O "Outro Consolador" NÃO é a Mente de Cristo

O Texto citado: João 14:16.

As evidências irrefutáveis do próprio texto sobre o Espírito Santo como sendo Outro Personagem além de Jesus Cristo:

João 14:16 por extenso : “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará Outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco.”

Existem duas palavras gregas para  “Outro”, Allos e Heterós. Allós significa Outro da mesma qualidade, e Heterós, de outra qualidade ou de natureza diferente ou até contrária. Em João 14:16, a palavra grega é Allos, outro da mesma qualidade.

Note agora as diferenciações contidas neste capítulo e nos seguintes: João 14:16, analisando este verso:

"Eu" = Quem é Este Eu? Resp. Jesus.
"O Pai" =
Quem é Este Pai? Resp. Deus O Pai Celestial.
"Outro" =
Quem é Este Outro? Resp. O Consolador (allos, da mesma qualidade).

Note bem que Este Consolador está relacionado com Duas Pessoas, ou seja, com Dois Elementos Pessoais e não abstratos como por exemplo, mente, caráter ou pensamentos. Estas Duas Pessoas estão colocadas em separadas Deste Outro Consolador mencionado.

Não existe absolutamente nada neste texto que possa ser colocado em paralelo com o caso de Saul citado em I Sam. 10:6 e9 – “Saul tornou-se outro homem.” Não existe nada em João 14:16 que indique este sentido desta citação. Jesus não disse que Se tornaria “Outro Consolador”. Jesus já era Um Consolador. Saul tornou-se outro homem, mas Jesus não precisaria Se tornar outro Consolador. Ele Sempre Foi um Consolador, por isso é que Ele disse que enviaria  “O U T R O”,  porque Ele já era um Consolador presente com Seus discípulos.

O texto não reconhece como sendo verdade esta colocação de que Este Consolador mencionado, seria a mente de Cristo entre os Seus discípulos porque Este “Outro” mencionado está relacionado com Pessoas O Pai Celestial e Jesus, e não com elementos abstratos. Este elemento abstrato, se fosse este o caso, não seria o Outro da mesma qualidade e espécie conforme o texto exige que seja.

Note mais o seguinte: No verso 26 (cap.14), Este Consolador é enviado Pelo Pai Celestial em nome de Jesus; Ele viria como Outro, em nome do Outro. O Espírito Santo estaria entre os discípulos como o Substituto do Outro Consolador que fisicamente estaria ausente, mas que através do Seu Legítimo Representante e Substituto, estaria presente com Sua igreja. É neste sentido que Cristo disse que não os deixaria órfãos mas voltaria para eles.

Em João 15:26 lemos : “Quando vier o Consolador(O Outro)que Eu da parte do Pai vos enviarei, O Espírito de verdade, que procede do Pai Ele(não Eu)testificará de  MIM.” Note que não se trata do Próprio Cristo ou da mente de Cristo testificando de Si Mesmo, mas do Outro Consolador prometido testificando de Cristo.

João 16:7. “Se Eu não for, o Consolador (O Outro) não virá para vós; mas se Eu for, Eu O enviarei.” Como assim? Não são as Mesmas Pessoas Jesus e o Consolador, conforme é defendido pelo oponente? Se Jesus não tivesse ido para o céu, Ele estaria aqui, como que Ele diz que se não fosse o Consolador não viria? Pessoalmente e fisicamente falando, onde estava Este Outro Consolador? Se Este Consolador é o Mesmo Jesus, como que Ele estaria ausente dos discípulos se Ele Jesus, não tivesse ido para o céu?

João 16:14. ”Ele (não Eu mesmo) Me glorificará porque há de receber do que é Meu...”. Este Ele não pode ser a mente Cristo, mas sim um Elemento Pessoal, o pronome pessoal “Ele” está relacionado com a Pessoa de Cristo, e seria uma maneira muito grosseira e anti-bíblica de interpretar verdade tão evidente e clara como esta. (02)

João 14:17. Este verso diz-nos que o mundo não pode ver Este Consolador. Ora, se estivesse se referindo ao Próprio Cristo, como quer o oponente, como que o mundo não poderia Vê-Lo? Cristo foi visto durante mais de trinta anos por crentes e descrentes, antes de depois de Sua ressurreição. I Cor. 15:3-8;Mat.28:17. A mentira, às vezes, tem pernas longas, mas esta tem pernas curtas.

Agora mais uma esmagadora evidência. Textos bíblicos: Mat. 12:32-32; Mc. 3:28-29; e Lc. 12:10.

Estes textos nos falam do pecado contra o Filho de Deus que tem perdão, mas fala-nos do pecado contra o Espírito Santo (O Outro Consolador), que não tem perdão. Como assim se são a Mesma Pessoa? Será que Cristo não sabia disso? Ou será que pecar contra Cristo é uma coisa e pecar contra a mente de Cristo é outra coisa?

A palavra “espírito” tem aplicação para “mente”, mas será que toda a vez que esta palavra aparece na Bíblia quer dizer mente? Imaginem se isto fosse verdade, como ficaria o texto de João 4:24 que afirma que Deus o Pai é Espírito, será que Deus é apenas uma mente sem corpo? Isto seria um genuíno panteísmo, se assim fosse. Graças a Deus que não é! Deus é Uma Pessoa, O Espírito Santo é Uma Pessoa e Cristo é Uma Pessoa e é em nome destas Três Pessoas que nós somos batizados segundo a ordem do Mestre. Mat. 28:19.

Este é o fundamento inabalável que prova a Personalidade individual do Espírito Santo como o Outro Consolador dos ensinamentos de Cristo, o que passar disto são coisinhas sem fundamento no conteúdo geral da palavra de Deus. -- Paulinho/Gilson.

Para opinar sobre o tema, envie seu e-mail agora!

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com