O Que é o Espírito Santo e Como Ele Atua em Nossa Vida

 

Introdução

Muito já se escreveu sobre o “Espírito Santo” e sua obra. Todavia, parece-nos que seria esclarecedor termos um material conciso e objetivo que nos explicasse o que é o “Espírito Santo”. Não desdenhando do muito o que diferentes servos de Cristo escreveram sobre este tema até hoje, apresentamos um material que objetiva atingir os irmãos que desejam através de uma pequena leitura obter um entendimento mais claro sobre este tema, a fim de tomarem sua posição.

Antes de tratarmos deste tema, é importante termos a advertência do testemunho em mente:

A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro.Atos dos Apóstolos, pág. 52.

Nosso objetivo neste material não é descobrir qual é a natureza do Espírito Santo, pois como o testemunho acima esclarece, esta é um mistério para nós. Objetivamos entender o que é o Espírito Santo e como ele chega até nós, atuando em nossa vida. Para isso, não precisamos saber qual é a sua natureza. Se soubermos de onde vem e o que faz em nós, teremos o conhecimento que Deus deseja que tenhamos sobre este tema. Sabemos que, segundo o testemunho, não é essencial que saibamos o que é o Espírito Santo. Todavia, o fato de este conhecimento não ser essencial não significa que não possamos tê-lo. Não podemos saber qual é a sua natureza, pois esta é um mistério; mas quanto ao que ele é, podemos sim sabê-lo, pois isto está no campo do que foi revelado por Deus a nós.

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29:29

Portanto, deixando as coisas que nos são encobertas de lado (a natureza do Espírito Santo), estudemos as que nos são reveladas (o que ele é e como ele chega até nós).

 

1 - O que é o Espírito Santo?

Por meio de Cristo deveria cumprir-se o propósito de que era um símbolo o tabernáculo - aquela construção gloriosa, com suas paredes de ouro luzente refletindo em matizes do arco-íris as cortinas bordadas com querubins; a fragrância do incenso, sempre a queimar, a invadir tudo; os sacerdotes vestidos de branco imaculado, e no profundo mistério do compartimento interior, acima do propiciatório, entre as figuras de anjos prostrados em adoração, a glória do Santíssimo. Em tudo Deus desejava que Seu povo lesse o Seu propósito para com a alma humana. Era o mesmo propósito muito mais tarde apresentado pelo apóstolo Paulo, falando pelo Espírito Santo:

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" I Cor. 3:16.” Educação, pág. 36.

Acima do propiciatório estava o shekinah [a glória do Santíssimo], manifestação da presença divina; e dentre os querubins Deus tornava conhecida a Sua vontade. Mensagens divinas às vezes eram comunicadas ao sumo sacerdote por uma voz da nuvem.” Patriarcas e Profetas, págs. 349.

O Espírito Santo é a glória de Deus, a manifestação da Sua presença que uma dia esteve no compartimento “Santíssimo” do santuário terrestre e pode habitar em nós.

 

2 - Quem é a fonte da glória (espírito) de Deus?

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!

É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” II Coríntios 1:3, 4

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.” João 15:26

Deus, o Pai, é a fonte da glória (Espírito). Por isso, Jesus, referindo-se a Ele, disse “Deus é espírito”.

 

3 - Para quem Deus confere a Sua glória, que é o Espírito Santo que procede dEle?

Como Ser pessoal, Deus Se revelou em Seu Filho. O resplendor da glória do Pai, "a expressa imagem da Sua pessoa" (Heb. 1:3), como um Salvador pessoal, Jesus veio ao mundo.... Desde que o pecado trouxe separação entre o homem e Aquele que o fizera, homem algum viu, em qualquer tempo, a Deus, a não ser segundo Ele Se manifesta por intermédio de Cristo.” A Ciência do Bom Viver, pág. 419

Deus viu que era necessária uma mais clara revelação, tanto de Sua personalidade como de Seu caráter, do que a que nos é oferecida pela Natureza. Enviou Seu filho ao mundo para, tanto quanto a vista humana podia suportar, manifestar a natureza e os atributos do Deus invisível.” A Ciência do Bom Viver, pág. 419

Por ser o resplendor da glória (Espírito) do Pai e ser de mesma natureza que Ele, Jesus Cristo também é chamado de Espírito na Bíblia:

Eu e o Pai somos um.” João 10:30

O Pai e o Filho são um; o Pai é a fonte da glória (Espírito) e o Filho é o resplendor desta. Por isto, o Filho também é Espírito:

Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” II Coríntios 3:15-17

Tendo pecado, os seres humanos não poderiam receber a glória (o Espírito) proveniente de um Deus santo. Assim, o Pai enviou Seu Filho, O Espírito, conforme afirma o texto acima, para que este pudesse comunicar aos seres humanos caídos a Sua glória, que é o Seu Espírito:

