Resposta aos irmãos do “Conservadorismo Adventista” no Facebook: Que diferença faz se a Terra é plana, redonda ou quadrada — Parte 1

Por Hermano de Jesus

“Pois nada podem contra a verdade, mas somente em favor da verdade.” 2 Coríntios 13:8. Fomos excluídos da página do “Conservadorismo Adventista” e nosso comentário foi apagado. Acrescentaram também um longo texto depreciativo abaixo da imagem com a pergunta. Mesmo assim, mantemos nosso comentário aqui no site:

Pra começo de conversa, irmãos, a ilustração usada acima não corresponde ao formato da Terra bíblica e a pergunta está mal formulada.

“Terra” na Bíblia (“érets”, em hebraico) quer dizer apenas “terra”, chão, solo, lugar onde o ser humano pisa, caminha e produz seu alimento. Os autores bíblicos, do Gênesis ao Apocalipse, inclusive frases do próprio Filho de Deus citado por eles, referem-se simplesmente ao chão, solo, “território” ocupado por uma família, tribo, povo ou nação, quando usam a palavra “terra”.

Não estão falando de um corpo celeste em forma tridimensional, que se assemelhe a um disco, bola ou cubo, conforme sugerido na pergunta incluída na ilustração acima, cujo objetivo é ridicularizar o terraplanismo cristão, que difere do terraplanismo secular. Não estão falando de um corpo celeste em forma tridimensional, que se assemelhe a um disco, bola ou cubo, conforme sugerido na pergunta incluída na ilustração acima, cujo objetivo é ridicularizar o terraplanismo cristão, que difere do terraplanismo secular.

Fica evidente que, com essa imagem, se quer induzir o internauta a uma resposta imediata, baseada na familiaridade com as ilustrações tradicionais de um suposto planeta que rodopia a milhares de quilômetros por hora ao redor do Sol (astro-rei ou astro-deus) na periferia da Via Láctea que também gira com outras galáxias pelo espaço infinitamente em expansão desde que uma grande explosão deu origem a ele há bilhões de anos…

Para o leitor da Bíblia, quando Moisés diz que Deus criou a terra, o entendimento correto é “foi YHWH quem criou esse chão onde eu piso, moro e obtenho o sustento para minha família”. Portanto, pra começo de conversa, a “terra bíblica” nada tem a ver com esse desenho maldosamente produzido e postado acima.

A própria Nasa (“engano” em hebraico) não possui e jamais publicou foto completa desse tal planeta “Terra’. O que vemos são apenas composições de imagens reunidas por computação gráfica em superfície esférica, conforme a própria agência espacial americana já admitiu. Há também fotos aéreas parciais, em que o horizonte aparenta certa esfericidade, obtidas evidentemente por lentes de grande angular, e que não representam a realidade.

Crer que a terra é plana (em sentido horizontal), firme e imóvel, é valorizar os conceitos e terminologia bíblicos e não ridicularize nem mudar o sentido dos termos usados pelo próprio Criador. Crer nisto faz diferença porque equivale a crer na Palavra e nas palavras do próprio Deus. “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mateus 5:5

Sugerimos pesquisa e leitura sobre o tema nos sites www.criacionismo.org ou aqui no www.adventistas.com

1 comentário em “Resposta aos irmãos do “Conservadorismo Adventista” no Facebook: Que diferença faz se a Terra é plana, redonda ou quadrada — Parte 1”

  1. Pingback: Resposta aos irmãos do “Conservadorismo Adventista” no Facebook: Que diferença faz se a Terra é plana, redonda ou quadrada — Parte 2

Deixe um comentário