A Sra. White e o Nascimento de Cristo na Eternidade

Prezado Robson,

A respeito de Cristo, Ellen G. White escreveu:

"E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: "O Senhor me possuiu no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas. ... Quando compunha os fundamentos da Terra, então Eu estava com Ele e era Seu aluno; e era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele em todo o tempo". Provérbios 8:22-30 (Patriarcas e Profetas, pág. 34)"

Ellen G. White escreveu que no texto de Provérbios 8:22-30 Cristo declara coisas a respeito de Si mesmo. Vejamos portanto os versos 22-26:

"O Senhor me possuiu no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. (Provérbios 8:22-26)"

Algumas outras passagens bíblicas que discorrem sobre Jesus Cristo são bem esclarecedoras:

"Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tú és meu Filho,eu, hoje, te gerei.
Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. (Salmos 2:7-9)"

"Cristo é o Filho, os anjos são ministros
Pois a qual dos anjos disse jamais: Tú és meu Filho, eu hoje, te gerei?
E outra vez:
Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
E novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz:
E todos os anjos de Deus o adorem (Hebreus 1:5,6)"

Deixo para vocês concluírem: Cristo foi criado como Deus ou não? Pelas passagens que apresentamos acima, e pelo texto do Espírito de Profecia, parece que sim.

A doutrina da trindade afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um em propósito. Entretanto, percebamos o que Ellen G. White escreveu em Patriarcas e Profetas (livro escrito por seu próprio punho):

"Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus (Patriarcas e Profetas, pág. 34)"

"O Rei do Universo convocou os exércitos celestiais perante Ele, para, em Sua presença, apresentar a verdadeira posição de Seu Filho, e mostrar a relação que Este mantinha para com todos os seres criados. O Filho de Deus partilhava do trono do Pai, e a glória do Ser eterno, existente por Si mesmo, rodeava a ambos. em redor do trono reuniam-se os santos anjos, em uma multidão vasta, inumerável - "milhões de milhões, e milhares de milhares" (Apocalipse 5:11), estando os mais exaltados anjos, como ministros e súditos, a regozijar-se na luz que, da presença da Divindade, caía sobre eles. Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém, a não Ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade. O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os Exércitos do Céu; e a Ele, vem como a Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Cristo ainda iria exercer o poder divino na criação da Terra e de seus habitantes. (Patriarcas e Profetas, pág. 36)"

Ellen G. White coloca de forma clara, de modo a não dar margem a dúvidas:

1 - "Cristo ... era um com o eterno Pai ... - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus"

2 - "Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém, a não Ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade"

Diferentemente de outros livros compilados, os quais o próprio livro "Mensageira do Senhor" comenta que podem conter erros involuntários, o livro "Patriarcas e Profetas" foi escrito pelo punho da Sra. White. O texto diz que Cristo era o único que poderia penetrar nos propósitos do Pai. Não há margem para a sabedoria humana incluir o "Espírito Santo" ou qualquer outro ser.

Prezados Irmãos em Cristo Jesus que acessam este site:

Se somos adventistas do sétimo dia e crêmos no ministério profético de Ellen G. White, só podemos entender que, de acordo com o que lemos acima:

a) a doutrina da trindade está em desacordo com o Espírito de Profecia (Apocalipse 19:10), que é o testemunho de Jesus (Apocalipse 12:17).

b) o texto de "Patriarcas e Profetas" menciona uma assembléia que foi convocada com todos os seres celestiais. Nesta assembléia é mencionado o Pai e é mencionado o Filho. Se o Espírito de Profecia afirma que lá estavam todos os seres celestiais e não menciona o "Espírito Santo", só podemos chegar à uma conclusão razoável: o Espírito Santo não existe como pessoa. Pode ser qualquer outra coisa, mas não é uma pessoa e por isso não penetra nos propósitos do Pai.

c) se em algum outro livro do Espírito de Profecia existisse um texto, escrito pelo punho de Ellen G. White, que contradissese as afirmações que vimos em "Patriarcas e Profetas", confirmando que mais um ser, o "Espírito Santo", poderia penetrar nos propósitos do Pai, Ellen G. White não poderia mais ser considerada como profetisa inspirada por Deus, pois um profeta de Deus não pode se contradizer, uma vez que Deus é o único que acerca de Si mesmo afirma: "Eu não mudo".

