O Que a Sra. White Escreveu Sobre Sonhos?*

Todos os sonhos contêm mensagens ou podem ser interpretados?

Há muitos sonhos que derivam dos fatos ordinários da vida, e com os quais o Espírito de Deus nada tem que ver. Há também sonhos falsos, como há falsas visões, que são inspirados pelo espírito de Satanás. Os sonhos do Senhor, porém, são classificados em Sua Palavra a par das visões, e são, como estas, o fruto do Espírito de Profecia. Esses sonhos, se se levar em conta as pessoas que os tiveram e as circunstâncias em que foram dados, trazem em si mesmos o cunho de sua autenticidade. -- Testemunhos Seletos, Vol. 2, pág. 274.

Como avaliar um sonho, para saber se vem de Deus?

Haverá falsos sonhos e visões, que encerram alguma verdade, mas desviam da fé original. O Senhor deu uma regra pela qual distingui-los: "À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não têm iluminação." Isa. 8:20, Trad. Trinitariana. Se eles desmerecem a lei de Deus, se não dão atenção a Sua vontade tal como é revelada nos testemunhos de Seu Espírito, são enganadores. Eles são controlados por impulso e impressões, que acreditam serem do Espírito Santo, e consideram mais dignos de confiança que a Palavra Inspirada. Pretendem que todo pensamento e sentimento é uma impressão do Espírito; e quando se raciocina com eles segundo as Escrituras, declaram que possuem alguma coisa mais digna de confiança. Ao passo, porém, que pensam ser guiados pelo Espírito de Deus, estão na verdade seguindo uma imaginação trabalhada por Satanás. Bible Echo, setembro de 1886. Mensagens Escolhidas, Vol. 2, págs. 98 e 99.

Como costumam ser os sonhos de origem satânica?

Os que se têm oposto severamente à verdade de Deus, Satanás emprega como médiuns. A esses aparece ele na falsa forma e personalidade de outro, talvez um ente querido do médium. Aumenta-lhe a fé empregando as palavras desse amigo, e mencionando circunstâncias prestes a ocorrer, ou que realmente já tiveram lugar, e de que o médium nada sabia. Por vezes, antes de uma morte ou de um acidente, ele dá um sonho ou, personificando outra pessoa, conversa com o médium, comunicando mesmo conhecimento por meio de suas sugestões. É, porém, sabedoria debaixo e não de cima. A sabedoria ensinada por Satanás está em oposição à verdade; a menos que, para servir a seus próprios fins, ele se revista aparentemente com a luz que envolve os anjos. Testemunhos Seletos, Vol. 1, pág.217.

Como eram os sonhos dados por Deus à Sra. White?

Na noite seguinte sonhei que um jovem de aparência nobre entrou no quarto em que eu estava, imediatamente após eu ter falado. Essa mesma pessoa me tem aparecido em sonhos importantes para instruir-me de tempos em tempos durante os vinte e seis anos passados. Disse ele: Tendes chamado a atenção das pessoas para assuntos importantes, os quais, para um grande número, são estranhos e novos. Para alguns são grandemente interessantes. Os que trabalham na palavra e na doutrina fizeram o que podiam para apresentar a verdade, a qual tem suscita do interrogações nas mentes e despertado o interesse. A menos, porém, que haja um cabal esforço para fixar essas impressões nas mentes, vossos esforços agora feitos se demonstrarão quase infrutíferos. -- Conselhos Sobre Saúde, pág. 465.

Devem os filhos de Deus preocupar-se com seus sonhos?

O inimigo prepara-se para enganar o mundo inteiro por meio de seu poder de operar milagres. Ele pretenderá personificar os anjos de luz, personificar Jesus Cristo. Todo aquele que ensina a verdade para este tempo deve pregar a Palavra. Os que se apegam à Palavra não abrirão as portas para Satanás fazendo imprudentes declarações com referência a profetizar ou a sonhos e visões. Em maior ou menor grau se têm introduzido aqui e ali manifestações falsas, desde 1844, depois do tempo em que aguardávamos a segunda vinda de Cristo. -- Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 21.

Sendo assim, não devemos insistir com Deus para que nos oriente através de sonhos?

O povo quer um sinal, como nos dias de Cristo. Então o Senhor lhes disse que nenhum sinal lhes seria dado. O sinal que deve ser manifestado agora e sempre é a operação do Espírito Santo na mente do instrutor, para tornar a Palavra o mais eficaz possível. A Palavra de Deus não é uma teoria morta, seca, mas espírito e vida. Satanás não acharia nada melhor do que desviar as mentes da Palavra, para aguardarem e esperarem alguma coisa fora dessa Palavra para fazê-los sentir. Eles não devem ter a atenção atraída para sonhos e visões. Se quiserem ter vida eterna, precisam comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus. -- Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 95.

* Citações localizadas através do recurso de busca do CD das 51 obras de Ellen G. White disponíveis em português.


Leia também:

Fonte do texto original: Manuscript Releases, Volume Ten, Chapter Title: Ellen G. White and Family Life, pages 38-40.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com