Vídeo mostra sinagoga de judeus seguidores de Yeshua, o verdadeiro nome de Jesus

https://www.youtube.com/watch?v=WbKF1dkgf-g

Nova versão legendada em português. O vídeo é uma prova de que havia crentes em Yeshua (Jesus), o Messias, no antigo Israel entre o terceiro e o quarto século, entre os anos 200-300. Também prova que eles falavam o aramaico. Está registrado que os verdadeiros crentes iniciais não eram realmente diferentes do resto do judaísmo além do fato de que seguiram os ensinamentos do Messias Yeshua. O que significa que eles teriam sido observadores da Torah (lei) dos Hebreus e que amavam o Messias que ensinava como manter a Torá. Shalom!

Vídeo original (Legendas em inglês)

Uma lição rápida na história:

Havia uma divisão no corpo dos crentes no início. Havia crentes que permaneceram nos caminhos dos apóstolos conhecidos como Nazarenos ou “Netsarim” (Atos 24: 5 mostra que Paulo era considerado o líder dos Nazarenos), que significa “Os ramos”. Eles mantiveram toda a lei e foram considerados por todos como Hebreus e uma seita do judaísmo (mesmo aqueles que não nasceram judeus que se juntaram a eles).

Havia também a seita dos cristãos romanos. Os cristãos romanos e os nazarenos hebraicos estavam em algum extremo desacordo entre si. Os cristãos romanos não concordaram com os nazarenos hebraicos porque ainda obedeciam a lei e pareciam “judeus demais” e os nazarenos não concordavam com os cristãos porque estavam abandonando os caminhos da Torá e seguindo os caminhos de Roma (como os feriados romanos pagãos, a Páscoa e o Natal aka Saturnalia — o solstício de inverno e a suposta data de nascimento de Mithra, bem como todos os outros deuses pagãos, incluindo Horus).

Há até um registro histórico de Policarpo (que era um discípulo do apóstolo João) confrontando Roma porque mantinha os costumes romanos e feriados e recusava a Páscoa. Depois, romanos começaram a perseguir os nazarenos. Matando-os e forçando-os a se esconder.

O governante pagão Constantino teve uma “visão” de conquistar o mundo com o cristianismo, então ele se converteu, iniciou um ódio oficial contra o judaísmo e aqueles que pareciam com eles. Ele proibiu o Sábado (sétimo dia), a Páscoa judaica e todas as formas de “judaísmo” e implementou mais “Romanismo” e conquistou o poder sobre a Igreja.

O mundo caiu sob o feitiço do cristianismo romano e na maior parte ainda obedece a toda a doutrina formada por ele. Eles e seus descendentes rotularam os nazarenos como hereges e os mataram em nome de “Cristo”. Até hoje, todas as formas dos nazarenos são atacadas pelos descendentes do cristianismo romano sob muitos nomes “católicos”, “luteranos”, “metodistas”, “batistas” etc.

Aqui está uma pequena escrita de Jerônimo, um pai primitivo da Igreja cristã , a respeito dos nazarenos.

“Vamos agora considerar especialmente os hereges que … chamam-se nazarenos, são principalmente judeus e nada mais. Eles usam não só o Novo Testamento, mas também usam de certa forma o Antigo Testamento dos judeus, pois eles não proíbem os livros da Lei, os Profetas e os Escritos … para que sejam aprovados pelos judeus, dos quais os nazarenos não diferem em nada e professam todos os dogmas relativos às prescrições da Lei e aos costumes dos judeus, exceto que eles crêem no Messias…

“Eles pregam que há apenas um Deus e seu filho Jesus. Mas eles são muito versados na língua hebraica, pois eles, como os judeus, lêem toda a Lei, então os Profetas … Eles diferem dos judeus porque eles crêem no Messias, mas não são cristãos, na medida em que estão atados aos ritos judaicos, como a circuncisão, o sábado e outras cerimônias.” — Epiphanius; Panarion 29; traduzido do grego.

Deixe um comentário