Quem estava por trás do Dr. Beach? A estrutura da diplomacia adventista e o caminho para Roma

Filho do secretário da Associação Geral, enviado ao Vaticano II por editores denominacionais, respaldado por comissões e sucedido por outros representantes: os documentos permitem acompanhar a engrenagem que transformou relações pessoais em política institucional.

 

O homem na fotografia e a estrutura fora do enquadramento

Durante décadas, o nome do Dr. Bert B. Beach apareceu associado às relações da Igreja Adventista do Sétimo Dia com outras organizações religiosas. Essa identificação tão forte entre uma pessoa e uma atividade acabou produzindo uma deformação conveniente: o representante ficou no primeiro plano, enquanto a estrutura que o empregava, autorizava e sustentava permaneceu menos visível. Para compreender sua atuação, precisamos ampliar o enquadramento. Na fotografia aparece quem entrega o presente, participa da audiência e cumprimenta o interlocutor. Fora dela estão os cargos, as comissões, os editores, os departamentos, as presidências e os procedimentos que tornaram possível sua presença. É essa estrutura que examinamos neste segundo artigo, avançando da controvérsia do medalhão para o funcionamento da diplomacia denominacional.

A pergunta do título tem uma resposta administrativa antes de adquirir qualquer outra dimensão: por trás do Dr. Beach estavam organismos da própria Igreja Adventista. Encontramos uma incumbência editorial para acompanhar o Vaticano II, aprovação divisional para atividades posteriores, financiamento denominacional, funções duradouras de representação e, mais adiante, uma estrutura mundial de supervisão das relações intereclesiásticas. A expressão “agente em missão” descreve esse exercício de representação institucional. A tarefa histórica consiste em identificar o alcance de cada incumbência e a responsabilidade de cada instância, acompanhando o que os documentos efetivamente permitem atribuir a seus participantes. A denúncia fica mais incisiva quando o nome de uma comissão e a data de uma autorização ocupam o lugar das explicações vagas sobre um diplomata especialmente sociável.

Nossa interpretação é que a aproximação com Roma deve ser julgada como processo de poder. Uma denominação pode conservar seu nome, seus bens e seus procedimentos eleitorais enquanto passa a organizar parte importante de sua apresentação pública em função da aceitação de interlocutores externos. Nesse deslocamento, o dirigente diplomático se torna um intermediário de prestígio, e a comunidade que ele representa perde acesso ao desenvolvimento integral dos compromissos. O membro continua ouvindo sobre a identidade profética da igreja; a administração celebra a integração dessa mesma igreja aos ambientes de reconhecimento interconfessional. O conflito surge quando a mensagem precisa ser administrada para que os relacionamentos continuem funcionando.

W. R. Beach: o pai estava no centro administrativo mundial

O obituário publicado na Adventist Review de 6 de janeiro de 1994 informa que Walter Raymond Beach, pai do Dr. Bert B. Beach, exerceu a secretaria da Associação Geral de 1954 a 1970 e, depois, atuou durante cinco anos como vice-presidente. O texto o apresenta como conhecedor da organização denominacional e registra uma longa experiência anterior na Europa. Esses dados colocam a família dentro da alta administração mundial durante o período em que o filho começou a construir sua projeção internacional. O pai ocupava uma das principais funções executivas da denominação quando se realizaram o Vaticano II e as primeiras consultas entre adventistas e representantes do Conselho Mundial de Igrejas. [1]

Esse contexto familiar precisa integrar a biografia política do Dr. Beach porque ajuda a explicar o ambiente em que ele conheceu a organização, seus dirigentes e sua dimensão transnacional. Crescer próximo das instâncias administrativas oferece familiaridade com seus idiomas, suas prioridades e seus caminhos de acesso. Nossa análise se concentra nessa inserção, que retira sua trajetória da imagem de uma carreira surgida à margem da estrutura. Ele pertencia a uma família cuja experiência estava vinculada ao governo e à expansão da igreja, e seu percurso profissional se desenvolveu dentro de organismos denominacionais. O representante internacional carregava uma formação institucional que antecedia suas relações com os interlocutores católicos.

