Lição 2 da Escola Sabatina do Movimento de Reforma A ser recapitulada no próximo sábado, 11 de janeiro de 2003. A Escura Idade Média "Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12. "A condição do mundo sob o poder romano apresentava o cumprimento terrível e surpreendente das palavras do profeta Oséias: '...Não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na Terra'. Oséias 4:1." - The Great Controversy (O Grande Conflito), pág. 60.
Estudo
adicional:
ENSINOS DE HOMENS Domingo, 5 de janeiro de 2003.
1. Que verdade especial é deixada de lado pelo ensinamento do papado que exalta Maria e os assim chamados "santos"? 1 Timóteo 2:5.
"O acesso da Igreja de Roma ao poder assinalou o início da escura Idade Média. Aumentando o seu poderio, mais densas se tornaram as trevas. De Cristo, o verdadeiro fundamento, foi transferida a fé para o papa de Roma. Em vez de confiar no Filho de Deus para o perdão dos pecados e para a salvação eterna, o povo olhava para o papa e para os sacerdotes e prelados a quem delegava autoridade. Era ensinado ser o papa seu mediador terrestre, e que ninguém poderia aproximar-se de Deus senão por seu intermédio. Mais ainda, que o papa estava para o povo em lugar de Deus e portanto, deveria ser implicitamente obedecido." - The Great Controversy (O Grande Conflito), pág. 55.
2. Que emprega o papado para criar novas doutrinas não escriturísticas? Que diz a Palavra de Deus a respeito dessas coisas? Mateus 15:1-3, 7-9.
"Quando as Escrituras são suprimidas e o homem passa a considerar-se supremo, podemos esperar apenas fraude, engano e iniquidade aviltante. Com a exaltação das leis e tradições humanas, tornou-se manifesta a corrupção, resultado sempre certo quando é deixada de lado a Lei de Deus." - The Great Controversy (O Grande Conflito), pág. 55.
INÍCIO DO PAPADO Segunda-feira, 6 de janeiro de 2003.
3. Que disse Jesus acerca da experiência dos que escolhem obedecer a Palavra de Deus em lugar dos ensinos de homens? Lucas 21:16 e 17.
"Os cristãos foram obrigados a optar entre renunciar sua integridade e aceitar as cerimônias e culto papais, ou passar a vida em masmorras, padecendo a morte pelo instrumento de tortura, pela fogueira, ou pela machadinha do verdugo. Cumpriram-se as palavras de Jesus: 'E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues, e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa de Meu nome.' Lucas 21:16 e 17. Foi deflagrada a perseguição sobre os fiéis com fúria maior que nunca. O mundo tornou-se vasto campo de batalha." - The Great Controversy (O Grande Conflito), págs. 54 e 55. "Aqueles que por sua fé sofrem afronta e perseguição, muitas vezes são tentados a pensar que Deus os esqueceu. Aos olhos dos homens são minoria. Segundo toda a aparência, os inimigos triunfarão sobre eles. Entretanto, não precisam violentar a consciência. Aquele que por eles padeceu e suportou suas aflições e cuidados, não os desamparou. - Christ's Object Lessons (Parábolas de Jesus), pág. 172. "Os servos de Deus devem esperar ser injuriados, mal-interpretados, caluniados, perseguidos e oprimidos, pois 'todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos'. 2 Timóteo 3:12. Somente pela graça divina o povo de Deus permanecerá firme na fé." - The Signs of the Times, 14 de novembro de 1895.
4. Que evento estabeleceu o poder do papado, marcando o inicio da Idade Média? Apocalipse 13:2 (última parte), 5-7; Daniel 7:25.
"No século VI o papado tornou-se firmemente estabelecido. Na cidade imperial foi fixada a sede de seu poderio, e foi declarado ser o bispo de Roma a cabeça de toda a igreja. O paganismo cedera lugar ao papado. o dragão dera à besta 'o seu podei; e o seu trono, e grande poderio'. Apocalipse 13:2. Então, tiveram início os 1.260 anos da opressão papal preditos nas profecias de Daniel e Apocalipse. Daniel 7:25; Apocalipse 13:5-7.... "A ascensão da Igreja de Roma ao poder assinalou o início da escura Idade Média. Aumentando o seu poderio, mais densas se tornaram as trevas." - The Great Controversy (O Grande Conflito), págs. 54 e 55.
