
Como a Revolução Cubana transformou política em religião, reuniu católicos, protestantes e adventistas num mesmo projeto de redenção nacional e colocou Fidel Castro no lugar simbólico do libertador providencial
A Revolução Cubana não triunfou apenas com fuzis, sabotagens, colunas guerrilheiras e propaganda política. Ela avançou carregada por símbolos religiosos, protegida por igrejas, ajudada por cristãos, acompanhada por sacerdotes e pastores e, depois da vitória, revestida de uma sacralidade própria. Católicos, protestantes e adventistas não precisaram resolver suas diferenças doutrinárias para convergir em torno da mesma esperança de libertação nacional. A Revolução criou seu próprio ecumenismo: Batista tornou-se o opressor a ser vencido, Cuba o povo a ser redimido, a Sierra o lugar da provação, os guerrilheiros os libertadores e Fidel Castro, finalmente, “el elegido”.
Há uma maneira tradicional de contar a relação entre a Revolução Cubana e o cristianismo que começa pelo conflito: marxismo de um lado, igrejas do outro; Estado revolucionário contra religião; nacionalização de escolas, limitação do proselitismo, expulsão de sacerdotes, fechamento de programas religiosos e, posteriormente, perseguição a crentes. Essa história aconteceu, mas começa tarde demais. Antes do rompimento houve colaboração; antes da hostilidade houve fascínio; antes de o novo Estado tentar empurrar as denominações para as margens da vida pública, setores dessas mesmas denominações participaram do processo que levou os revolucionários ao poder. O historiador cubano Moisés Mayán-Fernández formula a questão de maneira direta: o movimento que tomou o poder em Cuba contou desde sua gênese com a “complicidad de las denominaciones cristianas”, e a mediação religiosa foi, em diferentes momentos, decisiva para o processo revolucionário.
O que emerge dessa documentação não é apenas uma história de cristãos que, isoladamente, simpatizaram com uma revolta política. Estamos diante da formação de um espaço comum no qual diferentes tradições religiosas ofereceram à Revolução recursos, proteção, pessoas, símbolos, linguagem e legitimidade moral. Nenhuma assembleia precisou aprovar uma declaração ecumênica e nenhuma confissão precisou abandonar suas doutrinas. O ecumenismo que se formou não dependia de concordância sobre batismo, sábado, eucaristia, estado dos mortos, autoridade papal ou profecia. Sua comunhão era política e sacrificial. O elemento agregador não era um credo, mas uma causa. Católicos continuavam católicos, batistas continuavam batistas e adventistas continuavam adventistas, enquanto integrantes dessas tradições encontravam-se na mesma operação histórica: derrubar Batista e inaugurar uma nova Cuba.
Essa convergência produziu algo teologicamente muito mais profundo do que uma aliança circunstancial. Toda revolução que pretende destruir uma ordem e fundar outra precisa explicar por que a velha realidade deve morrer, quem possui autoridade para conduzir a transformação e que tipo de mundo nascerá depois da vitória. Mayán observa justamente que grandes transformações históricas produzem, modificam e reorganizam mitologias e narrativas capazes de autenticar a nova ordem. No caso cubano, afirma que se instalou uma “sacralidad emergente” por meio da apropriação e ressignificação de símbolos e rituais herdados do universo judaico-cristão, enquanto a propaganda do Exército Rebelde e depois do Governo Provisório estimulava a devoção popular à Revolução e à sua liderança.

É nesse terreno que Fidel Castro deixa de ser compreendido apenas como comandante político. A Revolução começa a produzir em torno dele uma linguagem que pertence ao mundo do sagrado. O líder não é simplesmente obedecido; é esperado. Não é apenas seguido; é reconhecido. Não representa somente um programa; encarna uma promessa. E quando uma pomba branca pousa sobre seu ombro em 8 de janeiro de 1959, diante de uma multidão em êxtase no Campamento Militar de Columbia, aquilo que poderia ter permanecido como acidente zoológico transforma-se instantaneamente em sinal religioso: Fidel é identificado como “el elegido”, o escolhido, lido simultaneamente dentro de imaginários cristãos e afro-cubanos como messias ou Eleguá.
Nesse ambiente de expectativas cruzadas, Fidel deixava de ser apenas o chefe militar que havia derrotado Batista e passava a ocupar um lugar quase sagrado no imaginário de setores muito diferentes da sociedade cubana. O mais importante é perceber que não se tratava de uma única religião “adotando” Fidel, mas de várias tradições reinterpretando sua ascensão com suas próprias categorias espirituais. Para uns, ele aparecia como instrumento de Deus; para outros, como o homem destinado a abrir caminhos históricos; para outros ainda, como libertador providencial. Essa sobreposição de linguagens ajuda a explicar por que, nos primeiros meses da Revolução, cristãos, praticantes de religiões afro-cubanas e outros grupos puderam enxergar no novo regime não apenas uma mudança política, mas um acontecimento carregado de significado religioso.