A entrevista concedida à Review em 8 de novembro de 2001 acrescenta a dimensão pessoal dessa influência. O Dr. Beach identificou o pai como seu principal modelo humano; o entrevistador recordou que seu livro sobre o Vaticano II lhe fora dedicado. A mesma reportagem situa sua formação num ambiente europeu e registra seu doutorado em história pela Universidade de Paris, concluído em 1958. O conjunto revela a combinação de experiência denominacional, formação acadêmica e trânsito cultural que o preparou para circular entre dirigentes de diferentes países. [2]

Uma conexão que atravessa comissões, livros e gerações

O manuscrito de William H. Grotheer reproduz o relato de T. E. Unruh sobre as conferências adventistas com representantes evangélicos de 1955–1956, das quais resultou Questions on Doctrine. Na comissão de 14 integrantes aparecem W. R. Beach e F. D. Nichol, ao lado de outros administradores e participantes. Esse registro amplia a investigação para o período anterior à atuação do Dr. Beach no Vaticano II. O pai e o editor que posteriormente o encaminharia a Roma já estavam inseridos num processo de apresentação do adventismo a avaliadores religiosos externos. Temos uma continuidade de pessoas em posições de influência, permitindo examinar como comunicação, administração e reconhecimento interconfessional se cruzavam na mesma rede denominacional. [3]

A importância dessa conexão está na mudança de escala da pergunta. Uma história reduzida ao comportamento individual do Dr. Beach deixa de examinar a cultura institucional que valorizava a apresentação do adventismo diante de autoridades religiosas capazes de reconhecer ou contestar sua identidade cristã. Nas conferências com evangélicos, discutiam-se respostas doutrinárias e o enquadramento público da denominação. Nos ambientes posteriores, ampliavam-se os interlocutores e os canais de relacionamento. Precisamos acompanhar quem examinava os textos, quais órgãos sustentavam os contatos e que lugar o reconhecimento externo ocupava na definição do sucesso. A comparação ilumina um modo de agir que atravessa projetos distintos.

A associação intelectual entre pai e filho também aparece em Pattern for Progress: The Role and Function of Church Organization, publicado em 1985 sob os nomes de Walter Raymond Beach e Bert Beverly Beach. O catálogo da biblioteca da UNAC confirma a coautoria e o caráter organizacional da obra. A publicação interessa porque reúne, num mesmo trabalho sobre funcionamento da igreja, dois integrantes da família ligados a gerações sucessivas da administração. A investigação da diplomacia passa, assim, por uma reflexão explícita sobre organização, representação e governo denominacional. [4]

F. D. Nichol abriu a porta editorial para o Vaticano II

A publicação oficial que homenageou o Dr. Beach em dezembro de 2022 confirma que F. D. Nichol lhe pediu, em 1962, que fosse a Roma observar o Vaticano II. Naquele momento ele exercia funções de Educação e Escola Sabatina na divisão europeia. A incumbência veio, portanto, de dentro da imprensa denominacional e alcançou um funcionário da organização. O registro atribui ao acompanhamento do concílio um papel importante na orientação posterior de sua carreira para relações entre igrejas e liberdade religiosa. Jan Paulsen, também citado pela publicação, reconheceu sua posição pioneira nessa área. [5]

Essa informação coloca Nichol numa posição definida da cadeia de responsabilidade: ele participou da decisão que levou o Dr. Beach àquele ambiente. A análise deve distinguir a tarefa inicial de seus desdobramentos, acompanhando a ampliação das funções. Observar sessões e escrever artigos descreve uma incumbência editorial; construir canais recorrentes de relações intereclesiásticas descreve uma atividade de representação. O interesse histórico se encontra na passagem entre essas etapas e no respaldo recebido em cada uma. A cobertura jornalística ofereceu a entrada; a atuação posterior adquiriu outros instrumentos, outros interlocutores e outras consequências para a comunidade adventista.

A responsabilidade editorial também inclui a forma como os leitores passaram a conhecer o processo. Quem seleciona um representante para acompanhar um concílio interfere na escolha do olhar que será transmitido à comunidade. Quando essa experiência contribui para a formação de uma carreira diplomática, a imprensa participa da construção de sua autoridade pública. O mesmo circuito pode divulgar as atividades do representante, defender suas decisões e explicar as críticas dirigidas a ele. A história da diplomacia adventista exige, portanto, atenção à função dos editores como mediadores entre a administração e os membros, capazes de ampliar a compreensão ou de limitar o debate.

