Clipping: Acidente com elevador mata idosa em Igreja Adventista de Porto Alegre, RS

Vítima ficou prensada na porta ao sair do segundo andar, em uma igreja na zona Norte

Uma idosa morreu em um acidente com um elevador em uma igreja na rua Roque Calage, zona Norte de Porto Alegre, por volta das 8h40min deste sábado. Segundo o delegado Cristiano de Castro Reschke, da 1ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), ela ficou prensada na porta ao sair do segundo andar e o elevador continuou em movimento, o que provocou a morte. A vítima foi identificada como Zeli da Silva Matos, de 80 anos.

A nora de Zeli, de 53 anos, estava no elevador e uma neta, de 9 anos, já havia saído. Nenhuma delas ficou ferida, mas a primeira entrou em estado de choque a precisou ser medicada. As informações iniciais davam conta que o elevador havia caído e que havia feridos, o que não foi confirmado.

Acidente

O acidente aconteceu na Igreja Adventista, no bairro Passo D’Areia, cerca de 20 minutos antes do início do culto matinal. O elevador foi inaugurado esta semana e a igreja começou a operar em setembro do ano passado. A estrutura teria apresentado problemas e passou por um conserto recentemente.

“Vamos dar todo o apoio necessário à família”, assinalou o representante da igreja, Marcio Luz da Silva. Segundo ele, a empresa AGS Elevadores, que implantou a estrutura, poderá ser responsabilizada judicialmente se for comprovado que o acidente ocorreu em consequência de falhas na instalação.

Equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 1º Comando Regional de Bombeiros (CRB), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Instituto Geral de Perícias (IGP) foram deslocados para atender a ocorrência.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=367322

Laudo de acidente com elevador deve ser concluído em 30 dias

Mulher morreu prensada na porta do aparelho em Porto Alegre

Deve ser concluído em até 30 dias o laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) sobre o acidente com um elevador que ocasionou uma morte, na manhã de sábado, em Porto Alegre. Zeli da Silva Matos, 80 anos, tentava entrar no equipamento, dentro da Igreja Adventista, na rua Roque Calage, zona Norte de Porto Alegre. As portas fecharam-se e prensaram a vítima, que morreu no local.

De acordo com a delegada Clarissa Demartini, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), uma perícia de engenharia deverá ser feita no local, com a presença do técnico que fez a instalação do elevador na última sexta-feira. O objetivo é não deixar para trás nenhum detalhe da investigação. “Podemos trabalhar com a hipótese de ser um dano do próprio equipamento e não na instalação. Ou quem sabe uma pane momentânea”, afirmou a delegada.

O primeiro passo é identificar em que fase encontrava-se o processo de instalação do aparelho. Clarissa afirmou ser possível que o elevador tivesse sendo operado sem a liberação da empresa. “Se conseguirmos perceber que tem algum dano nessa instalação que não foi feita, passa por uma responsabilização do técnico ou do fabricante. Mas o nosso mote da investigação realmente é o laudo pericial”, observou. Moradores da rua Roque Calage afirmaram que, na manhã de sábado, houve queda de luz na região. A delegada Clarissa, porém, descartou que o fato esteja relacionado com o acidente.

Zeli tentou entrar no elevador quando ele estava parado no terceiro andar do prédio, que possui quatro pavimentos. A nora, de 53 anos, e a neta, de 9, já estavam dentro do aparelho. “Ele fechou com ela presa e desceu”, contou a delegada. Zeli ficou prensada na altura do tórax. As duas acompanhantes não ficaram feridas.

