Quem Estiver Cheio do Espírito, Diga-me O QUE, ou QUEM, Ele É!

"Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o 'Espírito de verdade, que procede do Pai'. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar todos os homens em toda a verdade 'não falará de Si mesmo'. S. João 15:26; 16:13.

"A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiados profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro." - White, E. G.. "Atos dos Apóstolos", Casa Publicadora Brasileira, Tatuí/SP, 1995 - cap. 5.

 

Prezados Senhores Editores e Leitores deste site:

Tenho acompanhado algo da acirrada discussão em torno da natureza do Espírito Santo. São muitos argumentos inteligentes, espertos e até irônicos, demonstrações de grande desenvoltura na lida de documentos históricos ou não, textos da Bíblia e Ellen White. Tudo isso, certamente, deixa o mais fiel adventista perplexo e extático, sem saber exatamente qual é a verdade.

No entanto, em meio a toda esse festival de sabedoria, senti a falta de um texto com o qual me deparei ainda cedo em meus caminhos com Jesus, que é o texto que fiz questão de apresentar em primeiro lugar acima. Longe de mim querer sobrepujar alguém em inteligência e astúcia nas discussões que aqui têm se desferido! Nem que eu quisesse, não teria capacidade, dada minha debilidade e fragilidade racional. Por isso decidi não comentar nem uma palavra sequer a repeito do texto acima - que o façam os nobres colegas autores dos interessantes textos aqui apresentados -, e nem sequer grifar ou destacar qualquer parte (embora o tenha tentado e desistido logo em seguido).

Apenas quero sugerir algo para que pensemos: se Jesus estivesse em nosso meio fisicamente, como esteve entre nós seres humanos há cerca de 2000 anos, o que diria dessa discussão? Será que ele tomaria partido de alguém - dos cabeças da Igreja ou dos assim autodenominados Leigos Adventistas -, e daria fim à discussão? Será que ele tomaria posto nessa guerra contra um ou contra outro, "brigando" com este site ou com a Igreja, acusando um ou outro de farsa, de maldade, de mentira ou de heréticos? (Porque tenho visto tanto a Igreja chamando seus membros de hereges, quanto os autores dos artigos deste site, em nada diferindo, aparentemente, o caráter de ambas as partes).

Eu, meus queridos irmãos, na minha loucura e pequeneza, acredito que não, Jesus nosso Mestre não desfraudar bandeira de ninguém - queiram perdoar minha ousadia, por favor. Podemos conhecer profundamente nosso Mestre, a ponto de termos a Sua Mente, e prever qual seria seu exemplo. Sabem porque acredito nisso? Porque Jesus veio aqui para nos mostrar uma coisa: o que é o Amor. Amor, amor, amor e nada mais, pois tudo está sujeito a essa Essência que permeia e extravasa o coração de todos aqueles que se prostam aos pés do Mestre.

Posso lhes apresentar alguns exemplos, se ainda tolerarem minha intromissão:

 

João 4:19-24. Lendo esse texto, parece-nos que havia uma discussão entre judeus e samaritanos acerca do local de adoração; diziam aqueles que devia ser em Jerusalém e estes diziam que poderia ser ali em Samaria mesmo. Se analisarmos a polêmica, poderíamos iniciar outra discussão com a mesma força que temos dado a essa acerca da natureza do Espírito, defendendo uma ou outra posição. No entanto Jesus não se preocupou em dizer: "Os samaritanos estão errados; o local correto é Jerusalém", e nem sequer: "Os judeus são hereges e estão errados". Apenas lhe apontou que estava se preocupando com a parte menos importante, e que devia se preocupar de fato com o glorioso momento que estava vivendo e não se apercebia: o advento do tão esperado Messia, ele próprio. Será que quando Jesus voltar nas nuvens do céu, gritaremos para ele, enquanto estiver ainda a certa distância: "Ei, Mestre! Qual é a verdade acerca do Espírito Santo? Os leigos estão errados, não é verdade?!" (queiram tolerar meu inocente motejo). Pois era isso que estava fazendo aquela mulher no poço: o Mestre Criador de todo o Universo estava ali, diante dela, e ela se preocupava em sanar uma dúvida egoísta acerca de uma discussão entre judeus e samaritanos... E o que Jesus lhe referiu? Qual foi sua resposta? "Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai", "Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." - verso 21 e 23. Ou seja, Jesus maravilhosamente como apenas Ele faz, apontou-lhe o que era de fato importante: a hora em que o Messias, Ele próprio, revelaria ao mundo o caráter de Deus. E a mulher percebeu que Jesus falava disso, pelo que podemos entender do verso 25, onde também ela se refere ao Cristo. 

