O presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, postou um vídeo de sua entrada triunfante no culto da manhã de sábado no Estádio dos Heróis Nacionais em Lusaka, a capital. No sábado, 4 de fevereiro de 2023, enquanto Hichilema entrava no estádio para se juntar a Ted Wilson para uma celebração especial do sábado, alguém da equipe do presidente que corria à frente da comitiva de Hichilema gravou o vídeo. No ponto de 25 segundos do vídeo acima, as mulheres adventistas do sétimo dia começam a gritar incontrolavelmente, agindo como se estivessem vendo um ser divino.
No sábado, Ted Wilson postou várias atualizações em sua página do Facebook enquanto esperava que o presidente Hichilema aparecesse e iniciasse o culto de adoração. Em ambas as postagens, Ted Wilson se referiu a Hichilema como um membro “dedicado” da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Por que Ted Wilson continua a elogiar publicamente o presidente Hichilema como um devoto e fiel adventista do sétimo dia que está sendo guiado por Deus, apesar do fato de que Hichilema visitou o Vaticano, perguntou-se depois da besta, curvou-se publicamente ao Papa Francisco [1], dirigiu-se ao Papa como “Santo Padre” [2], descreveu a Igreja Católica Romana como um “farol de esperança” [3], afirmou que todas as denominações são parte do mesmo corpo de Cristo [4] e compareceu ao culto da manhã de sábado enquanto parado no teto solar de seu veículo enquanto milhares de adventistas do sétimo dia gritavam histericamente e o tratavam como o papa?
Existem planos para que o presidente Hichimela se torne o próximo papa e suceda o papa Francisco? Ou ele está tentando trazer o poder do papado para o adventismo? Quem dirige para um culto de sábado de manhã em um papamóvel cercado por admiradores gritando? Este é o louvor e a adoração que você vê os católicos romanos dando ao Papa enquanto mostram respeito ao homem do pecado. Esse é o tipo de zelo e entusiasmo geralmente reservado para aqueles que praticam a idolatria humana. Como os adventistas do sétimo dia na Zâmbia conseguem venerar um homem e o Criador no mesmo dia?
Embora seja lamentável que os adventistas se comportem dessa maneira, a decisão de Hichilema de se registrar dessa maneira enquanto dirige para o culto matinal de sábado e aceita a adulação e exuberância do público para si mesmo é ainda mais repreensível e degradante. Ele poderia ter se sentado em seu veículo e fechado o teto solar. Mas ele não o fez. Ele continuou de pé e filmando, e mais tarde postou o vídeo deste ato público de veneração para que todos pudessem ver em sua página no Facebook. [5]
O que aconteceu com a Mensagem do Primeiro Anjo que diz: “Tema a Deus e dê glória a Ele?” O que aconteceu com reverenciar e adorar somente a Deus? É assim que os pagãos adoram seus deuses humanos. E aqueles que permitem isso o fazem porque amam o poder e o prestígio. Em algumas culturas, existem líderes espirituais que afirmam ser divinos. Outros são venerados como divindades. No entanto, é importante notar que os verdadeiros adventistas do sétimo dia não apóiam ou encorajam esse tipo de exibição ou comportamento. Todo louvor e atenção são reservados ao nosso Criador, que fez o céu e a terra, e nos reunimos no sábado para adorá-Lo, conforme ordenado na Primeira Mensagem dos Anjos. Mas dado que as Mensagens do Segundo e Terceiro Anjos estão sendo sacrificadas no altar da unidade ecumênica,
Por que esses e outros atos estão ocorrendo no adventismo? É óbvio que a nova organização sobre a qual Ellen White alertou chegou. Não está perto; já está aqui. Que Deus nos ajude a manter nossos olhos fixos em Cristo e em Sua verdade, e não no homem ou em qualquer grupo de homens.
“O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma ocorreria entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em abandonar as doutrinas que permanecem como os pilares de nossa fé e empenhar-se em um processo de reorganização. Se essa reforma ocorresse, o que resultaria? Os princípios da verdade que Deus em Sua sabedoria deu à igreja remanescente seriam descartados . Nossa religião seria mudada. Os princípios fundamentais que têm sustentado a obra nos últimos cinqüenta anos seriam considerados como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros de uma nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam para as cidades e fariam um trabalho maravilhoso. O sábado, é claro, seria considerado levianamente, assim como o Deus que o criou. Nada seria permitido ficar no caminho do novo movimento . Os líderes ensinariam que a virtude é melhor do que o vício, mas Deus sendo removido, eles colocariam sua dependência no poder humano, o qual, sem Deus, é inútil. Seu fundamento seria construído sobre a areia, e tempestades e tempestades varreriam a estrutura” (Mensagem Escolhida, Vol. 1, p. 204).
Referências:
[2] https://twitter.com/HHichilema/status/1495010022425874440?s=20&t=CJIkwSJYa7H0ZiSUE71JWA
[5] https://www.facebook.com/hakainde.hichilema/videos/875097000268634
[6] https://www.facebook.com/PastorTedWilson/photos/a.893482760707617/5749650808424097/