Porque não nos tornamos discípulos de Cristo, dispostos a aprender dEle como crianças? Com testemunhos tão claros, porque conjecturar doutrinariamente sobre o correto entendimento linguístico de termos bíblicos sobre o assunto? Não nos é mais fácil aceitar o que já é esclarecido pelo Espírito de Profecia?

Queridos irmãos em Cristo, não deixamos de ser adventistas do sétimo dia quando verificamos através do testemunho de Jesus (Espírito de Profecia) que a doutrina da trindade não está correta. Continuamos a ser o povo que "Guarda os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus". Se erramos, ou melhor, se mantivemos uma crença errônea durante algum tempo, Deus é misericordioso, e tardio em irar-se, e certamente perdoará o Seu povo, caso nos arrependamos e em humildade peçamos a Ele o perdão.

Condenaremos a liderança por esta crença errônea ter sido introduzida em nossas fileiras? Se Jesus, a respeito de Satanás disse "o Senhor te repreenda", agiremos nós de forma diferente? É certo que não. Oremos por eles. Deus, que conhece o coração de cada um, operará individualmente no coração de cada um dos membros de nossa liderança, exortando-os através de Seu santo poder a novamente se entregar a Ele, a fim de serem por Ele capacitados a guiar a preciosa messe pelo caminho estreito que conduz à vida eterna.

Ao Senhor pertence o juízo. À nós cabe o lugar de instrumentos, para que pelo Seu poder sejamos usados na obra de pregar a mensagem do terceiro anjo aos quatro cantos da Terra. Dirijo-me também aos pastores e dirigentes desta obra (adventista do sétimo dia), pois sei que eles também acessam este site, bem como aos irmãos que se sentem excluídos por pregarem ensinamentos "impopulares" nas fileiras do povo de Deus:

Não me eximirei de colocar meu nome sob este comentário, pois não temo qualquer espécie de sanção. Explico:

Se a obra desta igreja (adventista do sétimo dia) é conduzida por Deus, Ele escolherá Seus servos para pregar e exortar outros irmãos onde melhor Lhe convier. Não preciso me preocupar com isto, nem tampouco os senhores. Se Deus não fala por minhas palavras, convém a Ele que eu me cale, e isto Ele o fará. O mesmo ocorre com qualquer dirigente ou irmão em Cristo que se levante a fim de proferir novo ensinamento. Se a mensagem que você traz vem de Deus, ninguém poderá impedir sua disseminação, pois ninguém pode lutar contra Deus. Portanto, não se preocupe ou se chateie por sofrer aparentes "boicotes". Saiba que eles não teriam ocorrido se a providência divina não tivesse permitido. Ore e prepare-se para receber a "Chuva Serôdia". Após recebê-la, as palavras por você proferidas terão um poder de convencimento que somente a operação do Espírito de Deus pode conferir.

O único conselho que Deus nos dá no caso de nos depararmos com irmãos e ministros trazendo "novas doutrinas" ou "novas mensagens proféticas" é agir como os bereanos - comparar a mensagem apresentada com a Bíblia, para ver se as coisas são realmente assim, não procurando saber primeiramente de quem provém a mensagem. Devemos apenas responder à pergunta: há luz nisto, de acordo com a palavra de Deus?

Não me considero em nada melhor do que qualquer um que acesse este site e leia esta mensagem. Pelo contrário, peço que orem por mim, pelos dirigentes de nossa organização e por vossas igrejas, para que como um povo estejamos rapidamente preparados para recebermos o derramamento copioso do Espírito Santo.

Que Deus abençoe a todos,

Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com