Conversa Franca: Desabafo à A.P.O.

CC: UCB / DSA.

Venho através de este e-mail expor, não somente o meu descontentamento, mas de uma maneira geral o descontentamento da grande maioria dos membros Adventistas da cidade de Franca. Junto a esta lista de descontentes, coloco ainda: Pais de alunos, Alunos e Simpatizantes da Escola Adventista de Franca. Coloco também nesta lista Autoridades Municipais do executivo de Franca.

Numa atitude mesquinha, irresponsável e arbitrária, autoridades ligadas a APO que deveriam “ADMINISTRAR” a Rede Educacional Adventista em nossa Associação Paulista Oeste, num ato de egoísmo e autoritarismo e AMADORISMO, vêm a Franca, às escuras, de surpresa, num dia letivo normal, simplesmente se reúnem com professores antes das aulas normais daquele dia para cumprirem um mandato de ORDEM, doe a quem doer, afete a quem afetar: o FECHAMENTO de mais uma Escola Adventista na área de abrangência da APO. Agora Franca é a “bola da vez!”, a mais nova vitima da falta de administração de uma equipe que simplesmente não administra nada.
A explicação??? Sim, foi justificada como uma ESCOLA DEFICITÁRIA FINANCEIRAMENTE HÁ 10 ANOS.

Negativa por 10 anos ???? Como seria possível, uma instituição do nível de nossa escola, não conseguir “auto sustento” numa cidade potencial como Franca???
Vamos melhorar a pergunta: Como ????? uma “ADMINISTRAÇÃO”, se é que podemos assim chamar, verifica um déficit anual por 10 anos consecutivos e não toma providências para saná-lo ???.

Me desculpem, mas com essa equipe administrativa da APO, nem mesmo uma barraquinha de cachorro quente em praça pública dariam conta de administrar !!!!!
NUNCA, na história de FRANCA, foi convocada uma reunião emergencial entre “LIDERANÇAS” da APO e de nossa IGREJA para pedir apoio da Igreja e da cidade no intuito de sanar tal déficit, no intuito de melhorar esse ou aquele ponto possivelmente negativo de nossa ESCOLA.

Desde sua fundação, nossa escola vem recebendo o “DESPEJO” dos piores funcionários, diretores, administradores, coordenadores, secretários… todos esses oriundos de problemas administrativos em outros colégios adventistas, que como “passe de mágica” são enviados a FRANCA para administrarem uma escola “DEFICITÁRIA FINANCEIRAMENTE” por vários anos consecutivos.

Dinheiro e mais dinheiro foi gasto num prédio consumido pelo fogo, onde funcionou uma antiga fábrica de calçado. Um prédio alugado, ADAPTADO, sem estrutura e sem aparência para abrigar uma ESCOLA como a nossa. Como uma “bola de neve” a situação de nossa escola se agravou dia-a-dia, sem que ninguém, ou quase ninguém da liderança local da Igreja Adventista fosse comunicada por completo. Enquanto isso assistimos, de camarote, o crescimento exponencial de escolas de cunho cristão, na mesma cidade, avançando em numero de aluno, em tamanho de prédio e em respeito perante a cidade.

Num ato covarde, simplesmente a APO manda seus “cupinchas” darem o veredito final: o FECHAMENTO de mais uma ESCOLA que presta um excelente serviço não somente à comunidade francana como também a comunidade ADVENTISTA local.

Uma escola com pouco mais de 15 anos de existência, admirada e respeitada na cidade, homenageada por sua excelência dias antes em sessão solene na Câmara Municipal, agora dias depois, fadada ao fechamento abrupto, irresponsável e impensado pela equipe que se diz “RESPONSAVEL PELA ADINISTRAÇÃO ESCOLAR da APO”.

Podemos sentir no olhar de cada irmão membro Adventista local, em cada aluno, pai e professor a decepção, a indignação e a surpesa por tal atitude da APO.

As mais diversas reações puderam ser sentidas nesses últimos dias. Reuniões com autoridades da APO foram marcadas na tentativa de se esclarecer a origem do problema. Porem, nada ainda foi feito. NENHUMA das propostas foram aceitas por parte da ADMINISTRAÇÃO DA APO.

Sem explicar nada a PAIS e ALUNOS, a DIREÇÃO DA APO simplesmente tentou calar professores, funcionários e membros da igreja local que tentaram, por todos os meios e de todas as formas realizar manifestações de apoio a ESCOLA ADVENTISTA DE FRANCA.

Numa atitude ainda mais medíocre, a APO tentou jogar para FRANCA o ônus pelo fechamento, justificando que se a IGREJA local arrumasse uma verba de R$ 200 mil eles poderiam mantar a escola por mais um ano funcionando.

Manter em funcionamento ???? Como seria a DIREÇÃO da escola ??? Seria composta por esse bando de incompetentes e irresponsáveis ? Ou teríamos reais e corretos administradores, que perante os OLHOS DE DEUS FARIAM O MELHOR pela obra que Ele nos deu ???

Fora a indignação com os fatos relacionados a ESCOLA ADVENTISTA LOCAL, não poderíamos deixar de mencionar a falta de comprometimento por parte das duas equipes pastorais que atualmente ocupam seus cargos em nossos dois distritos. DOIS PASTORES “inodoros, insípidos e inativos”, que além de fazerem pouco ou quase nada pela igreja local e também pelos jovens adventistas, ainda desestimulam equipes de anciões e de jovens ativas, atuantes e que estavam fazendo algo não somente pela igreja local como pela igreja regional.

Estamos numa situação critica. O DESPREPARO dos administradores locais da igreja, aliado ao DESPREPARO dos administradores da APO estão causando um grande racha na cidade.

Sabemos que essa situação não pode perdurar. Não é propósito de Deus discórdia, rachas, divisão na igreja de Deus. Porem, também não é propósito Dele que pessoas DESPREPARADAS e IRRESPONSÁVEIS assumam a administração da obra de Deus, fazendo coisas que prejudiquem não somente a comunidade adventista local como também todas as pessoas que de uma forma ou de outra admiram nossa ESCOLA ADVENTISTA e também nossa IGREJA.

