1888 - 4

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Estudos Bíblicos
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


  10 Grandes Verdades Sobre 1888 - 4 

Cristo é o bom Pastor à busca da ovelha perdida, inclusive ainda que não tenhamos procurado a Ele. Uma compreensão errônea de seu caráter nos faz supor que tenta ocultar-se de nós. Não há nenhuma parábola de uma ovelha perdida que tenha que ir em busca de seu pastor.

 

O ensino bíblico

(a) Essa verdade flui de forma lógica e natural como boas novas do evangelho (Luc 15:1-10). É um engano ver Deus como alguém que nos considera com indiferença até que tomemos a iniciativa e lhe obrigamos a sair de seu esconderijo. A verdade, pelo contrário, é que Ele nos busca (Sal. 119:176; Eze. 34:16). (Há dois verbos hebreus que encontramos traduzidos como "procurar" em nossas Bíblias. Um deles significa fazer algo para achar alguma coisa ou pessoa que está perdida. Esse verbo nunca o encontramos nas passagens em que Deus nos admoesta a "buscá-lo", como se fosse difícil encontrá-lo por esconder-se de nós. O outro verbo significa "estar atento a", "inquirir". Em 1 Sam. 28:7, encontramos ambos os verbos em uma só frase. Que se traduz nesse lugar como "pergunte" ou "consulte", é o que se emprega na Isa. 55:6: "Procurem o Jeová enquanto pode ser achado". O que está dizendo realmente o Senhor é: ‘Perguntem, consultem, estejam atentos a Jeová, enquanto pode ser achado’.

(b) Se alguém for salvo ao final, o será pela iniciativa de Deus; se se perder, será por sua própria iniciativa (Jer. 31:3; João 3:16-19).

(c) Nossa salvação não se sustenta sobre o fato de que mantenhamos uma relação com Deus, mas sim de que creiamos que Ele está à porta e chama, que está fazendo tudo para manter uma relação conosco, a menos que o rejeitemos (Apoc. 3:20).

 

Como compreendeu Waggoner esse conceito?

"Não só nos chama, mas também nos atrai. Ninguém poderia ir a Ele sem essa atração. Cristo foi levantado da terra a fim de atrair todos a Deus. Ele provou a morte por todo homem (Heb. 2:9), e mediante Ele todo homem tem acesso a Deus. Desfez em seu próprio corpo a inimizade – o muro que separa o homem de Deus–, de maneira que nada pode separar de Deus o homem, a não ser o próprio homem que pode reedificar a barreira.

O Senhor atrai a si sem fazer uso de força. Chama, mas não ameaça... Deus dispôs a salvação para toda alma que jamais habitou este mundo" (Waggoner, Carta aos Romanos, P. 81 e 83).

"Cristo se dá a todo homem. Portanto, cada um recebe a totalidade de Cristo. O amor de Deus abrange o mundo inteiro, uma vez que chega individualmente a cada pessoa. O amor de uma mãe não fica diminuído ao dividir-se para cada um de seus filhos, de forma que estes não recebam mais que a terceira, quarta ou quinta parte dele. Não: cada filho é objeto de todo o amor de sua mãe. Quanto mais será assim com Deus, cujo amor é mais perfeito que o da melhor mãe imaginável! (Isa. 49:15). Cristo é a luz do mundo, o sol da justiça. Mas a luz que ilumina um homem em nada diminui a que ilumina a outros. Se uma habitação estiver perfeitamente iluminada, cada um de seus ocupantes se beneficia da totalidade da luz existente, tanto como se fosse o único presente naquele lugar. Assim, a luz de Cristo ilumina a todo ser humano que vem a este mundo...

Quão freqüentemente ouvimos pessoas lamentarem-se nestes termos: 'Sou tão pecador que o Senhor não me aceitará'. Inclusive alguns que professaram ser cristãos durante anos, expressam o desejo tristemente não cumprido de obter segurança da aceitação por parte de Deus. Mas o Senhor não deu motivo algum para tais dúvidas. Nossa aceitação fica assegurada para sempre. Cristo nos comprou, e pagou já o preço.

Qual é a razão pela qual alguém vai à loja e compra um artigo? Porque está interessado nele. Se tiver pago o preço, depois de havê-lo examinado, de forma que é consciente do que comprou, temerá o vendedor que o comprador não aceite o artigo? Ao contrário, se lhe retiver o produto, o comprador protestará: 'por que não me entrega aquilo que me pertence?'. Para Jesus não é indiferente se nos entregamos ou não a Ele. Interessa-se com uma ansia infinita por cada alma que comprou com seu próprio sangue. ‘O Filho do homem veio buscar e salvar o que se perdeu’ (Luc. 19:10)" (Waggoner, A Boas Novas. Gálatas, versículo a versículo, P. 5 e 6).