O próprio Dr. Beach descreveu a passagem à discussão teológica

Em maio de 1970, a Ministry publicou a primeira parte do relato do Dr. Beach sobre as conversações com o CMI. O texto situa sua origem nos contatos realizados durante o concílio, informa que o primeiro encontro ocorreu em 1965 e registra a aprovação das divisões envolvidas nas etapas seguintes. A Associação Geral era mantida informada. O autor também descreve uma mudança de conteúdo: as reuniões passaram do intercâmbio de informações à discussão teológica séria. [6]

Esse registro contemporâneo tem peso porque vem do participante cuja atuação está sendo examinada. A atividade desenvolveu continuidade e ultrapassou a apresentação genérica de estruturas e costumes. Entrou em assuntos que tocavam a interpretação bíblica e a identidade religiosa dos envolvidos. Nossa crítica se dirige à insuficiência de explicações que continuam presas ao momento inicial depois que o processo adquire outra densidade. O termo “informal” pode descrever o estilo de uma conversa, mas não responde à extensão de suas consequências, à responsabilidade dos representantes ou ao conteúdo das avaliações teológicas produzidas.

Na continuação, publicada em junho de 1970, o Dr. Beach enumerou resultados das consultas, entre eles canais ativos de comunicação, participação adventista em encontros e o acesso às reuniões dos secretários das famílias confessionais desde 1968. Apresentou ainda o reconhecimento externo como parte positiva do processo, explicando que as conversações favoreciam uma percepção dos adventistas como cristãos com crenças definidas. A liberdade religiosa aparecia como campo de cooperação. [7]

A relação entre esses elementos merece atenção: representação continuada, circulação de informações, cooperação e reconhecimento público podem reforçar uns aos outros. O representante ganha acesso porque a instituição é aceita como interlocutora; a instituição passa a valorizar o representante porque ele oferece acesso. Forma-se uma especialidade administrativa cujo êxito pode ser medido pela abertura de portas e pela qualidade dos relacionamentos. O risco político dessa lógica é que a preservação do acesso adquira prioridade sobre a disposição de dizer aquilo que o interlocutor considera inaceitável. A denúncia precisa acompanhar esse incentivo, que atua mesmo quando a estrutura conserva suas diferenças formais.

Neal C. Wilson: o prefácio que precisa entrar na história

A participação de Neal C. Wilson pode ser colocada em termos documentais precisos. A resenha de Ecumenism: Boon or Bane?, publicada na Ministry de fevereiro de 1975, identifica Wilson como autor do prefácio. O livro do Dr. Beach, editado pela Review and Herald em 1974, foi recomendado aos ministros e dirigentes adventistas. O resenhista destacou os contatos do autor com líderes religiosos e seu conhecimento do funcionamento do CMI como credenciais para tratar do assunto. A obra recebeu circulação e validação dentro do sistema editorial denominacional. [8]

O prefácio é um vínculo público de legitimação intelectual. Sua importância reside em mostrar que a reflexão do Dr. Beach sobre ecumenismo alcançou apoio de um dirigente que posteriormente ocuparia a presidência mundial. Para a cronologia, precisamos manter separados os cargos e os momentos: a audiência de 1977 aconteceu durante a presidência de Robert H. Pierson; a presidência mundial de Wilson veio depois. O documento de 1974 deve ser usado para estabelecer sua ligação com a obra e sua apresentação pública, enquanto a autorização da viagem de 1977 pertence à comissão identificada na correspondência de Eva. A responsabilidade se torna mais clara quando cada registro ocupa seu lugar.

A conexão editorial ajuda a desmontar a ideia de um especialista tolerado à margem do sistema. Uma obra publicada por uma editora denominacional, prefaciada por um dirigente destacado e recomendada à formação ministerial participa da construção das referências com que a igreja interpreta suas relações externas. O autor pode tornar-se, ao mesmo tempo, executor de contatos e formulador da linguagem utilizada para explicá-los. Essa dupla posição concentra influência: ele participa do processo e fornece categorias pelas quais o processo será avaliado. A comunidade precisa conhecer essa sobreposição para examinar o alcance de sua autoridade.

