Estudo Sobre Hebreus 9 - Parte 1

Que YHWH te abençoe e te guarde...

ALGUNS TERMOS

 

Ao se estudar a Epístola aos hebreus, percebe-se que há alguns conceitos exclusivos desse autor ou apenas dele (caso não tenha sido escrito por Paulo) e do apóstolo Paulo. Um exemplo claro é este termo: εΦάπαξephápax – (traduzido na Epístola aos hebreus como: “uma vez por todas”). Ele ocorre 05 (cinco) vezes em 03 (três) Epístolas. Das três Epístolas, duas foram escritas e assinadas pelo apóstolo Paulo. Nelas encontramos duas vezes o referido termo. As outras três ocorrências só aparecem na Carta aos hebreus. Já o termo ναός - naos (traduzida no N.T. como: santuário) aparece em quatro das Epístolas do apóstolo Paulo (1Coríntios; 2Coríntios; Efésios; e 2Tessaloniscenses; e em uma fala do apóstolo em Atos 17:24.); no entanto, não há nenhuma ocorrência em Hebreus.

Outro termo interessante é σκηνήskēné, ele aparece 20 vezes no N.T., ora traduzido por “tenda” ora por “tabernáculo”. Na maioria das vezes significando um lugar para habitação (Mateus 17:4, Marcos 9:5 e Lucas 9:33; e Hebreus 11:9 – “tendas”), ou um lugar de habitação onde também há um santuário (Heb. 8:2; Apoc. 15:5 – Leia também estas referências: Apoc. 11:19;  21:3 e 21:22.). Além desses livros já citados (e em outras referências – Heb. 8:2, 5; 9:2-3, 6, 8, 11, 21; 13:10; e Apoc. 13:6), também aparece em Atos 7:43-44; e 15:16). Por isso, o verbo σκηνόω - skēnoō – (habitar) concorda perfeitamente com ele. O que não podemos confundir é este verbo ou o termo σκηνήskēné com o outro termo: σκηνος - skênos – (que também se traduz por “tabernáculo”). Este aponta para o corpo, e esse para um lugar onde um corpo poderá entrar e sair (Apoc. 15:5-8), onde também há anjos guardiões (Apoc. 21:12-14).

Por outro lado o adjetivo pronominal: ‘άγιων - hagíōn (santos – 8:2; 9:3; 9:8; e 10:19) ou ‘άγιαhágia (santos – 9:2; 9:3; 9:12; 9:24-25; e 13:11), no N.T., ocorre apenas na Epístola aos hebreus. Destas apenas uma vez aparece como singular - ‘άγιον - hágion (Heb. 9:1 - santo).

Precedido do artigo των - tôn, genitivo plural aparece em: 8:2; 9:8 e 10:19; precedida do artigo τα tà, em 9:12, 25 e 13:11. E sem a presença do artigo, as seguintes passagens: 9:2, 3 e 24. Em 9:1 temos: τό τε ‘άγιον. Já a expressão ‘άγια ‘άγíων – hágia hagíōn (santos dos santos), ocorre apenas em Heb. 9:3.

Então, é fundamental que saibamos diferenciar tais termos em cada contexto. Espero que alcancemos esse objetivo ao estudarmos o capítulo nove da Epístola aos hebreus e outras referências da mesma.

Portanto, é na Epístola aos hebreus, analisando cada contexto que iremos entender o sentido correto dessas expressões traduzidas por Santuário, Lugar Santo, ou Santos dos Santos.

 

UMA ALIANÇA

Ao estudarmos o capítulo oito de hebreus, perceberemos que o autor, após discorreu sobre a “nova aliança”, do verso 8 ao, 13; ele passa a falar diretamente da primeira, no capítulo 9:1-7. No entanto, lendo Hebreus 8:8-9, percebe-se claramente que a Aliança a qual o autor de Hebreus se refere, precedeu a criação do Tabernáculo no deserto. Por que ele citou:

Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor”. – (ARA).

Portanto, no que diz respeito a este Tabernáculo podemos dizer que a Aliança a que o autor de Hebreus e o profeta Jeremias se referem não dependeu do Tabernáculo no deserto. Porque este é posterior àquela.

