1888 - 1

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


  10 Grandes Verdades Sobre 1888 - 1 

Cristo efetuou já algo em favor de todo ser humano. Morreu a segunda morte "por todos", e escolheu assim a todo homem para que fosse salvo. Nesse sentido, é certo que "salvou o mundo". A apreciação do que foi realizado por Cristo em seu sacrifício, permitirá que Laodicéia assimile o significado da verdadeira fé, e o sentido profundo de gloriar-se na cruz.

 

O ensino bíblico

(a) Quando Cristo "morreu por todos", quando experimentou "a morte em benefício de todos", essa morte teve que ser a segunda, posto que aquilo ao que ordinariamente nos referimos como morte (a primeira morte), a Bíblia o denomina "sono", e é algo que todos experimentam, com a exceção dos que tenham que ser transladados vivos (João 1:11-13; 1 Lhes. 4:16 e 17). portanto, não há razão pela qual ninguém deva morrer finalmente a segunda morte, a não ser porque resistiu ou rejeitou a salvação "em Cristo" (a palavra "descuidamos", de Heb. 2:3, contém a noção de desprezo. Ver seu uso em Mat. 22:5).

(b) Quando Cristo foi batizado (Mat. 3:17), o Pai aceitou nele toda a raça humana. Assim, Cristo é já "O Salvador do mundo" (João 4:42; 1 João 4:14). Ninguém precisa duvidar que o Senhor o aceitou nele. Mas embora Cristo seja o "Salvador de todos os homens", é-o "em especial aos que acreditam" (1 Tim. 4:10. A palavra grega do NT malista, significa "em especial", "especialmente", "com plena efetividade", etc. Ver Gál. 6:10). Nossa salvação não depende de que iniciemos uma relação com Ele, mas sim de nossa resposta à relação que Ele já iniciou conosco.

(c) Cristo "aboliu a morte" (a segunda, 2 Tim. 1:10). Posto que ninguém tem por que perder-se no fim, a menos que escolha rejeitar o que Cristo fez já por ele, a única coisa que pode determinar sua perdição é a incredulidade (João 3:16-19). Cristo "trouxe à luz vida e imortalidade por meio do evangelho" (2 Tim. 1:10). Para todos, crentes e incrédulos, "trouxe à luz a vida"; e para aqueles que acreditam, além disso, "a imortalidade".

(d) Em Romanos 5:15 ao 18, Paulo expõe o que Cristo efetuou na cruz. A proclamação da emancipação dos escravos, em 1863 (por Abraham Lincoln), é uma ilustração desse "veredicto de absolvição" ou "justificação" para "todos os homens". Lincoln assegurou a todo escravo pertencente aos territórios confederados a liberdade do ponto de vista legal; mas ninguém pôde experimentá-la, a menos que: (1) ouvisse as boas novas, (2) acreditasse, e (3) motivasse a viver em liberdade.

 

Como o compreenderam Jones e Waggoner

"Cristo fez tudo isso gratuitamente. Em favor de quantos o fez? A favor de toda alma? [Congregação: ‘Sim’]. Deu todas as bênçãos que possui a cada alma que povoa o mundo; escolheu a cada uma delas; escolheu-a em Cristo antes da fundação do mundo, predestinou-a à adoção de filho, e a fez aceita no Amado (E. White aplica esta expressão de F. 1:6 globalmente à raça humana. DTG 87).

Que você e eu o permitamos não é agora a questão. Comprou-me desde antes da fundação do mundo. Portanto, de quem somos? [Congregação: ‘do Senhor’].

Como pode ser que alguém duvide a respeito de se é ou não do Senhor? “Quem não crê a Deus, o faz  mentiroso’. Pode não fazê-lo em muitos outros aspectos, mas no momento em que admite a dúvida a respeito de se é ou não do Senhor, permite que a incredulidade o controle e dá crédito a Satanás, colocando tudo a perder.

Não obstante, o Senhor não tomará sem nossa permissão aquilo que comprou. Há uma linha que Deus mesmo marcou como terreno da soberania de cada ser, e Ele se abstém escrupulosamente de traspassá-la sem nosso consentimento, sejamos anjos ou pessoas. Mas se lhe damos permissão, virá com tudo o que Ele significa".

O valor prático dessa verdade. "Suponha que te levantas pela manhã com dor de cabeça, que tiveste uma má digestão e te encontras doente. Como sabe que és do Senhor? [Congregação: “Porque assim o diz Ele”]. Algumas vezes fazemos perguntas às pessoas, e obtemos respostas como as que seguem:

–Foram-lhe perdoados os pecados?

