“O Deus do Impossível salvou o meu filho e agora ele vai ser pai!”

Há 20 anos, o irmão Robson Ramos, fundador e mantenedor do Adventistas.Com publicou neste site uma série de artigos sobre o difícil momento que ele e sua família passavam por conta de uma doença grave, envolvendo seu filho, hoje com 35 anos!

(Na foto abaixo, Luís Robson com a esposa Jane, que está grávida.)


“O Deus do Impossível salvou o meu filho e agora ele vai ser pai!”, comemora o irmão Robson Ramos, vinte anos depois de ter escrito os textos abaixo sobre o milagre da cura de seu filho:

Minha Descrição Bíblica Preferida de Deus

Esta não é uma página pessoal de lamentações e auto-comiseração, em que o editor se coloca como vítima de injustiças do sistema, em busca de simpatizantes e pessoas que com ele se identifiquem, para atacar a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não, este é um espaço democrático em que irmãos marginalizados pelos veículos oficiais, publicam suas dúvidas, críticas, questionamentos e opiniões pessoais.

Foi por essa razão que até agora não havia escrito nem pedido orações sobre um grave problema de saúde, que acomete meu filho de 15 anos, que será internado hoje em São Paulo para remoção de um tumor, dito “benigno”, na cabeça.

É em momentos como esse que todas as nossas teorias acerca de Deus são testadas e nossa fé, de fato, é provada. Nessa hora, é confortante e tranqüilizador termos a certeza de que nossa vida e, especialmente no meu caso, a vida do meu filho, está colocada sobre e sob as poderosas mãos dAquele Deus único e verdadeiro, que criou e sustém o Universo, nosso planeta, nossa raça e, não apenas isso, em diferentes ocasiões, interveio miraculosa e poderosamente nos acontecimentos terrestres.

É no Deus do impossível, como diz a canção evangélica, que creio. NAquele que abriu o mar vermelho, que fez brotar água da rocha, libertou encarcerados das prisões, dá filhos à estéril, restaura os de coração quebrantado, dá vista aos cegos e audição aos surdos, acalma a tempestade, anda sobre o mar, faz mudos falar e paralíticos andar… É nesse Deus todo-poderoso que acredito.Em outras ocasiões, já falei de Deus como um amigo e Pai amoroso. Mas descobri que essas e outras são descrições limitadas, que nos fazem ter uma visão humana demais e empobrecida de um Deus, que, na comparação, perde para qualquer super-herói dos quadrinhos, do cinema e da tevê.

Demorei para perceber que as gravuras de um Jesus Cristo tão humano quanto qualquer um de nós e representações do próprio Pai com a aparência de um velhote aposentado, que hoje passa a eternidade em um trono de balanço, enfraquecem nossa fé, sem falar no deus-pombinha ou deus-triângulo daqueles que acreditam na trindade.

Deus do Impossível
Autor: Alda Célia

O meu DEUS é o DEUS do impossível
Jeová Girê, o grande El Shadai

Que abriu o mar vermelho
E ao seu povo fez passar
Que da rocha água limpa fez brotarO meu DEUS é o DEUS do impossível
Que liberta encarcerados das prisões
Faz da estéril mãe de filhos
Restaura a alma do ferido
E dilata o amor nos corações
Que dá vista aos cegos

E aos surdos faz ouvir
Faz a tempestade se acalmar

Andou por sobre o mar
E aos mudos fez falar
Paralíticos e coxos fez andar

O meu DEUS é o DEUS do impossível
É o mesmo hoje e sempre há de ser
O meu DEUS é o DEUS do impossível
E fará o impossível pra você
E fará o impossível por você.

Quando voltamos a estudar a Bíblia por nós mesmos, encontramos nela preciosas pérolas, que nos permitem reencontrar uma descrição cada vez mais grandiosa dAquele a quem nem os céus dos céus podem conter. O Deus do Impossível é também inimaginável. Tão grande e poderoso, que alguns concluem que sejam necessárias duas pessoas divinas mais Seu Filho para formá-Lo.

A Bíblia, porém, insiste, repetidas vezes que é apenas um, único, singular, maior e mais maravilhoso que qualquer Ser que possamos conceber. É por isso que nos proíbe de representá-Lo, como fez recentemente a IASD, para que não limitemos nossa fé, adorando a um falso conceito de Deus.