 

Jones sustentou a mesma posição

"Sempre foi um engano de Satanás fazer pensar às pessoas que Cristo está tão afastado deles quanto possível. Quanto mais afastado está Cristo, inclusive para aqueles que professam acreditar Nele, tanto mais satisfeito fica o diabo; então excita a inimizade que abriga o coração natural e põe à obra o cerimonialismo, colocando-o no lugar de Cristo" (Jones, General Conference Bulletin, 1895, P. 478, seleção).

"A mente de Deus concernente à natureza humana não está satisfeita até não nos ver à sua mão direita, glorificados. Há poder vivificador nessa bendita verdade. Contentamo-nos mantendo nossas mentes muito longe do que Deus tem para nós. Mas agora, quando vem e nos chama a respeito, devemos ir onde nos guie. É a fé que o faz; não a presunção; é a única resposta apropriada. O Pastor celestial nos leva; conduz a verdes pastos e a águas tranqüilas que fluem do trono de Deus. Bebamos abundantemente e vivamos...

‘Aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou, e aos que justificou a estes também glorificou’ (Rom. 8:30). Não os pode glorificar enquanto não os houver justificado. O que significa, pois esta mensagem especial de justificação que Deus esteve enviando estes [sete] anos à igreja e ao mundo? Significa que Deus está dispondo-se a glorificar seu povo. Mas só estaremos glorificados na segunda vinda do Senhor; portanto, esta mensagem especial [de 1888] de justificação que Deus esteve nos enviando tem por fim nos preparar para a glorificação na vinda do Senhor. Nisto Deus nos está dando o sinal mais claro que cabe ter de que o seguinte tem que ser a vinda do Senhor" (Id, P. 366-368, seleção).

O Bom Pastor toma a iniciativa. "Ele nos preparará; não podemos nos preparar a nós mesmos. Por muito tempo tentamos nos justificar, nos fazer retos, e nos preparar assim para a vinda do Senhor. Mas nunca obtemos a satisfação, pois não se alcança desse modo. Nenhum professor ou artista se detém a contemplar o fruto de seu trabalho a meio terminar, para começar a rejeitá-lo por incompleto. Não está ainda terminado! É inconcebível que o Supremo Artista nos tenha que olhar a meio caminho, como estamos, para concluir que em nosso estado não servimos para nada. Ele vai adiante com sua maravilhosa obra. Voce e eu podemos dizer: ‘Não sei como vai conseguir o Senhor fazer de mim um cristão prefeito, e me preparar para o céu’. Embora possamos parecer rudes, murchos e afetados por cicatrizes agora, Ele nos vê já da forma em que estamos em Cristo.

Confiando nele, permitimos-lhe que leve a cabo a obra. Agora nos diz: ‘me permita que opere, e verás o que vou fazer’. Não é de nenhuma forma nossa tarefa. Podem sair deste templo e olhar aquela janela de fora. Terão a impressão de contemplar uma escura e confusa massa de cristais sem ordem. Mas contemplem iluminada do interior, e lhes deleitarão na obra de arte que encerra. De igual forma, você e eu podemos nos olhar, e tudo parece torcido, escuro e imprestável, uma massa amorfa. Mas Deus a olha tal como é em Jesus. Quando olhamos do interior tal como estamos em Jesus, veremos também em claros caracteres escritos pelo Espírito de Deus: ‘Justificados pela fé; estamos em paz para com Deus mediante nosso Senhor Jesus Cristo’. Veremos toda a lei de Deus escrita no coração e brilhando na vida. Esse brilho se reflete procedente do Jesus Cristo.

Nele Deus aperfeiçoou seu plano no concerne a nós. Aceitemo-lo, irmãos. Recebamo-lo na plenitude dessa fé abnegada que Jesus nos trouxe. Permitamos que o poder dela opere em nós, ressuscite-nos, e nos assente nos lugares celestiais em Jesus Cristo, no lugar de sua morada (F. 2:5 e 6)" (Idem.).

 

O conceito visto por E. White

"Quando Cristo os induz a olhar sua cruz e a contemplar Aquele que foi transpassado por seus pecados,... Começam a entender algo da justiça de Cristo... O pecador pode resistir a este amor, pode recusar ser atraído a Cristo; mas se não resiste, será atraído a Jesus; o conhecimento do plano da salvação lhe guiará ao pé da cruz, arrependido de seus pecados, os quais causaram os sofrimentos do amado Filho de Deus" (CC 27).

 Robert Wielland  


Hit Counter