Apelamos ao bom censo por parte da ADMINISTRAÇÃO da Associação Paulista Oeste, da União Central Brasileira e também da Divisão Sul Americana da IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA para que intercedam não somente pela ESCOLA ADVENTISTA como também pela IGREJA LOCAL, colocando pessoas capacitados, que amem a causa de Deus, e que estejam dispostas a darem o MELHOR pela obra de Deus.
Sabemos que a forma com a qual foi feito o fechamento foi errada. Não fomos alertados, não tivemos nem mesmo um ano de prazo para corrermos atrás do prejuízo. Não tivemos direção local que pudesse ajudar a mudar o rumo das coisas.

Por favor, troquem nossos pastores locais. Troque nosso diretor local. TROQUEM essa equipe da APO que se diz ADMINISTRADORES” !!!!

Não existe mais clima. Não existe mais confiança. Não existe mais como manter essa equipe na coordenação da obra de Deus. Não há como se calar diente de uma equipe que, na calada da noite, soube do fechamento de nossa escola, e NADA fizeram para ajudar.

27 comentários em “Conversa Franca: Desabafo à A.P.O.”

  1. One more excellent blog site reviewed by way of my freakin magnificent mind! I may not actually be able to retain any sort of info for an although after using all of this in. Thanks you again for the terrific article as well as info, it shall not actually be for obtained

  2. Queridos irmãos, antes do tempo do fim as nossas escolas vão fechar, então não temos como evitar isso, o que pudermos fazer para manter até o possível é louvavel e ainda tem muito coisa boa por aí, que Deus tenha misericórdia, peço que orem por nossas intituições pois falar mal não deve ser nossa postura mas também agir e até repreender coisas erradas e nossa tarefa, e isso devemos fazer por amor a causa e para que a obra de Deus no campo educacional siga avante até onde Ele assim o permitir.

  3. Boa tarde,

    Primeiro se é um desabafo quem o fez?? segundo podemos compreender a indiguinação dada pelo colega acima, realmente é triste ver um sonho de dedicação da igreja sendo fechado, porém a obra não é nossa, não é de seres humanos, falo isso por experiencia própria, pois moro em uma cidade onde tinhamos uma escola a quase 20 anos e tbm foi fechada, porém pela misericórdia de Cristo hoje entendemos que foi o melhor a fazer, hoje a igreja deixou de lado a briga o descontentamento com a administração, hoje a igreja se propôs a trabalhar e logo teremos a escola reaberta se assim for a vontade de Deus mas com o foco certo, o pr. não trabalha e dai o que vc está fazendo para mudar isso? Deus conclama a cada membro que se coloque aos seus pés e deixe de ataques a sua causa ou vc acredita que desta forma está alcançando corações a Cristo? vale tbm para o administrador deste site…”quem não ajunta, espalha” o dia em que pararmos de colocar nossas amarguras nos pensamentos e atos dos seres humanos e começarmos a olhar somente para o céu teremos realmente uma verdadeira experiência com Cristo.

    1. concordo plenamente com o amigo de cima,obra do inimigo acusar,mas ajudar ninguem quer,orar menos ainda,apoiar jamais …em vez de trabalhar contra os filhos de Deus ,faça pelo menos o minimo vai orar…

  4. Em quase trinta anos de adventista, tenho visto toda sorte de abusos em relação ao uso do dinheiro em nossa obra. Pessoas despreparadas, que assumem cargos sem nenhuma capacidade administrativa. Não é por má vontade não… é pura falta de competência. Não obstante, a obra “passa a mão na cabeça” desses incompetentes que, na maioria das vezes, são parentes de outros incompetentes que atuam em escalões mais altos. Uma vergonha. Preparem-se: todos prestaremos contas à DEUS.

  5. NOSSA, SOU FILHO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA, E COM MUITA TRISTEZA LAMENTO O FECHAMENTO DA REFERIDA ESCOLA, EM MEU ESTADO TINHAMOS 25 ESCOLAS HOJE SO RESTAN 07, QUERIAN FECHA O COLEGIO ADVENTISTA DE CACERES MT, ONDE EM 1991 COM O APOIO DA IGREJA DIGO DISTRITO COMSTRUIMOS SEM O APOIO DA ENTÃO MISSÃO MATOGROSEENSE DA IASD, BOM SO PAGARAN O IRMÃO LUIS QUE ERA O PEDREIRO O RESTO FOI O DISTRITO, QUANDO A EQUIPE FOI LA PARA FECHAR A IGREJA NÃO DEICHOU ESCOLHERAN DIRETOR LOCAL E PRONTO..GRAÇAS A DEUS A ESCOLA ESTA LA. FUNCIONANDO, PENSO QUE JA E HORA DOS MEMBROS SE UNIREM CONTRA ALGUMAS ADMINISTRAÇÃO QUE ESTÃO FICANDO MUITO PESADA… E A IGREJA NÃO SUPORTA MAIS. PASTORES NÃO VISITAM MAIS, SÃO AQUINHAS DE PRESEPIO DOS GRANDOES, POIS TEMM MEDO DE PERDEREM O EMPREGO. JA NÃO SE VIVE PELA FÉ MAS SIM POR AS FINANÇAS…ABRAÇOS E QUE DEUS NOS ACUDA….E VAMOS SE UNIR COMO MEMBROS POR QUE SE NÃO NO DIA DO JUIZO PODEREMOS FICAR FORA…

    1. Caro pastor, pouco ou quase nada visito o site adventistas.com. Creio piamente que estamos vivendo os momentos finais da história humana neste velho planeta. Como pregamos e tenho crido, Jesus vai voltar em breve. Na minha visão puramente cristã e humana, e fatalmente normal que tais coisas aconteçam. Se nos voltarmos para as profecias que tanto prezamos, entenderemos a normalidade de todas estas coisas. O mais importante que estarmos preocupados com a nossa administração, digo isto, sem nenhum favoretismo, penso que, deveriamos cada um de nós estarmos preocupados com o nosso preparo. Mas quero aqui deixar uma advertência carinhosa e cristã ao pastor. Por favor, peço que não me julgue mau. Pois eu não teria outra forma de lhe dizer sem que eu pudesse publicar minha opnião. Mas o senhor é um pastor, homem de influência e conceituado. Peço então que ao escrever, especialmente quando de forma pùblica que reveja o português. Não sei em que circunstância o senhor escreveu mas qualquer um de seus amigos e admiradores que ler, poderá entender que estava com muito sono. Pois caso contrário não seria admissível tantos absurdos do português. Peça ajuda. Não é desonra. Abraço!

