Vestibular Leigo:
12 Perguntas Para Você Provar que é "Bom de Bíblia"

 

Aqui estão doze perguntas sobre a Doutrina da Trindade, às quais gostaríamos que os irmãos respondessem para si mesmos, ou, se desejarem, que imprimam para que outros, que não têm acesso à internet, possam também responder:

1ª Deus é um ser pessoal ou uma idéia abstrata, de "unidade composta" como a idéia do casal, time esportivo, governo ou qualquer outra correlata?

Resposta:

a - Um ser pessoal  (  )

b - Uma idéia abstrata  (  )

 

2ª Se Deus é um ser pessoal, como ele é conhecido na Bíblia?

Resposta:

a - Pai, Jeová, Altíssimo, etc.  (  )

b - Santíssima Trindade, Deus Triúno, "unidade de três pessoas coeternas", etc.  (  )

 

3ª Se sua resposta para a pergunta anterior foi a letra "a", indique onde é ensinado originalmente que Deus é uma Trindade.

Resposta:

a - Na Bíblia.  (  )

b - Nos escritos da Sra. White.  (  )

c - No catecismo católico apostólico romano.  (  )

 

4ª Se você for para o Céu e tiver a oportunidade de ver a Deus, como Ele Se apresentará para você?

Resposta:

a - Como a pessoa do Pai.  (  )

b - Como uma pessoa divina, mas de três cabeças.  (  )

c - Como uma trindade impessoal.  (  )

 

5ª Quando Cristo orava a Deus, a quem Ele dirigia Suas orações?

Resposta:

a - Ao Pai.  (  )

b - A uma trindade, uma "unidade de três pessoas coeternas: Pai, Filho e Espírito Santo."  (  )

c - A Si mesmo.  (  )

e - Ao Espírito Santo.  (  )


6ª Se existem no Céu três "dignatários" divinos, por que o livro do Apocalipse descreve apenas a existência de dois tronos, o do Pai e o do Cordeiro, na Nova Terra?

Resposta:

a - João esqueceu de mencionar o terceiro trono. (  )

b - De fato, só existem dois tronos e dignatários. (  )

c - O terceiro trono ainda está para ser construído durante o milênio.  (  )

 

7ª  A Doutrina da Trindade ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas absolutamente iguais e que não existe nenhum nível hierárquico entre elas; se assim é verdade, por qual motivo os adventistas trinitarianos não costumam dirigir suas orações públicas e particulares diretamente ao Pai, ao Filho ou ao Espírito Santo individualmente?

Resposta:

a - A Bíblia ensina orar ao Pai e em nome de Jesus. Qualquer outro modelo de oração não é aceito por Deus, pois só Cristo é o mediador entre Deus e os homens.  (  )

b - Os adventistas acreditam na Doutrina da Trindade mas, pelo sim, pelo não, é melhor obedecer ao que a Bíblia recomenda ensina. (  )

 

8ª  Se não existe nenhuma relação hierárquica entre o Pai e o Filho, por qual motivo Cristo não renunciou ao cálice da cruz, escolhendo ser submisso à vontade do Pai?

Resposta:

a - Apenas a natureza humana ou o Cristo humanosubordina-Se ao Pai. (  )

b - O drama no Getsêmani foi apenas uma encenação. (  )

c - Cristo é submisso ao Pai, antes, durante e após a encarnação.  (  )

 

9ª  Segundo a Doutrina da Trindade, Deus é o Pai, Filho e Espírito Santo. Neste caso, como entender que o Poder com o qual Cristo realizava os milagres era só o poder do Pai e não também dele próprio, como membro formador do Deus triúno?

Resposta:

a - Cristo não deixou de ter seus poderes próprios e pessoais, apenas não fez uso deles. 
(  )

b - Cristo ao encarnar, abre mão dos poderes divinos e o poder que sempre o acompanhou na realização dos milagres era o poder de seu Pai.  (  )

c - Havia dois Cristos, um Cristo humano, que não possuía poderes divinos, e um Cristo divino, que possuía toda a "plenitude da divindade". Na cruz, foi só o primeiro que morreu.  (  )

 

10ª  Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo ou, o Pai, o Filho e o Espírito Santo é que são Deus?

