Instrutor Bíblico da Voz da Profecia Erra Resposta de Perguntas Sobre Jesus

O texto acima é uma reprodução de parte do jornal ASM News (Informativo da Associação Sul-Mato-Grossense da IASD), edição de outubro, novembro e dezembro de 2003, à pág. 13. Nele, são apresentadas duas perguntas atribuídas a M.J. da cidade de Feira de Santana, BA, as quais foram respondidas pelo instrutor bíblico, Leandro Soares de Quadros, identificado como conselheiro espiritual da Escola Bíblica de A Voz da Profecia, programa Está Escrito e Rede Novo Tempo de Rádio.

Tratam-se de duas perguntas aparentemente simples, cujas respostas, se ditas corretamente, destroem a popularizada e ecumênica doutrina da Trindade, pois colocam em evidência a real filiação e eterna submissão de Jesus Cristo ao Pai: "Se Jesus é Deus, por que chamou o Pai de Seu Deus? Por que é chamado de Filho?"

Ora, se respeitasse o que está escrito na Bíblia, o referido instrutor bíblico do Sisac teria respondido simplesmente: Jesus Cristo é o divino Filho de Deus. Por isso, é Deus no sentido de possuir natureza e atributos divinos idênticos aos de Seu Pai (e por concessão dEle), mas é Filho de Deus por haver sido gerado pelo Pai e submeter-Se a Ele como Seu Pai e Deus. É isto o que a Bíblia ensina, como você poderá comprovar exaustivamente mais abaixo.

No entanto, Leandro Soares de Quadros optou por distorcer o que dizem as Escrituras. Em sua resposta, afirma que a dependência e submissão de Cristo devem ser compreendidas apenas "à luz de Sua encarnação". Ou seja, que somente "em Sua condição de encarnado, Jesus tornou-Se inferior ao Pai".

Para piorar, diz que Jesus nos deixou "um grande exemplo de dependência de Deus, humildade e obediência, apesar de nunca ter deixado de ser Deus". Que, quando Cristo chamou o Pai de "Meu Deus" estaria apenas ilustrando "isto: o tipo de relacionamento que devemos ter para com nosso Criador (algo íntimo, de filho para Pai)".

O máximo da distorção da verdade bíblica ocorre no momento em que, desrespeitando todo o contexto de Hebreus 1, Leandro Soares de Quadros afirma que "Deus Pai também chamou a Jesus de Deus" e que, por absoluta e infundada inferência, "Jesus e o Pai reconhecem a divindade um do outro (obviamente, o mesmo se dá com o Espírito Santo)". Na verdade, esse capitulo fala da superioridade da revelação acerca de Deus trazida por Seu Filho e de Sua condição superior à dos anjos porque foi gerado especialmente por Deus (unigênito) e exaltado por Ele à condição de co-regente do Universo.

Leandro cita então João 5:18 e 25, omitindo propositalmente a descrição que Cristo faz de sua condição de dependência e submissão ao Pai, nos versículos 19-24. A partir daí, as conclusões a que o dito "instrutor bíblico" chega não merecem sequer ser resumidas aqui.

 

Verdade Bíblica 1: Jesus é realmente Filho de Deus!

Vamos à verdade bíblica, acessível a qualquer estudante que busque à Revelação com sinceridade de coração e disposto a simplesmente acatar o que está escrito sem tentar manipular as palavras bíblicas para que adquiram significado que se adapte às suas convicções pessoais, ou de seu empregador:

 

1. O Antigo Testamento faz referência ao "Filho de Deus" antes que a encarnação houvesse ocorrido.

"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" Provérbios 30:4.

 

2. O próprio Senhor Jesus Cristo, identificando-se como a "Sabedoria de Deus", descreve sua geração e participação na Criação.

"O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra, então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo, folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens." Provérbios 8:22-31, Versão Almeida, Revista e Corrigida no Brasil, 1998.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens." João 1:1-4.

 

3. O Novo Testamento identifica Jesus como a "Sabedoria de Deus". Observe, por exemplo, estas passagens paralelas dos Evangelhos de Mateus e Lucas:

"Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração." Mateus 23:34-36.

"Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão, para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração." Lucas 11:49-51

 

4. E para que não paire dúvidas quanto a ser Jesus o Filho e a "sabedoria de Deus" mencionados em Provérbios, leia o que diz o apóstolo São Paulo em 1 Coríntios 1:24:

"Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."

 

5. A expressão "Filho de Deus" identifica a Jesus Cristo desde a eternidade (não apenas a partir da Criação) e, portanto, deve ser entendida literalmente. Caso contrário, a mensagem do Evangelho irá se tornar uma mentira!

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." João 3:16-17.

Como poderia Deus dar Seu Filho unigênito ao mundo, se este não existisse como tal antes da encarnação? Como poderia Deus enviar seu Filho ao mundo, se Jesus houvesse se tornado Filho de Deus apenas após a encarnação? Só poderia ser enviado Aquele que já existisse!

Mateus 21:37: "E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão."

Marcos 12:6: "Restava-lhe ainda um, seu filho amado; a este lhes enviou, por fim, dizendo: Respeitarão a meu filho."

João 5:23: "...a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou."

João 10:36: "...então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?"

Gálatas 4:4: "...vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei."

1 João 4:10: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."

1 João 4:14-15: "E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus."

 

6. Prezado irmão, instrutor bíblico do Sisac: Foi o Diabo quem, no deserto, colocou em dúvida o fato de Jesus Cristo ser realmente o Filho de Deus! Os demônios, que O conheciam das cortes celestiais de onde foram expulsos, reconheciam a Jesus Cristo como "o Filho de Deus". Deus, o Pai, identificou-O publicamente como Seu "Filho amado" em diferentes ocasiões. E o apóstolo Pedro foi tido como bem-aventurado por receber do Pai a revelação de que Jesus era "o Filho do Deus vivo"...

Mateus 4:3 e 6: "Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. ...e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra."

Marcos 3:10: "Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus!"

Lucas 4:41: "Também de muitos saíam demônios, gritando e dizendo: Tu és o Filho de Deus! Ele, porém, os repreendia para que não falassem, pois sabiam ser ele o Cristo."

Mateus 3:17: "E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."

Mateus 17:5: "Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi."

2 Pedro 1:17: "Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."

Mateus 16:16-17: "Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus."

 

Verdade Bíblica 2: Jesus é divino, mas tem um Deus acima dEle, que é Seu Pai.

1. A Bíblia é muito clara ao afirmar que existe um só Deus, o Pai, e que Jesus Cristo, Nosso Senhor, é o mediador entre a humanidade e Deus.

"Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." I Coríntios 8:5-6.

"Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." I Timóteo 2:3-5.

 

2. A Bíblia afirma que Jesus Cristo tornou-Se plenamente homem. (Não diz que a divindade de Cristo foi revestida por uma capa de humanidade!)

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:1 e 14.

"...pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2:6-9.

"Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado." Romanos 8:3.

"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo." Hebreus 2:14.

"Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!" I Timóteo 6:13-16.

 

3. O próprio Senhor Jesus referia-se ao Pai como o único Deus.

"Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

"Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

"Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.

"Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo." Marcos 12:28-34.

"Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:21-24.

"Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?" João 5:44.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3.

 

4. Jesus Cristo descreveu detalhadamente a singularidade de sua condição como Filho de Deus, igual em natureza, mas submisso e inferior ao Pai em vários aspectos.

"...Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem." João 5:18-27.

"Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou." João 8:42.

"Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai." João 10:17-18.

"Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar." João 12:49.

"Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou." João 13:16.

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim." João 14:1.

"Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu." João 14:28.

"...porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste." João 17:8.

"Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." Mateus 24:36.

"Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade." Atos 1:6-7.

 

5. Jesus Cristo Se referia ao Altíssimo como Seu Deus e Pai.

"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Mateus 11:25-27.

"Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras." Mateus 16:27.

"Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." Mateus 26:39.

"Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mateus 27:46.

"Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes." Lucas 23:34.

"Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou." Lucas 23:46.

Após a ressurreição:

"Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." João 20:17.