      1. Olha um hipócrita aí…pede pra nao si preocupar com a administração mas se preocupa com erros de português…é desse tipo de “cristão” que tenho nojo.

  6. Não sou a fovor que critiquem a igreja ou sua liderança. Não estamos aqui para isso. No entanto, se essa informação for correta, é lamentável o ocorrido. Acredito que uma cidade como Franca é muito capaz para manter uma escola adventista. Em uma das ilhas do Marajó no norte do Pará, existe uma escola município de Breves. Com todos os desafios da Amazônia e dificuldade que é viver naquele local, a escola permanece firme. São cerca de 10 a 12 horas de viagem de barco para a capital Belém. É estranho o ocorrido, mas estarei orando para que Deus esteja com os irmãos em Franca.

  7. Querido Irmão.

    Ao ler esse registro parece que revivi a realidade daqui de Aracaju\Sergipe. Não é nada diferente com o que se passa aqui. Fecharam uma escola importante com essa mesma explicação mais o fato é que a incompetência reina em nosso meio, um apadrinhamento um nepotismo sem igual, são diretores e coordenadores que o único currículo é ser amigo de um pastor mais alto na hierarquia ou ser esposa de um pastor. Não houvem a igreja, não reunem, mentem descaradamente, fazem promessas e promessas e nada. Outras escolas crescem tanto que me assusta ao ver o nívem em que estão e a nossa um desastre só vendo pra crer. Eu falo não como alguém que senta em camarote, mais lutei muito para que as coisas mudassem pra valer, não consegui e outros que lutavam comigo se cansaram. Compartilho a minha tristeza com você e antes que esqueça havia uma rádio aqui no Estado vizinho Alagoas, que foi adiquirida pela Golden Cross que Esses incompetentes conseguiram quebrar a Radio e vende-la na calada da noite para a Igreja Quadrangular e até hoje a rádio está funcionando muito bem e dão indiretas em nós adventistas. Finalizando nunca me calei a essa situação e o preço é alto parecido com o que acontecia na idade média.
    Maranata!

  8. Gostaria se salientar que não é só na região da cidade de Franca em São Paulo que temos “administradores” ruins, mas em todo território nacional, como por exemplo aqui na cidade de Belo Horizonte – MG, na Associação Mineira Central, onde a mesma dispoe de um espaço de laser chamado CATRE, com piscina, quadras de areias, campo de futebol ( que ninguém pode usar a não ser os pastores), auditório, cozinha e muito mais… Quando para ser feito esse espaço de laser, foram convocados irmãos e mais irmãos para nos dias de folga, até mesmo aos domingos trabalharem sem remuneração, debaixo de sol escaldante para se construir um lugar onde no “futuro” seria nosso que por “direito” para desfrutarmos….
    Mero engano, pois assim que conseguiram a conclusão das obras, todas as pessoas, independente, teriam que pagar para desfrutar desse maravilhoso espaço. NÃO nego que para sobreviver, a igreja precise arrecadar, e se possível para sustentar tal “espaço” de laser, que por hora não se pode desfrutar sem o devido pagamento de “taxas”. TAXAS essas que são um absurdo com a atual realidade de nosso país; imagine então para a nossa classe de pessoas simples!
    Muitas pessoas têm medo de falar alguma coisa, ou até mesmo de represália perante a sua igreja, pois infelizmente sustentamos um pequeno grupo de pastores e seus familiares para “ADMINSTRAREM” as nossas associações. Associações estas que parecem mais um cabide de emprego para esposas, filhos, filhas, sobrinhos, a até mesmo pessoas do agrado de cada um, que mantém um pouco de autoridade dentro da nossa instituição como igreja.
    Deixo claro que sou contra essas arrecadoções absurdas perante as taxas cobradas para se desfrutar de um espaço que por direito é ‘NOSSO”.
    Nossos jovens não têm nenhum espaço para desfrutar com esportes, pois conseguiram acabar com todos os espaços e modalidade de esportes dentro da nossa igreja. Será que os ‘ADMINISTRADORES” não conseguem enchergar que ESPORTE É VIDA???!!!
    Empregam muito dinheiro e tempo em evangelismo, porém de uma maneira errada, a meu modo de ver. Poderia se fazer muito mais pelos jovens da nossa igreja se pudessem investir um pouquinho de tempo e principalmente DINHEIRO no ministério jovem.
    Vamos pensar e analisar que o futuro de nossa igreja está se desmantelando, porque não temos uma programação viável a sua faixa etária e que agrade a estas.
    Pensemos um pouquinho antes de darmos apoio nas quadrienais os pastores que realmente trabalham ou simplismente só compoem o quadro de funcionários das associações.

