9 – Receberão Todos os Adventistas do Sétimo Dia Luz Sobre a Questão Trindade?

 

A esta altura de nosso estudo você pode raciocinar o seguinte:

Muitos adventistas do sétimo dia não receberam luz sobre este assunto, e sequer sabem que hoje se questiona a respeito da doutrina da Trindade no meio adventista. Seria Deus injusto, não outorgando a promessa do Espírito para aqueles que não tiveram oportunidade de receber a mensagem contra esta doutrina, uma vez que estes não terão como realizar uma escolha consciente de manter esta crença ou deixá-la, já que não foram advertidos?

Antes de responder a esta pergunta, vejamos qual é a visão de Deus quando decide sobre o cumprimento de Suas promessas, manifestada através dos escritos de Sua serva:

Há condições para o cumprimento das promessas de Deus, e a oração nunca pode substituir o dever. “Se Me amardes”, diz Cristo, “guardareis os Meus mandamentos.” “Aqueles que tem os Meus mandamentos e o guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele.” S. João 14:15 e 21. Aqueles que apresentam suas petições a Deus, reclamando Sua promessa, enquanto não satisfazem as condições, ofendem a Jeová. Apresentam o nome de Cristo como autoridade para o cumprimento da promessa, porém não fazem aquilo que demonstraria fé em Cristo e amor a Ele.

Muitos infringem a condição sob a qual são aceitos pelo Pai. Devemos examinar minuciosamente o ato de confiança de nos achegarmos a Deus. Se somos desobedientes apresentamos ao Senhor uma nota para ser paga, quando não preenchemos as condições que no-la tornaria pagável. Expomos a Deus Suas promessas e Lhe pedimos cumprir as mesmas, quando se o fizesse desonraria Seu nome.” Parábolas de Jesus pág. 143

Obs.: Antes de analisarmos o texto acima, gostaríamos apenas de salientar que aqui estamos analisando as promessas feitas por Deus aos homens sob condição de obediência. Estas não incluem as promessas incondicionais de Deus, como por exemplo a promessa do arco-íris, feita a Noé, ou mesmo a promessa de justificação pelo sacrifício, que é imputada ao homem sem que haja a exigência de que ele esteja em conformidade com a Lei – pelo contrário, é através dela que o homem pode ser colocado em conformidade com a Lei divina.

O texto acima traz duas afirmações claras sobre qual é a posição de Deus quanto a outorgar Suas promessas condicionais para os que não estão em conformidade com Sua Lei. Segundo Deus, nossa maior prova de amor a Ele é a manifestação de obediência aos Seus mandamentos.  Para Ele, aqueles que reclamam Suas promessas condicionais e não guardam Seus mandamentos O ofendem. Na Sua visão, se Ele outorgasse Suas promessas feitas para aqueles que não estão em conformidade com Seus mandamentos, isto desonraria ao Seu nome.

Sabemos que Deus é, acima de tudo, amor e justiça, e Sua justiça é tão perfeita que todos os seres criados, inclusive Satanás, a reconhecerão no futuro breve (ver Rom. 3:4-6). Assim, sendo um Deus justo, Ele não discrimina nenhum filho Seu que lhe suplica suas promessas por estar em desconformidade com Sua vontade sem que este filho o saiba.

Deus, em Seu infinito amor e misericórdia, sempre apresenta ao homem as promessas decorrentes da obediência quando lhe apresenta um dever a ser cumprido. Se por um lado este filho percebe que há uma dificuldade a ser superada para cumprir um dever para com Deus que lhe foi recém apresentado, ele é fortalecido pela esperança de uma maravilhosa promessa a ser cumprida que lhe é apresentada por Seu criador caso ele confie no poder divino e supere o obstáculo.

Um exemplo disto é a própria promessa dada por Deus para aqueles que guardarem o sábado, contida em Isaías 58:13 e analisada na seção 1 deste material. O homem se vê diante das dificuldades que Satanás lhe coloca procurando impedir que ele guarde o sábado. Em contrapartida, Deus lhe confere a preciosa promessa de Isaías 58:13 que lhe motiva e fortalece para que seja fiel ao mandamento.

O mesmo ocorre no tocante à chuva serôdia. Vimos que ela cairá somente sobre aqueles que estiverem em conformidade com todos os mandamentos, resistindo a toda a prova (I T. S. 64, 65). Mas para que o homem possa estar em conformidade com a Lei é necessário que ele primeiro conheça todas as suas exigências. É preciso que Deus mostre ao homem, passo a passo, os deveres a serem cumpridos, permitindo que ele seja provado cada vez mais, para que seu caráter possa ser moldado e sua vida possa ser colocada em conformidade com a lei.

