10 Perguntas para os que NÃO Acreditam na Trindade

Em defesa da Trindade, trinitólatras inescrupulosos são capazes até de lançar dúvidas sobre a inspiração bíblica. Sua técnica é criar aparentes conflitos entre algumas passagens bíblicas e insinuar que a crença na Trindade seja a única solução para os “problemas” que eles próprios criaram.

A relação de dez perguntas abaixo já era de nosso conhecimento, mas nos foi reenviada por vários leitores que nos pedem respostas a elas. É por isso que as estamos publicando como exemplo da desonesta argumentação trinitarista, seguidas de breves respostas que podem servir como ponto de partida para a formulação de outras respostas que não a crença na Trindade.

Não tentaremos dar respostas exaustivas para não supervalorizar contradições bíblicas que são apenas aparentes, nem desestimular a leitura com um texto muito longo. Pelo contrário, queremos que o próprio leitor muna-se de uma concordância bíblica, se tiver necessidade, e pesquise somente as Escrituras para a fundamentação de respostas pessoais.

Também não focalizaremos a questão da pronúncia correta do nome original do Deus Eterno, porque até os próprios Testemunhas de Jeová reconhecem hoje a possibilidade de que seja Javé ou Yahweh. E nós, adventistas, temos ainda o exemplo da irmã White que incluiu em seus escritos mais de 700 vezes o nome Jeová, seguindo a versão bíblica mais usada em seu tempo.

Eis as dez perguntas:

 

1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Heb. 13:8)?

R. A condicional “Se Jesus era menor” é inaceitável entre cristãos que afirmam crer na Bíblia e ter apenas as Escrituras como regra de fé e prática. A inferioridade do Filho em relação ao Pai foi afirmada pelo próprio Jesus Cristo, que disse claramente: “O Pai é maior do que eu.” Não é uma invenção anti-trinitarista. Propor como o hipótese “Se Jesus era menor” é colocar em dúvida as palavras do Filho de Deus. Quanto à verdade bíblica de que o Filho de Deus não sofreu mudança em Seu ser, mesmo com a encarnação, não vemos problema algum em acreditar que Jesus era menor que o Pai ontem, hoje e para sempre. Assim não houve mudança alguma em Sua condição de inferioriadade hierárquica ou submissão ao Pai. Pois a posição hierárquica que alguém ocupa não altera o ser desta pessoa. Ela será sempre a mesma pessoa, ainda que esteja em condição inferior ou mesmo superior.

 

2. Já que o Senhor não dará a Sua glória a nenhum outro ser (Isaías 42:8; 48:11) como pôde o Senhor Jesus pedir ao Pai: “Glorifica-Me contigo mesmo com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo” (João 17:5). E como pôde Pedro atribuir-lhe glória, que só deveria ser atribuída a Deus (2 Pedro 3:8)?

R. Note que, antes de Sua morte, Jesus pede ao Pai simplesmente a glória que já possuíra junto a Ele. Pede para ser glorificado junto com o Pai. Não exige para Si a glória exclusiva do Pai. E Pedro após a entronização de Cristo à destra de Deus, por decisão do próprio Pai, simplesmente dá glória ao Filho para que o próprio Pai seja glorificado.

 

3. Jeová Se refere a Si mesmo como tendo sido traspassado (Zacarias 12:1 e 10), mas como em Apocalipse 1:7 todos verão a Cristo como Aquele que foi traspassado?

R. Ora, o irmão nunca leu que Deus, o Pai, estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo?

 

4. Como podem tanto Jesus como Jeová revelar-Se com a mesma designação, “Eu sou” (Êxodo 3:14; João 8:58; 18:5, 6 e 8)?

R. A unidade entre ambos é tão perfeita que Jesus Cristo chega a afirmar: “Eu e o Pai somos um.” (Não diz: Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um!) Assim, não há problema em ambos dizerem “Eu sou”, pois o Filho estava no princípio com Deus e Filho era Deus, tendo sido gerado antes de todas as coisas, as quais Deus criou, através dEle.

 

5. Jeová é o primeiro e o último (Isaías 41:5; 55:6; 48:12), mas o mesmo qualificativo é atribuído a Jesus: Apocalipse. 1:11-17; 2:8; 22:13. Como pode haver dois primeiros e dois últimos?

R. Se ambos são um, ambos podem ser primeiro e último, ou o irmão não acredita na Bíblia? O fato de ambos sejam um, porém, não significa que possam ser três, como querem os trinitaristas.

 

6. Como explicam que Isaías 6:1:1-10 apresenta a visão do profeta que claramente se refere a Jeová, sentado no Seu alto e sublime trono, mas João 12:36-41 aplica a passagem a Jesus e Paulo informa que quem disse aquelas palavras a Isaías foi o Espírito Santo (Atos 28:25-27)?

