Como foi a eleição de Erton Kohler para a DSA e para a AG e como será a escolha do novo líder da DSA

Veja também:

Orando, refletindo e meditando nessa madrugada sobre os acontecimentos de ontem cheguei a algumas conclusões.

A liderança e os membros da IASD na América do Sul hoje tem uma grande oportunidade. Como em poucos momentos da história do povo de Deus nessa terra. A oportunidade de reparar erros, a oportunidade de realizar os sonhos de Deus para nós. Para isso é preciso abandonar algumas coisas mundanas que permeiam nosso meio.

Até hoje, em cerca de 6 mil anos de história, o povo de Deus não aprendeu uma lição básica: “não confiar no ser humano”. “Assim diz o SENHOR: “Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do SENHOR.” Jr 17:5 NVT

Não importa quem será o novo líder da IASD na América do Sul. Não importa mesmo. Só uma coisa importa. Ele será fiel ao Senhor? Isso parece meio óbvio, mas não é tão simples assim… Ser fiel ao Senhor é ser fiel à Sua palavra. Então ele precisa conhecer profundamente as escrituras. E saber implementar seus princípios na vida prática da igreja.

Me perdoem ser tão direto e por citar nominalmente pessoas, mas os tempos são maus e se queremos mudança, precisamos deixar de lado algumas sensibilidades… Então vamos lá.

É notório e sabido que a 16 anos atrás houve uma eleição para presidente da DSA. Os nomes concorrentes eram Erton Köhler, e Pr Raniere Salles. sem adentrar nos detalhes, um era um grande conhecedor da Bíblia, o outro não… Infelizmente a ignorância venceu e o sr Köhler foi eleito. Se ele tivesse humildade e cristianismo o problema seria minimizado, mas um câncer chamado corporativismo, que nunca deveria ter entrado no adventismo não América do Sul, veio juntamente com a era Köhler.

Por motivos de tempo e espaço minha análise não pode ser mais detalhada, mas atos falam mais que mil palavras não é verdade? Tão somente Köhler assumiu o intoxicante e viciante poder e começou a usa- lo para perseguir o Pr Ranieri Salles. E a perseguição foi tanta que esse decidiu auto-exilar se na Europa por algum tempo, para que as perseguições parassem.

Veja isso pode parecer normal e insignificante, mas não é. É diabólico. Como pode um “pastor” usar sua força e influência para perseguir um outro pastor na obra de Deus??? Isso se chama corporativismo. É uma prática mundana muito comum nas empresas e corporações mundo à fora, mas Jesus nos advertiu, quando os seus doze discípulos estavam brigando por cargos:

“Então Jesus os reuniu e disse: “Vocês sabem que os governantes deste mundo têm poder sobre o povo, e que os oficiais exercem sua autoridade sobre os súditos. Entre vocês, porém, será diferente. Quem quiser ser o líder entre vocês, que seja servo, e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que se torne escravo. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos.” Mateus‬ ‭20:25-28‬ ‭NVT‬‬

Essa liderança Köhler, que pelo exemplo, ensinou seus liderados a guerrear pelo poder, buscar cargos e lutar mundanamente para os manter, foi como um câncer para IASD nesses anos. E pelo amor de Deus, digo isso não por motivos políticos. Não tenho uma candidato para o cargo… Mas eu tenho algo ainda mais poderoso e melhor.

Não confiem no homem, confiem na palavra… O povo de Israel errou quando escolheu a monarquia e o rei Saul. Mas Deus vê o coração. Escolheu a Davi, mesmo com suas fraquezas e erros, mas que tinha o coração voltado para o Senhor e Sua palavra…

“Assim diz o S ENHOR: “Que o sábio não se orgulhe de sua sabedoria, nem o poderoso de seu poder, nem o rico de suas riquezas. Aquele que deseja se orgulhar, que se orgulhe somente disto: de me conhecer e entender que eu sou o S ENHOR, que demonstra amor leal e traz justiça e retidão à terra; isso é o que me agrada. Eu, o S ENHOR, falei!” Jeremias‬ ‭9:23-24‬ ‭NVT‬‬

Conhecer o Senhor não é buscar um relacionamento místico com Deus, mas entender sua palavra. É buscar teologia. Bíblia irmãos. Buscar compreender e viver a palavra…

Enquanto colocarmos Administradores, e não teólogos que saibam colocar a teologia na vida prática em cargos de influência, estaremos confiando na força e sabedoria humanos e continuaremos perpetuando os mesmo erros de toda história.

Sabe. A única maneira de unir cristãos conservadores, progressistas e tradicionalistas é através da palavra. Essa é a única união possível e a única que realmente interessa. Se estivermos unidos na palavra, também nos uniremos em missão, para pregar o evangelho eterno ao mundo e cumpriremos a missão que Cristo nos deixou. Mas sem a união pela palavra, impossível…

Não importa se Stanley Arco, ou Hebert Boger, ou outro… Não importa o homem, mas sim a palavra.

Desde que esse novo líder busque:

– Promover o ensino de regras básicas de exegese do texto bíblico e dos erros de interpretação mais comuns,

– Promover o ensino dos rudimentos da apologética teísta cristã,

– Promover respostas racionais, bíblicas, profundas e honestas respostas para os questionamentos dos jovens,

– Promover o ensino e estímulo para que pregadores aprendam a fazer e apresentar séries de sermões expositivos sobre livros da Bíblia,

– Promover o ensino e estímulo para igreja dar estudos bíblicos missionários

– Ensinar a igreja sobre o que é ser uma denominação protestante e os 5 solas da reforma protestante,

– Ensinar a igreja a não idolatrar político,

– Promover ações reais de ajuda ao próximo e serviço à comunidade

– Promover e garantir direito de fé e livre expressão baseados nos princípios da palavra de Deus,

– Mais transparência em tudo, e não buscar abafar erros, mas sim corrigi-los,

– Sermos menos centralizadores e delegar mais…

– E buscar ser Cristocêntrico em tudo isso

Não importa qual seja o nome dele….

Se buscar promover estas coisas e não um inchaço institucional ainda maior, teremos esperança, e não será tarde demais…
‭‭
Se o novo líder focar nas mesmas coisas do passado, crescimento artificial e institucional. Alvos de Batismo e crescimento de dízimos. Princípios mundanos de administração de empresas e etc… Já vimos os resultados dessas coisas, por muitos anos, e não é bom. Nada disso são princípios bíblicos. Por isso deram errado. Mas agora temos chance de acertar, não é?

Só quero lembrar aos poderosos uma coisa:

Se os princípios de Deus e da Bíblia forem deixados de lado e outro mero corporativista assumir o cargo ignorando todas essas coisas. Não nos calaremos!!! Queremos um pastor que entenda de teologia, e não um mais um “administrador”. Estamos de olho e se houver repetição dos mesmos erros iremos tirá-lo assim como tiramos Erton Köhler. E faremos isso porque amamos a igreja, e queremos que ela seja menos como o homem quer e mais como Deus quer…

Se vc ama a Igreja, compartilha esse texto aí aos quatro ventos ok?
Nunca te pedi nada… Então peço isso. — Patrick Siqueira, via Facebook

“Os pastores da Conferência Geral que se cuidem. Uma cobra venenosa acabou de entrar lá e logo logo começará a dar os botes!”

Deixe um comentário