Porém, quando se trata do Santuário e do Tabernáculo celestial, estes precedem a todas as Alianças que o Eterno e Seu Filho fizeram com a raça humana. Analisem estes versos do cântico de Moisés. Nos versos anteriores, em seu cântico, Moisés falou de egípcios, filisteus, edomitas, moabitas e de cananeus. Aí ele diz no verso 16: “Sobre eles cai espanto e pavor; pela grandeza do teu braço, emudeçam como pedra; até que passe o teu povo, ó SENHOR, até que passasse o povo que adquiriste”. – (ARA). No entanto, cantando sobre o povo de Israel ele diz:

Tu o introduzirás e o plantarás no monte da tua herança, no lugar que aplanaste, ó SENHOR, para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram”. – (Êxodo 15:17 - ARA).

Aqui neste verso, o lugar aplanado por YHWH, para habitação é o “santuário”. Este está em paralelo com a expressão: “monte da tua herança”. E de acordo com o mesmo verso, o referido “santuário” foi estabelecido pelas mãos de Adonay. De acordo com o Salmo 110:1, Adonay é o Filho (Mateus 22:41-46).

O salmista também escreveu: “Que o SENHOR, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra”. – (Salmos 102:19 - ARA).

Nesse verso o salmista não está declarando que o “santuário” é o “céu”. Analise esta situação. Eu afirmo a alguém que – daqui de Brasília - conversei por telefone com uma pessoa, desde o Brasil, e a pessoa em qualquer país do mundo. Ao dizer Brasil, subtende-se que Brasília é uma cidade do Brasil, e para quem conhece bem Geografia (História) mundial e do Brasil, saberá que Brasília é a capital da República Federativa do Brasil. Portanto, é parte (Brasília) do todo (Brasil); mas não é o todo. Da mesma forma, o “Santuário” á parte do Céu (está no Céu), mas não é o Céu.e nhece bem aonhece bem a geografia do Brasil e mundial claramente que o "

 O objetivo aqui não é apresentar e muito menos discutir o significado do Santuário e do Tabernáculo celestial. Mas apresentar alguns termos que precedem à Carta aos hebreus. Ainda neste tópico, vejamos mais dois versos:

 “Então me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles”. (Êxodo 25:8 - ARA).

Percebam a diferença do “santuário” deste verso, para o “santuário” de Êxodo 15:17. Lá foi aplanado por YHWH e estabelecido pelas mãos de Adonay. Lá é o lugar da habitação de YHWH. Também foi dito que YHWH introduzirá e plantará Seu povo “no monte da tua herança”.

No entanto, em Êxodo 25:8 foi dito: “Então me farão um santuário”. Mas por que este “santuário” – uma representação da morada do Altíssimo? Ele diz o motivo: “para que eu possa habitar no meio deles”. Vejam que o Eterno tem uma habitação no Céu, mas Ele também queria ter uma habitação entre os homens e não apenas nos homens. Esta profecia que é vislumbrada em Êxodo 25:8 “para que eu possa habitar no meio deles”, será cumprida plenamente, de acordo com os seguintes versos: Apoc. 21:2-3 e 22. Mesmo por meio do Messias (João 2:19-21) não se pode perceber o sentido pleno de Êxodo 25:8, porque Ele mesmo declarou: “Pai nosso que estás nos céus”. (Mat. 6:9; João 11:41 e 20:17).

Depois de falar do “santuário” (Êxodo 25:8), foi dito a Moisés: “Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis”. (Êxodo 25:9 - ARA).

É verdade que “modelo” não é cópia e/ou xérox. No entanto, ninguém em sã consciência receberia (receberá) um “modelo” de uma casa e por meio dele faria (fará) uma carruagem ou uma ponte. Por isso, não é possível entender que o “modelo” do “santuário”, apresentado ao profeta Moisés tenha sido o próprio Messias ou mesmo o Céu (Como disse, não vou tratar do que simboliza o santuário, nem do que significa o tabernáculo com tudo o que nele há); ou, também, que o “tabernáculo” seja o próprio Céu.

O que eu quero dizer com isso, é que Moisés não viu uma coisa e fez outra completamente diferente do que lhe foi mostrado como modelo. Portanto, ou aceitamos que havia um Santuário e um Tabernáculo literais no Céu, antes que fosse feito um na Terra, sob a orientação de Moisés, conforme o modelo que lhe foi apresentado. Ou era o que poderíamos chamar de “maquete” (ou projeto) de um tabernáculo que seria feito no deserto; e também no Céu (Heb 8:1-2; Apoc. 11:19; 15:5).