“Sim, convenci-me de que me tinham perdoado, por um tempo”.

–O que o convenceu disso?

“Senti que me tinham perdoado”.

Sentiram, mas não souberam nada disso. Não apresentaram a menor evidência de que seus pecados tivessem sido perdoados. A única evidência que podemos ter de que isso é assim é porque assim o diz Deus. Nunca confie nos sentimentos. São tão variáveis como o vento.

Não precisamos abrigar nenhuma dúvida mais a respeito de se somos do Senhor. Mas muitos não se submeteram ao Senhor, e na prática não são Dele. Ele os tem feito seus por sua compra. Como podem agora saber que são Dele? Por sua palavra".

Essas boas novas, significam licença para pecar? "Ocasionalmente ouvimos como alguns consideram que o referido pudesse significar licença para o pecado. –Não; não significa isso. Salvar-lhes-á de pecar. Quando o homem escolhe ser do Senhor, então Deus opera nele tanto o querer como o fazer, por sua boa vontade. Aí está o poder divino; nenhuma licenca para o pecado. Ao contrário, é a única forma de que não o haja.

Quando nos comprou? [Congregação: “antes da fundação do mundo”]. Que classe de pessoas fomos antes da fundação do mundo? Pecadores, como o somos agora? Seres reprováveis, desejosos de transitar em caminhos reprováveis? Não fazendo profissão de religião e sem estar particularmente interessados nisso? É assim como nos comprou? [Congregação: ‘Sim’]. E comprou nossos pecados. Isaías o descreve assim: ‘Ferida, inchaço e chaga podre. Não estão curadas’.

Portanto, a mim cabe o decidir se prefiro ter meus pecados, ou o ter a Ele. Acaso não depende de mim? [Congregação: ‘Sim’]. Quando se destaca seu pecado, diga: ‘Prefiro ter a Cristo que a isso’ " (Jones, General Conference Bulletin, 1893, sermão nº 17, seleção).

O que efetuou Cristo. "Deus trouxe a salvação a todos os homens, e a deu a cada um deles; mas desgraçadamente, a maioria a despreza e rejeita. O julgamento revelará o fato de que a cada ser humano se lhe deu plena salvação, e também que tudo perdeu por rejeitar deliberadamente o direito de primogenitura que lhe foi dado como posse" (Waggoner, As Boas Novas. Gálatas versículo a versículo, P. 27).

"Alguém dirá irrefletidamente: “Isso me tranqüiliza: no que respeita à lei, posso fazer o que quiser, posto que todos fomos redimidos”. É certo que todos fomos redimidos, mas não todos aceitaram a redenção. Muitos dizem de Cristo: “não queremos que este homem reine sobre nós”, e afastam deles a bênção de Deus. Mas a redenção é para todos. Todos foram comprados com o precioso sangue –a vida– de Cristo, e todos podem, se assim o quiserem, ser libertos do pecado e da morte" (Id, P. 51).

 

Ilustrações do E. White

"Jesus conhece as circunstâncias particulares de cada alma. Quanto mais grave é a culpa do pecador, mais necessita do Salvador. Seu coração transbordante de simpatia e amor divino se sente atraído acima de tudo para o que está mais desesperadamente enredado nos laços do inimigo. Com seu sangue assinou Cristo os documentos de emancipação da humanidade" (MC 59).

"[Cristo] apoderou-se do mundo sobre o qual Satanás pretendia presidir como seu legítimo território. Na obra admirável de dar sua vida, Cristo restaurou toda a raça humana ao favor de Deus (I MS 402).

"Por meio de sua obediência a todos os mandamentos de Deus, Cristo efetuou a redenção dos homens. Isto não foi feito convertendo-se [Cristo] em outro, e sim, tomando ele mesmo a humanidade. Assim Cristo deu à humanidade a possibilidade de existir graças ao que ele fez. A obra da redenção é pôr a humanidade em comunhão com Cristo, efetuar a união da raça caída com a Divindade" (I MS 294).

"Pagou-se o preço da redenção para a raça humana" (RH 3 junho 1890).

"Cristo fez seu sacrifício pelo mundo" (PVGM 243).

"Cristo... Redimiu a desgraçada queda de Adão, e salvou o mundo" (My Life Today, 323).

 Robert Wielland  


Hit Counter