Releia, por exemplo, essa declaração de amor, de fé e gratidão, em que Davi testemunha acerca do poder, majestade, glória e disposição de Deus para socorrer a Seus filhos em tempo de angústia.

Salmo 18:6-18:

Na minha angústia, invoquei o SENHOR,
gritei por socorro ao meu Deus.
Ele do seu templo ouviu a minha voz,
e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.

Então, a terra se abalou e tremeu,
vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou.
Das suas narinas subiu fumaça, e fogo devorador, da sua boca;
dele saíram brasas ardentes.

Baixou ele os céus, e desceu,
e teve sob os pés densa escuridão.
Cavalgava um querubim e voou;
sim, levado velozmente nas asas do vento.

Das trevas fez um manto em que se ocultou;
escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão.
Do resplendor que diante dele havia,
as densas nuvens se desfizeram em granizo e brasas chamejantes.

Trovejou, então, o SENHOR, nos céus;
o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo.
Despediu as suas setas e espalhou os meus inimigos,
multiplicou os seus raios e os desbaratou.

Então, se viu o leito das águas,
e se descobriram os fundamentos do mundo,
pela tua repreensão, SENHOR,
pelo iroso resfolgar das tuas narinas.

Do alto me estendeu ele a mão e me tomou;
tirou-me das muitas águas.
Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam,
pois eram mais poderosos do que eu.

Assaltaram-me no dia da minha calamidade,
mas o SENHOR me serviu de amparo.

É diante desse Deus, cuja glória não podemos contemplar, que nosso único Advogado, Jesus Cristo, neste momento pleiteia, ocultando nossas falhas em Sua perfeição e restringindo-nos a visão do Pai Todo-Poderoso para que não morramos.

Foi a esse Deus que entreguei meu filho nesta madrugada em oração, antes que viajasse para avaliação e tratamento em outra cidade. É a esse Deus, único e verdadeiro, que confio a preservação de sua vida, recuperação de sua saúde e pronto retorno para casa. Esse é o Deus a quem amo e temo.

Para esse Deus que move montanhas e estremece a estrutura da Terra, o que é um tumor na cabeça? Nada. Até porque, segundo a Bíblia, Deus conhece cada particularidade do organismo de cada um de nós, inclusive dados aparentemente pouco importantes como o número de fios de cabelo.

Se a má formação que agora se manifestou, vem desde o nascimento de meu filho, como supõem os médicos, Deus já a conhecia e não foi pego de surpresa. Nós é que nos assustamos com o resultado da tomografia, porque meu filho, Luís Robson, reclamava apenas de uma dor-de-cabeça e é um rapaz saudável, forte, inteligente e bonitão.

Estamos orando e agradecemos a todas as orações que estão sendo feitas pelo Brasil afora. É confortador saber que, além de poder contar com a ajuda do Deus todo-poderoso, temos centenas de amigos e que, apesar de todas as discordâncias que possamos ter em relação a outros aspectos da vida, formamos um corpo que reage quando um de seus integrantes é atacado.

Sabemos, porém, que nosso filho está, como sempre esteve e todos nós estamos, sob o contínuo cuidado de Deus. É Ele quem nos dá vida, respiração e tudo o mais, a cada segundo. Assim, nada mudará apenas porque ele estará sobre uma mesa de cirurgia na segunda-feira. Risco de morte corremos a todo instante. Quem é que segura a laje de concreto que nesse momento está sobre minha cabeça?

Oremos sem cessar, uns pelos outros e até por nossos inimigos, mas não nos gloriemos, porém, de nossa fé nem do grande número de intercessores. Deus não se impressiona com abaixo-assinados espirituais. Ele prometeu atender a oração de dois ou três que concordem entre si.

Oração é apenas uma declaração de fé. Fé é simplesmente a entrega de nossos problemas a Deus, em total confiança nele, através do único Intercessor a quem Deus realmente ouve, Jesus Cristo. Deus, porém, é quem, de fato, age, ainda que nossa fé seja do tamaninho de um grão de mostarda.

Gosto daquele pensamento de que não devemos dizer: “Deus, eu tenho um grande problema!” Mas, sim: “Problema, eu tenho um grande Deus.”

“Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.” Salmo 50:3.