No momento do acidente, às 8h40min de sábado, os primeiros fiéis estavam chegando ao tempo da Igreja Adventista para o culto das 9h. Segundo um dos representantes da igreja, Márcio Luz da Silva, aquele era o primeiro dia de utilização do novo elevador. Ele informou que a instituição pretende prestar apoio à família da vítima e que poderá responsabilizar a empresa que instalou o elevador, caso fique comprovada a falha na prestação do serviço.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=367401

Mulher morre em acidente com elevador em Porto Alegre

Vítima teria ficado prensada na porta do equipamento

Um acidente dentro de um elevador provocou a morte de uma mulher de 80 anos na manhã de sábado. A tragédia ocorreu por volta das 8h45min em um prédio da Rua Roque Calage, zona norte de Porto Alegre. A vítima foi identificada pela Brigada Militar como Zeli da Silva Matos. Ela estava acompanhada de uma filha, que não sofreu ferimentos, mas foi socorrida por médicos em função do abalo emocional.

O edifício, de apenas três andares, é localizado a poucos quarteirões do shopping Iguatemi e do quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar. No local, funciona uma Igreja Adventista. Uma das primeiras a chegar no prédio onde aconteceu o acidente foi a soldado Vanessa Vieira, do 11º BPM, que foi avisada por populares e correu para atender ao chamado. Ela encontrou a mulher já sem vida.

Conforme relato da policial, a idosa tentou descer do elevador, no segundo andar, quando as portas fecharam, prendendo um pé da mulher. O elevador continuou a descer, mutilando e matando a vítima.

A filha da vítima também estava no local e ficou trancada, sendo libertada por bombeiros. Ela foi medicada em decorrência do abalo psicológico com o acidente. Conforme a PM Vanessa, a filha da vítima relatou que a mãe tinha dificuldade de locomoção.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2011/12/mulher-morre-em-acidente-com-elevador-em-porto-alegre-3584143.html

Morte em elevador: Após acidente, técnicos avaliam se elevador de templo estava em condições de operar

Advogado de empresa afirmou que equipamento passava por ajustes

Técnicos irão avaliar se o elevador do templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia estava em condições de funcionamento. Um acidente com o equipamento na manhã deste sábado provocou a morte de Zeli da Silva Matos, de 80 anos.

Segundo o advogado da empresa AGS Elevadores e Componentes, fabricante do equipamento, Manoel Pedro Castanheira, o elevador passava por ajustes durante essa semana. Ele não soube informar, no entanto, se o aparelho estava liberado para uso.

— Só o técnico responsável poderá dizer se o elevador já estava em condições de funcionamento — afirmou o advogado.

Até o final da manhã de sábado, peritos e policiais civis examinavam o prédio, em busca de pistas sobre as razões do acidente. Por meio de nota oficial, a igreja disse que será prestado todo o apoio à família e define o episódio como “uma fatalidade”.

— Quando a senhora foi entrar, o elevador fechou a porta em cima dela. Possivelmente, a causa da morte tenha sido o esmagamento do tórax e da cabeça — disse a delegada Clarissa Demartini.

O acidente aconteceu cerca de 20 minutos antes do início do culto matinal. Todas as atividades da igreja que ocorreriam neste sábado foram suspensas.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2011/12/apos-acidente-tecnicos-avaliam-se-elevador-de-templo-estava-em-condicoes-de-operar-3584243.html 

Acidente em igreja: Perícia de engenharia na próxima semana deve apontar onde ocorreu falha em elevador

Zeli da Silva Matos morreu neste sábado em acidente em elevador de igreja adventista

A polícia deve agendar para terça-feira a perícia de engenharia no local do acidente com elevador que provocou a morte de Zeli da Silva Matos, de 80 anos. Segundo a delegada responsável pelo caso, Clarissa Demartini, essa perícia definirá o que pode ter provocado o erro no equipamento:

— O elevador estava sem interdição. Agora precisamos identificar onde ocorreu o problema. Avaliamos desde a hipótese de defeito de fabricação até a possibilidade de uma falha de comunicação entre a prestadora de serviço e a igreja [sobre o funcionamento do elevador]. A perícia de engenharia deve delinear onde ocorreu a falha — relatou.

