
Enquanto membros adventistas eram incentivados a revelar suas boas ações diante da classe, a cúpula da Igreja transformava visitas, doações e horas de caridade em estatísticas milionárias. Documentos oficiais revelam o caminho dessas informações e mostram que, na mesma década, o braço humanitário da denominação recebia até US$ 10 milhões de uma só vez da agência de desenvolvimento do governo americano.
Por Mister R — Investigação especial para Adventistas.com
O segredo estava naquele cartão preenchido aos sábados
Quem foi adventista nas décadas de 1970 e 1980 certamente se lembra daquela cena aparentemente inocente que se repetia nas pequenas salas da Escola Sabatina. Antes ou durante o estudo da lição, alguém precisava prestar contas das atividades missionárias da semana. Quantas visitas você fez? Quantas pessoas ajudou? Quantas horas dedicou ao auxílio cristão? Quantos estudos bíblicos ministrou? Distribuiu roupas? Ofereceu alimentos? Fez alguma doação? Realizou contatos missionários? Na experiência brasileira que motivou esta investigação, não havia uma secretária específica para cada unidade. O professor e o vice se revezavam nas responsabilidades de apresentar a lição e registrar os relatórios. O procedimento tornara-se tão familiar que poucos imaginavam a dimensão administrativa daqueles pequenos registros. Entretanto, nossa investigação encontrou documentos que transformam completamente a compreensão daquela rotina: as informações não eram recolhidas apenas para estimular a participação religiosa. Integravam um sistema denominacional organizado, capaz de transformar milhões de atividades individuais em indicadores de alcance continental e mundial. E, enquanto os membros prestavam contas de suas boas ações, a estrutura humanitária da Igreja ampliava suas relações financeiras com governos estrangeiros, inclusive com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a conhecida USAID.
O aspecto mais desconcertante daquela prática era o constrangimento provocado em alguns participantes. Havia membros que se sentiam incomodados por precisar revelar publicamente aquilo que haviam feito em benefício de outras pessoas. Afinal, o próprio Jesus ensinara, no Sermão do Monte, que a caridade não deveria ser transformada em espetáculo de autopromoção. Em Mateus 6:1-4, encontramos a recomendação de que a mão esquerda não saiba o que faz a direita. Mas, nas classes adventistas, o fiel era estimulado a anunciar o que havia realizado durante a semana para que alguém pudesse anotar a informação. Alguns resistiam intimamente à exposição, outros respondiam discretamente, muitos se habituavam ao procedimento. Os relatórios, porém, continuavam sendo incentivados e produzidos. A ironia histórica é extraordinária: a caridade que Jesus recomendara praticar sem publicidade estava sendo sistematicamente contada, somada, organizada e transformada em demonstração institucional de desempenho. O cristão podia desejar permanecer anônimo diante dos homens; a organização religiosa precisava transformar sua atividade em estatística.
1966: a ordem partiu da própria Associação Geral!
A primeira descoberta realmente reveladora está num documento denominado Personal Ministries Leaflet No. 2 — The Personal Ministries Leader, publicado pelo Departamento de Ministérios Pessoais da Associação Geral. Na seção dedicada aos relatórios, o material reproduz uma decisão adotada durante a Assembleia da Associação Geral de 1966. A orientação estabelecia que os professores recolhessem os relatórios missionários individuais no início das classes da Escola Sabatina. Recomendava também cartões individuais que permitissem identificar as diferentes atividades evangelísticas e organizar os resultados estatísticos por grupos etários. Portanto, não estamos diante de uma tradição informal surgida espontaneamente nas congregações brasileiras. Estamos diante de uma orientação administrativa da estrutura mundial adventista, formulada muito antes da década de 1980 e executada nos ambientes em que os membros estudavam semanalmente a Bíblia. A determinação alcançava exatamente o espaço em que o constrangimento era experimentado: a pequena classe religiosa na qual pessoas comuns deveriam declarar suas atividades pessoais para que a organização pudesse registrá-las.
Confira a documentação: Personal Ministries Leaflet No. 2 — documento oficial da Associação Geral, seção Reporting.