Isto significa que para todos aqueles que buscarem sinceramente saber a verdade e andarem em conformidade com a Lei divina, Deus lhes conduzirá a conhecerem toda a verdade, e isto inclui a mensagem de que a crença na Trindade representa uma transgressão do primeiro mandamento da Lei de Deus. Assim, todos os adventistas sinceros serão conduzidos por Deus a receberem e aceitarem a mensagem de que a crença em uma Trindade é transgressão aberta do primeiro mandamento, segundo o processo assim descrito pela serva do Senhor:

Disse o anjo: “Deus operará mais e mais rigorosamente a fim de experimentar e provar cada um entre Seu povo.” Alguns são prontos em receber um ponto; mas quando Deus os leva a outro ponto probante, recuam diante dele e ficam para trás, pois acham que isto golpeia diretamente um ídolo acariciado. Aí têm eles o ensejo de ver o que, em seu coração, está excluindo a Jesus. Prezam alguma coisa mais que a verdade, e o coração não está preparado para receber a Jesus. Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira.” Testemunhos Seletos, vol 1, págs. 64 e 65

Perceba que o texto deixa claro que alguns param de prosseguir na caminhada cristã da santificação porque não desejam abandonar algum ídolo acariciado. Muitos podem estar se negando a investigar a doutrina da Trindade à luz da Bíblia, porque idolatram a igreja, pensando que esta é a menina dos olhos de Deus e nunca poderá estar errada. Esquecem-se de que a igreja não é uma estrutura infalível; ao contrário, ela é composta por homens falíveis e estes podem errar. Ao confiar assim implicitamente na igreja, estão fazendo como os judeus do tempo de Jesus, que olhavam para o templo e diziam, “vejam, que pedras!”, considerando-o como símbolo de uma igreja perfeita e inexpugnável aos assaltos do inimigo que só existia de fato em suas mentes iludidas.

Segundo o Espírito de Profecia, aqueles que param em algum ponto da caminhada cristã, e por amor aos seus pecados e ídolos acariciados não permitem que o Senhor continue a operar uma obra de transformação de seu caráter, começarão a negar a luz, até que passem por completo para as fileiras do inimigo:

Se vos entregais à dureza de vosso coração, e por orgulho e justiça própria não confessais vossas faltas, sereis abandonados às tentações de Satanás. Se quando o Senhor revela vossos erros não vos arrependeis ou os confessais, Sua providência os trará uma e outra vez sobre o mesmo terreno. Sereis abandonados a cometer erros da mesma natureza, continuareis carecendo de sabedoria, e chamareis ao pecado justiça, e a justiça pecado. A multidão de enganos que prevalecerão nestes últimos dias os rodearão e trocareis de líderes sem saber-lo. Review and Herald, Vol. 2, pág. 449

Pelo texto acima, percebemos que Deus deixa claro que aqueles que não abandonam um pecado acariciado revelado por Ele, passarão a negar mais e mais a luz, até que mudarão de líder sem o saber. Assim, de acordo com este texto, podem haver adventistas que, por estarem na negligência de um dever conhecido para com Deus, ou por estarem recusando-se a abandonar um pecado acariciado, podem chegar a não receber a mensagem contra a doutrina da Trindade e mesmo assim serem por ela julgados e achados em falta. Desta forma, veremos cumprir-se o seguinte testemunho, dado pelo Senhor a Sua serva:

Deus a ninguém condenará no Juízo por honestamente haver crido numa mentira, ou conscienciosamente alimentado um erro; mas será por terem negligenciado as oportunidades de se familiarizarem com a verdade. O descrente será condenado não por ser descrente, mas porque não aproveitou os meios que Deus colocou ao seu alcance para habilitá-lo a se tornar cristão.” Testemunhos para Ministros, pág. 437

Desta forma, todos aqueles que crerem na doutrina da Trindade por ocasião da chuva serôdia, seja por terem rejeitado a mensagem que mostra ser ela uma transgressão de mandamento, seja por não terem recebido esta mensagem por desdenharem as oportunidades de recebê-la devido a estarem em negligência de outros deveres conhecidos para com Deus, e por isso impossibilitados de receber maior luz, não a receberão.

Também não receberão a chuva serôdia aqueles que, mesmo não crendo nesta doutrina, estiverem vivendo em negligência de deveres conhecidos para com Deus. Como afirma a revelação, somente aqueles que resistirem à toda a prova, pelo poder concedido pelo Senhor, receberão a promessa.

Download

Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com