 

6. Os apóstolos se referiam ao Altíssimo como Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Se fosse apenas uma força de expressão ilustrativa e exemplificadora, como sugere o instrutor bíblico do Sisac, apenas Cristo a poderia ter utilizado, mas os apóstolos, por inspiração divina, entenderam que Jesus se referia a Deus como Pai literalmente.)

"...para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 15:6

"E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." I Coríntios 15:24-28.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!" 2 Coríntios 1:3.

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo." Efésios 1:3.

"...para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele." Efésios 1:17.

"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu." Apocalipse 1:1-2.

"...e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!" Apocalipse 1:5-6.

 

OBS. Tão logo nos seja possível, publicaremos um estudo mais específico sobre Hebreus capítulo 1, citado por Leandro Soares de Quadros como evidência de que Deus, o Pai, refira-se formalmente a Jesus Cristo como "Deus" em relação de igualdade absoluta e de que o mesmo aconteceria, reciprocamente, com o Deus Espírito Santo, como se houvessem três pessoas divinas e que estas se relacionassem em um mesmo nível hierárquico, a ponto de "Pai", "Filho" e "Espírito" serem meros papéis teatrais por eles desempenhados. Por enquanto, convém saber:

1. Que o trecho citado (Hebreus 1:8) pertence originalmente ao Salmo 45:7, o qual, segundo o Comentário Bíblico Adventista (CBA), "é um cântico nupcial no qual se celebra o casamento de um rei com uma princesa".

2. Que, ainda conforme o CBA, "em um esforço para fazer concordar a frase 'Teu trono, ó Deus...' com o contexto de uma boda literal, muitas versões modificaram a tradução literal dessa frase. Algumas delas são: 'Teu trono é o trono de Deus'; 'Teu trono, dado por Deus'; 'Teu trono é o de Deus'; 'teu trono divino'."

3. Que a Nova Edição da Bíblia de Jerusalém, por exemplo, traz: "Teu trono é de Deus, para sempre e eternamente!" como tradução para o Salmo 45:7. E acrescenta, em notas de rodapé, que "este Salmo poderia ter sido canto profano para as núpcias de rei israelita, Salomão, Jeroboão II ou Acabe (que desposou uma princesa de Tiro)". E que "o grego traduz: 'Teu trono, ó Deus...' vendo no termo 'elohim vocativo qualificando o rei; este título protocolar é aplicado ao Messias (Isaías 9:5), assim como aos chefes e aos juízes (Êxodo 22:6; Salmo 82:6), a Moisés (Êxodo 4:16; 7:1) e à casa de Davi (Zacarias 12:8)."

4. Que a expressão "ó Deus" entre vírgulas poderia ser entendida como mero vocativo, que é definido como "um termo independente da oração, que, como o próprio nome indica, serve para chamar, invocar, interpelar um ouvinte real ou hipotético. É bastante comum encontrarmos o vocativo associado a alguma forma de ênfase. Se não através da pontuação, o recurso mais popular é vê-lo associado a uma interjeição." Neste caso, apesar da aplicação messiânica do Salmo, não se estaria dizendo que Jesus Cristo é Deus, mas apenas invocando a Deus como testemunha da entronização de Seu Filho.

5. Que o principal argumento para tornar menos relevante essa citação de Hebreus 1:8 como suposta prova de igualdade absoluta entre Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo, é a recomendação de que seja lido também o versículo seguinte (Hebreus 1:9): "Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros." Neste ponto, mais uma vez fica claro que, embora tenha origem e natureza divina, isto é, ainda que seja Deus, Jesus Cristo tem também um Deus, que é Seu Pai.

6. Sobre Hebreus 1:9, diz o Comentário Bíblico Adventista: "Deus, o teu Deus - Deus, o Pai, ungiu a Cristo, o Filho. É possível traduzir essa frase de outra maneira: 'Ó Deus, Teu Deus'. Neste caso, continua-se dirigindo a palavra a Cristo, o Filho (como no verso 6), e se fala de Deus, o Pai, como Deus de Cristo."

 

Conclusão:

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome." Apocalipse 3:11-12.

Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com