 

NOVA ALIANÇA

Portanto, depois de estabelecida a Aliança é que veio o Tabernáculo terrestre. E ao introduzir o capítulo nove, havendo tecido comentários sobre a nova Aliança, o autor de Hebreus diz: “Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado e o seu santuário terrestre”. (Heb. 9:1 – ARA).

Os preceitos sagrados de que trata a nova Aliança foram citados nos versos 8:2-3 e 10-12. Os versos 1-2 e 6 falam do Messias como Sumo sacerdote. Os versos 4 e 5 tratam do sacerdócio da Casa de Arão. E os versos 8 e 9 tratam respectivamente da promessa da “nova aliança” e do quando foi estabelecida a aliança anterior.

Portanto, pelo que está escrito, entendemos que nessa nova Aliança o Sumo sacerdote (o Messias) é “ministro do santuário e do tabernáculo”. (Heb. 8:2 - ARA). Sendo assim, Ele não é ministro dele mesmo.

 

A PRIMEIRA ALIANÇA “TAMBÉM TINHA” O SEU SANTUÁRIO

Ele disse: “Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado e o seu santuário terrestre”. – (9:1 - ARA). Sem entrarmos na questão do “também tinha preceitos de serviço sagrado”, fiquemos apenas com o termo “santuário”. Só que a expressão: “também tinha”, está referindo-se também ao termo “santuário”. Por isso, ao ele dizer que a “primeira aliança também tinha” “o seu santuário terrestre”, ele está dizendo que essa “nova aliança” também tem o seu “santuário”. Mas se ele não é na Terra, obrigatoriamente terá que ser no Céu.

Este termo - santuário - é a tradução da expressão: tó hágion (no texto grego aparece assim: τό τε ‘άγιον – com essa partícula entre e hágion). Porém, a partícula não interfere na tradução. As duas palavras gregas: e hágion estão no caso: Acusativo, neutro singular. Como podemos perceber, comparando o verso dois com o verso três deste mesmo capítulo, a expressão τό τε ‘άγιον, refere-se ao “santuáriocomo um todo, englobando os Lugares: Santo e Santíssimo. Porém, não o Átrio (este circundava o Tabernáculo) e o que ele continha. Por isso, depois ele introduz o termo “tabernáculo” e o divide em duas partes. Primeira (Heb. 9:2, 6 e 8). Segunda parte (Heb. 9:3, 7). Referindo-se aos Lugares: Santo e Santíssimo.

 

A PRIMEIRA ALIANÇA “TAMBÉM TINHA” O SEU TABERNÁCULO

No verso dois ele diz: “Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar”. – (ARA).

Percebam que o autor da Epistola aos hebreus afirma que o “tabernáculo” tinha uma “parte anterior”. O que implica dizer que também tinha uma “parte posterior” Aqui, nesse verso, o autor da Carta usa o termo “tabernáculo”, que engloba as duas principais partes do “santuário” (9:1). Em seguida, nomeia as principais “coisas” (9:23 - ARA) que ficavam na “parte anterior”. Ele usou o termo σκηνήskenè, que é a tradução da palavra “tabernáculo”.

Não sei se deu pra perceber; mas, quando ele cita as coisas do “tabernáculo” (da “parte anterior”, do “Santo Lugar”), ele não menciona nada do que se encontrava no “Átrio” (Êxodo 27:9-19; 38:9-20). Ele procurou destacar apenas as duas principais partes do “tabernáculo”, que são conhecidas como “santuário”. Continuando com o segundo verso, percebemos que o escritor da Epístola aos hebreus chamou a “parte anterior” de “o Santo Lugar”. Esta expressão é a tradução do termo: Hágia - ‘´Аγια. Este adjetivo pronominal encontra-se no caso: Nominativo, neutro plural. Ele – literalmente - deveria ser traduzido por “Santos”. Porém, designando apenas a “parte anterior”.

Então, da mesma forma que a primeira aliança tinha apenas umtabernáculo” (Êxodo 25:9; 26:6-7 30, 27:9 e 19; 36:13-14). Ele também tinha apenas umatenda” (35:11; 36:14);  apenas umaporta” (35:15; 40:5-6 e 28-29). O “tabernáculo” tinha as suas “estacas” (27:19; 35:18). O “átrio” também tinha apenas umaporta” (35:17 e 38:18; 40:8 e 33. Ele também tinha as suas “estacas” (27:19; 35:18). Portanto, a Aliança anterior tinha apenas umtabernáculo” que continha apenas umsantuário”. Da mesma forma, a nova Aliança também tem o seu “tabernáculo” e apenas umsantuário”. Este é dividido nas duas principais partes: o Lugar Santos”  (9:2) e o “Santos dos Santos” (9:3).