R. O livro do Apocalipse esclarece que há dois tronos divinos no Céu, apenas dois, um para o Pai e outro para o Cordeiro. E o próprio Cristo afirmou ser a única representação exata de Deus: “Quem vê a mim, vê o Pai. Eu sou o caminho,” foi o que disse. E Sua afinidade com o Pai é tão grande que afirmou: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim.” Portanto, se há apenas dois tronos divinos no Céu e há afinidade exclusiva entre o Pai e Seu Filho, não existe lugar para um terceiro deus. O Espírito Santo é apenas algo peculiar à personalidade de ambos, sendo chamado ora de "Espírito de Deus", ora de "Espírito de Cristo". As Escrituras explicam que procede do Pai, mas traz a Ele e ao Filho para nosso interior.

 

7. Pode Jesus ser adorado não sendo Deus (Mateus 2:2, 8, 11; 14:33; 15:25; 20:20; 28:9, 17; Marcos 5:6; Lucas 24:52; João 9:38) quando Deus mesmo manda os anjos adorá-lo: Hebreus 1:6?

R. Se Deus ordenou que Seu Filho fosse adorado pelos anjos, por que a dúvida? Deus sabe o que faz, ou o irmão discorda? Tenha cuidado, pois o pecado surgiu no coração de Lúcifer, exatamente quando Ele se recusou a aceitar que o Filho de Deus também pudesse ser adorado. E lembre-se de quem adora o Filho, adora através dEle o Pai, pois Ele é a perfeita imagem do Pai e canaliza a adoração que recebe para Deus, sabendo-se apenas um caminho para o Pai e não tendo por objetivo usurpar tal adoração, colocando-Se como igual ao Pai.

 

8. Se Jesus Cristo não é Deus, por que não corrigiu Tomé quando este a Ele se referiu dizendo: “Meu Senhor e meu Deus” (João 20:28)?

R. Após a ressurreição, toda a autoridade e poder nos céus e na terra haviam sido dados a Jesus Cristo. Mas quando o último inimigo for vencido, ele devolverá essa autoridade ao Pai para que Deus seja tudo em todos. O irmão nunca leu isto nas Escrituras?

I Coríntios 15:24-28:

"E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

9. Como explicar que Cristo foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30), por Seu próprio poder (João 10: 17, 18) e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

R. Ora, o Espírito Santo é o poder do Pai, que também atua em Cristo.

 

10. Se o Espírito Santo não é uma divina pessoa, por que Se dirige a Si mesmo com um pronome pessoal: Atos 13:2, 4?

R. Se a minha mão com uma caneta ou a minha boca, quando fala, podem referir-se a mim mesmo com um pronome pessoal sem serem uma segunda pessoa, separada de mim, qual é o problema com o Espírito Santo?

 

Fiquem com Deus

R. Não seria melhor dizer-nos: "Fiquem com Deuses"? Ou “com a Trindade”?

Robson Ramos


Outras Respostas

Uma vez que o tema principal em questionamento neste caso é a divindade ou não do Espírito Santo, limitar-nos-emos a comentar, das 10 perguntas formuladas, apenas aquelas que realmente se referem a este tópico, deixando as outras para os outros irmãos que queiram porventura comentá-las. Penso que as questões a serem comentadas se resumem a três: as de números 6, 9 e 10. Portanto, seguem abaixo estas perguntas acompanhadas de suas respectivas colocações:

6. Como explicam que Isaías 6:1:1-10 apresenta a visão do profeta que claramente se refere a Jeová, sentado no Seu alto e sublime trono, mas João 12:36-41 aplica a passagem a Jesus e Paulo informa que quem disse aquelas palavras a Isaías foi o Espírito Santo (Atos 28:25-27)?

Primeiramente, em Isaías 6:1-10 encontramos a palavra "Senhor". Quem é este Senhor? I Coríntios 8:6 nos responde: "há um só Senhor, Jesus Cristo". Apocalipse 22:6, em conexão com Apoc. 1:1afirma que Jesus é o Deus dos espíritos dos Profetas.  O Espírito da Profecia confirma. Ellen G. White, em Patriarcas e Profetas pág. 366, afirma que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e dos profetas é Cristo. Assim, concluímos, pela base bíblica e do Espírito de Profecia, que Isaías 6 refere-se claramente a Cristo. A própria leitura do verso 3 de Isaías 6, já nos serve para tirar qualquer dúvida:

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.... Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Isaías 6:2-10

Sabemos que Jesus é o Senhor dos Exércitos, segundo a Bíblia. Sabendo portanto que o texto de Isaías 6:1-10 refere-se a Cristo, leiamos agora o texto de Atos 28:25-27, mencionado na pergunta:

E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure. Atos 28:25-27

Compare o trecho sublinhado no texto acima com o texto sublinhado na passagem de Isaías 6:9. Paulo está se referindo às palavras que foram proferidas por Cristo em Isaías 6, e dizendo que elas foram proferidas pelo Espírito Santo? Não, em verdade, Paulo está chamando a Cristo de "Espírito Santo". Notem que não era a primeira vez que Paulo faz isto. Ele já o havia feito antes, como verificamos nas palavras que ele também pronunciou, registradas em Atos 20:28:

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20:28

Sabemos que foi Cristo quem comprou a igreja com Seu próprio sangue. Neste texto, Paulo, em uma menção clara a Cristo, denomina-o de "Espírito Santo", dizendo que este comprou a igreja com Seu sangue.

Esta seria a tradução correta do termo que aparece no original grego em Atos 20:28. Não haveria qualquer confusão quanto a isto, se ambos os textos, de Atos 28:25-27 e Atos 20:28, fossem traduzidos da forma mais fiel a partir de seu original grego. A tradução correta do original "TO PNEUMA TO HAGIOS" que aparece no original grego, ficaria: "o Espírito, o Santo". Quem é este Espírito, o Santo a quem Paulo se refere? Paulo mesmo esclarece em II Coríntios 3:14-17:

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. II Coríntios 3:13-17

O contexto da citação acima mostra que a palavra Senhor é utilizada para denominar a Cristo. Em seguida, o texto afirma que o Senhor Jesus Cristo é o Espírito "KURIOS TO PNEUMA". Assim, Paulo mesmo se explica.

 

9. Como explicar que Cristo foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30), por Seu próprio poder (João 10: 17, 18) e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

Uma simples leitura no texto de Romanos 8:11 é por si só bastante esclarecedora:

E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11

Paulo menciona que habita nos crentes o Espírito de quem? Daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos. Quem foi aquele que ressucitou a Jesus Cristo dentre os mortos? Deixemos que a Bíblia mesma responda:

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse. Atos 10:38-40

O texto acima afirma que o mesmo Deus que ungiu a Cristo com o Espírito Santo (a pomba), o Pai que disse, "este é Meu Filho amado em quem me comprazo", ressuscitou a Cristo. Assim, quando Romanos menciona o Espírito daquele que ressucitou a Jesus dentre os mortos, está se referindo ao Espírito do Pai. Notem que o Espírito é do Pai (daquele que ressuscitou a Cristo). Isto indica algo que pertence ao Pai, e não um outro ser diferente do Pai. Assim, não há como entender que Romanos 8:11 esteja informando que um outro ser, que não Deus o Pai, tenha ressuscitado a Cristo, como pretende afirmar a pergunta acima. Desta forma, mantemo-nos com a verdade bíblica de que o Pai ressuscitou a Cristo e de que nenhum ser chamado Espírito Santo o ressuscitou.

 

10. Se o Espírito Santo não é uma divina pessoa, por que Se dirige a Si mesmo com um pronome pessoal: Atos 13:2, 4?

Mais uma vez, uma leitura no texto, acompanhada do entendimento do que diz o original é o suficiente para esclarecer a questão. Primeiramente, leiamos o texto mencionado:

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Atos 13:2-4

A quem estavam os apóstolos servindo? O texto é claro em afirma: ao Senhor. Estavam orando ao Senhor. Quem responde suas orações? Aquele a quem eles estavam pedindo - o próprio Senhor. Quem é este Senhor? A Bíblia nos responde: "há um só Senhor, Jesus Cristo" I Coríntios 8:6. Concluímos pois, pela simples análise à lua da Bíblia, que eles estavam servindo ao Senhor Jesus Cristo, e foi o Senhor Jesus Cristo, denominado de "Espírito Santo", nesta passagem, que enviou a Barnabé e Saulo.

A análise do texto original grego deixa a questão ainda mais clara. No original grego, a exemplo do que ocorre com as passagens de Atos 28:25-27 e Atos 20:28, lemos "TO PNEUMA TO HAGIOS", cuja tradução fiel é: "o Espírito o Santo". Vimos anteriormente que este é Cristo. Assim, apenas repetimos abaixo o que já explicamos anteriormente:

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. II Coríntios 3:13-17

O contexto da citação acima mostra que a palavra Senhor é utilizada para denominar a Cristo. Em seguida, o texto afirma que o Senhor Jesus Cristo é o Espírito "KURIOS TO PNEUMA". Assim, Paulo mesmo se explica.

Que Deus abençoe a todos, Jairo Carvalho.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com