Pastor adventista brasileiro acusado de vários crimes de agressão sexual

Vários meios de comunicação estão relatando que Hélio S. Ferreira, um homem que serviu como pastor adventista na Geórgia, foi preso, acusado de várias acusações de agressão sexual.

Ele é acusado de agredir sexualmente três mulheres durante um período de seis anos, quando ele morava ou visitava o condado de Multnomah, no Oregon.

Ferreira ainda está listado no eAdventist como pastor da Grace Fellowship, 1304 W Hill Ave, em Valdosta, Georgia.

O Oregon Live informou que Ferreira foi indiciado em 20 de dezembro de 2019. Ele foi acusado de estupro, sodomia, abuso sexual, sequestro e roubo de identidade. Ele está detido sem fiança na Geórgia e será extraditado para o Oregon.

Um grande júri do condado de Multnomah emitiu uma acusação de nove acusações contra Ferreira.

https://www.youtube.com/watch?v=T_udlcZAyHE

Brent Weisberg, porta-voz do Ministério Público do condado de Multnomah, não confirmaria ao Oregon Live se Ferreira tivesse contato com as suspeitas através de sua posição na igreja.

Ferreira parece ter sido bastante ativo nos círculos adventistas da região de Portland, Oregon, nos últimos anos. O Oregon Live relatou que Ferreira ofereceu aulas de música aos alunos da Escola Adventista do Sétimo Dia de Hillsboro durante o ano letivo de 2017-2018.

De acordo com esta reportagem, “Os detetives do Departamento de Polícia de Portland estão procurando ativamente se há outros casos relacionados. Qualquer pessoa com qualquer informação que possa ajudar investigadores ou informações que você acredita que possa estar conectada, deve entrar em contato com o detetive Ross Dormady pelo telefone (503) 823-0880.”

https://www.youtube.com/watch?v=eQyvc-Ld1VY

Fonte: https://atoday.org/man-who-served-as-adventist-pastor-charged-with-three-counts-of-sexual-assault/

Oregon News

DNA liga pastor da Geórgia a três agressões sexuais no condado de Multnomah, diz indiciamento

Por Molly Young | The Oregonian / OregonLive

Um pastor da Geórgia foi preso sob a acusação de ter agredido sexualmente três mulheres no condado de Multnomah, durante um período de seis anos, quando ele morou ou visitou a área.

Hélio S. Ferreira, 41 anos, foi indiciado em 20 de dezembro por acusações de estupro, sodomia, abuso sexual, sequestro e roubo de identidade. O Ministério Público do condado de Multnomah e a polícia de Portland anunciaram sua prisão na terça-feira. Ele permanece detido sem fiança em uma prisão do condado da Geórgia, aguardando extradição para o Oregon.

Ferreira, um pastor adventista do sétimo dia, residia anteriormente no condado de Washington e retornava com frequência à área de Portland, de acordo com documentos públicos. O diretório online da igreja o lista como pastor principal de uma congregação em Valdosta, uma cidade de 56.000 pessoas no sul da Geórgia.

A congregação publica regularmente vídeos de seus sermões online. Os últimos vídeos foram publicados em 1º de dezembro. Ele foi preso dois dias depois depois que os detetives obtiveram um mandado de prisão no condado de Multnomah.

Mais tarde, um grande júri proferiu sua acusação de nove acusações contra Ferreira depois de ouvir 18 testemunhas, incluindo as três mulheres que disseram que ele as agrediu. A acusação diz que a evidência de DNA conecta Ferreira aos supostos assaltos.

Brent Weisberg, porta-voz da Promotoria do Condado de Multnomah, disse que não poderia divulgar nenhuma informação sobre o caso ou se Ferreira conhecia alguma das supostas vítimas através de seus postos na igreja.

A acusação diz que Ferreira agrediu sexualmente a primeira mulher em novembro de 2012. A mulher não pôde consentir porque estava fisicamente impotente ou mentalmente incapacitada no momento do assalto, de acordo com a acusação.