De acordo com essa passagem, como, então, Jesus responderia a nossa discussão acerca do Espírito Santo? Permita-nos Deus, nosso Criador, entender aquelas Suas palavras para nosso contexto e talvez Jesus nos respondesse: "O Espírito Santo procede do Pai, concordam? Eu mesmo O enviei a vós para vos ensinar, guiar e elevar a Mim. Se vocês tão somente o aceitarem em seu coração, serei glorificado por seus lábios diante de todo o mundo e muitos serão conduzidos a Mim até que Eu venha para vos buscar". Meus irmãos, devemos nos unir neste momento derradeiro e crítico da história da raça humana; e essa união, ainda que não nos leve à compreensão dos mistérios de Deus, nos leverá a proclamar que achamos o Mestre!

 

João 8:1-11. Os escribas e fariseus estavam certos ou errados? O mulher adúltera devia ou não ser apedrejada? Tremenda polêmica essa... Dissesse Jesus "Sim, apedrejem-na!", e teria desafiado o Império Romano que não permitia tomassem os povos subjugados decisões de pena de morte a qualquer que seja; por outro lado, dissesse Ele: "Não", estaria invalidando a lei que o próprio Senhor Nosso Deus dera a Moisés. Mas novamente Jesus não se preocupou em dizer se um ou se outro estava errado; apenas mostrou a todos, com um gesto humilde e simples, que o importante era o Amor, expresso através da condolência para com os que erram e se arrependem... "Se eu erro porque devo esperar que meu irmão não o faça?" , assim todos devemos pensar, e consolarmo-nos uns aos outros em nossa lida. Isso era o que todos deviam se preocupar em fazer, ao invés de procurar destruir a vida alheia por causa de uma discussão.

"E aí, o que é o Espírito Santo, Senhor? Quem está errado?", insistimos em perguntar ao Mestre. E Ele pacientemente nos responde: "Quem de vocês que tiver certeza que sabe todos os mistérios do Universo que responda!", e poderia nos dizer ainda: "Onde você estava quando Eu lançava os fundamentos da Terra? Você conhece todas as leis do Universo, e poderia guiar as constelações em seus caminhos cada noite? Se você puder compreender estas coisas, te explicarei acerca na natureza do meu Espírito Santo." (inspirei-me em Jó 38:4 e 31 a 33).

Temos um privilégio grandiosíssimo, irmãos queridos: o poder do Espírito Santo para amar a Deus e ao nosso próximo a ponto de transformar a história do Universo... No entanto o desprezamos e preferimos discutir a respeito de Sua natureza! Pois eu digo que quando qualquer um dos lados (seja a Igreja em sua liderança ou os debatedores deste site) demonstrar genuinamente todo o poder que demonstraram os apóstolos ao descer sobre eles o Espírito Santo, então lhes considerarei os argumentos. Como posso crer num vendedor careca de um milagroso remédio de crescer cabelos?

Poderíamos procurar ainda outras inúmeras passagens ilustrativas a esse respeito (como aquela em que os discípulos discutem para saber quem deles seria o maior no reino dos céus, a pergunta dos judeus acerca do  que aconteceria na ressurreição com a hipotética mulher que se casasse com 7 irmãos que sucessivamente morriam, a pergunta acerca do imposto devido à Roma, ou ainda a questão que revolvia a igreja de Corinto acerca do dom de língua). Mas em todas elas teríamos que concluir a mesma coisa: que Jesus não se preocupou em responder a preocupação que aparentemente ocupava o primeiro plano das questões, mas sim em satisfazer a verdadeira sede da alma: Amor.

Irmãos amados, que nos honremos seguir os passos do Mestre e buscar nEle, com toda a força de nosso ser, o verdadeiro e santo Amor com o qual unicamente nos sentiremos completos.