1977: a comissão divisional assume lugar na cadeia de responsabilidade

O primeiro artigo examinou em detalhe o medalhão; aqui retomamos o episódio para localizar seu fundamento administrativo. A carta de W. Duncan Eva de 3 de março de 1978, reproduzida no dossiê de Grotheer, informa que a comissão da Divisão Norte da Europa–África Ocidental autorizou a viagem do Dr. Beach a Roma, com o entendimento de que a visita ao papa era provável. Informa ainda que o objeto oferecido foi pago com recursos departamentais da divisão. O documento identifica autorização, previsão do encontro e fonte de financiamento. A ação do representante se insere em decisões que ultrapassavam sua vontade pessoal. [3]

É nesse sentido concreto que consideramos o Dr. Beach um homem em missão institucional. Ele tinha cargo, representava a denominação, dispunha de autorização e utilizava recursos de sua estrutura. A imagem do funcionário que age sozinho não explica esses elementos. Tampouco explica a atuação posterior de administradores e editores encarregados de responder às críticas. O circuito inclui a realização do ato e a elaboração de sua defesa pública. O membro que pergunta por seus responsáveis tem o direito de dirigir-se a todos esses níveis, porque cada um contribuiu para tornar a atividade possível, aceitável ou administrativamente protegida.

O problema de governo aparece quando a responsabilidade coletiva desaparece das explicações enquanto o representante permanece exposto como único personagem. A administração se beneficia do acesso e do prestígio produzidos pela diplomacia, mas o debate pode ser conduzido como se tudo dependesse da intenção individual do visitante. Esse deslocamento deve ser recusado. A intenção merece exame, porém a decisão institucional deixa registros próprios. Comissões não se tornam invisíveis porque o presente foi entregue por uma única mão. Os recursos utilizados e os cargos exercidos mantêm a estrutura dentro da cena.

1980 e 1985: a atividade adquire supervisão e linguagem de orientação

O documento sobre o movimento ecumênico preservado pela Associação Geral registra a criação, em 1980, durante a presidência de Neal C. Wilson, de um Conselho de Relações Intereclesiásticas para orientar e supervisionar as relações com outros organismos religiosos. Foi também sob sua presidência que circulou, em 1985, o texto de orientação elaborado pelo Dr. Beach, publicado originalmente no livro escrito com seu pai, W. R. Beach. A apresentação mantida pelo departamento PARL esclarece que se trata de um documento de estudo, utilizado como orientação, sem votação como declaração oficial pelo Comitê Executivo mundial. A trajetória reúne, assim, o prefácio de Wilson ao livro de 1974 e, posteriormente, a institucionalização da supervisão dessas relações durante sua gestão à frente da igreja mundial.[9]

A combinação é reveladora da maneira como uma política pode adquirir continuidade. A organização cria um órgão de supervisão e circulação de decisões, enquanto um de seus principais representantes fornece um texto de referência para quem trabalha na área. A existência de categorias distintas de aprovação exige transparência sobre a autoridade de cada instrumento. O membro precisa saber o que foi votado, o que foi recomendado, quem o escreveu e como passou a orientar atividades. Uma diretriz pode exercer influência prática mesmo sem ocupar o mesmo lugar de uma declaração formal. É exatamente essa influência que deve ser acompanhada pela fiscalização da comunidade.

Também chama atenção a reunião entre teoria organizacional e orientação diplomática. O livro de W. R. Beach e do Dr. Bert B. Beach oferece um ambiente intelectual para pensar a igreja como corpo mundial organizado; o documento de relações externas entra nesse horizonte. A aproximação interconfessional passa a ser tratada como área que requer pessoal, critérios e continuidade administrativa. A defesa institucional pode insistir na conservação das crenças distintivas, mas precisa responder sobre o modo como os relacionamentos afetam a prática de representação. A afirmação de fidelidade deve ser confrontada com aquilo que é autorizado, comunicado e considerado inconveniente dizer.