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” II Coríntios 3:18

"Eis que as trevas cobriram a Terra", diz a Escritura, "e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor irá surgindo, e a Sua glória Se verá sobre ti." Isa. 60:2. Cristo, o resplendor da glória do Pai, veio ao mundo como Sua luz. Ele veio para representar Deus ante os homens, e dEle está escrito que foi ungido "com o Espírito Santo e com virtude", e que "andou fazendo bem". Atos 10:38.” Profetas e Reis, pág. 718

O texto acima afirma que Jesus foi ungido com o “Espírito Santo e com virtude”. Como foi ele ungido? Outro testemunho nos revela:

Satanás temeu pelo seu reino.... Ele estava presente quando Cristo Se apresentou a João para o batismo.... Viu o resplendor da glória do Pai cobrindo a forma de Jesus, apontando assim à multidão Aquele a quem Ele reconhecia como Seu Filho, com inegável segurança.” No Deserto da Tentação, pág. 35

Assim, percebemos que Deus o Pai, comunicou sua glória ao Seu Filho, Jesus Cristo, a fim de que Ele a comunicasse aos homens. O testemunho confirma este entendimento:

Os que estavam dobrados perante o trono ofereciam suas orações e olhavam para Jesus; então Jesus olhava para Seu Pai, e parecia estar pleiteando com Ele. Uma luz ia do Pai para o Filho e do Filho para o grupo em oração. Vi então uma luz excessivamente brilhante [a glória] que vinha do Pai para o Filho e do Filho ela se irradiava sobre o povo perante o trono.” Primeiros Escritos, págs. 54, 55

Jesus está esperando para soprar sobre todos os Seus discípulos, dando-lhes a inspiração de Seu Espírito santificador e transfundindo a vital influência de Si mesmo a Seu povo.... Jesus procura inculcar-lhes o pensamento de que, ao dar Seu Santo Espírito, está-lhes concedendo a glória que o Pai Lhe deu, para que Ele e Seu povo sejam um em Deus.” E Recebereis Poder, pág. 26

 

4 - Como Jesus, que recebe a glória do Pai, comunica esta glória, o espírito, para os homens?

Identificamos aqui duas formas. A primeira é diretamente, pelo contato direto com os seres humanos, conforme a Bíblia nos declara:

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” João 20:22

Jesus soprou Sua glória, esta que recebera do Pai, sobre os discípulos.

E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras. Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele.” Êxodo 34:28

Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra.” Patriarcas e Profetas, pág. 366

Pelo contato íntimo com Cristo, ao falar com Ele, Sua glória emanou sobre Moisés e fez com que seu rosto resplandecesse. Embora Jesus possa comunicar Sua glória diretamente aos seres humanos, notamos que isto raramente acontecia segundo o relato bíblico. Existe uma forma mais comum a qual é utilizada por Cristo para comunicar Sua glória aos seres humanos:

Os anjos de Deus estão sempre indo da Terra ao Céu e do Céu à Terra. Os milagres de Cristo pelos aflitos e sofredores, foram operados pelo poder de Deus através do ministério dos anjos. E é por meio de Cristo, pelo ministério de Seus mensageiros celestiais, que toda bênção nos advém de Deus. Tomando sobre Si a humanidade, nosso Salvador une Seus interesses aos dos caídos filhos de Adão, ao passo que mediante Sua divindade, lança mão do trono de Deus. E assim Cristo é o mediador da comunicação dos homens com Deus, e de Deus com os homens.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 143

Cristo utiliza seu anjos como espelhos para trazer esta glória para os seres humanos. Eles a recebem de Cristo e a comunicam a nós. Por isso, o apóstolo Paulo declara, inspirado por Deus:

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” II Coríntios 3:18

O trabalho dos anjos do Céu é organizado. Existem dois querubins que são proeminentes entre os anjos neste trabalho e estão diante de Cristo recebendo esta glória:

"Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? E ele me respondeu: ... São os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a Terra." Zac. 4:11-14.

Os ungidos que estão diante do Senhor de toda Terra mantêm a posição uma vez outorgada a Satanás como querubim cobridor. Por intermédio dos seres santos que circundam Seu trono, o Senhor mantém constante comunicação com os habitantes da Terra. Review and Herald, 20 de julho de 1897.” A Verdade Sobre os Anjos, págs. 150, 151

Estes dois ungidos recebem a glória de Cristo e a comunicam a outros anjos, que nos trazem a glória (Espírito) do Salvador em resposta às nossas orações. A fim de desenvolverem este trabalho, os anjos de Deus são habilitados a lerem nossos pensamentos:

Quando você pôs sobre a cabeça o adorno emprestado da loja da irmã R., e então se exibiu diante daqueles funcionários, pensa que isso não foi percebido? Esqueceu-se de que os anjos de Deus estavam presentes, e que seus olhos puros liam seus pensamentos, intenções e propósitos do coração, e tomavam conhecimento de cada ato delineando seu verdadeiro e frívolo caráter?” Testemunhos para a Igreja, Vol. 2, pág. 182

Embora dois anjos sejam mais proeminentes no trabalho de comunicar o espírito de Cristo, todos os anjos cooperam neste trabalho, conforme a Bíblia nos revela:

Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:13, 14

Algumas vezes, em ocasiões especiais e para missões mais importantes, os dois querubins cobridores são utilizados por Deus para ministrar diretamente aos homens, comunicando-lhes o espírito que recebem de Cristo. Todavia, na maioria das vezes, são os outros anjos que nos comunicam a glória (espírito) de Cristo.