De acordo com Clarissa, a ideia é reunir o perito de engenharia do Instituto Geral de Perícias e o técnico da empresa que realizou manutenção nos elevadores da igreja na sexta-feira para produzir uma avaliação completa. A hipótese de que poderia ter ocorrido falta de luz durante o acidente e que isso poderia ter afetado o funcionamento do equipamento chegou a ser levantada durante a busca por pistas neste sábado, mas de acordo com a delegada, o pastor que estava na igreja no momento negou a existência de problema no fornecimento de energia.

— O que nos direciona agora é o laudo pericial. Aí poderemos reconstruir os acontecimentos e entender onde ocorreu o erro.

Zeli da Silva Matos, de 80 anos, morreu em um acidente na manhã deste sábado no elevador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Zona Norte da Capital. A vítima teria tentado descer do elevador, no segundo andar, quando as portas fecharam, prendendo um pé. O elevador continuou a descer, mutilando e provocando a morte de Zeli.

O enterro será no domingo, no cemitério Jardim da Paz.

Em nota oficial, a igreja lamentou o acidente e informou que está apoiando a família da vítima e acompanha o trabalho da Polícia Civil na apuração das causas do acidente.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2011/12/pericia-de-engenharia-na-proxima-semana-deve-apontar-onde-ocorreu-falha-em-elevador-3584393.html

41 comentários em “Clipping: Acidente com elevador mata idosa em Igreja Adventista de Porto Alegre, RS”

  1. Estou assustado com o conteúdo desse site. Entrei para conhecer a proposta e com o pouco que li já ficou claro pra mim que é mal inspirado. O trabalho do inimigo contra a Igreja de DEUS começou e a sacudidura que a irmã White nos alertou, que separaria o joio do trigo, já está acontecendo.
    Que DEUS abençoe e salve a todos. Sejam firmes na fé, meus irmãos.

  2. Não sou favorável abafar casos que devidamente comprovados que envergonhem o evangelho publicamente, mas acho que pessoas adventistas devidamente comprometidas com a mensagem deveriam tomar o seu tempo que é parte da mordomia cristã para exaltar o nome do salvador.
    è desrespeitoso uma matéria dessa natureza, pois não mostra nenhum teor de elevação espiritual, se o mundo publicou o problema é dele, mas imagine a família tendo que ter e ler este tipo de matéria sobre sua falecida parente.
    Podre, muito podre este tipo de atitude. Sem sentimentos.
    Porque vocês não anunciam aqui a morte de cruz aquele que veio salvar o mundo?
    Porque não detalha cada momento antes, durante e pós sua crucificação?
    este é um conselho de EGW que está em no livro DTN.
    Povo da verdade é diferente de povo justiceiro!

  3. ESSE SITE É SIMPLESMENTE DESRESPEITOSO. DEVERIA SER RETIRADO DO AR PELAS AUTORIDADES PÚBLICAS. ISSO AQUI É PURA AFRONTA E DESPEITO POR PARTE DE PESSOAS OFENDIDAS. COITADAS! GRAÇAS A DEUS QUE OS ADMINISTRADORES DESSE SITE NÃO SÃO DEUS! JÁ PENSOU SE O FOSSEM? GRAÇAS A DEUS POR SUA GRAÇA EM NOSSAS VIDAS E NAS VIDAS DELES TAMBÉM!

  4. Incrível …..pq será que esse site só acusa a igreja e critica hein? Ainda nao li aqui artigos elogiando o projeto reconhecido Vidas por Vidas, o Mutirao de Natal..só vejo este site procurando qq erro ou coisa que venha denegrir a iasd ,que espirito é esse!
    Acho que temos que ser equilibrados…apontar o dedo pros outros é facil,quero ver olhar pra vida suja de pecado.. e cuidar de si mesmo. Obvio que foi algo lamentavel a morte da nossa irma querida,agora postar isso como se a iasd tivesse culpa..como se a iasd tivesse contente..dá licenca ne ,acidentes acontecem. Ainda fala de materia informativa ah tá essa eu ri..existe pra que esse site?,pra apoiar o evangelismo na iasd? pra ensinar a palavra de DEUS?..ME POUPE NE.. existe somente pra acusar criticar e apontar erros..sera que na iasd so tem coisa ruim.?.nao tem nada de bom?..pensa nisso acusador de plantao!

