Não Sou "Apóstata", Apenas Não Creio na Doutrina Pagã Trindade

Shalôm, Robson!

Sobre o email que a irmã Lilian escreveu para você: A igreja é a Igreja da Asa Norte em Brasília, onde freqüentei e, às vezes, ainda freqüento. Pois visito com mais freqüência a Igreja da Asa Sul, onde participo constantemente das Lições da Escola Sabatina.

O termo apostasia que ela usou, deverá ser bem interpretado. Primeiro: Não abandonei a fé em meu Único Salvador; não deixei de crer no ministério do Espírito Santo; creio na Bíblia e no espírito de Profecia, etc.

Ellen G. White, diz, no livro Maior Discurso de Cristo, que não devemos nos referir às pessoas com essa expressão: "apostatou". Isso, só quem sabe é Elohym. Eu apenas não creio nessa doutrina pagã da Trindade.

Quanto a contendas, ainda existem. Eu e minha esposa éramos, como ainda somos, tratados como "Satanás", ou enviados dele.

Os debates, que ela diz que houve, foi apenas por parte da liderança usando o púlpito, defendendo de todas as maneiras esta heresia: que o Espírito Santo é Deus.

Eu jamais afirmei a quem quer que seja que Elohym me revelou que o Espírito Santo não é Deus. Esse assunto eu estudei na Escritura Sagrada e no Espírito de Profecia.

O texto que ela se refere do Espírito Santo como sendo toda a plenitude da divindade, é feito um acréscimo de um verbo. O qual não consta do texto. Na página anterior, Ellen G. White afirma: "O Pai é toda plenitude da Divindade corporalmente, e invísivel aos olhos mortais".

Quanto ao Filho ela diz: "O Filho é toda a plenitude da divindade manifestada. ..."

Quanto ao Espírito Santo ela diz: "O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, ...". (Evangelismo. 2ª ed. 1978. pp. 614-615.).

Portanto, se "o Pai é"... e "o Filho", também, "é...", "toda a plenitude", cada um em Sua esfera, como podem as pessoas defenderem que o Espírito Santo também é toda plenitude, quando o texto não diz isso.

O verbo é claro, quando empregado ao Pai e ao Filho, mas quando se refere ao Espírito Santo, a única afirmação sobre o que Ele é, é essa: "O Consolador ... é o Espírito".

O restante da expressão: "em toda a plenitude da Divindade". É uma referência ao Pai e ao Filho, que são toda a plenitude da Divindade. Pois, "o Espírito" "que Cristo prometeu enviar" viria "em toda a plenitude da Divindade".

Dá para perceber que o Espírito não é toda a plenitude da Divindade. "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém".(1Tim. 1:17 - AVR).

"Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém". (1Tim. 6:13-16 - AVR).

"Dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação". (Col. 1:12-15 - AVR).

Finalmente, quanto ao texto que ela diz que o Espírito Santo é Deus, é este: "... e o Espírito, sendo Deus, ..."". (MM E Recebereis Poder. 1ª ed. 1999. p. 26.). Eu não encontrei, uma cópia, dessa página, em inglês, que eu tenho não sei onde.

Se este trecho não for uma armação, ainda podemos analisar a estrutura da Língua Inglesa, porque se não me engano, essa expressão em inglês pode ser traduzida assim: "... e o Espírito Sendo de Deus, ...". Além do mais, o Messias, também, é Espírito.

"... 'O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos disse são espírito e vida.' S. João 6:57 e 63. Não Se refere Cristo aqui a Sua doutrina, mas a Sua pessoa, à divindade de Seu caráter. ...". (Mensagens Escolhidas. Vol 1. 2ª ed. 1985. p. 249.).

Se quanto ao espírito Santo o silêncio é ouro, porque estão afirmando que Ele é Deus. Só é ouro para dizer que não é. Contudo, o texto de Atos dos Apóstolos pp. 51-52, está falando que "a natureza do Espírito que é ouro", não está falando de quem ele é.

"Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente O QUE SEJA o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito Santo é o Consolador, o 'espírito de Verdade, que procede do Pai'. DECLARA-SE POSITIVAMENTE, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade, 'NÃO FALARÁ DE SI MESMO'. São João 15:26; 16:13".

"A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO É UM MISTÉRIO. OS homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; MAS A ACEITAÇÃO DESSES PONTOS DE VISTA NÃO FORTALECERÁ A IGREJA. COM RELAÇÃO A TAIS MISTÉRIOS - DEMASIADO PROFUNDOS para o entendimento humano - O SILÊNCIO É OURO". (Atos dos Apóstolos. 3ª ed. 1976. pp. 51-52.).

Dá para perceber, que o MISTÉRIO É QUANTO A NATUREZA, E NÃO QUANTO A PESSOA OU O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO.

As pessoas andam equivocadas quanto ao que Satanás fez com as Escrituras e o que ele faz com o Espírito de Profecia.

"Vi que deus havia de uma maneira especial guardado a Bíblia, ainda quando da mesma existiam poucos exemplares; e homens doutos nalguns casos mudaram as palavras, achando que estavam tornando mais compreensível, quando na realidade estavam mistificando aquilo que era claro, fazendo-a apoiar suas estabelecidas opiniões, que eram determinadas pela tradição. ...". (Primeiros Escritos. 5ª ed. 1995. p. 220-221.)

Não vou nem comentar sobre o batismo, pois esse texto é bem mais fácil de se entender.

A irmã Lilian, em seu email, diz que esse é um assunto de que ela tem medo. Por que será? Será que ela tem medo de estar cometendo um erro?

Que o Eterno lhe abençoe e guarde, que Ele faça resplandecer Seu rosto sobre você e tenha misericórdia. Sim, que o Eterno coloque Sua poderosa mão sobre você e lhe dê a Paz. -- JOSIEL TEIXEIRA LIMA (josielteli@hotmail.com)

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com