 

5 - Porque são os anjos e os homens por vezes chamados de “Espírito” na Bíblia?

Através de uma ilustração simples podemos compreender porque os anjos e os homens são chamados de “espírito” na Bíblia. Imagine você uma vasilha plástica que possa ser utilizada para se armazenar leite. Você está sem uma leiteira em casa e deseja armazenar uma quantidade de leite para distribuí-la entre os copos. Pegas então a vasilha plástica e sobre ela derrama o leite para que possa transmití-lo aos copos. Nesta ocasião, embora aquela seja uma vasilha comum, não uma leiteira, estaria correto dizer que esta vasilha é agora uma vasilha leiteira e continuará a ser enquanto for utilizada para armazenar e distribuir leite. Podemos aplicar o mesmo princípio relativamente à glória de Deus, o Seu espírito. Cada criatura que existe no universo, somente subsiste porque Deus comunica a ela Seu Espírito (sua glória).

O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 805

Em muitos corações mal parece haver um sopro de vida espiritual. Isto me faz muito triste. Receio que não tenha sido mantida luta ativa contra o mundo, a carne e o diabo.” Mensagens Escolhidas, Vol. 21, pág. 127

Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. São subordinados recipientes da vida de Deus. Do mais alto serafim ao mais humilde dos seres animados, todos são providos da Fonte da vida.” O Desejado de Todas as Nações, pág 785

Mesmo Satanás, o pior inimigo de Deus, vive hoje porque ainda possui um pouco da glória que recebeu de Deus. Prova disto é que ele pode aparecer a Jesus com a glória de um anjo serafim, mesmo após estar por quatro mil anos separado de Deus, e irá aparecer em breve diante dos 144.000, imitando a Cristo, com uma glória nunca dantes vista por mortais:

Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. A igreja tem há muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realização de suas esperanças. Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio. Em várias partes da Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (cap. 1:13-15). A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a aclamação de triunfo: "Cristo veio! Cristo veio!” O Grande Conflito, pág. 624

Então, não é errado chamar, como a Bíblia o faz, homens e anjos, estes que são recipientes que recebem a glória (espírito) de Deus, de espírito:

- denominando anjos como espíritos:

Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:13, 14

- denominando homens como espíritos:

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;” I João 4:1, 2

 

6 – Cristo habita em nós pelo Espírito

Quando a glória (espírito) de Cristo chega té nós, seja vinda diretamente dEle, seja pelo ministério dos anjos ministradores, Cristo passa a habitar em nós pelo Seu Espírito:

para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé” Efésios 3:16, 17

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque tostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." I Cor. 6:19 e 20. Nosso corpo é adquirida propriedade de Cristo, e não devemos sentir-nos em liberdade de fazer com ele o que nos apraz.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 18

Com a purificação do templo, anunciou Jesus Sua missão como Messias. Aquele templo, erigido, para morada divina, destinava-se a ser uma lição objetiva para Israel e o mundo....Obscurecido e contaminado pelo pecado, o coração do homem não mais revelava a glória da Divindade. Pela encarnação do Filho de Deus, porém, cumpriu-se o desígnio do Céu. Deus habita na humanidade, e mediante a salvadora graça, o coração humano se torna novamente um templo.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 161

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo". I Cor. 3:16 e 17. Homem algum pode de si mesmo expulsar a turba má que tomou posse do coração. Unicamente Cristo pode purificar o templo da alma. Não forçará, porém, a entrada. Não vem ao templo do coração como ao de outrora; mas diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". Apoc. 3:20. Ele virá, não somente por um dia; pois diz: "Neles habitarei, e entre eles andarei: ... e eles serão o Meu povo".  II Cor. 6:16.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 161

Oh, preciosas possibilidades e encorajamento! No coração humano, purificado de toda a impureza moral, habita o precioso Salvador, enobrecendo, santificando toda a natureza, e fazendo do homem um templo do Espírito Santo. ...” Mensagens aos Jovens, pág. 159

Quando a glória (espírito) que Cristo recebeu do Pai e enviou é por nós recebida, Cristo habita em nós pelo Seu Espírito e revela-se em nós o mistério do evangelho:

para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:  o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;” Colossensses 1:25-27

Que este mistério se manifeste em nossas vidas!

Nosso desejo sincero é que este material contribua para esclarecer o entendimento de muitos irmãos.

Que Deus abençoe você.

Ministério 4 anjos.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com