Eleguá ocupa, na Santería cubana de matriz iorubá, o lugar simbólico daquele que abre e fecha caminhos, guarda encruzilhadas, permite passagens e inaugura novos começos. Por isso, chamá-lo de Eleguá não significava necessariamente que Fidel fosse literalmente identificado como uma divindade em sentido teológico estrito, mas que sua figura passava a ser lida como a daquele que “abriu o caminho” de uma nova era para Cuba. O paralelo com a linguagem cristã do “escolhido” ou do “messias” está justamente aí: tradições religiosas diferentes projetavam sobre o mesmo líder categorias próprias de providência, destino e missão histórica. Para um adventista, talvez a comparação mais simples seja imaginar duas leituras religiosas distintas de um mesmo acontecimento extraordinário: enquanto um cristão poderia enxergar um sinal da providência, um praticante da religiosidade afro-cubana poderia reconhecer ali a marca daquele que governa as encruzilhadas e abre caminhos.
ANTES DE SE TORNAR MARXISTA, A REVOLUÇÃO APRENDEU A FALAR A LÍNGUA DA RELIGIÃO
A força dessa sacralização não pode ser compreendida se começarmos em janeiro de 1959. A religião já estava dentro da Revolução antes que os barbudos descessem triunfantes da Sierra Maestra. Depois do assalto ao Quartel Moncada, figuras centrais da hierarquia católica utilizaram influência para proteger a vida dos rebeldes. Durante a clandestinidade, sacerdotes denunciaram a repressão de Batista, igrejas e conventos serviram de abrigo para perseguidos, instalações religiosas foram utilizadas para produção de propaganda e, em determinados casos, armazenaram armas, alimentos, medicamentos e uniformes. O próprio Mayán registra o Templo de Nossa Senhora da Caridade, em Havana, como espaço de conspiração revolucionária onde material militar e logístico foi guardado e militantes do Movimento 26 de Julho encontraram refúgio.
O protestantismo também não permaneceu numa arquibancada espiritual observando católicos e guerrilheiros disputarem o destino do país. Frank País, uma das figuras mais importantes da ação clandestina do Movimento 26 de Julho, era líder da juventude batista de Oriente. Na Sierra Maestra, Fidel pediu capelães católicos e protestantes para ministrar sacramentos e exercer assistência espiritual entre os guerrilheiros. Guillermo Sardiñas abandonou a rotina paroquial e subiu às montanhas com sotaina verde-oliva, tornando visível numa única peça de roupa aquilo que estava acontecendo simbolicamente: o sacerdote e o guerrilheiro começavam a habitar a mesma figura.
Os adventistas entram nesse quadro pelo caminho da logística. Mayán registra que, depois do fracassado desembarque do Granma, em 2 de dezembro de 1956, a comunidade adventista do Sétimo Dia de Las Puercas, em Pilón, prestou aos sobreviventes um “inestimable apoyo logístico”. Não é linguagem produzida por nossos artigos, nem descrição extraída da memória institucional adventista; aparece dentro de uma análise acadêmica cubana sobre religião e Revolução, apoiada por sua vez em documentação histórica. O adventismo, portanto, não precisa ser introduzido artificialmente nessa história: ele já está colocado ao lado de católicos e protestantes dentro da genealogia religiosa do processo revolucionário.
Temos assim três correntes cristãs que doutrinariamente não formavam uma igreja comum e muitas vezes nem sequer mantinham relações ecumênicas profundas, mas que passaram a tocar a mesma Revolução por caminhos diferentes. O catolicismo ofereceu mediação hierárquica, templos, sacerdotes, proteção e símbolos; protestantes forneceram militantes, liderança clandestina, pastoreio e capelania; adventistas apareceram na logística de sobrevivência dos expedicionários e, posteriormente, em relações que alcançariam a Batalha de Santa Clara e o novo governo. O denominador comum não foi a concordância teológica. Foi a crença política de que Batista representava uma ordem moralmente condenada e de que o movimento revolucionário carregava a possibilidade histórica de uma Cuba regenerada.
É nesse sentido que podemos falar em ecumenismo revolucionário. Não foi o ecumenismo dos concílios, das comissões interconfessionais ou da busca de unidade sacramental. Foi uma comunhão construída no campo da ação histórica. As igrejas continuaram diferentes, mas setores de suas comunidades convergiram diante da mesma narrativa de libertação. O Estado revolucionário ainda não havia exigido que essas religiões se dissolvessem; naquele primeiro estágio, bastava que colocassem seus próprios recursos simbólicos e materiais a serviço de uma esperança política comum. A Revolução recebeu cruzes, sotainas, púlpitos, esconderijos, logística, orações, canções e homens. Em troca, ofereceu às religiões a possibilidade sedutora de acreditar que a história de Cuba estava finalmente adquirindo sentido.
