Resposta ao ÚNICO Pastor Distrital que Aceitou o Desafio sobre a Oração de Joelhos

(Resposta ao sermão publicado faz alguns dias aqui no site.)

Querido Pastor Gildásio,

Concordo com várias coisas que o senhor escreveu e discordo de algumas outras. Creio que, conversando, temos condições de nos entender!

Concordo com o senhor quando diz que a postura indicada nas Escrituras para a oração é prostrado de joelhos. Também concordo que o bom senso deva prevalecer quando essa postura não for possível. É isso mesmo! Estamos de acordo quanto a isso! Estamos de acordo também quanto ao fato de serem as circunstâncias o divisor de águas nessa questão.

É justamente quanto a esse ponto que temos insistido: outras posturas que não a de joelhos devem ser determinadas pelas circunstâncias e NÃO PELO GOSTO DO ADORADOR.

Eu lhe darei um exemplo prático:

Algum tempo atrás, os irmãos do Grupo do Soteco fizeram um culto num terreno meio íngreme, em que ajoelhar-se seria extremamente difícil, para não dizer impossível. O irmão Herbert aconselhou a todos que ficassem como julgassem melhor enquanto os que estava à frente, num local mais plano, dobrariam seus joelhos em oração. Essa e outras situações são perfeitamente compreensíveis, assim como ninguém está dizendo também que devamos nos ajoelhar dentro de um ônibus, andando pelas ruas da cidade, no local de trabalho (exceto se as condições permitirem), dentro de um banco etc.

Mas, não é bem isso o que muitos administradores, pastores e irmãos desejam. Querem que o desejo pessoal (impulso) prevaleça quanto à postura para orar. Se estou com vontade de me ajoelhar, eu me ajoelho; se não, fico de pé mesmo! Isso é debochar de Deus! Deus merece muito mais respeito de nossa parte. Lembrem-se todos de que os anjos velam sua face na presença do Criador!

Bem, no tocante aos argumentos que apresentou, vejo que o senhor também não leu minha apostila. Por favor, examine-a primeiramente e depois voltaremos a conversar.

Por fim, preciso protestar contra o que o senhor escreveu no final de seu e-mail: que esse assunto não é ponto de salvação. Onde está escrito isso?! Por favor, se o senhor sabe em que livro da Bíblia ou do Espírito de Profecia se encontra tal assertiva, não deixe de me passar a referência!

Essa história de separar na Bíblia o que é e o que não é ponto de salvação é um dos mais terríveis enganos do inimigo das almas! É o ser humano dizendo para Deus que algumas coisas que Ele revelou não são importantes, que nem tudo o que Deus diz é para ser levado a sério!

Bem, espero que reveja essa sua declaração!

Fique na paz e que o Santo Espírito o ilumine!

Henderson H. L. Velten.


Oração: Conversa Entre Amigos

Bom, sobre orar de joelhos, gostaria de dizer, que sempre ouvi que "orar é abrir o coração a Deus como a um amigo" (Caminho a Cristo, pág. 93). É, portanto, uma conversa amigável, não importa onde, nem como. Se der vontade, converso com Deus andando. Trocamos altas idéias, sentado no ônibus. Choro meus lamentos deitado de bruços, com a cabeça enterrado no travesseiro. Peço perdão pelos meus pecados, quando e onde o arrependimento bater...

Na igreja, oro quando tem um espaço livre no programa. Oro, quando o sermão me toca. Oro para agradecer por uma música que me emocionou. Oro, quando dá algo errado que precisa de rapidez para ser resolvido. Quando entra um visitante. Antes e depois de começar... 

Por fim, converso com meu Papai o tempo todo. Imaginem se eu me ajoelhasse cada vez que eu orasse? Que ridículo... (e haja joelho!)

"Orai sem cessar."

Robson Romero


Resposta do irmão Henderson

Caro Robson Romero,

Continue orando sem cessar. Isso é muito bom!

Continue fazendo suas orações MENTAIS, silenciosas, do jeito que puder.

Não precisa se ajoelhar no ônibus, no restaurante ou no local de trabalho para elevar a Deus uma prece silenciosa!

“Para orar não é necessário que estejais sempre prostrados de joelhos. Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando sós, quando estais caminhando, e quando ocupados com os trabalhos diários.” Ciência do Bom Viver, p. 511.