    1. é facil vcs falarem isso, porque não foi uma pessoa da familia de vcs né, mais pesso que nunca aconteça isso com ninguem. pois perdi minha bisa desse jeito e ninguem sabe como doi saber ki amanha ja faz um ano ki éla si foi brutalmente, e naõ tem culpado nessa istória né!!! muito legal isso,na minha opiniaõ as duas partes saõ culpados, tanto a igreja,quanto a impresa responsavel pelo elevador,pois deveriam prestar mais atenção,pois foi a vida de uma pessoa da minha bisa, naõ de um animal!!!! ok si bem ki nem um animal merecia morrer assim.

  5. Não sei porque tanta amargura e acusações, sem proveito, por causa dessa fatalidade acontecida em uma familia que estava a caminho de um lugar para adorar a Deus, em pleno dia do SENHOR, não compete a nós especular o acontecido, e sim, analisar no contesto Biblico. Vamos fazer uma pausa e olhar esse acontecimento pelos olhos de JESUS. Vejamos o que o MESTRE nos ensina lá em Lucas cap. 13: vers. de 1 a 5, onde fala sobre a mortandade dos galileus e a queda da torre em Siloé. Não vou transcrever cada vá a Biblia e leia e faça uma reflexão, só quero contribuir para que não avancemos o sinal que venha tirar conclusões apreçadas e maguar até as pesoas enlutadas. Irmãos tenhamos o Espeirto de Cristo. Fiquem com DESUS. Amem…

  6. não tente provar erros na igreja de Deus , tente provar suas convições. será que quando procuramos causar contendas estamos realmente sendo guiados pelo Espírito Santo. apenas mostre que suas convicções são bíblicamentes corretas…

  7. DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA,MAS O JULGAMENTO E D DEUS OS CRÍTICOS DE PLANTÃO ESTÃO DE OLHOS AI SÓ PARA FALAR O QUE NÃO DEVE E AINDA USADOS POR SATANÁS PARA FALAR DA IGREJA DE DEUS PORTANTO VAMOS ORAR PARA A OBRA CONTINUAR AQUI NA TERRA PORQUE TEMOS UMA ORDEM A CUMPRIR QUE PREGAR PARA QUEM NÃO CONHECE A VERDADE QUE É JESUS O SEU SACRIFICO POR NÓS NA CRUZ E A VERDADE DO EVANGELHO DE CRISTO PURO COMO ELE DEIXOU.

  8. Os flamigerados comentários nunca alternando o modo como a iasd vem sendo atacada so aumenta a chama da convicção quanto ao fato dela ser profetica ,causando por conseguinte um efeito “retro” nas consequencias freneticamente aguardadas por mentes sinistras como a de todos que aguardam um atestado de óbito que possivelmente jamais saira do IML do inferno

  9. A tragédia do homem nãoé morrer, e sim morrer sem Cristo. Esta querida irmã é uma bem aventurada. Estava indo para a casa de Deus no dia santo de sábado. Lembremos irmãos em nossas oraçoes destes familiares enlutados. Lembremos ainda que quando a critica a igreja vem de fora ela se une, e quandovem de dentro se divide. E o tempo do fim é tempo de apressar a vinda de Jesus.

  10. Vejam os sinceros de coração o que esse camarada faz na internet, ele tenta acusar a igreja de um acidente, que carater deste “CRISTÃO”, QUEM não tem o espirito não tem o fruto do espirito, a só lembrando que é o acusador.