ROSÁRIOS, CRUCIFIXOS E A VIRGEM MARCHARAM COM O EXÉRCITO REBELDE
Uma revolução que pretendesse nascer puramente como negação materialista da religião teria expulsado desde o início os símbolos cristãos de seu universo. A Revolução Cubana fez o contrário. Mayán registra que soldados do Exército Rebelde incorporavam aos uniformes de campanha rosários, crucifixos e imagens da Virgen de la Caridad del Cobre.
A iconografia religiosa marchava sobre o corpo dos guerrilheiros. O combatente podia carregar o fuzil e a cruz; a revolução e a devoção não eram percebidas ainda como mundos incompatíveis. Antes de o marxismo-leninismo pretender reorganizar o campo religioso cubano, a própria guerrilha se revestia de sinais religiosos reconhecíveis pelo povo.
Esse detalhe não é folclórico. Símbolos religiosos carregam séculos de autoridade emocional e moral. Uma cruz numa coluna guerrilheira não serve apenas para expressar a devoção privada de um combatente; ela ajuda a inserir a luta numa gramática conhecida pela população. A Virgem da Caridade não era uma imagem qualquer, mas figura profundamente associada à identidade cubana. Quando seus símbolos atravessavam a Sierra Maestra junto dos insurgentes, a Revolução podia ser lida não apenas como guerra política, mas como capítulo de uma história nacional carregada de significado espiritual.
O processo é exatamente aquele que Mayán identifica ao falar em ressignificação de elementos herdados do universo judaico-cristão. A política não precisava inventar todos os seus símbolos do zero. Podia apropriar-se de formas já conhecidas de esperança, sacrifício, martírio, eleição e libertação. A velha linguagem religiosa fornecia uma gramática pronta para explicar a nova ordem. O revolucionário morto podia tornar-se mártir; a Sierra podia transformar-se em lugar de provação; a caminhada até Havana podia assumir características de marcha libertadora; a vitória sobre Batista podia ser celebrada como redenção de um povo.
É também nesse espaço que se compreende a facilidade com que cristãos de diferentes tradições encontraram lugar na Revolução. Eles não precisavam traduzir completamente sua fé para a linguagem marxista, porque o marxismo ainda não monopolizara o vocabulário do processo. Podiam entender a luta a partir de categorias que lhes eram familiares: justiça contra tirania, libertação contra opressão, sacrifício pelo próximo, coragem diante do mal, construção de uma sociedade mais justa. A Revolução era suficientemente aberta naquele estágio para permitir que cada tradição projetasse sobre ela parte de sua própria escatologia.
O resultado foi uma convergência de imaginários. A mesma figura revolucionária podia ser lida pelo católico dentro de uma simbologia mariana e messiânica, pelo protestante como instrumento providencial de reforma moral e pelo religioso popular afro-cubano segundo outras categorias espirituais. A Revolução não precisava decidir imediatamente qual dessas leituras era correta. Bastava permitir que todas desembocassem na mesma liderança. E nenhuma figura concentrou esse processo com tanta intensidade quanto Fidel Castro.
8 DE JANEIRO DE 1959: UMA POMBA POUSA E O COMANDANTE TORNA-SE “EL ELEGIDO”
O episódio da pomba branca no Campamento Militar de Columbia é um dos momentos mais reveladores de toda a história religiosa da Revolução Cubana. Em 8 de janeiro de 1959, diante de uma multidão mobilizada pela chegada triunfal dos revolucionários a Havana, Fidel Castro discursava quando uma pomba branca pousou sobre seu ombro. Num país formado por sobreposições de tradições católicas, africanas e populares, a cena foi imediatamente interpretada. O animal não permaneceu animal. Transformou-se em signo. Fidel não permaneceu apenas comandante. Transformou-se em escolhido. Mayán registra explicitamente que o líder foi identificado como “el elegido”, associado às categorias de messias ou Eleguá.
A força do episódio está justamente na multiplicidade religiosa de sua leitura. Para o imaginário cristão, a pomba possui uma associação profundamente estabelecida com o Espírito Santo e com a manifestação da aprovação divina. Para o universo afro-cubano, outras correspondências simbólicas podiam ser mobilizadas. O fenômeno não exigia que uma tradição derrotasse a outra; permitia que diferentes sistemas espirituais projetassem sobre a mesma cena a ideia central de eleição sobrenatural. A Revolução obtinha, assim, algo que nenhuma declaração ministerial poderia produzir: o líder político passava a ser percebido como homem marcado por um sinal vindo de fora da política.
