Da Consagração à Ordenação (Com ou Sem Ordenado!) - 2

Nos últimos dias, pessoas têm questionado à ordenação de pastores, quanto a sua validade ou sua necessidade, principalmente no ministério leigo. O que a Escritura Sagrada registra sobre a Ordenação de Pastores? O Que Significa Ser Pastor? O Que Significa Ser um Falso Pastor? Para efeito de esclarecimento, quero deixar claro, que todas às vezes que aparecer a palavra ordenação, estará implícito o rito ou a cerimônia de consagração por meio da imposição de mãos. 

 

1. ORDENAÇÃO DE PASTORES

No Texto Sagrado, no Novo Testamento, não existe nenhuma referência (literalmente falando) à ordenação de pastores. Contudo, o Senhor concedeu dons a Sua Igreja. Um desses dons é o de pastor, para que alguns dos Seus discípulos fossem capacitados ao pastorado. No Novo Testamento, encontramos várias referências a pastor e pastores, conforme listadas abaixo:

· Pastores de ovelhas (animais – Luc. 2:8, 15, 18 e 20);

· Pastores que se apascentam a si mesmos sem temor” (Judas 1:12);

· Na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fala do “Dom” que o Messias concede aos Seus discípulos (4:11);

· No capítulo 10 do Evangelho Segundo João, o apóstolo fala do Messias, “o Bom Pastor” (João 10:11 e 14); nesse capítulo, ele também fala do pastor em contraste com o ladrão e salteador (João 10:1-6); nos versos 10 a 16, o apóstolo descreve as palavras do Messias, quando Ele fez um contraste entre o mercenário e “o Bom pastor”;

· Em Hebreus, está escrito: “Nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas” (Heb. 13:20);

· O apóstolo Pedro escreveu: “o sumo Pastor” (1Pedro 5:4);

· O apóstolo Mateus registrou as palavras do Messias, quando Ele disse que na Sua vinda, como pastor, irá fazer a separação das “ovelhas dos cabritos” (Mat. 25:32);

· Nos livros de Mateus e de Marcos, está escrito: “Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão” (Mat. 26:31 – cf. Mar. 14:17 - AVR).

Nessas passagens da Escritura Sagrada, acima, não se tem uma base bíblica que sirva de fundamento e dê autoridade a alguém para ordenar ou ser ordenado pastor. Contudo, temos uma ordem direta do Messias ao apóstolo Pedro, repetida três vezes, em função da sua tríplice negativa em relação ao Senhor, como haviam sido preditas. As ordens são: “Apascenta os meus cordeirinhos”. “Pastoreia as minhas ovelhas”. “Apascenta as minhas ovelhas”. (João 21:15, 16 e 17 – AVR). Simão Pedro, além do chamado e do “dom” para ser apóstolo, recebeu, também, do Senhor o “dom” para ser Pastor (Ef. 4:11). Mas o apóstolo e pastor Pedro, não se esqueceu que na seara existe “o Sumo Pastor”. (1Pedro 5:4 – AVR). O autor da Carta aos Hebreus declara: “Nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas”.

Como Adventistas do Sétimo Dia, sabemos que a Escritura Sagrada não é apenas o Novo Testamento, por isso, precisamos saber o que o Velho Testamento diz sobre a ordenação de pastores e o que significa ser pastor, espiritualmente falando, e quais as suas principais atribuições.

 

2. O QUE SIGNIFICA SER PASTOR?

Aqui, não será abordado, diretamente, o Pastor Yahweh, como o nosso Pastor (Gên. 48:15; Salmo 23:1; 80:1; Ecl. 12:11; Isaías 40:10-11; etc;), creio não ser necessário, pois Ele está fora de discussão. Por isso, analisaremos os Seus servos (líderes: sacerdotes, reis, governadores, profetas; etc;) como pastores do povo de Yahweh. No livro de Números, encontramos às primeiras referências onde podemos encontrar uma definição do que seja um pastor do povo de Yahweh.

E vossos filhos serão pastores no deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto”. (Núm. 14:33 – AVR – cf. 26-34). Os filhos seriam pastores; mas não de ovelhas. Eles seriam pastores do povo de Yahweh.

