1888 - 8

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


10 Grandes Verdades Sobre 1888 - 8

Finalmente a igreja conhecerá uma motivação superior a que foi prevalecente no passado: a preocupação para que Cristo receba sua recompensa e entre em seu "repouso", na erradicação final do pecado. Toda motivação egocêntrica apoiada meramente no temor ao castigo ou a esperança de recompensa é de natureza inferior. A motivação de ordem superior se encontra refletida no clímax da Escritura: a Esposa de Cristo, por fim preparada.

 

O ensino bíblico

(a) A avaliação do singular amor de Cristo (agape) libera da motivação egocêntrica (2 Cor. 5:14, 15).

(b) Deus deseja que seu povo vá além de uma motivação imatura e pueril (F. 4:13-15).

(c) "Todo o que se nutre de leite, é incapaz de entender a doutrina da justificação, porque ainda é menino" (Heb. 5:12-6:3).

(d) O clímax do plano da salvação é "as bodas do Cordeiro" (Apoc. 19:7).

(e) A causa pela que se demorou é que "sua noiva [ainda não] preparou-se" (vers. 7).

(f) A preparação consiste na experiência da justiça pela fé (dikaiosune) que culmina em "as justificações dos Santos" (dikaiomata). A justiça imputada resulta por fim em algo vivido, em justiça comunicada (Apoc. 19:8; ROM. 8:4). Em cada caso é justiça pela fé.

(g) Esse triunfo glorioso vai paralelo à obra de selamento, como culminação da purificação do santuário (Dão. 8:14; Apoc. 7:1-4; 14:1-5, 12).

(h) Satanás pretende que ao homem cansado lhe é impossível obedecer a lei de Deus; um povo guardador da lei de Deus demonstra a falsidade de sua insinuação (ROM. 13:10; Apoc. 15:1-4).

 

A compreensão de Jones e Waggoner

"Quando Jesus vier, será para tomar a seu povo consigo. Para apresentar-se a si mesmo uma igreja gloriosa ‘que não tivesse mancha nem ruga, nem coisa semelhante; mas sim fosse Santa e irrepreensível’ [citando F. 5:25-27, 32]. É para ver-se a si mesmo perfeitamente refletido em todos seu Santos.

E antes que venha, seu povo deve estar nessa condição. Antes que venha devemos ter sido levados a esse estado de perfeição, à plena imagem de Jesus. Efe. 4:7, 8, 11-13. E esse estado de perfeição, esse desenvolvimento em todo crente da completa imagem de Jesus, é a consumação do mistério de Deus, que é Cristo em vós, a esperança de glória. Essa consumação acha seu cumprimento na purificação do santuário...

A purificação do santuário consiste precisamente no apagar dos pecados: em acabar a transgressão em nossas vidas; em pôr fim a todo pecado em nosso caráter; na vinda da justiça mesma de Deus que é pela fé em Jesus Cristo... Portanto, agora, como nunca antes, devemos nos arrepender e nos converter, para que nossos pecados sejam apagados, para que lhes possa pôr um fim por completo em nossas vidas" (Jones, O Caminho consagrado à perfeição cristã, P. 88 e 89).

"Quando [a Testemunha fiel e verdadeira] vem e fala a mim e a vós, é porque quer nos trasladar; mas não pode trasladar o pecado, compreendem? Portanto, seu único propósito ao nos mostrar as dimensões do pecado, é para poder nos salvar dele e nos transladar" (Jones, General Conference Bulletin, 1893, P. 205).

"Satanás acusa agora a Deus de injustiça e indiferença, inclusive de crueldade. Milhares de pessoas deram eco à acusação. Mas o julgamento declarará a justiça de Deus. Seu caráter, tanto como o do homem, está em tela de julgamento. No julgamento, todo ato –de Deus e dos homens– realizado na criação, será visto de todos em seu autêntico significado. E quando tudo seja visto nesta perfeita luz, Deus será absolvido de toda acusação, inclusive por seus inimigos" (Waggoner, Signs of the Teme, 9 janeiro 1896).

 

Assim o apresentou E. White

"Quando o fruto foi produzido, logo se mete a foice, porque a ceifa é chegada’ (Mar. 4:29). Cristo espera com um desejo ardente a manifestação de Si mesmo em sua igreja. Quando o caráter de Cristo seja perfeitamente reproduzido em seu povo, então virá ele para reclamá-los como seus.

Todo cristão tem a oportunidade não só de esperar, mas também de apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (PVGM 47).

"[Jesus] elevou então seu braço direito, e ouvimos sua formosa voz dizer: ‘Aguardem aqui; vou a meu Pai para receber o reino; mantenham suas vestimentas imaculadas, e dentro de pouco voltarei das bodas e lhes receberei para mim mesmo’ " (PE 55).

"Vi que enquanto Jesus estivesse no santuário se desposaria com a nova Jerusalém, e uma vez cumprida sua obra no lugar santíssimo desceria à terra com régio poder para levar consigo as preciosas almas que tivessem aguardado pacientemente sua volta" (Id, P. 250).

"Enquanto Cristo oficiava no santuário [santíssimo], tinha prosseguido o julgamento dos justos mortos e logo o dos justos vivos. Cristo, fazendo expiação por seu povo e tendo apagado seus pecados, havia recebido o reino. Estava completo o número dos súditos do reino, e consumado o casamento do Cordeiro. O reino e o poderio foram logo dados a Jesus e aos herdeiros da salvação, e Jesus iria reinar como Rei de reis e Senhor de senhores" (Id, P. 280).

 Robert Wielland  


Hit Counter