O ERRO É ESTABELECIDO Terça-feira, 7 de janeiro de 2003.
5. Que meios foram empregados pelos ensinadores de Roma a fim de manter o poder espiritual dos bispos e a autoridade da Igreja? João 8:44.
"Embora prevalecesse o vício, mesmo entre os chefes da Igreja de Roma, sua influência parecia aumentar constantemente. Por volta do fim do século VIII, os romanistas começaram a sustentar que nas primeiras épocas da igreja os bispos de Roma tinham detido o mesmo poder espiritual que assumiam então. Para confirmar essa pretensão, era preciso empregar alguns meios com a finalidade de lhe dar aparência de autoridade. Isto foi prontamente sugerido pelo pai da mentira. Antigos escritos foram forjados pelos monges. Decretos de concílios de que antes nada se ouvira foram 'descobertos', estabelecendo a supremacia universal do papa desde os primeiros tempos. A igreja que rejeitara a verdade, aceitou avidamente esses enganos." - The Great Controversy (O Grande Conflito), pág. 56.
6. Durante esse período em que prevaleciam falsos ensinos e perseguição, que espécie de obreiros Deus suscitou? 2 Timóteo 2:3; 2 Coríntios 4:16-18.
"Levantaram-se obreiros que com aptidão defenderam a fé uma vez entregue aos santos. A história dá testemunho da fortaleza e heroísmo desses homens. Como os apóstolos, muitos deles tombaram em seus postos. Porém, a construção do templo avançou firmemente. Os obreiros foram mortos, mas a obra prosseguiu. Os valdenses, João Wycliffe, Huss e Jerônimo, Martinho Lutero e Zwínglio, Cranmer; Latimer e Knox, os huguenotes, João e Carlos Wesley e uma hoste de outros, contribuíram para o fundamento com material que permanecerá por toda a eternidade." - The Acts of the Apostles (Atos dos Apóstolos), pág. 598.
7. Se quisermos resistir na hora da tentação, que é necessário hoje? Apocalipse 14:12; Mateus 24:12 e 13.
"A maior necessidade do mundo é a de homens que não se deixem comprar nem vender Homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos. Homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato. Homens, cuja consciência seja de tal maneira fiel ao dever como a bússola o é ao pólo. Homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus." - Education (Educação), pág. 57.
PERSEGUIÇÃO VIOLENTA Quarta-feira, 8 de janeiro de 2003.
8. Durante o período de perseguição papal, de 538 a 1798 (1260 dias proféticos de Daniel 7:25 e Apocalipse 12:6), milhares foram martirizados por sua fé na Palavra de Deus. No século XIII, conforme descrição dada por Cristo em Mateus 24:22 e 23, que instituição foi criada pelo papado?