O detalhe merece ser repetido porque modifica o significado histórico daqueles formulários. O membro podia imaginar que estava simplesmente colaborando com o professor ou incentivando os colegas a trabalhar mais pela igreja. A administração, entretanto, havia estabelecido um mecanismo regular de levantamento de informações. A atividade começava no ambiente religioso, mas seu processamento tinha objetivos administrativos claramente definidos. Os dados precisavam ser registrados, organizados e transformados em resultados que permitissem acompanhar a atuação da instituição. O pequeno cartão missionário era, assim, a primeira etapa de um sistema muito maior, cuja existência não dependia de computadores, servidores digitais ou programas sofisticados. Papel, lápis, fichas, demonstrativos trimestrais e uma hierarquia administrativa eram suficientes para transformar atividades individuais em números de impressionante magnitude.
A segunda descoberta: os formulários subiam pela hierarquia denominacional
Outro documento da própria Associação Geral, o Personal Ministries Leaflet No. 3 — Church Personal Ministries Secretary, esclarece o mecanismo. Suas instruções determinavam que fossem feitos esforços constantes para obter semanalmente relatórios missionários dos membros e afirmavam que esses registros eram essenciais para que os escritórios das Associações e Missões preparassem estatísticas corretas e planejassem suas atividades. O procedimento descrito não terminava na classe. Os registros individuais deveriam ser reunidos semanalmente, os resultados da igreja seriam lançados numa folha de trabalho e, ao final de cada trimestre, os totais passariam para um formulário específico, denominado Personal Ministries Blank No. 2, destinado à administração da Associação ou Missão. O documento ainda orientava a incorporação dos registros de atividades assistenciais das sociedades Dorcas e de outros departamentos. Eis a engrenagem administrativa funcionando: o membro relatava, a congregação somava, a Associação recebia e os níveis superiores dispunham de números consolidados para avaliar e apresentar o trabalho desenvolvido.
Leia diretamente: Personal Ministries Leaflet No. 3 — página 4, seção Reporting.
O próprio manual oferece uma formulação que deveria chamar a atenção de qualquer pesquisador da história adventista: os relatórios eram necessários para que os escritórios administrativos produzissem estatísticas corretas. Portanto, a finalidade administrativa não é uma invenção de críticos da denominação. Está declarada nas instruções publicadas pela própria Igreja. A orientação também mostra como o sistema podia funcionar sem transportar cada cartão individual até a sede mundial. As atividades eram somadas em cada etapa, permitindo que os escritórios superiores recebessem resultados agregados. O valor institucional da operação estava exatamente nessa transformação: milhares de gestos voluntários, praticados em circunstâncias particulares, tornavam-se parte de um conjunto estatístico apresentado em nome de uma única organização religiosa.
1985: quase 30 milhões de contatos e mais de 20 milhões de horas de assistência social na América do Sul!
Quando seguimos o rastro dos relatórios até as publicações denominacionais, encontramos números que ajudam a compreender a importância daquela coleta semanal. Na edição de 1º de julho de 1985 da Adventist Review, página 18, a Divisão Sul-Americana apresentou seu balanço de atividades referentes ao período de 1980 a 1984. Os totais são impressionantes: 29.649.137 contatos missionários, 12.495.823 estudos bíblicos, 13.233.855 pessoas auxiliadas, 17.751.671 peças de roupa distribuídas, 20.393.338 horas de assistência social e 41.205.616 publicações distribuídas. Não se trata de uma tabela mundial, mas de números atribuídos especificamente à Divisão Sul-Americana, que incluía o Brasil. O relatório demonstra como a denominação apresentava a atuação de seus membros em dimensões continentais. Aquilo que começava com alguém informando algumas visitas ou poucas horas de auxílio cristão aparecia, anos depois, como parte de dezenas de milhões de atividades declaradas oficialmente pela estrutura denominacional.
Fonte primária: Adventist Review, 1º de julho de 1985, página 18 — relatório da Divisão Sul-Americana.
O impacto desses números está não apenas em sua dimensão, mas também na maneira como a denominação os apresentava. A Igreja não divulgava somente quantos membros possuía ou quantas pessoas havia batizado. Também demonstrava quantos indivíduos tinham recebido assistência, quantas horas de trabalho social haviam sido realizadas e quantos bens tinham sido distribuídos. Ao reunir evangelismo e assistência social em relatórios institucionais, a organização convertia a atuação religiosa e comunitária dos membros em indicadores de sua própria capacidade de mobilização. Esse patrimônio estatístico era particularmente valioso para uma instituição que mantinha escolas, hospitais, entidades assistenciais e organizações humanitárias interessadas em ampliar sua presença social e suas relações com autoridades públicas.