O manual do sucessor mostra a ligação com a presidência

Em Church Ambassador, John Graz descreve o PARL como departamento da Associação Geral e registra uma ligação especial com a presidência em assuntos de governos e relações com outras religiões. Nos agradecimentos, identifica vice-presidentes que atuaram como conselheiros e reconhece o apoio recebido de Robert Folkenberg, Jan Paulsen e Ted Wilson. O manual inclui ainda um exercício de treinamento sobre como responder a uma crise interna causada por acusações de ligação com o CMI. Temos, num texto produzido por um dirigente da própria área, referências à supervisão, à continuidade presidencial e à preparação de respostas ao questionamento dos membros. [10]

Esse conjunto permite compreender a diplomacia como capacidade permanente da organização. A troca de presidentes não apaga automaticamente seus contatos, seus procedimentos ou a formação de seus funcionários. Departamentos guardam memória, mantêm agendas e transmitem experiências. O conhecimento dos interlocutores pode sobreviver a várias gestões, tornando o especialista uma peça importante da continuidade institucional. A pergunta sobre quem estava por trás do Dr. Beach precisa alcançar esse sistema: os dirigentes que lhe davam respaldo e os organismos que conservaram o trabalho quando a carreira individual chegou ao fim.

A presença de um exercício sobre crise de percepção também merece exame. A administração reconhece que suas relações externas podem produzir contestação interna e prepara seus representantes para responder. A questão política é qual lugar a comunidade ocupa nesse processo: destinatária de esclarecimentos completos ou público cuja reação precisa ser administrada. A confiança depende da possibilidade de verificar fatos e decisões, inclusive quando o resultado contraria a imagem desejada pelos dirigentes. Uma estratégia de comunicação deve ser julgada pela qualidade das informações que oferece e pela disposição de responder ao conteúdo das perguntas.

2002: o posto continua adventista e o sucessor explica sua utilidade

A notícia da Adventist News Network de 4 de novembro de 2002 informa que o Dr. Beach deixou a secretaria da Conferência de Secretários das Comunhões Cristãs Mundiais após 32 anos e foi sucedido por John Graz, então dirigente mundial do PARL. Na própria notícia, Graz explica que a participação dava visibilidade à IASD como parte da família cristã, afastando classificações como seita ou igreja marginal. O sucessor identifica expressamente o reconhecimento externo como benefício da presença naquele nível. [11]

Esse registro é particularmente forte porque torna pública a lógica de utilidade que nossa investigação examina. A posição oferece acesso e reconhecimento; a sucessão preserva a presença adventista. A atividade ultrapassa o período de um titular, demonstrando que sua importância estava ligada ao lugar ocupado pela denominação. O sistema encontrou continuidade em outro funcionário que já participava daquele ambiente. A comunidade precisa avaliar esse resultado também pelo custo que a busca de aceitação pode impor à autonomia de sua mensagem. Uma identidade profética não se mede pela distância que conseguiu diminuir diante dos centros de prestígio religioso.

A homenagem ao diplomata pode esconder essa pergunta ao transformar a história numa sequência de encontros bem-sucedidos e portas abertas. Nossa avaliação exige inverter o critério: quais portas se abriram e o que a instituição passou a considerar necessário para mantê-las abertas? O reconhecimento externo oferece vantagens reais de reputação, mas pode criar dependência quando sua conservação orienta a escolha das palavras, a seleção dos representantes e o tratamento de quem discorda. O posto duradouro se torna, então, um canal pelo qual as exigências do relacionamento entram no funcionamento interno da igreja.

Polônia: o reconhecimento religioso entra num documento conjunto

A declaração católico-adventista de 14 de dezembro de 1999, cujo original polonês examinamos, registra quinze anos de diálogo iniciado em 1984. O texto foi adotado em encontro entre representantes do episcopado católico e da direção adventista no país. Seus participantes incluem Alfons Nossol e Władysław Polok, além de teólogos e dirigentes das duas partes. O documento valoriza os relacionamentos construídos, a cooperação e a oração conjunta. Sua importância para este artigo está na materialização de um resultado institucional: representantes das duas organizações apresentaram publicamente uma avaliação comum sobre sua convivência e sobre a identidade adventista. [12]

Nos itens 4 e 5, a declaração rejeita a classificação dos adventistas como seita. Justifica essa posição pela presença histórica no país, pela existência de doutrina, organização e culto definidos, pela conservação de fundamentos cristãos, com destaque à Trindade, e pela inadequação das características descritas num documento vaticano de 1986 sobre seitas e novos movimentos religiosos. O texto coloca critérios católicos dentro da fundamentação de uma declaração que protege a reputação adventista. É nesse ponto que o reconhecimento deixa de ser mera cordialidade e adquire forma escrita, assinada e passível de utilização pública.