Essa transformação possui consequências enormes. Um governante eleito ou um comandante vitorioso pode ser criticado em termos políticos. Um escolhido carrega outra espécie de autoridade. Sua missão parece transcender programas, partidos e circunstâncias. Seus fracassos podem ser reinterpretados como provas; seus inimigos deixam de ser apenas adversários e passam a parecer obstáculos ao destino; seus seguidores não estão apenas apoiando uma plataforma, mas participando de uma história maior. O líder torna-se lugar de projeção de esperanças que antes pertenciam ao campo religioso.

A partir desse momento, Fidel reúne em sua pessoa as duas dimensões que a Revolução precisava fundir: poder histórico e legitimidade sagrada. Ele chegara a Havana como vencedor militar, mas a cena da pomba permitia que a vitória fosse convertida em eleição. O comandante que derrotara Batista podia agora ser visto como aquele que fora separado para conduzir Cuba. A linguagem religiosa não vinha apenas da propaganda oficial; emergia da própria maneira pela qual a sociedade interpretava os acontecimentos.
É difícil imaginar manifestação mais perfeita do ecumenismo revolucionário. O mesmo Fidel podia ser reconhecido simultaneamente através de categorias cristãs e afro-cubanas sem pertencer inteiramente a nenhuma delas. A figura política tornava-se ponto de encontro entre espiritualidades diferentes. O ecumenismo já não exigia uma mesa teológica comum porque encontrara um corpo comum sobre o qual depositar seus símbolos: Fidel Castro, o escolhido.
“INSTRUMENTO DA DIVINDADE”: QUANDO O REINO DE DEUS COMEÇOU A CABER DENTRO DA REVOLUÇÃO
Se a pomba pudesse ser descartada como entusiasmo supersticioso de uma multidão, o testemunho do pastor presbiteriano Rafael Cepeda impede esse conforto. Mayán registra que Cepeda escreveu nas páginas de Bohemia que, a partir daquele momento, Fidel se transformava num instrumento à disposição da divindade para estabelecer o Reino de Deus entre os homens. Aqui já não estamos diante apenas da religiosidade popular interpretando uma ave. Temos um ministro cristão articulando teologicamente a Revolução e atribuindo ao seu líder função providencial dentro do estabelecimento do Reino.
A formulação é explosiva porque desloca uma das categorias centrais do cristianismo para dentro de um processo político. O Reino de Deus deixa de ser apenas realidade escatológica inaugurada pela ação divina e passa a ser relacionado ao empreendimento histórico de um governo revolucionário. Fidel torna-se instrumento. A Revolução transforma-se em meio. A nova Cuba pode ser imaginada como antecipação terrena daquilo que a linguagem bíblica chama de Reino. A política recebe, assim, uma autorização teológica que nenhuma simples simpatia eleitoral conseguiria produzir.
Esse deslocamento explica por que falar apenas em “apoio das igrejas” é insuficiente. Apoio descreve uma relação externa: uma instituição religiosa considera determinado movimento politicamente desejável e decide ajudá-lo. Sacralização é mais profunda: o movimento passa a ser interpretado mediante categorias religiosas. Sua vitória deixa de ser apenas vitória. Torna-se libertação. Seu líder deixa de ser apenas líder. Torna-se instrumento providencial. Seu programa deixa de ser somente política pública. Passa a participar de uma narrativa moral sobre justiça, redenção e futuro.
É nesse ponto que o projeto revolucionário adquire sua verdadeira dimensão ecumênica. O católico podia reconhecer sinais da Providência; o protestante podia falar em Reino de Deus; o adventista podia pedir que Deus conduzisse o líder e participasse materialmente da construção da nova ordem; o religioso popular podia interpretar Fidel segundo categorias afro-cubanas. Não havia unidade dogmática, mas havia uma surpreendente convergência funcional: tradições que discordavam profundamente sobre a natureza da Igreja, da salvação, dos sacramentos e da profecia encontravam uma linguagem comum quando se tratava de legitimar a libertação nacional.
A Revolução tornou-se, assim, uma espécie de templo sem paredes. Cada tradição levava seu próprio vocabulário, mas todas podiam depositar sobre o mesmo projeto uma parcela de sacralidade. O altar era Cuba. O pecado histórico era Batista e a velha ordem. A promessa era a reconstrução nacional. O sacrifício vinha dos mortos da clandestinidade e da Sierra. Os mártires já existiam. A vitória fornecia o êxodo. E Fidel ocupava o centro da liturgia política como homem escolhido para conduzir a passagem entre a velha e a nova Cuba.