  9. Do Judaísmo ao Cristianismo – Ainda em Transição

    Steven Lawson – Uma das melhores Pregações que já assistí !!!
    http://www.youtube.com/watch?v=T5prl9Ik1HY

    Paul Washer – O Julgamento de Deus eo Trono Branco [prévia]
    https://www.youtube.com/watch?v=oUkGRZfKT34

    https://www.youtube.com/watch?NR=1&v=laJKcmI_rS8&feature=endscreen

    Lição de Gálatas tem ajudado a IASD

    Gostei da lição que comentava a nervosa carta aos Gálatas, acredito que ela esteja ajudando a IASD a amadurecer um pouco mais a transição necessaria que os judeus percorreram, proposta pelo sofredor apostolo Paulo, II Corintios 3 diferencia a velha aliança da letra, do conhecimento, das tabuas de pedra, da lei gloriosa, pelo super-glorioso ministerio do espirito (cristo vive em mim). Esta compreensão creio que seja fundamental e imprescindivel para que a IASD receba a chuva serodia e se reanime dentro das novas propostas do evangelho da nova aliança

    Nunca o amor ao proximo, o perdão e aspecto espirituais eternos como fé e vida eterna foram tão destacados como no NT. Estes dias meditando em seu sacrificio aprendi muitas coisas. Ele se tornaria pecado e a ira do Pai que o amava deveria se derramar sobre ele, Jesus sabia que isso custaria muito ao Pai se irar contra o Filho que tanto amava…Jesus não pedia por si mesmo, mas pelo Pai, pois sabia que quem mais sofreria era o Pai, por isso a Bíblia diz,,porque ” Deus ” amou o mundo que deu seu filho..e o filho sabia disso e isso trouxe muita agonia a Ele tb. Todos nós lemos que o coração de Jesus partiu em dois, mas ninguem leu sobre o que aconteceu com o coração do Pai.

    Como qualquer adventista, eu ficaria chateado e com um misto de curiosidade, medo e preconceitos, para com qualquer escrito de dissidentes e revoltados com a igreja. Mas tem um tempo que passamos a encarar as coisas como elas são sem rodeios, e somos desafiados a franqueza em ter que encará-los de frente, ter que admitir erros e optar por mudanças necessárias.

    Deus certamente não abençoa teimosos e orgulhosos, mas pessoas humildes e verdadeiras, que se rendem à verdade, seja ela qual for, custe ela quanto custar. Somos crianças medrosas muitas vezes em nos expor a vergonha de nossos atos e desde a infância escondemos o que somos e o que fizemos. Alguns de nós são mais corajosos em enfrentar as perdas que uma verdade pode representar. Outros não. De qualquer forma, fica aqui nossa humilde contribuição, construída de forma construtiva para o bem de todos os leitores que entendem que assim como as cartas as sete igrejas de apocalipse continham elogios, repreensões e conselhos, perpetuamos neste breve resumo, os elogios, as repreensões e conselhos que cremos ser necessários para nosso avanço na fé da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    RESUMO DE ELOGIOS E VALORES DA IASD

    Nasci nesta abençoada Igreja e sou muito abençoado em sua comunhão, mesmo com todos os problemas e virtudes que encontramos em qualquer lugar, em qualquer empresa, país, sociedade, em qualquer outra igreja e em qualquer um de nós.

    Como se percebe virtudes em alguns pontos e problemas em outros em tudo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia também carrega suas virtudes maravilhosas e seus problemas. As grandes empresas possuem departamentos de ouvidoria e estão sempre atentas as mudanças de mercado para não sucumbirem pela teimosia e apego à tradição como se fosse ela a verdade, o mesmo a IASD deve possuir, ainda mais quando sabemos que verdade só existe uma, ou melhor, um, que é Jesus. Damos glorias a Ele quando nos apegamos a Ele e não ao nosso sistema de ser. Damos Glorias a Ele quando o admiramos e estamos dispostos a perder tudo para ganhá-lo em nosso viver como pessoas na sua igreja. Damos Glorias a Ele quando o universo inteiro nos assiste se somos realmente fieis, pois para cada ato de fidelidade a Cristo, o universo se inclina a glorificá-lo e a afirmar que satanás está sendo derrotado, mas quando somos apegados e teimosos as nossas convicções pessoais, as tradições, aos sistemas estabelecidos e endurecidos pelos fieis a besta e sua imagem, o céu inteiro chora e antevê as chamas queimarem com justiça aos covardes que imitam a covardia dos fariseus e judeus que crucificam diariamente nosso Mestre.

    A IASD tem beneficiado muito ao mundo com várias posturas, doutrinas e mentalidade, destacaremos alguns pontos para elogiá-los e defender nossa postura como Igreja diante do mundo, diante de teólogos de varias denominações e sobretudo, diante do trono de Deus.

    1. Saúde Preventiva. Por mais que outros autores anteriores a Ellen White e contemporâneos (séc XIX), tenham escrito idéias sobre saúde muito semelhantes ao que ela propôs (Graham, Knox, etc), ninguém deu tanta ênfase as mesmas. que Ellen White, ninguém colocou Deus no meio da questão da saúde preventiva e complementar, transformando a mensagem de saúde em uma religião, uma militância, uma causa ajudadora pela sofrida humanidade, poucos exaltaram tanto este tema fazendo com que homens e mulheres se transformassem em apóstolos do tema de saúde e saíssem ajudando, iluminando, publicando e vendendo livros, instalando restaurantes vegetarianos e clinicas, antecipando pesquisas convalidatorias cientificas das sabedorias milenares quanto as leis naturais, restaurando a saúde de milhões e até fortalecendo o debate cientifico pela ortomolecularidade que somente hoje está sendo aceita oficialmente pelo CFM (Conselho Federal de Medicina resolução 2010) aqui no Brasil.