Outro texto, onde, explicitamente, podemos tirar a definição do que seja um pastor, é o que segue:

Depois disse o Senhor a Moisés: sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. E, tendo-a visto, serás tu também recolhido ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão; porquanto no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes à minha palavra, não me santificando diante dos seus olhos, no tocante às águas (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim). Respondeu Moisés ao Senhor: Que o senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre a congregação, o qual saia diante deles e entre diante deles, e os faça sair e os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor. Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão; e apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe a comissão à vista deles; e sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Ele, pois, se apresentará perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele inquirirá segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a ordem de Eleazar sairão, e segundo a ordem de Eleazar entrarão, ele e todos os filhos de Israel, isto é, toda a congregação. Então Moisés fez como o Senhor lhe ordenara: tomou a Josué, apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, impôs-lhe as mãos, e lhe deu a comissão; como o Senhor falara por intermédio de Moisés”. (Núm. 27:12-23 – AVR).

De acordo com esses versos, entendemos que pastor é uma pessoa que recebe o dom para ser líder (pastor = dom de liderança). Contudo, ele tem uma missão especifica a frente de uma congregação ou grupo. Josué era tanto um líder militar quanto espiritual. Mas como líder espiritual, ele dependia das orientações de Yahweh, transmitida por meio do sumo sacerdote, pois assim está escrito: “segundo a ordem de Eleazar sairão, e segundo a ordem de Eleazar entrarão, ele e todos os filhos de Israel, isto é, toda a congregação”. Outro exemplo de líder (pastor), onde podemos fundamentar uma definição é o que foi dito nas palavras do profeta Micaías aos reis Jeosafá (de Judá) e Acabe (de Israel). “Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa”. (1Reis 22:17 – AVR – cf. 2Crôn. 18:16).

 

3. QUAIS AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO PASTOR (LÍDER) DO POVO DE YAHWEH?

Uma das principais funções do pastor, conforme já foi citado, é liderar, pois ele é um líder ou deveria ser. Por isso, o pastor deve estar à frente, da congregação ou grupo em todas as situações, no que diz respeito ao aspecto espiritual. Mas ele precisa estar capacitado e sendo capacitado constantemente. Deve ter recebido o dom da liderança para que não se torne um ditador para o povo de Yahweh. Eis o que foi dito a Moisés: “e sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel”. Antes desta ordem, Yahweh já havia dito de Josué: “Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão”. Portanto, percebemos que ter o “Espírito” necessariamente, não significa ter determinado “dom”, principalmente o de líder (pastor). Leia os textos de 1Cor. 12:8-14. Depois, no mesmo capítulo é dito:

E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?”. (1Cor. 12:28-30 - AVR).

 

A - Liderança 

Dentre os apóstolos, visivelmente, percebe-se que o apóstolo Pedro era o líder. Abaixo, destacarei três eventos importantes que envolvem o apóstolo Pedro.

·  O primeiro foi o que ocorreu após a morte do Messias, conforme está relatado no livro de João.

Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam”. (João 21:1-3 – AVR).

Como sabemos, eram doze os apóstolos; mas um havia se enforcado. Então, nesse momento, eram onze apóstolos do Messias. Junto ao Mar de Tiberíades encontravam-se sete apóstolos. Quando o apóstolo Pedro toma a decisão de ir pescar imediatamente os outros seguem-no.

·  O segundo evento foi narrado nesse mesmo capítulo do livro de João 21:15-17. Quando o Messias exorta o apóstolo Pedro, mais uma vez a ser pescador de homens e não de peixes (Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?), bem como ordenou que apascentasse os seus cordeirinhos.

A pergunta: “amas-me mais do que estes?” Pode ser tanto uma referência aos apóstolos (em função do pecado de Pedro - cf. Luc. 7:43) como aos peixes (Amar ao Senhor é tornar-se pescador de homens).

