O Conceito Bíblico de "Espírito"

 

Para a maioria dos religiosos no mundo, o espírito é uma entidade consciente que vive dentro do homem e após à sua morte, ele ainda sobrevive pela eternidade. Mas, de acordo com as Escrituras, o que é um espírito? Vamos analisar juntos alguns textos Bíblicos para chegarmos à conclusão necessária.

“Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” I Corintios 2:11.

O que o texto bíblico nos apresenta?

1. Que o homem tem um espírito dentro dele.

2. Que o espírito do homem conhece as coisas dele.

3. Da mesma forma acontece com Deus.

4. Deus tem um espírito que habita nele.

5. Esse espírito conhece as coisas de Deus.

Como bons conhecedores a respeito da mortalidade da alma humana, sabemos que o espírito que habita no homem não é uma entidade consciente separada do homem. Entretanto, se afirmarmos que o Espírito de Deus é um outro SER separado dele, teremos que admitir que o homem possui um ser consciente dentro dele que sobrevive após a sua morte. Paulo utiliza as palavras ASSIM TAMBÉM, que significa do mesmo modo, igualmente. O versículo 16 do mesmo capítulo faz a seguinte menção:

“Pois quem conheceu a mente do Senhor?, que o possa instruir? Nós, porém temos a mente de Cristo.”

Paulo cita aqui, Isaías capítulo 40:13:

“Quem guiou e espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro o ensinou?”

A citação de I Corintios 2:16 é encontrada também em Romanos 11:34 de forma mais clara ainda:

“Quem pois, conheceu a mente do SENHOR? Ou quem foi o seu o seu conselheiro?”

Utilizemos agora, o método que estamos usando neste livro, o método da comparação de textos bíblicos:

ISAÍAS 40:13

ROMANOS 11:34

“Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro o ensinou?”

“Quem pois, conheceu a mente do SENHOR? Ou quem foi o seu o seu conselheiro?”

Perceba que a palavra ESPÍRITO de Isaías 40:13, foi traduzida por Paulo como MENTE. Porque isso aconteceu? Simples. A palavra espírito no hebraico (ruach) significa: MENTE, fôlego, vento, ânimo (Concordância de David Strong). Em uma nota de rodapé, a Bíblia de Jerusalém comentando Gênesis 6:17, letra r, diz o seguinte:

“A palavra ruach designa o ar em movimento, seja o sopro do vento (Êxo. 10:13; Jó 21,18), seja o que sai das narinas (cap. 7:15, 22 etc). Ela designa, portanto, a força vital, OS PENSAMENTOS, os sentimentos e as paixões, nos quais ela se exprime...”

Veja que isso torna-se claro quando lemos o seguinte texto:

“E Jesus percebendo logo por seu espírito (por sua mente) que assim arrazoavam, disse-lhes: Porque arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?” Marcos 2:8.

O espírito de Jesus é o lugar onde ele compreende todas as coisas, logo; o espírito de Jesus é a MENTE d’Ele. É por meio do seu Espírito que Ele é onipresente (Sal. 139:7, 8).

Com este entendimento, voltemos ao texto de I Corintios 2:11, e perceba como fica fácil a sua compreensão:

“Porque qual dos homens sabe as coisas do homem senão o seu próprio espírito (MENTE), que nele esta? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece senão o Espírito (MENTE) de Deus.”

Esta mesma idéia é confirmada no versículo 16 do mesmo capítulo de Corintios 2.

Com o entendimento de que  espírito significa “mente, pensamento etc”, prossigamos ao próximo passo em nossa descoberta.

Em primeiro plano, quase todos nós fomos ensinados que os três espíritos imundos semelhante a rãs são: o Catolicismo, Protestantismo Apostatado e o Espiritismo, certo? Mas é isso mesmo o que a Bíblia ensina? Não aprendemos que “nenhuma profecia provêm de particular interpretação”, (II Pedro 1:20) e que “a  profecia não foi dada por vontade de homem algum”? II Pedro 1:21. E que devemos “buscar no Livro do Senhor e ler”? Is. 34:16.

O segundo ponto é que, eles saem da BOCA do dragão, da BOCA da besta e da BOCA do falso profeta. Os espíritos imundos não são eles (o dragão, a besta e o falso profeta) mas, pertencem a eles.

Jesus Cristo falando com os fariseus a respeito do Dragão afirmou o seguinte:

 “Ele (Satanás) foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44.

O que sai da boca do dragão? Mentira! E em Apocalipse capítulo 13:5 e 6, a respeito do papado está escrito:

 “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias... e abriu a boca em blasfêmias contra Deus para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber os que habitam no céu.”

De acordo com o Mini Dicionário Aurélio, Blasfêmia significa: Palavras ultrajantes contra a Divindade.

Em Apocalipse 13:11 está escrito que a “a besta que emerge da terra...falava como dragão”.

Portanto, a América protestante perecia cordeiro, mas propagaria as mentiras do dragão.

Texto anterior | Próximo texto

Textos Complementares:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com