O ECUMENISMO DA REVOLUÇÃO NÃO UNIU AS IGREJAS; SUBORDINOU-AS A UMA ESPERANÇA MAIOR
A palavra “ecumenismo” precisa aqui ser compreendida em sua consequência histórica e não em sua burocracia eclesiástica. Católicos, protestantes e adventistas não fundaram uma superigreja revolucionária, não produziram catecismo comum nem dissolveram suas identidades confessionais. O que aconteceu foi mais eficiente: encontraram uma causa capaz de relativizar temporariamente suas diferenças. A unidade não veio de cima por meio de um concílio; veio de fora, por meio da Revolução. Batista fornecia o inimigo comum; a promessa da nova Cuba fornecia o futuro comum; Fidel fornecia o centro humano da esperança.
Esse mecanismo é teologicamente perigoso porque desloca a pergunta fundamental. A questão já não é “em que acreditamos?”, mas “de que lado estamos?”. Uma vez que a identidade moral passa a ser definida pela posição diante da Revolução, diferenças confessionais podem tornar-se secundárias. O católico que esconde um militante, o batista que organiza sabotagem, o adventista que sustenta logisticamente um sobrevivente e o sacerdote que sobe à Sierra podem possuir teologias incompatíveis entre si, mas passam a reconhecer-se na prática como participantes do mesmo movimento de libertação.
O ecumenismo revolucionário não precisa reconciliar doutrinas porque trabalha com uma ortodoxia diferente. Seu credo é a libertação de Cuba. Sua heresia é colaborar com Batista. Sua missão é vencer. Seus santos são os mortos da luta. Seus sinais são a Sierra, o uniforme verde-oliva, a barba, a bandeira, a pomba. Sua escatologia promete uma sociedade nova depois da queda da antiga. É uma religião política suficientemente porosa para receber símbolos cristãos e afro-cubanos enquanto ainda não revela plenamente a forma ideológica que assumirá.
Isso explica também a extraordinária presença cristã no Governo Provisório de 1959, que Mayán destaca como sem precedente na história republicana cubana. A participação das religiões não terminou quando os rebeldes entraram em Havana. O novo poder foi inicialmente percebido por muitos cristãos como espaço no qual a regeneração política e moral do país poderia realizar-se. A expectativa não era apenas sobreviver à Revolução, mas participar de sua promessa.
O problema teológico aparece quando percebemos o que foi necessário entregar para que essa comunhão funcionasse. Não era obrigatório abandonar imediatamente a Bíblia, o sábado, a missa ou a oração. Bastava permitir que a Revolução ocupasse o lugar de narrativa superior. Cada igreja poderia conservar seus ritos, desde que a história nacional fosse reinterpretada segundo a esperança revolucionária. O resultado foi uma espécie de transubstanciação política: a linguagem da fé continuava visível, mas seu conteúdo começava a ser transferido para outro objeto.
A IASD ENTROU NESSA HISTÓRIA CARREGANDO UMA TEOLOGIA QUE DEVERIA TÊ-LA IMPEDIDO DE ENTRAR
É aqui que o caso adventista adquire uma gravidade particular. O adventismo não nasceu como simples denominação protestante interessada na melhoria progressiva da sociedade. Nasceu de uma leitura apocalíptica da história. Seu centro identitário é a expectativa de que os reinos humanos não produzirão a solução definitiva, de que a história caminha para uma crise final e de que a redenção não será conquistada por projeto político, revolução armada ou engenharia social, mas pela intervenção de Cristo. Uma igreja construída sobre Daniel, Apocalipse, Grande Conflito e Segunda Vinda deveria possuir anticorpos especialmente fortes contra qualquer tentativa de transformar um governante terreno em instrumento messiânico de regeneração histórica.
Exatamente por isso, a presença adventista dentro do ecumenismo revolucionário cubano não é apenas um problema político. É um problema escatológico. Quando a comunidade adventista de Las Puercas oferece apoio logístico aos sobreviventes do Granma, ela não está simplesmente participando de uma campanha eleitoral; está ajudando um movimento que pretende derrubar uma ordem pela força e fundar outra.
Quando, depois da vitória, ambientes adventistas começam a tratar Fidel dentro de uma linguagem providencial e a colaborar com a legitimação simbólica da nova Cuba, a tensão já não se limita à ética da violência. A questão passa a ser qual reino a Igreja estava ajudando a esperar.
O adventismo sempre ensinou que poderes políticos podem reivindicar autoridade moral, religiosa e até providencial sem por isso se transformarem em instrumentos do Reino de Deus. Sua leitura profética existe precisamente para desconfiar da sacralização dos impérios. Entretanto, em Cuba, a velocidade dos acontecimentos permitiu que a linguagem da libertação nacional invadisse esse sistema de alerta. Batista parecia suficientemente perverso, a causa revolucionária suficientemente justa e Fidel suficientemente promissor para que a velha desconfiança apocalíptica fosse temporariamente substituída por entusiasmo histórico.