    A Igreja pela inspiração, apostou em idéias que anteciparam séculos de ciência e deve receber elogios por esta postura. Independente dos exageros e fanatismos criados paralelamente, independente da teologia da salvação ter sido prejudicada com obras salvíficas de comer e não comer, transgredindo assim o evangelho de Jesus que diz que “nada que entre pela boca do homem o torna impuro e sim seus pensamentos e palavras que saem da sua boca”, e ter criado uma vigilância mais em aspectos exteriores da vida do que interiores, o que entendemos ter sido os efeitos colaterais indesejáveis que esta preciosa mensagem ajudadora de bilhões de pessoas, gerou, mas pelos grandes benefícios, precisou ser dada a um mundo degradado pelo fast food, sedentarianismo, sintéticos e químicos da industria alimentícia e farmacêutica que transformou médicos em vendedores comissionados de suas formulas patenteadas, as quais, na maioria das vezes, apenas copiam descaradamente princípios ativos moleculares contidos em plantas e alimentos. 70% dos tratamentos de saúde ocorrem em ambiente familiar, anterior ao posto de saúde, e o governo aposta hoje nesta fórmula (Programa Nacional de DCNT) como a única saída para a crise na saúde publica no Brasil e no mundo, e a IASD desempenhou e ainda desempenha um papel importantíssimo para ajudar ao mundo, economizar gastos governamentais, prevenir problemas de saúde, e manter uma qualidade de vida devido ensinar o respeito a aspectos de saúde onde pouquíssimas instituições se dedicam.

    Em dias de sucesso dos evangelistas Benny Him, Valdomiro Santiago, RR Soares, Kenneth Hagin e outros, que procuram imitar semelhante tragetoria de Jesus que pregava , curava e expulsava demônios, quero ressaltar que a Igreja adventista do Sétimo Dia traz também na historia de seus membros, relata muitos milagres de expulsões de demonios, maravilhosas pregações e curas sobrenaturais, as quais são somadas as inumeráveis milagres de curas naturais, ou em respeito às leis da natureza que Deus criou quando estabeleceu o homem na terra sob certas condições de vida ideal. É claro que como Igreja fundada sob o panorama evangélico da nova aliança do Espírito (Deus Jesus conosco), deveríamos imitar mais o Senhor Jesus estimulando a fé no poder sobrenatural, do que nos propormos a ser uma instituição de saúde racionalista estimulando e ensinado as leis de saúde. Contudo, por mais que existam desvios da escala de prioridades e valores do evangelho, vemos como não excludentes o aspecto sobrenatural da cura com os aspectos naturais, onde cada caso pode ser encaminhado em oração a Deus, pois o mesmo Deus que cura sobrenaturalmente é aquele que nos acompanha dia a dia, ditando graciosamente em nossos ouvidos que devemos evitar açúcar, gorduras, industrializados, etc…Que devemos nos exercitar, descansar e estarmos sempre felizes e dispostos. O apóstolo Paulo no meio de suas cartas, aconselhava seu amado Timóteo a tomar um pouco de vinho para estômago, ensinando assim, de forma simples, um remédio natural simples ao amigo e irmão na fé, por mais que fosse um homem capaz de ter fé até para receptar pessoas mortas por acidente (Eutico).

    Desta forma, podemos elogiar e valorizar o trabalho de nossa Igreja sem desmerecermos a fidelidade de outros ao evangelho, enfatizando os métodos sobrenaturais de Cristo para curar até mesmo uma febre. A IASD cumpre provavelmente as palavras posteriores à cura que Cristo disse ao ex-cego, “cuide, para não pecar, para que não te suceda coisa pior”. Bom seria se hoje nós retomássemos as prioridades do evangelho (método sobrenatural) sem desvalorizar as revelações da importância das leis naturais (natural), tão importantes nestes dias onde a cultura de pizzas, coca-cola, açúcar e outros venenos passeiam muito livremente nas mesas dos incautos.

    RESUMO DE PROBLEMAS QUE IMPEDEM O DERRAMAMENTO DO ESPIRITO SANTO

    RESUMO DE PROPOSTAS DE MUDANÇAS NECESSARIAS PARA ABREVIAR OS DIAS FINAIS

    1. Assim como os judeus foram desafiados a fazer, devemos abraçar a nova aliança e abandonar a velha. A velha aliança era centralizada na lei, no sábado, no dever, na obediência a regras e sistemas, em Moisés e nos profetas, no ensino, na letra…A nova aliança é centralizada em Cristo, no sangue de Cristo, na cruz, na fé, na conversão, na guia em obediência ao Espírito Santo, na comunhão, no poder de Deus, na autoridade para expulsar demônios, curar e até ressuscitar mortos, na palavra viva de Deus e não na palavra “sabia” do homem, na inspiração, profecias, nos dons espirituais.

    2. Pedir desculpas ao povo evangélico por hostilizá-los enquanto eles estavam muito mais certos quanto a diversos avanços no conhecimento e pratica do cristianismo. E eles que andam recebendo grandes bênçãos de Deus que nos repartem por meio de abençoadas pregações, musicas e milagres, com as quais somos agraciados, enquanto os condenamos por não guardarem a lei e o sábado.

    3. Deixar de endeusar o sábado e passar a considerá-lo assim como Jesus o considerou, nem mais e nem menos, como um dia de benção ao homem apenas, e não como um sinal ou marca de Deus ao povo dos últimos tempos. Isso não é mensagem do novo testamento, está apenas na velha aliança. Na nova aliança os sinais característicos do bom cristão são:

    A. Amar ao inimigo e fazer bem aos maus e bons (Mateus 5:43-48)

    B. Realizar em nome de Jesus milagres, curas e sair ileso se tomarmos coisas mortíferas (Marcos 16: 17, 18)

    C. “Terão amor uns pelos outros” D. Semelhança com Jesus (I João 4) e. Semelhança com o evangelho .

    Quanto ao sinal do sábado pregado pelos adventistas pioneiros, isso é incoerente com as novidades do evangelho e duvidamos que Deus tenha revelado algo muito diferente do evangelho. Os frutos de se dedicar à guarda do sábado como coisa muito mais importante que Jesus deu, não é bom, basto ver uma série de incoerências e maus frutos caracterizados na vida de guardadores do sábado em contraste com quem aceita o evangelho e dá importância maior ao que Cristo deu. Ser semelhante a Jesus implica em dar importância igual ao que ele deu. Nem mais e nem menos. Seguir suas pegadas. Os 144 mil andam por onde o cordeiro vai.(apocalipse 14:4). Jesus não deu tanta importância ao sábado como o fazemos, Paulo muito menos o fez, pelo contrario, há um silencio em suas cartas que contrasta com nossos livros e pregações. Nosso cristianismo deve ser semelhante ao de Paulo e não um novo evangelho, como se pudéssemos anular o antigo e único e verdadeiro caminho. “Qualquer que prega um outro evangelho seja anátema” “Não deixem que ninguém vos humilhe afirmando serem melhores do que vocês, baseados em visões e anjos”. Baseemos nossa fé na Bíblia, em Jesus e somente nele amém.

