Vale Tudo na Música para Evangelizar?

Prezado irmão Robson:

A matéria que li em seu site "Pode Deus Falar Através do Rock Gospel?" me  deixou preocupado. Sempre tive uma enorme admiração pelo seu trabalho em  vista da seriedade com que você apresenta temas relativos a igreja  adventista e ao cristianismo de um modo geral. Entretanto, a matéria acima  citada parece entrar em conflito com a filosofia que até agora tem norteado  o seu trabalho. Acho que você deveria ter feito algum comentário sobre o  assunto, apresentando sua opinião. Se é que os fins justificam os meios, então para ganhar almas podemos fazer uso de vários métodos entre os quais  vou citar alguns:

  • Dar oportunidades a cultos afro com alguns rituais de umbanda. É  importante para ganhar pessoas que seguem esta prática religiosa.
  • Criar um bloco carnavalesco para desfilar no carnaval. Poderíamos dar  a este bloco um título que chamasse a atenção para a mensagem adventista  como "Bloco da terceira mensagem". Para completar seria bom termos um samba  cuja letra evocasse um tema adventista. Muitas almas poderiam ser ganhas para a igreja com este trabalho.
  • Convidar artistas famosos da TV ou de música popular para apresentar um show abordando tema adventista. Quantos nomes não seriam acrescentados  aos livros da igreja!

Você acha que estou exagerando? Deus permita que sim. Mas a IASD tem  usado alguns métodos parecidos e se ela continuar andando nesta direção não  duvido de que dentro de mais algum tempo usará os métodos citados.

Veja o  que ela já fez:

  • O uso de Sandy e Júnior na capa de Nosso Amiguinho com o objetivo de  atrair os jovens.
  • A gravação dos CDs do Caminho a Cristo na voz de Cid Moreira.

A IASD tem procurado cada vez mais se assemelhar ao mundo para se tornar  mais simpática e assim conseguir ganhar mais almas. A tendência de usar o Rock Gospel é apenas um detalhe. Se este é o processo que cristo aprova,  então devo ficar calado e aceitar tudo.

Aguardo resposta sua publicado em seu site ou meu e-mail.

Responda, irmão  Robson, os fins justicam os meios? Deus aprova esta filosofia?

Um abraço do irmão em Cristo, Lineu R. Reis


Resposta do Editor:

Se eu houvesse emitido minha opinião mais uma vez sobre o assunto, com certeza você não nos teria escrito e ficaríamos privados da sua participação! Observe, porém, que, no artigo que deu início a essa discussão sobre o "rock gospel" deixo claro que discordo da idéia. Clique no link abaixo e veja:

Depois desse artigo, publicamos vários outros sobre a que deveria ser a filosofia adventista de música, especialmente capítulos de um livro do irmão Dario Araújo. Mesmo assim, houve quem discordasse e foi exatamente o autor desse artigo que você cita.

Surgiram então novas reações:

E o próprio autor do artigo mencionado por você também tentou esclarecer o que pretendia dizer. Está em:

Quanto à minha opinião, penso que ela esteja muito clara, tanto pelo teor geral dos artigos sobre música aqui publicados quanto pelas referências aos mesmos incidentes que você menciona:

No site Www.JovemAdventista.Com, temos alguns outros artigos interessantes sobre música.

Robson Ramos

Leia mais sobre Música na Igreja

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com