Na América do Norte, até o valor dos alimentos e do dinheiro doado era contabilizado!
O North American Division Quarterly Statistical Report, referente ao segundo trimestre de 1986, oferece outra demonstração extraordinária. Sua tabela comparativa das atividades leigas de 1984 e 1985 registra, somente para 1985, nada menos que 2.702.912 horas de auxílio cristão, 2.540.614 pessoas atendidas, 3.483.663 contatos missionários, 507.730 estudos bíblicos ou reuniões evangelísticas, 9.058.667 peças de roupa distribuídas e 8.801.226 materiais missionários entregues. O relatório apresenta ainda uma categoria particularmente significativa: dinheiro e valor de alimentos doados, totalizando US$ 6.510.400. A publicação informa que 2.020 igrejas haviam apresentado relatórios, num universo de 4.306 congregações. Isso significa que tamanha quantidade de atividades foi declarada por menos da metade das igrejas existentes naquela Divisão. O sistema não media apenas a quantidade de pessoas envolvidas nas atividades religiosas. Também atribuía valores financeiros a parte da assistência realizada pelos membros.
Fonte primária: North American Division Quarterly Statistical Report — segundo trimestre de 1986, Comparative Lay Activities Report for North America, 1984–1985.
O elemento financeiro merece atenção especial. Quando uma pessoa entrega roupas a uma família necessitada, compra alimentos para alguém em dificuldade ou dedica algumas horas do seu tempo a um serviço voluntário, está realizando uma atividade concreta de solidariedade. Quando uma organização soma milhares de atividades semelhantes, atribui valores monetários a parte delas e publica os resultados sob sua própria identificação institucional, passa a possuir uma representação quantificada do esforço coletivo. Esse mecanismo permite demonstrar capacidade de mobilização, contribuição material e presença comunitária. A questão crítica não é negar o benefício recebido pelas pessoas atendidas, mas identificar quem passou a controlar a apresentação institucional dos resultados produzidos pelos voluntários.
1987: mais de US$ 40 milhões em dinheiro e alimentos declarados no Programa do Bom Vizinho
A dimensão mundial do sistema aparece também nas estatísticas referentes ao Good-Neighbor Program, ou Programa do Bom Vizinho, publicadas no Seventh-day Adventist Yearbook de 1989. Os resultados atribuídos ao ano de 1987 incluem 1.910.644 participantes leigos, 15.872.521 horas de auxílio cristão e US$ 40.602.897 em dinheiro e alimentos doados. Estamos diante de um retrato institucional de alcance internacional, no qual a denominação apresenta milhões de participantes e horas de trabalho, além de dezenas de milhões de dólares em recursos assistenciais declarados. Esse tipo de estatística possui importância evidente na demonstração pública de capacidade operacional: uma organização capaz de declarar tamanha mobilização voluntária pode apresentar-se como detentora de uma extensa rede humana preparada para desenvolver atividades em diferentes localidades.
Acervo histórico: Seventh-day Adventist Yearbook — edições e estatísticas históricas.
E agora vem a descoberta mais explosiva: dinheiro do governo americano já entrava na estrutura assistencial adventista!
Enquanto os membros adventistas preenchiam relatórios semanais sobre suas atividades missionárias e assistenciais, a organização humanitária da denominação desenvolvia relações financeiras com o governo dos Estados Unidos. O personagem que permite visualizar essa conexão com extraordinária clareza é Milton Elmer Nebblett, dirigente adventista cuja biografia oficial consta da Encyclopedia of Seventh-day Adventists. Durante parte da década de 1970, Nebblett trabalhou como assessor do governo americano em atividades humanitárias relacionadas ao Vietnã, inclusive junto à USAID. Em 1980, assumiu a função de diretor associado da Seventh-day Adventist World Service, a SAWS, organização que posteriormente se tornaria a ADRA. A enciclopédia adventista afirma que ele conseguiu uma primeira subvenção de US$ 10 milhões da USAID e, ao longo de sua gestão até 1985, obteve outras subvenções governamentais e humanitárias que, conjuntamente, foram estimadas em aproximadamente US$ 100 milhões. Não estamos falando de uma acusação publicada por adversários da Igreja. Estamos falando de cifras e relações financeiras registradas na própria historiografia oficial adventista.