Essa inversão é profunda. Uma religião cujo imaginário deveria relativizar todo poder terreno participou de um processo no qual um poder terreno começou a adquirir características religiosas. Uma igreja cuja escatologia dizia que nenhuma revolução humana estabeleceria o Reino encontrou-se dentro de uma sociedade onde um pastor cristão podia apresentar Fidel como instrumento divino para estabelecer precisamente esse Reino. A contradição não está apenas na distância entre discurso apartidário e comportamento político. Está na transferência da esperança escatológica.
A Revolução não precisou converter formalmente os adventistas ao marxismo para produzir essa deslocação. Naquele momento, bastava que a “Nova Cuba” parecesse compatível com a esperança de justiça. O marxismo viria depois com seu nome completo. Primeiro veio o libertador, depois o escolhido, depois a promessa nacional, depois a nova ordem. Quando a identidade socialista finalmente se tornou explícita, grande parte do trabalho simbólico já havia sido realizado.
FIDEL COMO O ESCOLHIDO: O MESSIAS QUE NÃO PRECISAVA SER CHAMADO DE MESSIAS POR TODOS
A força de um fenômeno messiânico não depende de todos utilizarem literalmente a palavra “messias”. Basta observar a função atribuída ao personagem. O escolhido aparece quando uma sociedade concentra num indivíduo expectativas que excedem sua função administrativa: ele é aquele que rompe com o passado, derrota o opressor, encarna a vontade popular, suporta sacrifícios, inaugura a nova era e conduz o povo para uma condição histórica superior. O vocabulário pode continuar político, mas a estrutura já é religiosa.
Fidel reuniu esses elementos de maneira quase perfeita em 1959. Vinha da prisão, do exílio, do desembarque fracassado, da perseguição, da Sierra e da vitória. Os companheiros mortos forneciam martírio; a sobrevivência fornecia providência; a entrada em Havana fornecia triunfo; a pomba fornecia sinal; a multidão fornecia aclamação; pastores forneciam interpretação; as igrejas forneciam legitimidade; a Revolução fornecia promessa. Quando Mayán registra que Fidel foi identificado como “el elegido”, não está apenas acrescentando um episódio curioso à biografia do líder. Está registrando o momento em que o imaginário político cubano atravessa explicitamente a fronteira do sagrado.
O extraordinário é que essa eleição podia ser entendida simultaneamente por linguagens religiosas distintas. O cristão podia ver Providência; o praticante de tradições afro-cubanas podia reconhecer outro tipo de sinal; o nacionalista podia simplesmente enxergar destino histórico. A figura de Fidel funcionava como superfície de projeção para diferentes sistemas simbólicos. Essa capacidade de ser lido por muitos códigos espirituais ao mesmo tempo é uma das razões pelas quais sua liderança adquiriu dimensão tão superior à de um simples primeiro-ministro.
Do ponto de vista teológico, é precisamente aí que se produz a idolatria política, não necessariamente porque alguém se ajoelhe diante de uma estátua de Fidel, mas porque categorias reservadas à transcendência começam a organizar a obediência a um líder humano. Providência, eleição, missão, sacrifício, redenção, Reino, povo e nova era deixam de pertencer exclusivamente ao vocabulário da fé e passam a estruturar a compreensão da Revolução. O governante não precisa declarar-se divino; basta que a sociedade comece a interpretá-lo como instrumento indispensável de um destino maior.
Assim nasceu o escolhido. Não pela assinatura de um decreto, mas pela convergência de símbolos, expectativas e discursos. A pomba apenas tornou visível aquilo que já estava sendo preparado pela experiência coletiva: Cuba queria acreditar que sua história tinha encontrado um homem.
DA “LUA DE MEL” À RUPTURA: O MESSIAS POLÍTICO NÃO PRECISAVA MAIS DAS IGREJAS
A ironia maior dessa história está no que aconteceu depois. Mayán descreve a fase inicial das relações entre Revolução e igrejas utilizando designações empregadas por diferentes autores: “euforia”, “desconcerto”, “ágape”, “lua de mel”. A aproximação terminou rapidamente quando as leis revolucionárias avançaram, as relações com a União Soviética se aprofundaram e o novo governo começou a reorganizar a sociedade de maneira incompatível com a autonomia das denominações religiosas.