A acusação alega que Ferreira sequestrou e estuprou duas mulheres diferentes: em setembro de 2016 e em setembro de 2018. A acusação também o acusa de roubar a identidade da segunda mulher.

Ferreira às vezes pregava em uma igreja adventista do sétimo dia no nordeste de Portland. Um boletim semanal diz que ele proferiu o sermão em 10 de setembro de 2016. Sua mensagem foi intitulada “Derrotar nossos inimigos”.

O júri indiciou Ferreira sob a acusação de ter sequestrado e estuprado uma mulher oito dias depois.

Ferreira também pregou ou tocou piano nas igrejas de Beaverton e Boring, de acordo com boletins ou vídeos dos serviços publicados online. Ele ofereceu aulas de música tão recentemente quanto o ano letivo de 2017-2018 a estudantes de uma escola adventista do sétimo dia em Hillsboro.

Ele viveu em Beaverton, Hillsboro e Forest Grove, de acordo com os registros do tribunal. Ele não tem condenações criminais anteriores no Oregon.

Não está claro quando ele será devolvido para enfrentar as acusações criminais atuais. Uma pessoa que atendeu o telefone na prisão onde está preso disse que ninguém estaria disponível para discutir o caso até depois do feriado de Ano Novo.

Os detetives da polícia de Portland ainda estão investigando Ferreira e pediram a alguém com informações para ligar para o detetive Ross Dormady no número 503-823-0880.

Fonte: https://www.oregonlive.com/news/2019/12/dna-links-georgia-pastor-to-3-sex-assaults-in-multnomah-county-indictment-says.html

Pastor adventista brasileiro preso como suspeito em casos de abuso sexual

https://www.youtube.com/watch?v=SEFRdiqfEfw

VALDOSTA, Geórgia (WALB) – Um homem, que serve como pastor em Valdosta, foi preso em conexão com vários casos de agressão sexual em Portland, Oregon, de acordo com o Georgia Bureau of Investigation (GBI).

A Igreja Adventista do Sétimo Dia da Grace Fellowship tem Helio Ferreira, 41, listado em sua página no Facebook como pastor sênior.

“Ele não conhece a palavra de Deus”, disse Yevonne Graddy, moradora de Valdosta.

Yevonne Graddy
 
Yevonne Graddy (Fonte: WALB)

Graddy e John Pope III, outro morador de Valdosta, disseram que estão felizes por ele estar fora das ruas.

João Papa III
 
João Papa III (Fonte: WALB)

O GBI disse que Ferreira foi preso em 3 de dezembro, em uma investigação que envolveu o GBI, detetives da Unidade de Crimes Sexuais do Departamento de Polícia de Portland, do Departamento de Polícia de Hillsboro (Oregon) e do Gabinete do Xerife do Condado de Lowndes.

“Devido à sensibilidade dos casos e à investigação em andamento, mais detalhes não estão sujeitos a divulgação no momento.”
Departamento de Investigação da Geórgia

“Estou muito feliz por eles estarem fazendo seu trabalho, pegando-o e guardando-o para que ele não possa fazer isso com mais ninguém”, disse Pope.

A investigação está relacionada aos casos de Portland, Oregon, de 2012, 2016 e 2018.

“Eu tenho garotas e você também deve ter cuidado com os garotos hoje, porque eles molestam garotos, tanto quanto garotas”, disse Graddy.

Pope disse que acha que esse tipo de coisa serve como um despertar infeliz para a comunidade.

“Não são apenas as pessoas que estão correndo pelas ruas com as quais você deveria se preocupar, mas também as pessoas nomeadas para serem nossos líderes que precisam ser interrogadas também”, disse Pope.

O WALB bateu nas portas da igreja e ligou para o número listado em sua página do Facebook, mas ainda não recebemos nenhuma resposta ou comentário.

Os detetives do Departamento de Polícia de Portland estão procurando ativamente se há outros casos relacionados.