“Porque eis que o SENHOR sai do seu lugar, e desce, e anda sobre os altos da terra. Os montes debaixo dele se derretem, e os vales se fendem; são como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo.” Miquéias 1:3-4.

“O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha. Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam. Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas.” Naum 1:3-6.

“Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.” Êxodo 19:16-19.

“Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis. O povo estava de longe, em pé; Moisés, porém, se chegou à nuvem escura onde Deus estava.” Êxodo 20:18-21.

“Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta ou se se ouviu coisa como esta; ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo; ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, e com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão poderosa, e com braço estendido, e com grandes espantos, segundo tudo quanto o SENHOR, vosso Deus, vos fez no Egito, aos vossos olhos. A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele. Dos céus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras. Porquanto amou teus pais, e escolheu a sua descendência depois deles, e te tirou do Egito, ele mesmo presente e com a sua grande força, para lançar de diante de ti nações maiores e mais poderosas do que tu, para te introduzir na sua terra e ta dar por herança, como hoje se vê. Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.” Deuteronômio 4:32-39.

Mais passagens

“Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens.” Deuteronômio 33:26

“Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:2

“Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.” 2 Samuel 7:22

“Para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus e que não há outro.” 1 Reis 8:60

“SENHOR, ninguém há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.” 1 Crônicas 17:20

“Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.Isaías 44:8

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces.” Isaías 45:5

“Assim diz o SENHOR: A riqueza do Egito, e as mercadorias da Etiópia, e os sabeus, homens de grande estatura, passarão ao teu poder e serão teus; seguir-te-ão, irão em grilhões, diante de ti se prostrarão e te farão as suas súplicas, dizendo: Só contigo está Deus, e não há outro que seja Deus.” Isaías 45:14

“Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.” Isaías 45:18

“Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.” Isaías 45:21

“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” Isaías 45:22

“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim.” Isaías 46:9

“Todavia, eu sou o SENHOR, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador, senão eu.” Oséias 13:4

Fonte: http://www.adventistas.com/outubro2002/descricao_salmo18.htm

O Deus Único e Verdadeiro Curou Meu Filho

Graças a Deus, o Pai, e a Seu Filho, Jesus Cristo, meu filho que esteve a um passo da morte retornou para casa uma semana depois, onde completou sua recuperação após cirurgia realizada em São Paulo, em 22 de outubro de 2002. Luís Robson estava com 15 anos e a preservação de todas as suas funções até a cirurgia bem como a rápida recuperação surpreenderam a equipe de neurologistas do Hospital Beneficência Portuguesa que o atendeu.

Por causa de dores de cabeça que se repetiam com freqüência, foi detectado o desenvolvimento de um grande tumor na base do crânio, o qual segundo os médicos terminaria por matá-lo, depois de paralisar os movimentos e comprometer a audição, visão e fala. As dimensões do tumor, felizmente “benigno”, também surpreenderam os médicos, que disseram nunca ter enfrentado outro que tivesse as mesmas proporções (3,5 x 6,5 x 5,5 cm).

Meu filho, porém, que sempre esteve sob a proteção do Deus Eterno, único e verdadeiro, desde seu nascimento, continuou sob Seu cuidado nesses dias um pouco mais angustiosos e está curado, uma vez que o tumor foi totalmente retirado. Pôde até retornar aos estudos na semana seguinte.

Duas novas ressonâncias magnéticas já realizadas não detectaram reincidência do tumor. Obviamente, haverá necessidade de novas verificações periódicas a cada seis meses e caso se detecte recidiva, Deus o livre, será necessária nova intervenção médica.

De qualquer modo, louvo ao Deus Único e verdadeiro pela preservação de sua vida desde então. E agradeço, mais uma vez, a todos os que oraram por ele. — Robson Ramos (Texto atualizado em 22 de outubro de 2003).

Fonte: http://www.adventistas.com/outubro2002/deusunico_curou.htm

Muito Obrigado, Deus Seja Louvado!

Até segunda-feira antes da cirurgia, que durou cerca de doze horas, os médicos da Beneficência Portuguesa, que atenderam a meu filho, em São Paulo, não conseguiam entender como um garoto de quinze anos com um tumor tão grande na base do crânio (6,2 x 5,3 x 3,0 cm), não apresentava qualquer deficiência da visão, audição, fala ou outra seqüela causada pela doença. Parecia-lhes um milagre que o Luís Robson estivesse aparentemente tão bem! Até perguntei o que aconteceria se não mexêssemos no tumor, mas o Dr. Evandro me disse: “Ele morre.”