    4. Pregar o que Jesus disse que “aquele que nele crer não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo”. Devemos exaltar a graça de Deus revelada e a salvação pela graça, por mais que esperemos as melhores e mais magníficas obras.Jesus deu ênfase às boas obras e Paulo falou das obras da fé em constrate com as obras da lei. Entendemos pouco disso, e rogamos a Deus que nos ilumine! Amém!

    5.

    13 de julho de 2012

    Como você entende ou interpreta este texto?
    (Atos 15:28, 29) 28 Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: 29 de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!”

    Os gentios estavam sendo isentos de quase toda lei para serem aceitos pela graça da obediencia de Cristo no lugar deles..da justiça de Cristo justiça nossa pela qual estariamos sujeitos a presença de Cristo pelo Espirito nos guiando e não regras e leis antiquadas e imperfeitas . Então foi colocado apenas estas quatro condições para comunhão:
    1-Abster de coisas sacrificadas a ídolos (apesar que Paulo vai argumentar que o ìdolo nada é e que deveriam fazer isso devido a poder escandalizar os fracos em I Cor 8)
    2- de sangue, (se refere ao respeito aos animais por mais que hoje se interprete se tratar de saude)
    3- e de coisas estranguladas, (se refere ao respeito aos animais, por mais que a adrenalina e cortizol em animais estrangulados gerem muito stress em quem se alimenta , mas devems lembrar que a prioridade na interpertação da lei é o prisma do amor e não benefecios e maleficios fisicos)
    4- fornicação – prostituição

    Devemos entender que na transição entre o judaismo para o cristianismo, a tensão entre defensores da lei (Tiago e judeus) versus defensores da nova aliança do espirito (Paulo) era imensa..e foi Tiago que fez esta exigencia “minima”. Alguns julgam que esta exigencia minima veio a se tornar um pouco de fermento legalista de Tiago, outros porem reconhecem que a nova aliança é na verdade uma reinterpretção espiritual e cristã de toda a lei escrita, onde ocorre um aprofundar em todas as vontades divinas expressas de forma mais imperfeita no VT , que as formas mais sublimes em Cristo no Espírito Santo. fonte : Ig Adv Nova aliança http://www.igrejaadventista.rede.comunidades.net

    15 de fevereiro de 2012

    Existe o velho e o novo testamento, ambos possuem diferenças e igualdades. Quem tenta igualar os diferentes erra. Quem tenta diferenciar demais sem perceber as semelhanças tambem erra. Precisamos ser equilibrados em tentar perceber graus de descontinuidade e continuidade entre o velho e novo testamento.

    Parece que na prática, não são poucos os adventistas que seguem o novo testamento, pois enfatizam mais a comunhão com Cristo, porém certos teólogos lideram uma teologia contrária ao que Deus tem guiado muitos adventistas a praticar. De forma que , em geral muitos do povo andam medianamente certos na prática do cristianismo, mas com idéias teológicas mais judaicas que cristãs, mas vetero testamentarias que ideias que se apresentam novas na nova aliança do novo testamento.

    Esse problema teológico ligado a nova aliança tem existido na Igreja desde 1888 e um excelente livro que descreve historicamente isto é:

    A Mensagem de 1888
    +George R. Knight

    Neste excepcional livro, a maior autoridade em historia da Igreja Adventista, Geotge Knight, coloca de forma científica e honesta a descrição da disputa entre defensores de um novo testamento adventista centralizado em Cristo e no Espírito Santo, versus aqueles que defendiam a tradicional centralização na lei.

    por R$ 16,40

    Após a leitura deste surpreendente material poderemos iniciar uma compreensão da dimensão dos problemas espirituais e teologicos que precisaríamos resolver.

    No Brasil

    Especificamente no Brasil, percebemos historicamente a fundação da IASD a partir dos protestantes do sul do país, com forte influência alemã. Já desde 1888 que o pastor de origem alemã, Conrad, que era contrario a Jones, Waggoner e a Ellen White que os apoiou, deu sequencia a partir da alemanha, a uma especie de trincheira em defesa do tradicionalismo adventista centrado na lei e nas profecias. O Brasil receberia fortemente a influencia alemã associado a liderança americana que apoiava tambem tal ideologia tradicionalista. Desta forma, se estabeleceu aqui no Brasil uma teologia bastante contrária a aspectos do novo testamento, contrária a evangelicos fortalecendo constantes disputas com os mesmos, e em favor da continuidade da centralização na lei e aspectos judaizantes denunciados por Jones e Waggoner e não corrigidos em 1888.

    De volta ao Novo Testamento, hoje, em 2012, estamos fazendo uma revisão de nossa mentalidade à luz da Bíblia (sobretudo tendo como referencia maior Jesus e o novo testametno) e encontramos diversas ênfases teológicas extremametne prejudiciais ao crescimento cristão.

    Escrevemos neste site, com a fraca esperança de gerar alguma modificação, melhora e correção, mas nem por isso deixamos de alertar para os fatos.

    Existem muitas coisas que Jesus quer dizer e poucos podem suportar ouvir, ler, mais poucos ainda, entender.

    Na verdade muitos parecem seguir Jesus na prática, enquanto na teoria são atrapalhados pela teologia e tradição no modo de pensar, o que prejudica a prática do evangelho.

    Quando olhamos um texto da Bíblia, tentamos entender a luz de nossa cultura religiosa e não tentamos entender o texto em si. Quer ver exemplos?