  11. Lamentável mesmo! Mas isso reflete a pompa desses canalhas (pastores) que vivem nas custas do povo ignorante. Quem dera se os dízimos e ofertas fossem mesmo para a manutençao da obra de Deus. Na verdade, é pra manter o status de glamour dos corruptos. Em Manaus, tá horrivel!! O Hospital Adventista outro dia mandou uma senhora de 67 anos voltar pq ela nao tinha dinheiro, e sabem pq nao tinha? Pq passou 59 anos pagando o padrao de vida dos pastores que andam de Honda Civic e moram na ponta negra, enquanto ela foi levada para o PS 28 de Agosto… é isso aí, minha gente

    1. Putz! o Titanic afundou e matou milhares de pessoas….. é.. acidentes acontecem…. INFELIZMENTE todos nós estamos sujeitos a isso…… mas a igreja, como instituição, não tem poder pra interferir… Já que acidentes acontecem independente da vontade de QUALQUER SER HUMANO! (já que são acidentes, por definição). Se foi culpa da empresa, se foi culpa do tiozinho que instalou o elevador… isso será averiguado.. agora, culpar a IASD como instituição??? me parece sem fundamento… me parece que tem um único objetivo: agredir. Então culpe a prefeitura por todos os acidentes de carro que acontecem na cidade.

    2. VC que fez esse comentario improprio sobre a igreja, tenho certeza que tem um vida espiritual totalmente perturbada. A salvacao e individual. enquanto vc acha que os pastores roubam e se fazem isso vao prestar conta, vc transgride o mandamento nao diras falso testemunho. Jesus esta as portas e esse mundo jaz no maligno. Vc tem a escolha… decide!

    3. Um absurdo usar a morte de uma pessoa para atacar a igreja e o santo dízimo que não é dinheiro mas reconhecimento que Deus é o dono de tudo, isso mostra QUE SUA OBRA É SATÂNICA!!!!!!!!!!!!!!!!
      Pare de criticar e vá evangelizar os perdidos nas prisoes, nas cracolandias!

  12. OS PREDIOS ADVENTISTAS ESTÃO SE TORNANDO SIMBOLO DE PODER E GRANDEZA. EM MIAS GERAIS PASTORES TOMAM CONTA DE IGREJAS A QUILOMETROS DE DISTANCIA SE MUITOS RECURSOS, ENQUANTO OUYROS ESBANJAM RECURSOS…. ESTRANHO NÃO…….

    1. A Doutrina e santa, pessoas sao falhas e pecadoras. Enquanto vc ficar olhando para as pessoas dentro da igreja, estara perdendo seu tempo em desfrutar da maravilhosa sensacao do verdadeiro amor de Deus em sua vida. pq vc nao gasta o seu precioso tempo contigo… Deve ter muitas coisas erradas em vc pra postar aqui. nao acha.

  13. infelizmente acidentes acontecem eu lamento e oro por todos q ao inves de prestatar solidariedade a familia faz criticas infundadas se isso tivesse acontecido em um show de um cantor famoso sera como seria os comentarios. isso é para pensar pois há muitas coisas entre o ceu e a terra q jamais a va filosofia humana pode imaginar

  14. Saiu no jornal correio brasiliense de sábado em um longo artigo onde descreve que a igreja adventista quase foi multada por descontar o dízimo no contracheque dos professores e funcionários. É só certificar a publicação Sábado dia 10/12/2011 do Correio Brasiliense. Rídiculo para quem se diz A IGREJA DE DEUS.

    1. Só desconta de quem concorda e assina. Fui obreira, e nunca descontaram nada do meu salário, porque eu não permiti. Portanto, não fale do que não sabe!

      1. Isto pode ter sido verdade para você. Mas eu fui obrigada a assinar o documento que permitia o desconto em folha. Segundo a diretora da escola “até os professores que não eram adventistas tinham assinado” e eu tinha que fazer o mesmo! Mesmo sendo contra! Por este e outros motivos deixei de trabalhar na Escola Adventista.