Hoje, todos estão admirados com sua rápida recuperação, após uma cirurgia que chegou a ser considerada insuficiente para a retirada total do tumor, embora dito “benigno”. Para nós, que confiamos no Deus único e verdadeiro, não existe outra explicação a não ser o contínuo cuidado do Pai, antes, durante e depois da cirurgia.

Nesta quarta-feira pela manhã, uma nova ressonância magnética indicou que o tumor foi completamente retirado. Hoje, quinta-feira, conversei com ele telefone celular e prometi revê-lo neste sábado, quando retornarei a São Paulo. Logo (talvez nesta sexta à tarde), pela graça de Deus, meu filho deve deixar a UTI, irá para o quarto e, dentro de mais alguns dias, retornará para casa em ótimas condições.

Muito obrigado a todos que oraram e nos escreveram. Infelizmente, não terei como responder às dezenas de e-mails que recebi, sobre esses e outros assuntos. De qualquer modo, agradeço a todos e que Deus seja louvado. — Robson Ramos

Lições que Aprendi com a Doença de Meu Filho

• Há quem ame ao verdadeiro Deus e a nós verdadeiramente. Mas há aqueles que dizem amar o verdadeiro Deus e não nos amam verdadeiramente. Outros não amam o verdadeiro Deus nem nos amam verdadeiramente. Há, porém, pessoas que não amam o verdadeiro Deus, mas nos amam verdadeiramente. As últimas, na prática, estão mais próximas do verdadeiro Deus, que é Amor.

• Quem ama não engana. Diz sempre a verdade, ainda que ela não seja uma boa notícia. Em compensação, quem ama tem sempre uma boa notícia para contar por último.

• Deus é onipotente, onisciente, onipresente… e imprevisível!

• Deus não espera que oremos para só então Ele agir miraculosamente. Quando nos ajoelhamos, o milagre já está em andamento.

• A doença é só um lembrete para que nos conscientizemos de que estamos em contínuo risco de morte, nós e nossos filhos.

• Criança pode não compreender nem mostrar grande interesse pela teoria da religião, mas, na prática, enfrenta até a morte sem nenhum medo porque confia, de verdade, em Deus.

• Para quem ora pela cura de um ente querido, um dia também equivale a um ano!

• Se na contagem do Eterno um dia celeste é como mil anos terrestres, um dia terrestre deve equivaler a microssegundos celestes… Portanto, Deus nunca demora a nos atender. Nossos relógios de camelô é que ignoram a Eternidade.

• Quando depositamos um problema nas mãos de Deus, não há razão para retirá-lo de lá. É hora de aquietar-nos e aguardar a intervenção divina com declarações de confiança e expressões de louvor.

• Deus dirige nossa vida sem desrespeitar nosso livre arbítrio. Se Lhe permitimos, Ele executa Seus planos para conosco apesar de nossas escolhas equivocadas.

 

Tentações da família cristã em que há alguém doente:

• Somos tentados a crer na “cura pelas obras” e nos apresentamos com a nossa obediência e rígidos hábitos devocionais perante Deus, como se isto nos recomendasse perante Ele, esquecendo-nos de que todas as nossas justiças são como trapos de imundícia perante o santo olhar divino.

• Somos tentados a crer que Deus ficará sensibilizado com um grande número de intercessores e a freqüência com que as orações forem oferecidas, como se Ele agisse movido a “correntes de oração” e não nos houvesse prometido atender a todas as orações feitas com fé, em nome de Jesus, desde que dois ou três de nós concordássemos quanto ao pedido; nem houvesse dito que, orando, não deveríamos cair no erro das vãs repetições, como fazem os gentios.

• Somos tentados a aceitar e agradecer todas as orações, preces e rituais, que nos são comunicadas por familiares e amigos, agarrando-nos impensada e involuntariamente a pedidos feitos a outros deuses e intermediários, reforçando com isso a errônea crença de que “Deus é um só”, ou seja, que todas as religiões são boas e levam ao mesmo Deus.

Fonte: http://www.adventistas.com/outubro2002/licoes_doenca.htm

Deixe um comentário