Em 1961, a nacionalização do ensino atingiu diretamente as igrejas e suas escolas; propriedades educacionais foram confiscadas, sacerdotes foram expulsos, programas religiosos de rádio foram encerrados, a impressão e distribuição de literatura religiosa sofreu restrições e atividades de proselitismo fora dos templos foram proibidas. Com a declaração do caráter socialista da Revolução e a adoção do marxismo-leninismo como ideologia oficial, o casamento entre esperança cristã e projeto revolucionário entrou em colapso.
O processo possui uma lógica cruel. As religiões ajudaram a fornecer linguagem moral, redes humanas e legitimidade a um movimento que, depois de consolidar o poder, já não necessitava delas na mesma medida. A sacralidade emergente da Revolução tornava-se concorrente das instituições que haviam fornecido parte do material simbólico para sua formação. O Estado possuía seus mártires, seus rituais, suas datas sagradas, seus heróis, sua narrativa de origem, sua promessa de futuro e seu escolhido. Já não precisava dividir o campo da transcendência com igrejas suficientemente fortes para disputar a lealdade das pessoas.
É por isso que a passagem da colaboração ao conflito não representa contradição dentro da própria lógica revolucionária. Enquanto as religiões legitimavam a luta contra Batista, eram úteis. Quando a Revolução se consolidou como sistema totalizante e passou a exigir uma lealdade ideológica superior, tornaram-se concorrentes. O ecumenismo revolucionário cumprira sua função histórica. O projeto que conseguira reunir cristãos diferentes em torno de uma esperança política começava agora a exigir que a própria política ocupasse o espaço anteriormente compartilhado com a religião.
A tragédia teológica está precisamente aí. Muitos cristãos imaginaram que estavam batizando moralmente a Revolução; ao final, foi a Revolução que absorveu parte de sua linguagem e depois os empurrou para fora do centro da vida pública. Aquilo que havia sido apresentado como instrumento para estabelecer justiça começou a comportar-se como religião concorrente. O Reino de Deus invocado sobre o processo revolucionário foi substituído pelo Estado socialista realmente existente.
A IASD AJUDOU A CONSTRUIR UMA ORDEM QUE DEPOIS SE VOLTOU CONTRA O PRÓPRIO ESPAÇO RELIGIOSO
Para a Igreja Adventista, essa sequência deveria ser lida com severidade especial. A denominação possui uma teologia inteira construída para advertir contra a confusão entre poder político e autoridade religiosa. Seu imaginário profético denuncia precisamente a sedução de instituições religiosas quando se aproximam dos poderes da Terra. Entretanto, em Cuba, adventistas participaram do movimento histórico que produziu uma nova sacralidade política. A ironia é quase impossível de exagerar: uma igreja que lê Apocalipse procurando sinais de alianças perigosas entre religião e poder encontrou-se dentro de uma aliança de fato quando o poder ainda parecia libertador.
O problema não se resolve dizendo que os adventistas não eram marxistas. A questão nunca foi essa. O ecumenismo revolucionário não exigiu inicialmente profissão de fé marxista. Exigiu colaboração com a causa, confiança em seus homens e investimento na esperança de que daquela luta nasceria uma Cuba melhor. O marxismo-leninismo chegou como definição oficial apenas depois que a Revolução já havia recebido apoio, legitimidade e cooperação de diferentes setores cristãos.
Também não resolve dizer que tudo foi apenas humanidade diante de perseguidos. A própria fonte que estamos analisando não descreve o adventismo como espectador benevolente; registra uma comunidade fornecendo “inestimável apoio logístico” aos sobreviventes do Granma dentro de uma seção que descreve explicitamente a cumplicidade das denominações cristãs com a gênese da Revolução. A presença adventista pertence ao fenômeno mais amplo que o autor está documentando.
A implicação teológica é desconfortável porque retira a IASD do papel confortável de igreja exclusivamente perseguida pelo comunismo. Antes de sofrer as consequências do regime, setores adventistas haviam participado da fase histórica que permitiu ao regime nascer. Antes que a Revolução ameaçasse instituições religiosas, adventistas haviam ajudado revolucionários ameaçados pelo regime anterior. Antes que o Estado marxista restringisse a religião, cristãos de diferentes tradições haviam contribuído para revestir a Revolução de legitimidade moral e, em certos casos, sagrada.
Isso não diminui a perseguição posterior; torna a história mais grave. O perseguidor de amanhã pode ter sido o escolhido de ontem. E uma igreja profética deveria compreender esse mecanismo melhor do que qualquer outra.
O VERDADEIRO ESCÂNDALO NÃO FOI A POLÍTICA; FOI A ESCATOLOGIA
Reduzir tudo a uma discussão sobre apartidarismo seria ainda pequeno diante do que está em jogo. O problema mais profundo não é simplesmente que uma denominação religiosa se envolveu demais numa revolução. O problema é que uma narrativa de salvação política conseguiu ocupar territórios que pertenciam à escatologia cristã. A Revolução oferecia queda da velha ordem, purificação, sacrifício, martírio, libertação, homem escolhido e promessa de uma sociedade nova. Em outras palavras, possuía os componentes necessários para funcionar como escatologia secular.