Resposta:

a - Deus é um só: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele é uma unidade não pessoal formada por três pessoas. (  )

b - O Pai, o Filho e o Espírito Santo é que são Deus. Deus é o resultado da união das três pessoas divinas formando uma unidade pessoal. (  )

c - Deus não é o Pai, nem o Filho e nem o Espírito Santo; não é o resultado da união de três, senão já não são apenas três e sim quatro: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mais o resultado desta união.  (  )

d - O Pai não é Deus, o Filho não é Deus, o Espírito Santo não é Deus; caso contrário, teremos três deuses e não apenas um. Só Deus (a totalização dos três) é Deus.  (  )

e - Deus, o soberano do universo, é só o Pai. Cristo é o Filho de Deus, e o Espírito Santo é o Espírito do Pai, enviado ao mundo a pedido de Cristo para convencer as pessoas do pecado da justiça e do juízo.  (  )

f - Só Deus é Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são a manifestação tríplice do único Deus.  (  )

g - Deus é algo desconhecido impossível de ser explicado e compreendido. Deus não foi revelado nem se revelou aos homens.  (  )

 

11ª  Cristo sempre foi um homem de oração e são muitos os relatos bíblicos que o mostram em oração a Deus. Ele, sendo uma das pessoas da trindade, igual as outras duas (segundo os trinitarianos), prostrava-se diante do trono do Pai e lhe dirigia orações. Por qual motivo Cristo nunca dirigiu oração ao Espírito Santo, nem direta nem indiretamente, nem se encontra na Bíblia oração do Pai ao Filho ou ao Espírito Santo?

Resposta:

a - Deus, o Pai, é mais exigente que os outros dois e faz questão de que todas as orações seja direcionadas a Ele. Jesus, como homem, obedecia a esse capricho do Pai, mas, de fato, não era preciso ser tão rígido.   (  )

b - Naquele tempo, apenas Deus, o Pai, estava de plantão no Céu, porque o Deus Filho havia encarnado e o Deus Espírito estava dando uma força para Ele.

c - O Pai é hierarquicamente superior ao Filho e fonte do Espírito Santo, que nos advém como um dom de Cristo; por isso, não há sequer lugar para este tipo de hipótese.  (  )

d - Foi um erro a Bíblia não ser clara neste assunto. Se ela tivesse sido clara, os homens então poderiam fazer uma devoção mais pessoal e escolher entre os três, o que mais lhe agradasse, assim como os católicos escolhem seus santos prediletos para devoção íntima e pessoal.  (  )

 

12ª  Por qual destes motivos os autores do livro A Trindade, publicado pela Casa Publicadora Brasileira, em 2003, dizem que as orações do adventistas devem ser segmentadas e dirigidas à pessoa do "trio celestial" mais capaz de satisfazer a necessidade do crente?

Resposta:

a - Deus é uma "corporação" formada por três pessoas distintas e cada uma destas pessoas é especialista em uma determinada necessidade humana.  (  )

b - As pessoas divinas passaram por cursos de aperfeiçoamento e cada uma delas se tornou
especialista em uma área específica.

c - Os "doutores em divindade" estavam embriagados com o "vinho da Babilônia" e por isso, escreveram tal aberração.  (  )

O gabarito para conhecer as respostas corretas está disponível numa Bíblia bem perto de você. Você pode também consultar os livros inspirados pelo Espírito de Profecia.-- Elpídio da Cruz Silva, adventista há mais de vinte anos, excluído da igreja em 29/11/2003, por não crer na doutrina católica da trindade e falar contra ela. (Edição: Robson Ramos.)

Série de textos do mesmo autor:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com