1888 - 2

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


  10 Grandes Verdades Sobre 1888 - 2

Graças à cruz e ao Seu ministério sacerdotal em curso, Cristo está atraindo "todos os homens" ao arrependimento. Seu amor e graça são tão poderosos e insistentes que o pecador tem que resisti-los a fim de perder-se.

 

O ensino bíblico

(a) Toda a vida e felicidade que o mundo desfruta são a compra do sacrifício de Cristo (João 6:32, 33, 35, 50-53; DTG 615). A cruz do Calvário está estampada em cada pão. A compreensão da verdade dessa grande dívida que temos para com Ele, é a base de toda experiência cristã genuína.

(b) Se Cristo não tivesse morrido pelo mundo, não existiríamos. O Pai pôs sobre Ele as transgressões do mundo inteiro (2 Cor. 5:19; Isa. 53:5 e 6). Assim, de uma forma muito real, o sacrifício de Cristo justificou a "todos os homens" ao emitir em seu favor um decreto de absolvição, em lugar do "julgamento" e "condenação" que lhes correspondia "em Adão" (Rom. 3:23 e 24; 5:15-18). Quando o pecador ouve e crê na verdade, experimenta a justificação pela fé (Rom. 4:25; F. 2:8-10).

(c) Os perdidos negam deliberadamente essa justificação que Cristo efetuou por eles, e tomam voluntariamente sobre si a "condenação" (Heb. 10:29; 2 Cor. 6:1; DC 27).

(d) Os crentes em Cristo podem dizer que "Ele é a propiciação por nossos pecados". Mas "não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 João 2:2). "Porque tanto amou Deus ao mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Dado que pagou o preço de todos nossos pecados, a única razão pela qual alguém pode perder-se é porque recuse acreditar, apreciar o dom que já foi dado "Nele" (João 3:18). Deus não nos condena, já que "o Eterno carregou sobre ele o pecado de todos nós" (Isa. 53:6). Como carregariamos novamente o pecado sobre nós, pergunta-se Paulo em Romanos 8:33 a 39? São os perdidos que voltam a carregá-los sobre si.

(e) Tudo isso se pode resumir em um veredicto judicial de absolvição e vida para todos os homens (como traduz Romanos 5: 16 a 18). Quem crê estas boas novas, sente-se motivado a uma total consagração de seu ser a Cristo (2 Cor. 5:14 e 15).

 

A compreensão de Waggoner

"Por um ato de justiça veio a graça a todos os homens para justificação de vida”. Não há aqui nenhuma exceção. Assim como a condenação veio a todos os homens, assim também a justificação. Cristo provou a morte por todos. Deu-se a si mesmo por todos, deu-se a cada um. O dom gratuito veio sobre todos. O fato de que seja um dom gratuito é evidência de que não há exceção alguma. Se viesse somente sobre os possuidores de alguma qualificação especial, não teria sido um dom gratuito.

Portanto, é um fato claramente estabelecido na Bíblia que o dom da justiça e da vida em Cristo veio sobre todo homem que vem ao mundo. Não há a menor razão pela qual algum homem que já tenha vivido deva deixar de ser salvo para vida eterna, exceto porque não a receba. Quantos desprezam o dom que se oferece tão generosamente!...

Diz o texto que “pela obediência de Um, muitos serão constituídos justos”. Alguém pode perguntar-se, - por que não são todos constituídos justos pela obediência do Um? -  A razão é que nem todos desejam assim...

O dom gratuito vem sobre todos, mas nem todos aceitam; por conseguinte, nem todos são feitos justos por ele...

A morte passou a todos os homens, posto que todos pecaram, e o dom da justiça veio sobre todos os homens na vida de Cristo" (Waggoner, Carta aos Romanos, 56 e 57).

 

Jones, em perfeita harmonia

"A quem justifica o Senhor? [Congregação: “Ao ímpio”]. Se fosse de outra maneira, não haveria para mim esperança alguma. Se tivesse justificado somente a pessoas que tivessem algo de bom nelas mesmas, eu ficaria excluído. Mas graças sejam dadas ao Senhor por sua grande bondade. Dado que Ele justificou ao ímpio (Rom. 6:6, 8 e 10), tenho a perfeita segurança de sua salvação eterna. Parece-lhes que há alguma coisa capaz de impedir minha felicidade? “Ao que não opera”: se requeresse obras, nunca poderia tê-las suficientes. Mas ah!, Como lemos:, “De balde foram vendidos. Portanto, sem dinheiro serão resgatados” (Isa. 52:3). Sem dinheiro; não sem preço. Mas Ele pagou já esse preço. Ouvi alguns irmãos dizer: “Dou graças ao Senhor porque confio nele”. Entretanto, eu lhe dou graças porque confia em mim. É muito pouca coisa que o homem confie no Senhor; mas que o Senhor confie em mim, é algo que vai além de minha compreensão. E estou agradecido porque o Senhor tenha tido essa confiança ao arriscar-se dessa forma por mim.

“Davi fala também da sorte do homem a quem Deus atribui justiça independentemente das obras’ (Rom. 4:6). Há alguém aqui que conheça a miséria do que procura obter a justiça pelas obras?

“Para que a bênção de Abraão fosse sobre os gentios em Cristo Jesus” (Gál. 3:14). Quando nós como povo, como igreja, tenhamos recebido a bênção de Abraão, o que virá então? [Congregação: “A chuva serôdia”]. O que poderia, pois, impedir o derramamento do Espírito Santo? [Voz: “A incredulidade”]. Nossa carência da justiça de Deus, que vem pela fé; isso é o que a retém" (Jones, General Conference Bulletin 1893, sermão 16, seleção).