        1. O desconto é obrigatório sim! E a obreira que escreveu aí é puxa-saco…
          O desconto existe e você é obrigado a assinar manuscritamente um termo se não, não há contratação. Fui Tesoureiro de Escola (Escola Adventista) e eu era orientado a obrigar candidatos a vagas a assinar esse termo. Eu era orientado pelo Tesoureiro-Assistente do Campo, e isso é uma norma geral, vigente em todo o Brasil. E tem mais, os funcionários eram ainda obrigados a dispensar o IAJA, uma previdência privada paga com os nossos dízimos aos pastores. Portanto, querida obreira, pare de puxar o saco e acorde você!

        2. Amigos! Sabem qual é o problema com o dízimo? Interesses materiais. Querendo destinar o dízimo! Se você se acha tão honesto(a) assim, confie em Deus e creiam que quando Jesus voltar Ele julgará todos que usaram o dízimo de forma desonesta. É questão de ser honesto? Então continue devolvendo o dízimo calado e confie que Deus julgará a todos.

      2. O desconto é obrigatório sim! E a obreira que escreveu aí é puxa-saco…
        O desconto existe e você é obrigado a assinar manuscritamente um termo se não, não há contratação. Fui Tesoureiro de Escola (Escola Adventista) e eu era orientado a obrigar candidatos a vagas a assinar esse termo. Eu era orientado pelo Tesoureiro-Assistente do Campo, e isso é uma norma geral, vigente em todo o Brasil. E tem mais, os funcionários eram ainda obrigados a dispensar o IAJA, uma previdência privada paga com os nossos dízimos aos pastores. Portanto, querida obreira, pare de puxar o saco e acorde você!

      3. No passado, digo, a uns 25+ anos atraz, todo obreiro e funcionario da obra tinha o dizimo automaticamente descontado em folha. Eram 10% do salario bruto! Ninguem nunca assinou papel nenhum. Era subentendido que isto seria uma condicao para ser empregado da obra. Nunca vi ninguem ousar reclamar pois ja’ sabiam que significaria ser demitido. Os poucos que reclaram re-haver o dinheiro foram apenas aqueles que entraram com causas trabalhistas depois de desligarem-se da organizacao. Mas nunca quando estavam ainda empregados.

    2. É assinado um termo, onde é autorizado o desconto do dízimo no salário, por isso que a IASD foi “quase” multada, e não multada efetivamente. Deus vê tudo e não se deixa escarnecer, mas Ele não precisa de fiscais. A obra é de Deus, infelizmente administrada por homens nem sempre inspirados por seu Espírito, enfim, falhos.

      1. Deus não precisa de fiscais mas nos chama para sermos “reparadores de brechas” e não fechar os ouvidos como nos dias do profeta Amós. Cuidado! Somos chamados a acordar e não a continuar dormindo!!

    3. Cidadao… Pq vc esta tao preocupado com o desconto dos dizimos das pessoas…
      Se vc tivesse preocupado com sua salvacao, estaria nesse momento em comunhao com Deus e nao cuidado de coisas que nao pertence a vc! com vc mesmo disse a IGREJA E DE DEUS. Entao por favor, deixe que ELE que e santo e inteligente cuide disso.

  15. Triste e lamentável esse acidente fatal. Todavia, não podemos nos precipitar em conclusões levianas, até que a perícia emita laudo oficial. Meus sinceros sentimentos à família dessa vítima. Que Deus lhes sutentem nessa hora de dor.

    1. Conclusões leviana depois de uma senhora falecer? porque não era a sua mãe, pq se fosse duvido vc passar a mão na cabeça de algum pastorzinho… tem muita igreja aí com obra irregular, nem precisa se esforçar muito pra achar…

Deixe um comentário