"No século XIII foi estabelecida a mais terrível de todas as armadilhas do papado - a inquisição. O príncipe das trevas trabalhava com os dirigentes da hierarquia papal. Em seus concílios secretos, Satanás e seus anjos dirigiam a mente de homens maus. Enquanto isso, invisível entre eles, estava um anjo de Deus, fazendo o tremendo relatório de seus perversos decretos e escrevendo a história de ações por demais horrorosas para serem desvendadas ao olhar humano. 'A grande Babilônia' estava 'embriagada com o sangue dos santos.' Os corpos mutilados de milhões de mártires pediam a Deus vingança contra o poder apóstata. "O papado tornou-se o déspota do mundo. Reis e imperadores curvavam-se aos decretos do pontífice romano. O destino dos homens, tanto temporal como eterno, parecia estar sob seu domínio. Durante séculos as doutrinas de Roma tinham sido extensa e implicitamente recebidas, seus ritos reverentemente praticados, suas festas geralmente observadas. Seu clero era honrado e liberalmente mantido. Nunca a Igreja de Roma atingiu maior dignidade, magnificência ou poder" - The Great Controversy (O Grande Conflito), págs. 59 e 60. "Toda indignidade, toda injúria, toda crueldade que Satanás podia instigar o coração humano a imaginar têm recaído sobre os seguidores de Jesus. E isso será de novo cumprido de maneira notável, pois o coração carnal está ainda em inimizade com a Lei de Deus. Não se sujeitará a Seus mandamentos. O mundo não está hoje em maicir harmonia com os princípios de Cristo, do que esteve no dia dos apóstolos. O mesmo ódio que motivou o clamor: 'Crucifica-O! Crucifica-O!' (Lucas 23:21), o mesmo ódio que levou perseguição aos discípulos, ainda opera nos filhos da desobediência. O mesmo espírito que nos séculos escuros enviou homens e mulheres à prisão, ao exílio, e à morte; que concebeu as torturas atrozes da inquisição; que planejou e executou o massacre da noite de São Bartolomeu e acendeu as fogueiras de Smithfield, sim, esse mesmo espírito ainda está atuando com energia maligna em corações não regenerados. A história da verdade tem sido sempre o relato da luta entre a verdade e o erro. A proclamação do Evangelho sempre tem sido levada avante neste mundo em face de oposição, perigos, perdas e sofrimentos." -The Acts of the Apostles (Atos dos Apóstolos), págs. 84 e 85.
O EMBLEMA DO PAPADO Quinta-feira, 9 de janeiro de 2003.
9. Enquanto o papado apregoa estar representando Cristo na Terra, que contraste existe entre eles? Mateus 20:25-28.
"O Senhor Jesus, cheio de misericórdia, vida e luz, veio ao nosso Mundo pronto a salvar os que fossem ter com Ele. Entretanto, não pode salvar pessoa nenhuma contra sua vontade. Deus não força a consciência, não tortura o corpo a fim de compelir os homens a cumprir Sua Lei. Toda essa obra é segundo o sistema de Satanás. Por meio do papado, Satanás tem feito vigorar seu decreto, fazendo com que os homens estejam sujeitos à sua vontade. Desse modo procurará restringir a liberdade religiosa. Porém, Deus lida com o homem de acordo com um plano diferente. Dará ao pecador evidência suficiente para convencer-lhe a consciência. Então, se de sua livre e inteira vontade ele aceitar o convite de Jesus, receberá o Espírito de Deus." - The Youth's lnstructor, 17 de agosto de 1893.
10. Mesmo antes dos dias de Martinho Lutero, quem foi o enviado de Deus para levarluz ao povo? "Nos Países Baixos a tirania papal já muito cedo suscitou protesto resoluto. Setecentos anos antes do tempo de Lutero, dois bispos, enviados em embaixada a Roma, ao se tornarem conhecedores do verdadeiro caráter da 'Santa Sé', dirigiram corajosamente ao pontífice romano as seguintes acusações: Deus 'fez rainha e esposa Sua a Igreja, e proveu-a de abundantes bens para seus filhos, com dote que se não consome nem se corrompe. Deu-lhe coroa e cetro eternos, ... tudo o que vos beneficia, e como o ladrão vós interceptais. Sentais-vos no templo como Deus. Em vez de pastor vos fizestes lobo para as ovelhas. (Gerard Brandt, History of the Reformation in and About tite Low Countries, vol. 1, pág. 6)." -The Great Controversy (O Grande Conflito), pág. 237.
RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO Sexta-feira, 10 de janeiro de 2003.
1. De que maneira o sistema papal tenta usurpar a posição de Deus? 2. Que substituto foi estabelecido pela Igreja em lugar da Palavra de Deus? 3. Que espécie de homens se levantaram durante a Idade Escura em defesa da verdade? 4. Que devem os protestantes sempre ter em mente como lição da Idade Média? 5. Que característica do papado - que se vangloria de ser imutável - não é muito destacada em nossos dias?
Leia também:
|
|