Portanto, não havia “primeiro tabernáculo” nem “segundo tabernáculo”. Havia um “tabernáculo” e está escrito: “Levantou o átrio ao redor do tabernáculo” (40:33). Este também foi chamado de “tabernáculo do Testemunho” (Êxodo 38:21 - ARA). Depois foi chamado de: “tabernáculo da tenda” (40:1 – ARA). No entanto, o “tabernáculo” era um só que correspondia ao Lugar Santo e ao Lugar Santíssimo. E a tenda estava sobre o “tabernáculo”.

 

A PRIMEIRA ALIANÇA TINHA OS LUGARES: SANTO E SANTÍSSIMO

Como já foi dito no verso anterior, o “tabernáculo” tinha na “parte anterior” o que se chama de: “Santo Lugar”. Mas no verso três, o escritor diz: Mas, depoisdo segundo véu” do tabernáculo, “o que se chama Santo dos Santos”. Neste verso, o “véu” divide a “parte anterior” da posterior. A expressão: “Santo dos Santos” é a tradução da expressão: Hágia Hagíon - ‘´Аγια ‘Аγίων. O primeiro termo da expressão é um adjetivo pronominal encontra-se no caso: Nominativo, neutro plural. O segundo termo também é adjetivo pronominal; mas está no caso: Genitivo, neutro plural. Literalmente a expressão deveria ser traduzida por: Santos dos Santos. Nos versos quatro e cinco, o autor da Epístola, fala das “coisas” (Heb. 9:23 - ARA) que se encontravam na segunda parte ou parte posterior do tabernáculo. (verso quatro – “altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança”) Contudo, ele conclui o verso cinco dizendo: “Dessas coisas, todavia, não falaremos, agora, pormenorizadamente”. – (ARA).

Percebam que ele cita o “altar de ouro”, que estava no Lugar Santo, como pertencendo ao Lugar Santíssimo. Veja abaixo o que diz Apocalipse 8:3-5:

Veio outro anjo e ficou de pé junto do altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto”. (ARA).

Agora, percebam com quem estavam essas orações: “E, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”. (Apoc. 5:8 - ARA)

Portanto, esta é a função do Messias, nosso Sumo sacerdote, diante do trono do Pai. Ele vive “sempre para interceder” (Heb. 7:25) pelo Seu povo. Contudo, depois que Ele ascendeu ao Céu, não vive sempre diante do “altar de ouro”. Leia Atos 26:12-18 e Apoc. 1:12-20.

 

O SANTUÁRIO É PARTE DO TABERNÁCULO

De acordo com os versos que veremos abaixo, perceberemos claramente que o “Tabernáculo” tinha um “Santuário”. Leia estes versos, e os interprete você mesmo:

Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, terá a seu cargo o azeite da luminária, o incenso aromático, a continua oferta dos manjares e o óleo da unção, sim, terá a seu cargo todo o tabernáculo e tudo o que nele há, o santuário e os móveis”. - (Núm. 4:16 – ARA).

Mas aos filhos de Coate nada deu, porquanto a seu cargo estava o santuário, que deviam levar aos ombros”. - (Núm. 7:9 – ARA).

E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, entreguei-os para fazerem o serviço dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazerem expiação por eles, para que não haja praga entre o povo de Israel, chegando-se os filhos de Israel ao santuário”. - (Núm. 8:19 – ARA)

Então, partiram os coatitas, levando as coisas santas” [o santuário]; “e erigia-se o tabernáculo até que estes chegassem’. - (Núm. 10:21 – ARA).

Disse o SENHOR a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao santuário; tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao vosso sacerdócio. Também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti e te sirvam; quando tu e teus filhos contigo estiverdes perante a tenda do Testemunho. Farão o serviço que lhes é devido para contigo e para com a tenda; porém não se aproximarão dos utensílios do santuário, nem do altar, para que não morram, nem eles, nem vós. Ajuntar-se-ão a ti, e farão todo o serviço da tenda da congregação; o estranho, porém, não se chegará a vós outros. Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o do altar, para que não haja outra vez ira contra os filhos de Israel”. - (Núm. 18:1-5 – ARA). – josielteli@hotmail.com

Que YHWH faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti...

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com