A declaração afirma igualmente a autonomia e a independência das partes. Nossa crítica incide sobre o significado político da aceitação de critérios externos no processo de legitimação. Uma instituição pode manter autonomia jurídica e desejar um certificado religioso emitido ou compartilhado por outra autoridade. O poder do reconhecimento aparece nessa procura por validação. A comparação com franquias descreve, em nossa leitura, a dependência de prestígio que pode se formar quando organizações conservam suas marcas, mas passam a valorizar o enquadramento oferecido por um centro de autoridade religiosa. O ponto decisivo é a influência que essa aceitação exerce sobre a forma de apresentar e defender a própria identidade.

Os responsáveis identificados no documento polonês devem ocupar o primeiro plano desse episódio. O Dr. Beach entra nesta análise como personagem da trajetória internacional que estamos acompanhando, enquanto a declaração permite examinar uma manifestação nacional do mesmo problema de reconhecimento. A aproximação entre os episódios está no funcionamento institucional: interlocutores, representantes, anos de conversação, formulações comuns e resultados apresentados como progresso. O exame histórico ganha força ao preservar os nomes efetivos de cada etapa, mostrando como a política de relações externas se desenvolve por diferentes órgãos e territórios.

Depois de 1999: o canal bilateral permaneceu em funcionamento

O relato de Ángel Manuel Rodríguez no Instituto de Pesquisa Bíblica documenta um encontro em Roma, em 5 e 6 de maio de 2000, entre o Dr. Beach, John Graz e Rodríguez, de um lado, e Walter Kasper e John Radano, do outro. Registra novas reuniões em 2001 e 2002 com participação do Dr. Beach. Em 2003, a discussão incluiu a aplicação adventista de Apocalipse 13 ao papado, classificada pelos interlocutores católicos como elemento sectário. O próprio relato também registra divergências e a defesa adventista da autoridade bíblica. [13]

Esse ponto concentra a tensão de toda a trajetória. A denominação busca ser compreendida e reconhecida como parte legítima do cristianismo, enquanto uma de suas interpretações proféticas históricas recebe de seus interlocutores a classificação que sua política de reconhecimento procura afastar. A pergunta que se impõe à administração é como essa tensão foi transmitida aos membros e quais consequências produziu na formação de seus representantes. A comunidade precisa saber quando a defesa de sua identidade é recebida como obstáculo à aceitação. Esse conflito deve aparecer no centro dos relatórios, porque determina o alcance real das relações que estão sendo celebradas.

O episódio mostra também por que a existência de divergências expressas não encerra a avaliação política do diálogo. Uma relação pode conservar posições distintas e, ainda assim, produzir incentivos para evitar determinados assuntos em certas ocasiões. A questão é acompanhar se a administração protege a liberdade de proclamar sua mensagem ou se passa a administrar essa proclamação segundo a conveniência dos compromissos externos. A resposta exige olhar para o que acontece depois dos encontros: publicações, orientações, formação pastoral, representação pública e tratamento dos membros que insistem nos pontos considerados embaraçosos.

Quando o próprio Instituto de Pesquisa Bíblica reconhece o problema

Em outro artigo, sobre conversações ecumênicas, Rodríguez reconhece o risco de participantes diminuírem diferenças para tornar suas posições mais aceitáveis aos parceiros e o risco de relações próximas dificultarem o evangelismo. Identifica também a função do conselho de relações intereclesiásticas na representação adventista. O texto procura defender a participação, mas registra problemas que atingem diretamente o centro da nossa crítica: o relacionamento pode influenciar a apresentação das crenças e a disposição de convidar o outro à mudança religiosa. [14]

Essa observação desloca o debate de uma discussão sobre boas intenções para o exame das condições de atuação. A sinceridade pessoal do representante não dissolve os incentivos próprios do ambiente em que trabalha. Quem constrói uma carreira abrindo portas precisa responder ao conflito entre preservar acesso e defender uma mensagem que pode fechá-las. Quem supervisiona essa carreira deve criar condições para que a fidelidade prevaleça mesmo quando trouxer perda de prestígio. Nossa denúncia é que o discurso de sucesso diplomático frequentemente deixa de oferecer aos membros os elementos necessários para avaliar esse custo.

