Lições de Hebreus, Capítulo 2

 

O apóstolo Paulo disse que o Pai fez a seguinte afirmação acerca do Filho: “... O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino”. – (Heb. 1:8 - ARA).

 

DOMINGO:

1. O que a Escritura Sagrada diz sobre o ministério dos anjos? (Heb. 1:14 e 2:1-2 [Atos 8:26, 29 e 39; 10:1-8, 19 e 20]; Atos 7:53; e Gál. 3:19-20).

 

 

A Bíblia foi destinada a ser guia a todos os que desejassem familiarizar-se com a verdade de seu Criador. Deus deu aos homens a segura Palavra da profecia; os anjos e mesmo o próprio Cristo vieram para tornar conhecidas a Daniel e S. João as coisas que em breve deveriam acontecer. Os importantes assuntos que dizem respeito à nossa salvação não foram deixados envoltos em mistério. Não foram revelados de tal maneira a tornar perplexo e transviar o honesto pesquisador da verdade. Disse o Senhor pelo profeta Habacuque: ‘Escreve a visão, e torna-a bem legível... para que a possa ler o que correndo passa.’ Habacuque 2:2”. – (WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. 33ª ed. 1987. pp. 526-527.).

“Declara-se que esta mensagem [Apoc. 14:6 e 7] é parte integrante do ‘evangelho eterno’. A obra de pregar o evangelho não foi cometida aos anjos, mas confiada aos homens. Santos anjos têm sido empregados na direção desta obra; têm eles a seu cargo os grandes movimentos para a salvação dos homens; mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo sobre a Terra”. – (Idem. Meditações Matinais. MARANATA – O Senhor Vem! 1ª ed. 1977. p. 15.).

“... Deus pôs essas testemunhas em relação de concerto com Ele próprio, unindo a igreja da Terra à do Céu. Enviou Seus anjos para cuidar de Sua igreja e as portas do inferno não puderam prevalecer contra Seu povo”. – (Idem. Atos dos Apóstolos. 3ª ed. 1976. p. 11.).

Imediatamente após esta entrevista com Cornélio veio o anjo a Pedro, que enfraquecido e faminto devido à viagem, estava orando no terraço da casa. Enquanto orava foi-lhe mostrada uma visão. ...”. – (Idem. História da Redenção. 3ª ed. 1981. p. 284.).

Apesar de toda a perseguição aos santos, vívidas testemunhas da verdade de Deus foram suscitadas de todos os lados. Anjos do Senhor estavam fazendo a obra a eles confiada. Pesquisavam os mais tenebrosos lugares e escolhiam em meio das trevas homens que fossem honestos de coração. Todos estes estavam sepultados no erro, contudo Deus os chamou, como fizera com Saulo, para serem vasos escolhidos a fim de levantarem Sua verdade e alçarem suas vozes contra os pecados de Seu povo professo. Anjos de Deus moveram o coração de Martinho Lutero, Melancton e outros, em vários lugares, e os fizeram ter sede do vívido testemunho da Palavra de Deus. ...”. – (Idem. Primeiros Escritos. 5ª ed. 1995. p. 222.).

 

SEGUNDA-FEIRA:

2. Quem é a nossa grande salvação? (Heb. 2:3; [1:3-4]; Mat. 1:21; Luc. 2:28-30; 19:9-10; [Atos 4:11-12];  João 3:16-19; 10:10; 1João 5:11-12).

 

 

3. Como Deus deu testemunho acerca do ministério do Messias? (Heb. 2:4).

 

 

“Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade”. – (ARA).

Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais milagrosos (σημείοις – semeíois - sinais) e sinais que anunciam um sucesso (τέρασιν – térasin - prodígios) e diferentes classes (ποίκιλαις - poikílais) de poder (δυνάμεσιν - dyvámesin) e distribuições do Espírito Santo segundo a Sua vontade”.

 

TERÇA-FEIRA:

4. A quem Deus, o Pai, sujeitou o mundo? (Heb. 2:5-9; Mat. 11:27; Luc. 10:22; João 3:35-36; 13:3; Mat. 28:18 e 1Cor. 15:24-28). E por que o Filho Se fez menor que os anjos? (Heb. 2:9 e 14-18). E o que significa a expressão por um pouco” (Heb. 2:7, 9; 1:3-4 e Salmo 8:5)?