Cristo fez sua obra do antigo. "Fez-nos aceitos no Amado’ (F. 1:6). Quando foi isso? [Congregação: “antes da fundação do mundo”]. Fez tudo antes de que tivéssemos a menor oportunidade de fazer algo – muito antes de que nascêssemos–, antes que o mundo fosse criado. Não vêem como é o Senhor quem opera, a fim de que possamos ser salvos e possamos ter a Ele?

Portanto, podemos estar seguros de que nos escolheu. Ele afirma que é assim. Podemos estar seguros de que nos predestinou à adoção de filhos. Podemos estar seguros de todas estas coisas, pois é Deus quem as declara, e assim têm que ser. Não se trata acaso de um imenso festim? (Id, nº 17, seleção).

"Todos os que estavam no mundo estavam incluídos em Adão; e todos os que estão no mundo estão incluídos em Cristo. Dito de outro modo: Adão, com seu pecado, afetou a todo mundo; Jesus Cristo, o segundo Adão, afeta com sua justiça a toda a humanidade...

Encontramos aqui a outro Adão. Afeta a tantos como afetou o primeiro Adão? Essa é a questão... Certamente o que fez o segundo Adão alcança a todos os que acabaram afetados pelo que fez o primeiro...

O assunto é: Afeta a justiça do segundo Adão a tantos como afetou o pecado do primeiro Adão? Examinem atentamente. Totalmente à margem de nosso consentimento, sem nada que ver com ele, estivemos incorporados ao primeiro Adão; estávamos ali...

Jesus Cristo, o segundo homem, tomou nossa natureza pecaminosa. Tocou-nos "em tudo". Fez-se nós e morreu a morte. Assim, nele e nisso, todo homem que tenha povoado a terra e que estivesse comprometido no primeiro Adão, está igualmente comprometido nisto, e voltará a viver. Haverá uma ressurreição dos mortos, tanto de justos como de injustos. Toda alma se levantará – por virtude do segundo Adão – e da morte que o primeiro trouxe... (N.T. Ver 1 Cor. 15:22; Atos 24:15; João 5:28 e 29; CS 599).

Sendo Cristo quem nos libertou do pecado e da morte que vieram sobre nós pelo primeiro Adão, essa liberação é para todo homem, e cada um pode possuí-la se assim o escolhe.

O Senhor não obrigará ninguém a aceitá-la... Ninguém sofrerá a segunda morte sem ter escolhido o pecado em lugar da justiça, a morte em lugar da vida" (Jones, General Conference Bulletin 1895, 268, 269).

 

Testemunho de E. White

"Todas nossas bênçãos nos chegam por meio do dom inestimável de Cristo. A vida, a saúde, os amigos, a razão, a felicidade, são nossas, graças aos méritos de Cristo. Oh, que os jovens e os anciões compreendam que tudo nos vem por meio da virtude da vida e da morte de Cristo, e reconheçam a propriedade de Deus!" (Filhos e filhas de Deus, 240 –N.T.).

"De tal maneira amou Deus ao mundo, que deu a seu Filho unigênito”. Mediante este dom único, todos outros se repartem aos homens. Diariamente todo mundo recebe as bençãos de Deus. Cada gota de chuva, cada raio de luz derramados sobre a humanidade ingrata, cada folha, flor e fruto, atestam da tolerância de Deus e de seu grande amor". "Todas as bênçãos desta vida e da vida vindoura nos são entregues com o selo da cruz do Calvário" (PVGM 243 e 296 –N.T.).

"Se Jesus não tivesse morrido como nosso sacrifício e não tivesse ressuscitado, nunca teríamos conhecido a paz, nunca teríamos sentido gozo, a não ser tão somente os horrores da escuridão e as aflições do desespero. Portanto, só o louvor e a gratidão sejam a linguagem de nosso coração. Toda nossa vida participamos de seus benefícios celestiais e recebemos as bênçãos de sua expiação sem par. Portanto, é impossível que percebamos a degradada condição... da qual nos levantou Cristo" (Nos lugares celestiais, 36 –N.T.).

"Todo membro da família humana é posto inteiramente nas mãos de Cristo... A cruz está gravada em todo dom, e leva a imagem e assinatura de Jesus Cristo" (MS 36, 1890).

"Jesus, o Redentor do mundo, interpõe-se entre Satanás e cada alma... Os pecados de cada um que tenha vivido sobre a terra foram postos sobre Cristo, atestando o fato de que ninguém tem que ser um perdedor no conflito com Satanás" (RH 23 maio 1899).

"Logo que houve pecado, houve um Salvador. Cristo sabia que teria que sofrer, entretanto se fez substituto do homem. Logo que Adão pecou, o Filho de Deus se apresentou a si mesmo como garantia para a raça humana, com tanto poder para desviar a condenação pronunciada sobre o culpado, como quando morreu sobre a cruz do Calvário" (Id, 12 março 1901).

"Pode a pessoa dizer que crê em Jesus quando tem uma apreciação do custo da salvação. Podes pretender tal coisa quando sente que Jesus morreu por ti na cruel cruz do Calvário; quando sua fé compreende de uma forma inteligente que sua morte faz possível para ti que cesse de pecar, e perfeições um caráter justo pela graça de Deus, que te outorga como a compra do sangue de Cristo" (Id, 24 julho 1888).

 Robert Wielland  


Hit Counter