Canberra, 1991: A representação também respondia aos contestadores

O perfil de David Neal, publicado pela Adventist Review em 26 de dezembro de 2022, recorda um episódio da assembleia do CMI em Canberra, em 1991. Segundo o relato de Roy Adams ali reproduzido, adventistas interromperam a reunião com uma faixa acusando o conselho de favorecer Roma. O Dr. Beach, presente como observador especial, obteve autorização para falar aos delegados. Sua intervenção sobre a posição da igreja e o protesto recebeu aplausos. A homenagem apresenta o episódio como demonstração de sua competência de estadista. [15]

O episódio acrescenta à investigação o papel do representante na administração pública das divergências internas. A atuação diplomática incluía responder, diante de interlocutores externos, à contestação de membros da própria comunidade. Nossa pergunta é qual conteúdo da objeção recebeu exame e que explicações chegaram posteriormente aos adventistas. A preservação de uma reunião e o julgamento do argumento dos manifestantes são questões distintas. O aplauso dos delegados registra a recepção do discurso naquele ambiente; a responsabilidade perante os membros exige que possam avaliar o que foi dito em seu nome.

Patrimônio e formação: Outras dimensões da atuação institucional

Nas reminiscências publicadas pela Adventist Today em 22 de dezembro de 2022, Reinder Bruinsma relata uma viagem com o Dr. Beach aos países bálticos, situada por ele aproximadamente em 2003. O objetivo principal era procurar autoridades, especialmente na Letônia, para obter a devolução de propriedades retiradas da denominação no período soviético. O testemunho mostra a diplomacia aplicada à defesa patrimonial. Sua datação é aproximada; ao identificar o cargo de Beach naquele momento, o autor oferece uma lembrança pessoal que precisa ser lida junto da cronologia administrativa. [16]

Bruinsma também registra que Beach criou e financiou em Newbold uma série de conferências associada aos nomes de W. R. e B. B. Beach, na qual ele próprio apresentou palestras em 2000. A influência alcançava, portanto, espaços de formação e memória institucional. Em nossa avaliação, essas atividades ampliam a pergunta sobre o legado: além de realizar contatos, representantes podem formar referências e transmitir maneiras de compreender a igreja. Quem examina a diplomacia precisa acompanhar seus instrumentos administrativos, seus interesses materiais e os ambientes em que sua interpretação ganha continuidade.

Bruinsma em 1999: a aproximação também exigia rever a interpretação de Roma

A participação de Reinder Bruinsma nessa história ultrapassa suas viagens com o Dr. Beach e as lembranças afetuosas publicadas depois da morte do diplomata. Em 1999, quando a própria Spectrum o identificava como secretário da Divisão Transeuropeia, publicou “Adventists and Catholics: Prophetic Preview or Prejudice?” — “Adventistas e católicos: antecipação profética ou preconceito?”. O artigo examinava a formação histórica das posições adventistas sobre o catolicismo e atribuía sua persistência, em parte, ao contexto norte-americano do século XIX e à autoridade dos escritos de Ellen White. Bruinsma também mencionava as avaliações relativamente positivas do Dr. Beach sobre o Vaticano II, contrapondo-as à continuidade da interpretação denominacional. Temos, portanto, um administrador em exercício participando diretamente da discussão sobre os fundamentos teológicos que condicionavam as relações com Roma.

A passagem mais reveladora aparece na conclusão. Bruinsma registrava que dirigentes se afastavam de campanhas públicas que utilizavam trechos de O Grande Conflito contra o papado, embora os promotores recorressem a um livro publicado pela própria denominação. Defendia o reconhecimento de mudanças positivas no catolicismo e cobrava uma definição sobre o lugar da IASD entre as demais igrejas. O problema estava exposto por alguém situado dentro da administração: a instituição publicava uma interpretação profética e precisava administrar o constrangimento causado quando membros a levavam ao espaço público.

Esse registro acrescenta uma dimensão ao nosso exame da diplomacia adventista. As relações externas colocavam em discussão a maneira como a organização apresentava sua própria mensagem. Quando a literatura distribuída aos membros se torna embaraçosa diante dos interlocutores religiosos, precisamos perguntar quem será chamado a mudar: os representantes, sua orientação institucional ou a interpretação ensinada à comunidade. A questão alcança a responsabilidade de quem administra simultaneamente a publicação da mensagem e os relacionamentos que tornam sua proclamação inconveniente.