Mas, ao se levantar ou ao deitar, no culto matutino ou no culto vespertino, e também nos cultos da Igreja, não deixe atender ao pedido do seu Papai do Céu. Se você gosta mesmo dEle, ouça a Sua voz:

“Quando em oração a Deus a posição indicada é prostrado de joelhos.” Mensagens Escolhidas, Vol. 2, p. 311.

“Tanto no culto público como no particular é nosso dever prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando Lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus.” Mensagens Escolhidas, Vol. 2, p. 312.

Faça assim e Papai do Céu ficará muito feliz com você!

Fique na paz!

Henderson H. L. Velten


Argumentos Repetidos

(Resposta a e-mail publicado anteriormente e respondido também pelo irmão Aparecido de Poá, SP.)

Prezado irmão José Ivaldo,

O teor de seu e-mail revela que você também não se dispôs ainda a ler minha apostila. Eu até entendo, pois ela é bem extensa! Mas, não deixe de examiná-la. Você verá que os poucos argumentos de que se serve já estão devidamente respondidos nela.

Especialmente os casos de Jesus junto à tumba de Lázaro ou da parábola do fariseu e do publicano aparecem comentados no capítulo 11. Mas, não deixe de ler também os capítulos 1, 2, 3, 4 e 10. Eles o ajudarão a entender o assunto com clareza.

Fique na paz e que Deus o abençoe!

Henderson H. L. Velten


Ao Irmão Henderson

Irmão, não li sua apostila. Portanto, não posso falar acerca do que escreveu. Contudo, sei o que diz a pena inspirada e concordo que a ÚNICA posição de oração durante o culto a Deus é a de Joelhos. Peço inclusive que os irmãos dediquem um pouco de seu tempo essa semana para ler Mensagens Escolhidas, vol.2, págs, 311 a 316.

Contudo, irmão,também gostaria de lhe relembrar outro texto, tão importante quanto o anterior que se encontra em Mensagens Escolhidas, vol.1, pág. 158: "Não profirais palavras jactanciosas,de exaltação própria."

E nas págs.182-183: "'Ainda tenho muito a vos dizer,mas vós não poderieis suportar agora' João 16:12. Quanto mais devemos nós, constantemente sujeitos a errar,acautelar-nos de recomendar insistentemente a outros aquilo que não estão preparados para receber.Olhando constantemente a Jesus, refreai vossas expressões fortes, extravagantes. Mas ao passo que vos deveis acautelar quanto a vossas palavras e idéias, não é necessário que vossos labores cessem inteiramente. Buscai estar em harmonia com vossos irmãos, e haverá abundância de serviço  para vós na vinha do Senhor. Exaltai,porém, a Cristo, não as vossas idéias e pontos de vista."

Além disso, lembremos que Jesus chamava os fariseus de hipócritas sim, mas, será que nós também não somos hipócritas? E lembre-se que Jesus nunca proferiu uma palavra com raiva de alguém. Jesus, como dizem as sagradas escrituras, sempre advertiu Seu povo, mas com palavras de amor, fé e salvação, com aprovação celestial e nunca com contenda nem desaprovação à redenção dos homens.

Irmão, pense nisso também, nós temos que obrar para Cristo todos juntos, não em contenda. Portanto, coloque a questão da oração de joelhos, conforme a pena inspirada, mas com amor pelos irmãos que não compreendem os propósitos de Deus ainda, pois eles não compreendem esse ponto, mas compreendem outros, assim como nós.

Logo, vamos nos unir com amor em torno de Cristo e vamos ver o que Ele nos diz. E nos perdoarmos uns aos outros, a vivermos em união. Como vamos orar "Perdoai as nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores" se não somos capazes de perdoar e ouvir o próximo? Isso quero dizer que não é só pra você, mas para todos nós, Cristãos, sendo irmãos de Jesus e nenhum melhor que outro, quer sejam membros, pastores, etc.

Vamos pensar sobre isso e orar pedindo a Deus união em torno do nosso grande Mestre que é Jesus, sem contendas, nem desaforos, nem provocações. SERÁ QUE CRISTO, ESTANDO EM NOSSO LUGAR, AGIRIA COMO ESTAMOS AGINDO?

Um grande Beijo aos irmãos Henderson, Chalegre, Jackson e todos os outros, no mundo todo. Que Deus nos ilumine, pois queremos um dia estar nos céus e lá estaremos todos juntos. Amém!

Diego Damásio, Pelotas, RS

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com