Ex-Pastor K Responde a Questionamentos de Ex-Colega do Teológico

Ex-Pastor K,

Tenho acompanhado sua história através do Adventistas.com desde o primeiro momento.

Quando li seu primeiro depoimento, confesso que fiquei um pouco chocado com a maneira pessimista e desesperançada com a qual relatou seus sentimentos. Eu encaminhei para o Robson um e-mail com meu parecer (Ver no "Reação dos Leitores").

Eu sou aquele que disse que seu depoimento era deprimente e patético. Pela reação de alguns outros leitores na época, acredito que fui interpretado com alguém que queria lhe criticar ao invés de ajudá-lo. Quando eu escrevi deprimente, foi porque seu relato me tocou, e de certa forma fiquei deprimido com o exposto. Quando eu escrevi patético, foi no sentido que o dicionário dá para a palavra, ou seja, algo que comove, tocante, enternecedor.

Hoje li seu depoimento "IX". Fiquei surpreso, pois pelos detalhes que registra, nossas histórias pessoais devem em algum tempo terem-se esbarrado.

Fiz o teológico entre os anos de 1981 e 1985. Formei-me na mesma turma do Pr.Valdir Carlos (atual departamental de Educação da Paulistana), Pr.Valter Rosa (ex-distrital da Lapa, atualmente no Evangelismo da Paulistana), Pr. Robson Ramos (do adventistas.com), Pr. Willian Ribeiro (o Billy do Canadá) entre outros que acredito que você também tenha conhecido.

Quando me formei, fui chamado para ser pastor auxiliar, adivinha de onde? Igreja de ............! Comecei em janeiro de 1986 meu ministério como pastor auxiliar do Pr. .............. Em junho do mesmo ano, procurei o Pr. Getúlio Farias para lhe pedir meu desligamento da obra, pois no mês seguinte estaria indo embora para os Estados Unidos com minha esposa (...).

Agora veja você que interessante: Você estava sendo chamado para pegar o meu lugar lá em ............. (êta mundo pequeno!). Eu acho que talvez freqüentamos a mesma classe no teológico.

Hoje não sou mais um pastor (na verdade, acho que eu nunca fui um de fato, pois nunca passei de auxiliar). Quando retornei dos Estados Unidos, tive que reconstruir minha vida. Fiz uma outra faculdade e trabalhei na área administrativa e financeira de algumas empresas.

Por volta dos anos de 1994 a 1997 até que tentei reingressar na obra. Falei com vários presidentes de campo, e fui até a União falar com o Pr. Getúlio, mas as portas não se abriram para mim. Na época, me diziam que a obra estava em crise e mal conseguiam chamar àqueles que se formavam a cada ano.

Hoje não guardo mágoas, mas me sinto feliz de poder participar como um membro leigo na obra do Senhor. De certa forma, sinto até um certo alívio, por não ter o meu sustento vinculado a obra, pois com tantos desmandos administrativos a coisa anda ficando meio chata.

Se quiser se corresponder diretamente comigo, meu e-mail é: ......................

Um forte abraço.


Caro pastor:

Conheço você. Conheço todos os pastores que você citou. Estive com todos vocês. Estudamos juntos, e juntos sonhamos um dia, em apressar a volta de Jesus, através de um ministério consagrado a Deus.

Muitos, infelizmente se desviaram deste objetivo. Não foi o seu caso. Sei que você é um cristão. Quando deixou o ministério, em ..........., abriu-se a vaga, que eu teria preenchido, caso o Sr. Getúlio, não tivesse mudado de idéia, por causa de um filhinho de pastor.

Sei também que sua intenção foi a melhor. Não abandonou o ministério, como muitos disseram. Simplesmente, foi estudar, e se preparar mais para servir o Mestre.

Aceito tuas explicações, a respeito do "deprimente e patético". Sei que não mentiria para mim. Conheço você, mais do que imagina.

Agora, você acreditou mesmo na desculpa esfarrapada do Getúlio, sobre o teu caso? Não percebe, que se existem formandos demais, é por culpa deles próprios? Por que não fecham o teológico por um tempo, até absorverem todos? Como eles iram parar esta maquininha de fazer dinheiro, não é verdade?

O teologando traz lucro. Primeiro, com as mensalidades. Depois com a compra de livros e apostilas. Mais lucro, para a CPB, quando ele, certamente for colportar. E quanto mais se formarem, mais fácil será dizer frases como eu ouvi, do pastor Vilfredo Dornner: "Quem não estiver satisfeito, pode sair. Tenho dez formandos querendo o lugar de cada um de vocês."

Como éramos, chefes de família, engolíamos em seco, e parávamos de reclamar, do nosso salário defasado.

Já ouvi esta mentira muitas vezes. Em primeiro lugar, existe dinheiro suficiente, para chamar todos os teologandos formados. Era só por um fim nas mordomias, que o próprio Getúlio desfruta. Era só parar de desviar verbas para fins ilícitos do ponto de vista bíblico. Parar de aproveitar-se de um dinheiro sagrado, para usufruir nesta vida, os prazeres do mundo.

Você é um homem de bem, .........., mas infelizmente é parente de uma das maiores raposas que o adventismo já produziu. Mostre para ele minha história. Peça para ele ler. Assim ele poderá avaliar, pelo menos em mim, o quanto a sua vida foi útil a Satanás. Mostre, como ele e seus comparsas, ajudaram a destruir um jovem, que foi chamado por Deus, em meio a uma luta satânica, que se travou, quando uma jovem, de 15 anos ficou endemoninhada, em 1980.

Diga a este crápula, que destruiu dezenas de jovens ministros, como eu fui perseguido por Satanás, desde o princípio, e como ele e o Osmar foram instrumentos desta perseguição. Pergunte a ele, se já parou de ser mentiroso, e leia para ele Apocalipse 22:15:

"Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira".

Se você ler estes relatos da minha vida, Getúlio, saiba que só na eternidade, é que se poderá avaliar o que homens como você, prejudicaram a obra de Cristo, através das
perseguições satânicas, movidas muitas vezes, por despotismo, vaidade, orgulho e cobiça por liderança sem questionamento.

Não foi isso que você sempre quis? Ser presidente da Associação, mas sem nenhum pastor se opondo a seus desmandos? Por isso me queimou desde o início. Um teologando, que tem a coragem de lhe chamar de mentiroso, face a face, seria sempre uma pedra no teu sapato.

Mas um dia Jesus voltará, Getúlio. Sei que você, não acredita neste fato, mas um dia, você e estas oligarquias, que dominam a obra, darão contas ao Rei dos reis, sobre todo o mal que causaram a seus pequeninos pastores, que não tinham, como eu, nenhum sobrenome importante.

Quanto a você, ............, mostre minha história, para alguns crápulas, que você ingenuamente acredita, que sejam pastores. Faça isso em nome da amizade, que um dia tivemos, quando estudantes...

Ex-pastor K.


Achei muito interessantes as experiências do Ex-Pastor K.

Fiquei em dúvida sobre o relato da moça que faleceu na noite de sua formatura na faculdade de psicologia, apenas com 18 anos?

Minha cara irmã em Cristo:

Tenho andado meio doente, e muitas vezes, escrevo de madrugada, quando perco o sono. Detalhes, como este, me passam desapercebidos, mas você tem razão. Confundi os fatos. Laura ingressou na faculdade com 18 anos, vindo a falecer, depois da faculdade terminada, infelizmente, na noite de formatura.

Atenciosamente,

K.

Leia outros textos do Ex-Pastor K:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com