Para o adventismo, isso deveria ter acionado todos os alarmes. Sua mensagem central afirma que os impérios passam, os projetos humanos fracassam e nenhum sistema político construirá o Reino definitivo. Entretanto, em Cuba, a proximidade da injustiça de Batista e a força emocional da vitória revolucionária tornaram a expectativa terrena poderosa o suficiente para competir com essa cautela. O presente parecia tão extraordinário que o futuro escatológico pôde ser momentaneamente traduzido em história nacional.
Quando um pastor presbiteriano podia enxergar Fidel como instrumento de Deus para estabelecer o Reino entre os homens, a fronteira já havia sido atravessada. Quando a sociedade identificava o comandante como “el elegido”, a liderança política já estava sendo lida através de categorias religiosas. Quando católicos, protestantes e adventistas participavam, cada um à sua maneira, da mesma narrativa revolucionária, o fenômeno já ultrapassava a política convencional.
A Revolução Cubana tornou-se um projeto ecumênico porque conseguiu realizar aquilo que séculos de controvérsia religiosa não haviam feito: reuniu pessoas de tradições incompatíveis em torno de uma mesma esperança de redenção histórica. Não as uniu em Cristo, nem numa doutrina, nem numa igreja. Uniu-as em Cuba. E no centro dessa nova comunhão colocou um homem.
Esse é o verdadeiro escândalo teológico: uma revolução que depois se declararia marxista aprendeu primeiro a falar com a voz das religiões que pretendia superar. Apropriou-se de seus mártires, símbolos, expectativas, linguagens de libertação e categorias de eleição. E recebeu delas, durante o momento decisivo, aquilo de que precisava para deixar de ser apenas insurgência e tornar-se destino.
FIDEL, O ESCOLHIDO
A fotografia simbólica de 8 de janeiro de 1959 resume todo o processo. Fidel fala. A multidão responde. Uma pomba branca pousa. O acaso natural é imediatamente convertido em teologia popular. O comandante vira “el elegido”. O cristianismo enxerga sinal. A religiosidade afro-cubana encontra sua própria leitura. Um pastor protestante identifica instrumento divino. As denominações haviam participado da caminhada até aquele momento. A Revolução recebe sua unção popular.
O ecumenismo revolucionário cubano não precisou de catedral comum porque encontrou uma praça. Não precisou de sacerdote comum porque encontrou um comandante. Não precisou de credo comum porque encontrou uma promessa. Não precisou reconciliar teologias porque ofereceu uma causa suficientemente grande para que as divergências fossem temporariamente subordinadas. O católico podia carregar sua Virgem, o protestante sua Bíblia, o adventista seu sábado e o guerrilheiro seu fuzil; todos podiam ainda olhar para a mesma Revolução e acreditar que algo providencial estava acontecendo.
Aí está também a advertência que essa história lança sobre qualquer religião que se imagina imune à sedução do poder. A idolatria política raramente chega apresentando-se como idolatria. Chega vestida de justiça, libertação, reconstrução nacional e esperança. O líder não pede inicialmente que o chamem de messias. Basta que pareça ser o único capaz de realizar aquilo que a comunidade deseja desesperadamente ver realizado. Depois vêm os sinais, os cânticos, as bênçãos, os símbolos e a convicção de que a história encontrou seu escolhido.
Em Cuba, aconteceu diante das igrejas e com participação de setores delas. Católicos, protestantes e adventistas ajudaram, em diferentes níveis e formas, um movimento que rapidamente aprendeu a transformar política em sacralidade. Mayán chamou atenção para aquilo que a historiografia oficial preferiu deixar nas margens: a Revolução contou desde sua gênese com a cumplicidade de denominações cristãs. Depois, o próprio processo revolucionário reorganizou o campo religioso, apropriou-se de símbolos herdados do cristianismo e produziu uma devoção popular dirigida à Revolução e à sua liderança.
No fim, a pergunta mais perturbadora não é por que tantas religiões ajudaram Fidel. É como conseguiram reconhecer nele aquilo que suas próprias Escrituras e teologias as ensinavam a procurar em outro lugar. O homem que deveria ser apenas comandante tornou-se escolhido; a revolução que deveria ser apenas política recebeu linguagem de redenção; e o projeto que prometia libertar Cuba terminou disputando com as próprias religiões o direito de definir onde começava e onde terminava a esperança. Fidel não precisou criar uma nova igreja. Durante algum tempo, bastou que igrejas diferentes acreditassem no mesmo escolhido.