O significado dessa trajetória é extraordinário para nossa investigação. Um dirigente que havia trabalhado em atividades humanitárias ligadas ao governo americano passou a ocupar posição estratégica na estrutura assistencial da Associação Geral e conseguiu recursos milionários da USAID. A relação entre a denominação e a máquina americana de financiamento humanitário não precisa ser imaginada: está documentada. A própria SAWS, posteriormente denominada ADRA, passou a atuar num ambiente em que projetos sociais, subvenções governamentais, parcerias internacionais e capacidade administrativa se encontravam diretamente relacionados. Nesse contexto, as estatísticas acumuladas pela denominação representavam um recurso institucional de enorme valor para demonstrar a amplitude de sua presença social, mesmo que os processos financeiros específicos precisem ser examinados para identificar como cada informação foi utilizada.
Honduras: a própria ADRA admite que seus projetos eram financiados pela USAID
A documentação de Honduras confirma que o vínculo financeiro não estava restrito à administração central. Segundo a história oficial da ADRA naquele país, entre 1979 e 1983 a SAWS desenvolveu dois importantes projetos humanitários. Um deles destinava-se à assistência técnica e ao apoio produtivo de agricultores na região de Valle de Ángeles. O outro concentrava-se na saúde familiar e nutrição infantil, inicialmente em Tegucigalpa e arredores, sendo posteriormente ampliado para o departamento de Lempira. A informação decisiva aparece expressamente na história institucional: os dois projetos foram financiados pelo governo dos Estados Unidos por meio da USAID. A agência adventista atuava, portanto, como executora de programas humanitários sustentados por recursos governamentais americanos, enquanto a denominação mantinha sua rede de congregações, voluntários e mecanismos de registro de atividades sociais.
Fonte: Encyclopedia of Seventh-day Adventists — ADRA Honduras, seção Early SAWS Projects.
O caso hondurenho torna ainda mais relevante perguntar como a organização apresentava sua capacidade de executar projetos em comunidades. Qual era o papel da rede de igrejas? Como eram demonstradas a disponibilidade de voluntários, a experiência acumulada e a capacidade de atendimento? Quais indicadores constavam das propostas encaminhadas às autoridades financiadoras? Essas perguntas não surgem do nada. Surgem do encontro de duas realidades documentalmente demonstradas: uma denominação que possuía um sistema de coleta de estatísticas missionárias e uma estrutura humanitária que recebia dinheiro de uma agência do governo americano. O elo entre essas realidades merece ser investigado nos próprios contratos, projetos e relatórios de execução, e não escondido sob a aparência de que toda atividade assistencial religiosa estivesse necessariamente isolada das relações institucionais com o poder público.
Brasil: milhares de voluntários e horas de assistência transformados em resultados institucionais
O histórico da ADRA Brasil oferece outro exemplo esclarecedor. Durante as enchentes do Rio de Janeiro, em 1988, a agência informou ter mobilizado 2.472 voluntários, prestado 8.710 horas de assistência, atendido 12.226 vítimas, distribuído toneladas de alimentos e roupas e realizado despesas equivalentes a US$ 435 mil. Novamente encontramos as categorias familiares aos antigos participantes da Escola Sabatina: horas trabalhadas, pessoas auxiliadas, recursos distribuídos e serviços realizados. Esses indicadores demonstravam a extensão das operações conduzidas pela organização e permitiam apresentar resultados concretos de sua atuação humanitária. A semelhança entre os antigos registros missionários e os indicadores assistenciais divulgados pela ADRA chama a atenção para uma característica fundamental do sistema adventista: a capacidade de converter ações sociais em resultados estatísticos atribuídos institucionalmente à denominação.
Fonte: Encyclopedia of Seventh-day Adventists — ADRA Brazil, assistência às enchentes de 1988.
Uma gigantesca contabilidade de boas ações: quem ficava com o prestígio?