    “O que entra pela boca do homem não é o que contamina o homem, mas o que sai, pois são seus pensamentos, etc”

    Quando os vegetarianos, os que não bebem e não fumam e fazem de seu estilo saudavel de vida um sinonimo de cristianismo, lêem esta passagem, qual sua reação? Querem quase que contradizer a passagem, corrigindo até mesmo Jesus quanto ao que disse.

    Isso se dá com centenas de situações bíblicas.

    1. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19
      Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31
      Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Tiago 2:14

    2. A graça não é uma licença barata para cada um fazer a sua própria vontade, contrariamente à vontade de Deus.
      O exemplo vem desde o Éden:
      Abel e Caim.
      Os dois se propuseram a adorar.
      Os dois construíram o seu altar.
      Os dois escolheram a sua melhor oferta.
      Caim achou que Deus tinha que aceitar o que ele escolhera.
      Caim arrazoou que não tinha sentido a diferenciação da oferta.
      Deus não aceitou a oferta, nem a adoração de Caim.
      Por quê?
      Deus não aceitou a adoração de Caim.
      Por quê?
      A obediência parcial, muito semelhante à obediência plena, foi o que Caim fez.
      Precisamos ter muito cuidado com a relativização da obediência.
      Deus é misericordioso, sim; mas não aceitou a adoração parcial de Caim.
      Jesus perdoou a mulher trazida para julgamento por adultério, mas disse: Vai, e não peques mais.
      Ele não disse: seja mais discreta, tenha mais cuidado, não se deixe apanhar, afinal todos são pecadores…
      Jesus foi imperativo: Vai, e não peques mais.
      Deus perdoa, sim; até 70 x 7, porém não dá nenhuma abertura nem contemporiza com suas ordens.
      É necessário muito cuidado para não dar margem à própria vontade em oposição à vontade de Deus.
      Nós, os que nos propomos ser adoradores, devemos nos lembrar da adoração de Abel e a de Caim, e verificar na palavra de Deus, se estamos fazendo a vontade de Deus ou a nossa própria vontade.

  10. Recebi uma visão acordado e com testemunhos de pessoas que lembram deste incidente, pois parei o carro para mostrar a eles a visão e eles viram… fiquei em silencio por mais de 10 anos, mas vou compartilhar com todos a mesma:
    http://igrejaadventista.no.comunidades.net/index.php

    No dia 22 de agosto de 2001, tive uma visão de um templo onde estava escrito Igreja Adventista Nova Aliança ou da Nova Aliança e depois de um ano voltei ao local e existia somente uma casa velha abandonada…passados dez anos voltei e vi uma casa em construção com uma árvore nascida dentro dela…. O Templo que vi tinha azulejos azuis e brancos, uma porta de vidro e pessoas alegres entrando ali. Estava levando pessoas para o velorio de um primo de 13 anos que havia abandonado a Igreja e estava frequentando ao templo dos testemunhas de Jeová, que morreu acidentado. Parei o carro e tive vontade de entrar pra conhecer a linda igreja , comentei com as pessoas ao lado, mas por preconceito religioso, pois na igreja que congrego há recomendação para não visitar outras Igrejas, resolvi não entrar. Quando voltei pelo caminho para buscar mais pessoas , olhei novamente a igreja, e quando voltei a vi tambem já de portas fechadas , enfim foram 4 vezes que vi a mesma igreja no mesmo local. Nunca tive visões, esta foi a unica em toda minha vida. Entendi que deveria fazer nascer dentro da Igreja adventista a mensagem da nova aliança do novo testamento com todos os componentes que nos faltam.

    Eu pregava nas igrejas e era amado e outra hora perseguido por alguns líderes, então decidi deixar uma igreja grande que frequentava (Bias Fortes) e ajudar um pequeno grupo de 6 pessoas que estava para fechar. Após 51 dias de pregações todos os dias, num sábado, fui designado para passar a lição da escola sabatina geral (por esta época já havia quase cem pessoas assistindo e neste sábado três pastores tb assistiam). A lição versava sobre a nova aliança mas igualava as duas alianças, velha e nova , como se fossem a mesma coisa. A lição que é traduzida para mais de uma centena de idiomas pelo mundo, chegava ao absurdo de fazer uma analogia dizendo que a velha e nova aliança seriam como embalagens de sabão em pó, escrito “novo sabão” , mas que o conteúdo era o mesmo. Também a mesma lição de estudos designados a preencher um trimestre de análise, negligenciava nada mais nada menos que o capítulo áureo sobre a nova aliança, II Corintios 3. (Faça a leitura aqui mesmo logo abaixo)

    Quando estava para passar a lição, ouvi a voz do Espírito Santo me mandando declarar que aquela lição era um lixo. Em espírito perguntei a Deus, dizendo que seria muito desrespeito e grosseria da minha parte, e que eu seria expulso dali se o fizesse, alem do mais, a lição que se reexamina todos os sábados é mundial, milhões de pessoas a estudam quase que simultaneamente em quase todos os idiomas da terra..mas a voz me respondeu em meu espírito que declarasse assim mesmo, pois se fosse educado e polido, o recado não seria dado. Então chamei a lição de lixo e tentei mostrar a razão disso, diferenciando a nova e a velha aliança assim como a propria Bíblia claramente o faz.

    A visão ocorreu faz mais de 10 anos, ocorreu 4 vezes no mesmo dia. Voltando ao local onde estava esta igreja, existe, até pelo menos 2 anos atrás, uma casa velha em construção com uma árvore nascida dentro dela. Portanto, adventistas da nova aliança , acredito que serão um movimento interno da IASD reformando aspectos necessarios.

    Na visão a Igreja era uma construção moderna, de ladrilhos brancos e azuis escuro quadriculados. Uma porta brilhante com pessoas muito alegres entrando. Era uma Igreja atrativa. Na época por preconceito não entrei, vindo a querer assistir um culto depois de uma experiencia ligada a AT Jones e ao assunto da Nova aliança.