 

 

“... O santo e infinito Deus, que mora na luz inacessível, não podia mais falar ao homem. Nenhuma comunicação poderia agora existir diretamente entre o homem e seu Criador”.

“... O Pai entregou o mundo a Seu Filho para que Ele o redimisse da maldição e desgraça da falha e queda de Adão. ...”.

O divino Filho de Deus viu que nenhum instrumento, senão Ele próprio, poderia salvar o homem, e determinou salvá-lo. ...”. – (Idem. No Deserto da Tentação. 2ª ed. 1994. pp. 24 e 25).

O Senhor colocou o homem sob provação a fim de que pudesse formar um caráter de integridade comprovada, para sua própria felicidade e para glória de seu Criador. Ele dotara Adão com poderes de uma mente superior, como nenhuma outra criatura que Suas mãos fizeram. Sua superioridade mental era um pouco menor do que a dos anjos. ...”. – (Ibidem. p. 14.).

“... Se o santo par permanecesse obediente, a raça humana seria, depois de algum tempo, feita igual aos anjos. Como Adão e Eva falharam em suportar a prova, Cristo propôs tornar-Se uma oferta voluntária em prol do homem”. - (Ibidem. p. 22.).

 

QUARTA-FEIRA:

5. Quem é Aquele que é a Causa da existência de todos os seres e coisas, e que aperfeiçoou o Autor da nossa Salvação? (Heb. 2:10-11a; Atos 17:24-28 e Apoc. 4:11).

 

 

6. Quem são os filhos e irmãos do Messias? (Heb. 2:11-13 e Isaías 9:6).

 

 

 

QUINTA-FEIRA:

7. Qual é o poder da morte? (Heb. 2:14-15 e 1Cor. 15:26, 54-56).

 

 

 

SEXTA-FEIRA:

8. Por que o Messias não veio socorrer anjos? (Heb. 2:16 e Mat. 25:41).

 

 

Anjos submetidos à prova foram enganados por Satanás e foram liderados por ele em uma grande rebelião nos Céus, contra Cristo. Falharam em suportar a prova a que foram submetidos e caíram. ...”.

O divino Filho de Deus... poderia salvar o homem, e determinou salvá-lo. Deixou que os anjos caídos perecessem na sua rebelião, mas estendeu a mão para resgatar o homem que perecia. Os anjos que se rebelaram foram tratados de acordo com a luz e experiência que abundantemente haviam usufruído no Céu. Satanás, o chefe dos anjos caídos, tinha uma vez uma exaltada posição no Céu. Era o mais honrado depois de Cristo. O conhecimento que ele, bem como os anjos que com ele caíram tinham do caráter de Deus, de Sua bondade, Sua misericórdia, sabedoria e excelente glória, tornou-lhes a culpa imperdoável.

Não havia possibilidade de esperança de redenção para estes que haviam testemunhado e compartilhado da glória inexprimível do Céu, tinham visto a terrível majestade de Deus e, em face de toda esta glória, ainda se rebelaram contra Ele. Não haveria novas e maravilhosas exibições do exaltado poder de Deus que os pudessem impressionar tão profundamente como aquelas que já haviam testemunhado. Se foram capazes de rebelar-se juntamente na presença de inexprimível glória não poderiam ser colocados em nenhuma condição mais favorável para serem provados. Não haveria reserva de poder, nem grandes alturas ou profundezas da glória infinita, para sobrepujar suas ciumentas dúvidas e murmurantes rebeliões. Sua culpa e castigo deveriam ser proporcionais aos seus exaltados privilégios nas cortes celestiais”. – (Ibidem. pp. 22 e 25-26.).

9. Por que o Filho do Eterno Se tornou semelhante aos irmãos? (Heb. 2:17-18).

 

 

 

SÁBADO:

Resumo e conclusão do estudo semanal, com a participação de todos, em classe (no grupo).

*Roteiro de estudo preparado por sugestão dos irmãos do Grupo Adventista Leigo do Gama, de Brasília, DF, por Josiel Lima (josielteli@hotmail.com). Os temas dos estudos são escolhidos pelos próprios irmãos da comunidade e usados em substituição às lições impostas pela Corporação.

 

Leia também:

Retornar 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com