A questão que emerge de todos esses documentos é profundamente incômoda. O trabalhador que visitava um enfermo, a aposentada que repartia alimentos com uma família pobre, o jovem que distribuía roupas e o membro que dedicava horas a socorrer necessitados realizavam ações concretas de solidariedade, frequentemente sem receber qualquer remuneração. Entretanto, ao entrarem no sistema de relatórios missionários, essas atividades deixavam de existir apenas como iniciativas pessoais e passavam a compor uma representação estatística da Igreja. Era a denominação que publicava os resultados consolidados. Era a administração que apresentava milhões de horas de assistência, milhões de pessoas ajudadas e grandes volumes de recursos distribuídos. E era também a estrutura institucional que podia beneficiar-se da credibilidade social produzida por esses números. A caridade permanecia gratuita para o voluntário, mas adquiria valor administrativo e reputacional para a organização que a contabilizava.
Esse processo ajuda a explicar por que os relatórios eram tão valorizados. Eles ofereciam informações sobre o trabalho realizado e permitiam dimensionar a mobilização de uma extensa rede de membros. Também forneciam uma linguagem compreensível para instituições públicas e organizações financiadoras: horas, beneficiários, recursos materiais, participantes e resultados. Na linguagem religiosa, eram atividades missionárias e auxílio cristão. Na linguagem administrativa, eram indicadores de desempenho, capacidade de mobilização e alcance comunitário. A mudança de linguagem não alterava necessariamente o serviço prestado, mas modificava a maneira pela qual a atuação dos membros podia ser apresentada e aproveitada pela estrutura institucional.
O choque com Mateus 6: a mão esquerda não deveria saber, mas a Associação precisava contar!
Talvez a dimensão mais perturbadora dessa história esteja no contraste entre a espiritualidade ensinada aos membros e as exigências administrativas da organização. O Sermão do Monte apresenta a discrição como valor fundamental na prática da caridade, advertindo contra a realização de boas obras com o objetivo de conquistar reconhecimento humano. O sistema missionário adventista, por sua vez, incentivava a comunicação frequente das atividades pessoais para que elas fossem registradas e somadas. Evidentemente, registrar um serviço não significa automaticamente praticar ostentação religiosa. Mas o constrangimento experimentado por membros que preferiam não revelar suas boas ações demonstra que existia uma tensão real entre a consciência individual e a rotina institucional. O fiel era ensinado a cultivar a humildade cristã e, ao mesmo tempo, participava de um mecanismo destinado a tornar sua atuação mensurável. A pergunta inevitável é por que a necessidade administrativa de produzir estatísticas parecia prevalecer mesmo quando a exposição das atividades provocava desconforto espiritual.
O documento oficial que orientava os relatórios oferece parte da resposta: a administração considerava esses registros indispensáveis para produzir estatísticas e planejar seu trabalho. Assim, o procedimento não dependia apenas do entusiasmo de professores ou diretores locais. Havia uma justificativa institucional expressa para recolher as informações e insistir na participação dos membros. O que parecia uma formalidade semanal era, na verdade, uma contribuição para um sistema de acompanhamento administrativo muito mais amplo. A Igreja estimulava cada participante a produzir atividades e também a registrar o que havia feito. O resultado final era uma contabilidade coletiva do trabalho religioso e social.
De um lado, os cartões; do outro, Washington e os financiamentos internacionais
Quando reunimos as descobertas, o quadro histórico fica impressionante. Em 1966, a Associação Geral formalizara orientações para recolher relatórios missionários nas classes da Escola Sabatina. Na década de 1980, esses registros alimentavam estatísticas que alcançavam milhões de atividades. Em 1985, a Divisão Sul-Americana apresentava mais de 20 milhões de horas de assistência social acumuladas em cinco anos. Na América do Norte, os relatórios contabilizavam inclusive o valor monetário de alimentos e doações. Ao mesmo tempo, a SAWS/ADRA desenvolvia programas internacionais financiados pela USAID, e a própria biografia oficial de Milton Elmer Nebblett registrava subvenções governamentais multimilionárias. A coincidência de período, estrutura e natureza dos indicadores constitui uma linha documental de investigação sobre a utilização da capacidade assistencial adventista como ativo institucional nas relações com governos e financiadores.
