou preferência musical mas oferecer um modelo superior de vida e gosto artístico, que, de algum modo, reflita a vida e a música do céu.

S. J. Schwantes

INTRODUÇÃO / ÍNDICE / ABREVIATURAS


Hit Counter