Deus nos abençoe a todos, e nos perdoe por nossa ousadia.

Flávio C.


Comentário do Editor

As citações que apresenta ao início já foram vistas e revistas aqui, irmão. E segundo nossa compreensão daquilo que Está Escrito ali pela Mensageira do Senhor, o texto não representa uma proibição contra o estudo daquilo que a Bíblia traz acerca do Espírito Santo. Pode não ser essencial, mas também não é proibido. E ninguém jamais pretendeu definir aqui exatamente o que seja o Espírito Santo, quem fez isso foi a denominação adventista ao concluir que seja uma terceira pessoa divina.

Cremos que seja o poder, a glória, a presença, a influência, uma extensão representativa de Deus, que procede do Pai e nos chega através de Jesus Cristo, às vezes com a participação dos anjos, mas não fechamos questão acerca do que seja exatamente. Pois como a Sra. White diz a natureza do Espírito Santo é um mistério. Note mais uma vez que ela não diz que o Espírito seja um mistério, mas sua natureza!

O verdadeiro Espírito Santo jamais inspiraria a conclusão de que seja uma terceira pessoa divina, que também intercede por nós junto a Deus e que hoje substitui na Terra o Filho de Deus, pois assim estaria desviando nossa atenção de Jesus. E o divino Salvador alertou-nos de que o espírito consolador não falaria de si mesmo, mas nos encaminharia para mais perto de Deus, através do único caminho, que é Cristo. Logo, se fala de si mesmo e pretende ser o substituto e sucessor de Jesus, não é o espírito prometido!

Dar significado humano a palavras da Escritura é juntar textos em que ações humanas são atribuídas ao Espírito, como falar, entristecer, retirar-se, para tentar provar que seja uma terceira pessoa divina. Isso não fortalece a igreja, com toda a certeza, porque a impede de rogar ao Pai pelo mesmo poder que concedeu aos discípulos, pois já não se trata de reivindicar uma força especial para a realização da Obra, mas um pedido inútil de que a terceira pessoa da Trindade que já está aqui continue aqui! Isso simplesmente não faz sentido.

Enquanto qualquer assunto, como a natureza do Espírito, permanecer como mistério à nossa mente, o silêncio será obviamente o melhor comentário que poderemos fazer acerca dele. Não devemos apresentar como verdade opiniões humanas sobre temas a respeito dos quais a Bíblia se cala. Havendo, porém, revelação escriturística a respeito do assunto pesquisado, não há razão para que nos calemos ou não troquemos idéias com os irmãos, fundamentos da Bíblia. 

O mesmo texto sagrado que afirma que "as coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre," acrescenta ainda no mesmo versículo "para que cumpramos todas as palavras desta lei" (Deuteronônio 29:29). Ora, essa lei afirma que o Deus de Israel é um só e proíbe Seu povo de acreditar em outros deuses, além dEle!

A Bíblia não deixa dúvidas quanto a quem deve ser adorado. É o próprio Senhor Jesus Cristo que, em passagem citada pelo irmão, aponta o Pai como Aquele que é digno de adoração: "Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." João 4:21-23. O Senhor Jesus se inclui entre os adoradores do Pai e não de uma trindade, da qual Ele próprio faria parte!

Outros exemplos: (Sugestão enviada por leitor!)

João 20:17 -- Jesus lhe disse : “Não me retenhas! Pois eu ainda não subi para o meu Pai. Mas tu, vai ter com os meus irmãos e dize-lhes que eu subo para o meu Pai e vosso Pai. Para o Meu Deus, que é o vosso Deus.

Apocalipse 3:2 -- Sê vigilante! Consolida o resto que está para morrer, pois não achei perfeitas as tuas obras aos olhos de Meu Deus.

Apocalipse 3:12 -- Do vencedor, farei uma coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca mais sairá, e inscreverei nele o nome do Meu Deus e o nome da cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalém que desce do céu, de junto do Meu Deus, e meu nome novo.

E para impedir que Sua própria palavra seja usada para desestimular o estudo de temas nela tratados, rotulando-os como mistérios ou coisa encoberta, o SENHOR nos aconselha: "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." Jeremias 33:3. Os que crerem nesta promessa e buscarem em Deus o conhecimento de Seus segredos, serão recompensados! -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com