·  O terceiro está em Gál. 1:18; 2:7-9. Na Carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo destaca visivelmente, o apóstolo Pedro como o líder (Gál. 1:18; 2:7-8); mas não um papa (infalível – cf. 2:10-14) ou ditador como muitos pastores em nossos dias, que buscam apenas ser servido. Depois, apresenta-o como um dos líderes (uma das colunas - Gál. 2:10 – Atos 15). Nessa reunião (congregação), dos “apóstolos e anciãos” (Atos 15:6), não havia um presidente eleito. No relato, encontramos líderes dando testemunhos. Mas, a princípio: “havendo grande discussão” (v. 6). Para solucionar o problema, o Senhor já havia dado experiência aos apóstolos Pedro, Barnabé e Paulo em seus ministérios. Isso é evidente, pois eles, como está escrito, foram os primeiros a falar (15:7-11; 13 e 13-21), respectivamente, nesta ordem. Contudo, a decisão foi por unanimidade: “Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde”. (Atos cf. 15:22-23 – AVR cf. 24-33).

 

B – Ensinar a Verdade

Existem, no Novo Testamento, mais duas referências, uma em Mateus e outra em Marcos, referentes a pastor. Elas descrevem uma outra função importante do pastor conforme foi descrita nas palavras do Messias:

Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor”. (Mat. 9:36 – AVR).

Então, o Messias disse aos apóstolos: “Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. (Mat. 9:37-38 – AVR).

O relato de Marcos nos dá um detalhe importante: “E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas” (Mar. 6:34 – AVR).

Por essas passagens acima, percebemos que além da seara ser grande, e os trabalhadores poucos, ainda existem dois grandes problemas: a deficiência quanto ao ensino das doutrinas que o Messias ensinou (Mat. 28:20; 2João 9-10). Já, o outro envolve o número de trabalhadores. Portanto, não existem obreiros em maior quantidade na seara, porque há desvio de verba da finalidade primordialsalvar almas, em benefícios da mordomia de alguns Judas que fazem tudo para por a mão no dinheiro do Senhor, chegando até o ponto de traí-Lo por dinheiro (Mat. 26:14-16; Mar. 14:10-11) e dizem que é para ajudar os pobres (João 12:1-6).

 

C – Reconciliar as Ovelhas com o Sumo Pastor e umas com as outras

No Salmo 23:5, encontramos outra importante função do pastor (Líder). “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda”. (AVR). Esse verso, antes de qualquer coisa, está abordando o ministério da reconciliação (2Cor. 5:18-19). Porque existem problemas, ciúmes, brigas; etc., até entre as ovelhas. Portanto, percebemos que o verdadeiro pastor é usa a diplomacia no relacionamento com às ovelhas.

 

D – Atividades de Ciro Pastor de Yahweh

Assim diz o Senhor, teu Redentor...”. “que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado”. (Isaías 44:24 e 28 – AVR). Ciro não era judeu nem conhecedor das Leis de Yahweh, contudo, cumpriu a missão dele como pastor de Yahweh. E os pastores que se alimentam dos dízimos e das ofertas será que estão cumprindo a missão especificada para cada um?

 

4. O QUE SIGNIFICA SER UM FALSO PASTOR?

Infelizmente, a Palavra do Senhor também nos informa sobre a existência de “falsos pastores”. Estes podem ser reconhecidos por meio de suas atividades e negligências no que diz respeito a sua missão, conforme abordada acima. A Escritura Sagrada descreve os falsos pastores mais preocupados com a gordura e a lã das ovelhas e apascentam a si mesmos.

Contra ela virão pastores com os seus rebanhos; levantarão contra ela as suas tendas em redor e apascentarão, cada um no seu lugar”. “Pois os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos”. “Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu quinhão; tornaram em desolado deserto o meu quinhão aprazível”. (Jer. 6:3; 10:21 e 12:10 – AVR).

Falei contigo no tempo da tua prosperidade; mas tu disseste: Não escutarei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, o não obedeceres à minha voz. O vento apascentará todos os teus pastores, e os teus namorados irão para o cativeiro; certamente então te confundirás”. “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor”. “Uivai, pastores, e clamai; e revolvei-vos na cinza, vós que sois os principais do rebanho; pois já se cumpriram os vossos dias para serdes mortos, e eu vos despedaçarei, e vós então caireis como carneiros escolhidos. E não haverá refúgio para os pastores, nem lugar para onde escaparem os principais do rebanho. Eis a voz de grito dos pastores, o uivo dos principais do rebanho; porque o Senhor está devastando o pasto deles”. “Ovelhas perdidas têm sido o meu povo; os seus pastores as fizeram errar, e voltar aos montes; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar de seu repouso”. (Jer. 22:22; 23:1-2; 25:34-36 e 50:6 – AVR).

Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”. “Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam”. “Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto”. (Eze. 34:2, 5 e 7-10 - AVR).

Pois os terafins falam vaidade, e os adivinhos vêem mentira e contam sonhos falsos; em vão procuram consolar; por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor. Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes...”. “Voz de uivo dos pastores! porque a sua glória é destruída... Assim diz o Senhor meu Deus: Apascenta as ovelhas destinadas para a matança, têm por culpados, cujos compradores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque hei enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas. Certamente não terei mais piedade dos moradores desta terra, diz o Senhor; mas, eis que entregarei os homens cada um na mão do seu próximo e na mão do seu rei; eles ferirão a terra, e eu não os livrarei da mão deles”. “E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim. Então eu disse: Não vos apascentarei mais; o que morrer morra, e o que for destruído seja destruído; e os que restarem, comam cada um a carne do seu próximo. E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer o meu pacto, que tinha estabelecido com todos os povos. Foi, pois, anulado naquele dia; assim os pobres do rebanho que me respeitavam, reconheceram que isso era palavra do Senhor. ... Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel. Então o Senhor me disse: Toma ainda para ti os instrumentos de um pastor insensato. Pois eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não procurará as errantes, não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne das gordas, e lhes despedaçará as unhas. Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! a espada lhe cairá sobre o braço e sobre o olho direito; o seu braço será de todo mirrado, e o seu olho direito será inteiramente escurecido”. (Zac. 11:8-17 – AVR).

 

5.      AS PROMESSAS DE YAHWEH

Graças ao nosso Senhor e Salvador, o nosso Pastor Yahweh, nós como ovelhas do Seu pasto, temos, na Escritura Sagrada, muitas promessas que nos consolam e nos dão segurança.

E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. (Jer. 3:15 – AVR). Portanto, o pastor é um líder e não um ditador e/ou ladrão e/ou mercenário (João 10:1-16).

E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor”. “... Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho”. (Jer. 23:3-4 e 31:10 – AVR).

Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão”. “E suscitarei sobre elas um só pastor para as apascentar, o meu servo Davi. Ele as apascentará, e lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse”. “Também meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor só; andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão”. (Eze. 34: 12, 23 e 24, e 37:24 – AVR).

“... Mas o Senhor dos exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá, e o fará como o seu majestoso cavalo na peleja”. “Eu pois apascentei as ovelhas destinadas para a matança, as pobres ovelhas do rebanho. E tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas”. (Zac. 10:3 e 11:7 – AVR).

 

6. CONCLUSÃO

No entanto, tudo isso que foi dito dos falsos pastores não invalida à ordenação dos verdadeiros pastores. Além do mais, por trás da expressão - falsos pastores, está em vigência a existência de pastores verdadeiros nestes últimos dias (Jer. 3:15). Verdadeiros líderes e não ditadores, ladrões e mercenários. A existência dos falsos pastores é que faz necessária à ordenação de verdadeiros líderes na seara do Senhor. Líderes que reconheçam o Messias como “a Cabeça” (1Cor. 11:3; Ef. 4:15; 5:23; Col. 1:18; 2:10). como “o Sumo Pastor” (1Pedro 5:4). “Nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas” (Heb. 13:20 - AVR).

Portanto, concluímos esta matéria tendo a certeza que dentre as muitas pessoas que hoje se declaram pastores, existem muitos que são falsos pastores (como Judas no meio dos apóstolos) e poucos são os verdadeiros. Dentre os falsos a maioria não têm o “dom” para pastorear, e os outros que possuem o “dom” estão apostatado como Balaão, preferem negociar com a gordura e a lã das ovelhas. – josielteli@hotmail.com

Artigo anterior:

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com