Pastor adventista aguarda extradição, enfrentando várias acusações de agressão sexual

Por: Emma Wheeler | WCTV Eyewitness News
6 de janeiro de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=Mz8HCIP_7Wo

LOWNDES COUNTY, Geórgia (WCTV) – Um pastor de Valdosta aguarda extradição para Portland, Oregon, onde enfrenta várias acusações de agressão sexual.

Hélio Santiago Ferreira, 41, está na cadeia do condado de Lowndes. Ferreira é o pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Grace Fellowship em Valdosta.

Autoridades do Gabinete do Xerife do Condado de Lowndes disseram que foram contatadas pela polícia em Portland, notificando que Ferreira estava na área. Desde então, os departamentos vêm trabalhando muito próximos.

As autoridades disseram que ele está na área de Lowndes County há cerca de um ano trabalhando como pastor na igreja.

Ferreira enfrenta nove acusações criminais, incluindo estupro, sodomia e seqüestro. Os casos remontam a 2012 e, mais recentemente, em 2018.

A xerife Ashley Paulk disse que o departamento ajudou a polícia de Portland a obter DNA, que ligava Ferreira aos crimes sexuais.

Enquanto todos os crimes ocorreram no Oregon, as autoridades locais disseram que estão felizes por ele estar fora das ruas e atrás das grades, chamando-o de ‘estuprador em série’.

“É uma sensação ótima, quero dizer, que o cara ataca mulheres e meninas. Ele não precisa estar nas ruas novamente”, disse Paulk. “Temos interações com muitas outras agências, e Portland era uma delas. Eles foram ótimos para trabalhar, temos um cara muito ruim nas ruas para Portland. Claro, é apenas um milagre que ele esteja aqui há mais de um ano e ele não cometeu o mesmo crime aqui “.

Autoridades disseram que Ferreira não está enfrentando nenhuma acusação no Condado de Lowndes. Eles disseram que, não importa quanto tempo o processo de extradição leve, ele enfrentará um julgamento no Oregon.

Entramos em contato com a Grace Fellowship Church, mas não tivemos resposta.

Ferreira também trabalhou em período parcial na Conferência Adventista do Sétimo Dia em Oregon. Em um comunicado, as autoridades disseram, em parte:

“A Conferência de Oregon percebeu que Helio Ferreira foi indiciado no condado de Multnomah por agressão sexual e outras acusações.

O Sr. ferreria trabalhou em período parcial para as entidades da Conferência de Oregon de 2014 a março de 2019. No momento, não temos relatos de que essas alegações tenham alguma conexão com seu emprego na Conferência de Oregon. No entanto, continuaremos a monitorar esse assunto de perto e cooperar, conforme apropriado, com as autoridades locais em qualquer investigação em andamento sobre essas alegações. ”

Por: Krista Monk | WALB News
20 de dezembro de 2019

VALDOSTA, Geórgia (WALB) – Um pastor de Valdosta foi preso em conexão com vários casos de agressão sexual em Portland, Oregon, segundo o Georgia Bureau of Investigation.

O GBI disse que Helio Ferreira, 41, foi preso em 3 de dezembro, em uma investigação que envolveu o GBI, detetives da Unidade de Crimes Sexuais do Departamento de Polícia de Portland, do Departamento de Polícia de Hillsboro (Oregon) e do Gabinete do Xerife do Condado de Lowndes.

A investigação está relacionada a casos em Portland, Oregon, de 2012, 2016 e 2018.

O Bureau de Investigação da Geórgia divulgou a seguinte declaração sobre este caso:

“Devido à sensibilidade dos casos e à investigação em andamento, mais detalhes não estão sujeitos a divulgação no momento.”
Os detetives do Departamento de Polícia de Portland estão procurando ativamente se há outros casos relacionados.

Qualquer pessoa com qualquer informação que possa ajudar investigadores ou informações que você acredita estar conectada, deve entrar em contato com o detetive Ross Dormady pelo telefone (503) 823-0880.

Copyright 2019 WALB. Todos os direitos reservados.

Fonte: https://www.wctv.tv/content/news/Valdosta-pastor-arrested-as-suspect-in-sexual-assault-cases-out-of-Oregon-566383211.html

Deixe um comentário