    Depois de gastar meio tanque de combustivel procurando o local, um pastor da assembleia afirmou: “Filho, vc teve uma visão, esta igreja nunca existiu” Foi quando percebi se tratar de uma visão.

    O NT e a nova aliança se destacam pelas enfases:

    – Justiça pela fé no Sangue de Jesus

    – O sacríficio de Jesus foi pela libertação da culpa, da ira de Deus, do direito dos demônios sobre nossas almas e das enfermidades (pois Mateus 8 liga cura a Isaias 53)

    – O sangue derramado gera fé e acaba com nossa desconfiança do amor dEle

    – A Igreja deve ser organizada a partir de dons espirituais e não dons naturais

    – Expulsões de demônios como prática

    – Curas, milagres, ressurreições como práticas e propostas

    – Dom de profecia a todos I Corintios 14:31 e não somente a um individuo

    – Varios pregadores num culto

    – Revelações com permissão e liberdade para alguém (pode ser desconhecido) que queira se expressar no culto

    – Fé como mais importante que a razão humana; fora o racionalismo cristão. Uma fé que discerne a razão e não que é discernida por esta.

    – Reinterpretação da lei e não anulação total. Suplantação do ministerio da lei pelo Cristo vive em Mim e não por libertinagem moral.

    – Reinterpretação do sábado e não sua completa anulação. Descanso se cumpre (Hebreus 4), memorial da criação continua (apocalipse 14:6)

    – Maior ser o menor, sistema de serviço em vez de sistema empresarial/mosaico de mandatários, pois somos servos de Deus para servir e representá-lo e não servos de sistemas religiosos que subjugam no lugar do Espírito Santo e daquele que deveria ser cabeça da Igreja e não o homem quer se assenta no lugar de Deus querendo parecer-se Deus. (apocalipse 13:18)

    Marcos 10:42

    Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

    – Altruismo maior que dizimos para ajudar a causa de Deus e necessitados (atos 4 demonstra que a liberalidade da igreja cristã era maior que dos judeus e não menor, podemos cancelar o dízimo somente se Cristo viver em nós assim, mas se vc não foi convertido pelo evangelho, continue a sustentar as obras com seus dízimos e siga pelo menos a lei)

    – etc

    – Dê sua sugestão, estamos em processo de construção de nossa constituição religiosa!

  11. Acho que o desabafo valeu, porém o rapaz acima só falou, falou mais não explicou nada.
    Acho que todas as pessoa podem expressar suas opiniões, desde que elas tenham base sólidas.
    Atacar é arma de covardes, pois o problema não será resolvido, vejo que uma solução seria ver o real problema. Faço administração de empresa e vejo que muitas instituições filantrópicas capengam para subsistir o que acho é que se há uma dívida da escola a igreja acaba perdendo seu potencial, pois ela está para evangelizar e retirar dinheiro de dizimos e ofertas para manter apenas um status quo (escola adventista) e perdermos de foco a missão seria contráditório com mateus 28: 18 a 20

    1. Amigo,se você pensa que dinheiro do dízimo vai para ajudar escola você está muito enganado.Dízimo é só para pagar boa vida de pastor e seus filhos.Tudo o mais que a igreja precisa são os irmãos que correm atrás.AS escolas tem receita própria que são as altas mensalidades dos alunos.Eu nunca vi uma escola adventista ter preço baixo.Tenho filho que estuda em uma,e ela vai muito bem.

  12. Infelizmente, a muito tempo que em nossa obra não se escolhe os funcionários pela capacidade de administrar, e sim pelo parentesco que tem com o pastor tal e tal, nepotismo predador!!!

  13. Esse é o método utilizado pelos “administradores”, um método baseado em princípios de hegemonia e poder, de ameaças e castigos, de condenação e terror que remontam a idade média. É um verdadeiro absolutismo eclesiástico, autoritário, destituído de compaixão e piedade, destituído do Espírito de Cristo!!!

  14. Só faltou os documentos… de prova das acusações…

    Nós estamos cansados de acusações sem provas. Essa não tem valor.
    Não é acusação contra a Instituição Educativa e sim contra a IASD.
    Todos que fazem sua acusações neste site são tristes com a Igreja de Deus.
    Enquanto vocês vivem com mágoas a Igreja cresce. Somos mais de 17 milhões de membros e vocês acusadores são quantos? Uma meia dúzia…

    Comentário feito por Enilton Ribeiro de Caruaru – PE

  15. ha´ tempos os administradores adventistas veem mudando os pilares da nossa fé dai o motivo para o fracasso dos seus projetos seculares.

  16. Isso é triste, indignante, revoltante……..

    Mas é cumprimento de profecia meus irmãos, e podem esperar que coisas piores veremos……..

    Devemos buscar a Deus por nós, por nossa família e por todos……..

    Por que está perto o fim, orem e se agarrem a Jesus, esperem nEle é nossa unica salvaguarda……..

    1. Sou Contabilista Trabalho já a 30 anos nessa função já trabalhei em Empresa: Superbom e em uma grande empresa que tinha filiais em todas as capitais Brasileira, com matriz em São Paulo, trabalhamos na matriz, hoje continuamos ativo trabalhando, aqui venho registrar junto com meu irmão o mesmo sentimento que vejo, em relação a administração da nossa Igreja em todas as arias, Igrejas, Educação, TV, Radio etc.. e lamentável o que vemos diariamente, hoje estou morando em Sertãozinho – SP, somos Ancião Tesoureiro já alguns anos aqui, fomos alunos em um dos nossos internatos por 7 anos, amamos a abra de Deus, mais cada dia que passa, vamos vendo as Instituições e Distritos de Deus sendo entregue a Administradores e Pastores Incompetentes, Administradores e Pastores que não tem o Espírito de Cristo, e estamos vendo que em toda parte é o mesmo sentimento com relação ao descaso com a obra de Deus, que venhamos irmãos leigos que somos, empenharmos com todos o nossos esforços, para que não venhamos também sermos achados em faltas, que Deus nos ajude na nossa caminhada rumo a eternidade.

Deixe um comentário