É nesse ponto que a presença de Bruinsma ganha importância para este artigo. O amigo e memorialista do Dr. Beach também participou do debate sobre a revisão das posições adventistas diante do catolicismo. A proximidade entre ambos pode, assim, ser examinada num ambiente mais amplo, em que administradores discutiam patrimônio, reconhecimento e identidade religiosa. Nossa crítica se concentra nessa responsabilidade compartilhada: os benefícios institucionais da aproximação precisam ser confrontados com as escolhas feitas sobre o conteúdo da mensagem e com o tratamento dispensado aos membros que continuavam a anunciá-la.

Referência: Reinder Bruinsma, “Adventists and Catholics: Prophetic Preview or Prejudice?”, Spectrum, v. 27, nº 3, verão de 1999, p. 45–52, especialmente p. 50–52. Original no acervo da Universidade Andrews.

Uma igreja com diplomacia deve aceitar fiscalização sobre sua política externa

O material reunido permite falar de diplomacia adventista em sentido funcional: há representantes, canais regulares, coordenação, formação, supervisão e continuidade. A expressão “estadista”, utilizada pela própria imprensa denominacional para o Dr. Beach, revela o prestígio atribuído a esse tipo de atuação. Nossa pergunta é a quem essa capacidade serve e a quem presta contas. A estrutura religiosa pode adquirir instrumentos semelhantes aos de uma política externa, mas continua dependente de uma comunidade de fé que precisa conhecer as decisões tomadas em seu nome. O desenvolvimento de competência diplomática não oferece licença para reduzir a transparência.

A responsabilidade cresce quando o relacionamento envolve Roma, dada a importância da interpretação do papado na história adventista. A administração deve explicar como preserva a independência do testemunho e como enfrenta situações em que seus interlocutores classificam esse testemunho como sectário. A comunidade tem o direito de examinar documentos e contestar a direção seguida, sem que suas perguntas sejam automaticamente convertidas em problema de lealdade. O dever de prestar contas alcança quem foi ao encontro, quem autorizou, quem financiou e quem publicou sua interpretação.

Quem estava por trás: nomes, organismos e uma continuidade que exige julgamento

Por trás da atuação do Dr. Beach encontramos uma história familiar ligada à alta administração, uma incumbência editorial identificada, organismos divisionais envolvidos nas consultas, uma comissão que autorizou sua viagem a Roma e despesas custeadas pela denominação. Encontramos também validação editorial, um conselho mundial de supervisão e sucessão na representação internacional. Esses elementos sustentam a conclusão central deste artigo: sua carreira deve ser julgada dentro da estrutura que a tornou possível e conservou sua atividade. O representante tinha iniciativa e influência, mas trabalhava num sistema que lhe oferecia posições, meios e respaldo.

É essa estrutura que precisa responder pelo caminho percorrido. A relação com Roma passou por contatos, continuidade administrativa, reconhecimento público e discussão de conteúdos que atingem a identidade adventista. A palavra “ecumenismo” pode oferecer uma apresentação cordial desse processo, e “liberdade religiosa” pode oferecer sua justificativa pública. Nossa avaliação se concentra no resultado de poder: a instituição passou a valorizar sua aceitação nos ambientes cuja autoridade antes submetia ao julgamento profético. A submissão que denunciamos aparece nessa inversão, quando o prestígio obtido diante de interlocutores externos começa a pesar sobre o modo como a mensagem é apresentada à própria comunidade e ao mundo.

O direito dos membros de examinar essa trajetória permanece inteiro. A igreja que exige compromisso com a verdade deve aceitar que a verdade alcance sua administração, seus representantes e suas escolhas diplomáticas. A memória do Dr. Beach não pode servir para encerrar as perguntas sobre os organismos que respaldaram seu trabalho. Sua história abre essas perguntas e lhes dá nomes, datas e documentos. O julgamento da comunidade deve alcançar a cadeia completa de responsabilidade, porque o caminho para Roma foi percorrido por pessoas que carregavam consigo a autoridade, os recursos e a representação de uma instituição.

Deixe um comentário