Uma conclusão importante já pode ser extraída: os relatórios dos membros não eram simples registros sem consequência administrativa. Serviam para produzir estatísticas, demonstrar resultados e dimensionar a atividade desenvolvida pelas congregações. A relação financeira da SAWS/ADRA com a USAID também está documentada. O cruzamento dessas informações aponta para uma pergunta sobre o aproveitamento de resultados denominacionais em processos de financiamento: em quais documentos apresentados ao governo americano foram descritas as horas voluntárias, os recursos próprios, as redes de congregações e os atendimentos que a instituição afirmava realizar? A resposta está potencialmente nos arquivos de projetos e prestações de contas, especialmente no acervo da USAID preservado pelo National Archives, Record Group 286. É ali que se pode verificar a correspondência entre os números divulgados pela Igreja e os indicadores utilizados em programas financiados com recursos públicos.
Por que essa história merece ser reaberta agora?
Durante muito tempo, os relatórios missionários puderam parecer apenas mais um elemento da cultura administrativa adventista, tão familiar quanto os cartões de presença, os envelopes de ofertas e as estatísticas trimestrais da Escola Sabatina. Entretanto, a documentação histórica revela que estavam integrados a uma estrutura capaz de reunir informações sobre atividades sociais realizadas em diferentes países e transformá-las em resultados institucionais de grande escala. Essa capacidade não era irrelevante para uma organização que mantinha relações com governos, administrava projetos humanitários e recebia subvenções internacionais. A questão ganha importância ainda maior diante da expansão contemporânea das parcerias entre organizações religiosas, agências humanitárias e estruturas públicas de financiamento. A história daqueles antigos formulários ajuda a compreender como uma denominação religiosa construiu, ao longo de décadas, mecanismos para demonstrar quantitativamente sua presença e sua atuação na sociedade.
Conclusão: a caridade era dos membros, mas as estatísticas pertenciam à instituição
A descoberta mais reveladora não depende da existência de um computador secreto, de uma lista clandestina de fiéis ou de um banco de informações pessoais entregue a autoridades estrangeiras. O sistema documentado era mais simples e, por isso mesmo, muito mais abrangente: milhões de pequenos relatos de atividades voluntárias podiam ser recolhidos nas congregações, somados administrativamente e apresentados como prova da extensão do trabalho realizado pela denominação. Os membros ofereciam seu tempo, seus recursos e sua disposição para ajudar pessoas necessitadas. A organização recolhia as informações e convertia aquele trabalho em estatísticas oficiais. Enquanto isso, sua estrutura humanitária desenvolvia relações financeiras com governos e agências internacionais que atribuíam importância à capacidade de execução e à demonstração de resultados.
A memória dos antigos participantes da Escola Sabatina ganha, assim, um significado inteiramente novo. Aqueles momentos de constrangimento diante do professor e dos colegas não eram episódios isolados de uma cultura religiosa excessivamente preocupada em contar atividades. Integravam um mecanismo de produção de informações que servia à administração da Igreja e fortalecia sua capacidade de apresentar números expressivos sobre assistência social e mobilização voluntária. O mesmo ambiente institucional que produzia essas estatísticas abrigava uma organização humanitária beneficiária de recursos públicos americanos. Essa associação histórica exige investigação contínua dos documentos de financiamento, mas já revela algo que muitos membros provavelmente desconheciam: suas atividades pessoais participavam de um sistema estatístico muito mais abrangente do que a pequena classe em que prestavam seus relatórios.
Eis a pergunta que a liderança adventista deveria responder aos membros que durante décadas preencheram aqueles cartões: quanto da credibilidade institucional construída com milhões de horas de caridade voluntária foi utilizado para conquistar espaço, reconhecimento e oportunidades de financiamento perante governos e organismos internacionais? Os documentos mostram que a Igreja contabilizava as boas ações, publicava os resultados e mantinha relações financeiras milionárias com agências governamentais. Cabe agora abrir os arquivos dos projetos, revelar os critérios utilizados nas solicitações de recursos e esclarecer como a contribuição gratuita dos fiéis era representada nas negociações institucionais. Porque, para quem se lembra daquela antiga rotina da Escola Sabatina, a pergunta deixou de ser simplesmente quantas pessoas foram ajudadas durante a semana. A pergunta é quem, além dos necessitados, acabou se beneficiando da contabilidade dessas boas ações.
Mister R — Adventistas.com





