Não Cremos na Trindade, Mas Cremos no Espírito Santo

Esse artigo tem o propósito de apresentar uma reflexão livre sobre o tema: "Espírito Santo". Não o considero como uma opinião pessoal, mesmo sendo de minha autoria, pois não sou nenhuma autoridade para dizer o que é certo ou errado e não sendo autoridade, nem eu mesmo devo fazer um dogma daquilo que penso. Como disse, a reflexão é livre e no máximo, talvez sirva para ajudar na compreensão do assunto.

As duas correntes que debatem o assunto "Trindade", vêem o Espírito Santo de maneiras diferentes: para os trinitarianos, ele é a Terceira Pessoa da Trindade, para os anti, o Espírito Santo é simplesmente o espírito de Deus, o Pai. Eu, como parte do segundo grupo, vou defender o que é mais lógico e coerente com a revelação bíblica: crer na impessoalidade do Espírito Santo.  

O entendimento do assunto passa pela compreensão da natureza do homem e da natureza de quem ele é imagem. O homem foi feito imagem de Deus, isto percebido, devemos considerar a possibilidade de conhecer Deus, conhecendo o homem. É possível compreender Deus a partir da compreensão do homem. Deus criou o homem com um espírito (não confundir o termo espírito aqui apresentado, com o espírito de existência autônoma em relação à carne humana), nesse ponto, também somos semelhantes a Deus, pois Deus mesmo tem um espírito.  

Assim como o espírito do homem é parte integrante do seu ser, o espírito de Deus também é parte da natureza de Deus. Até aqui, o espírito do homem e o espírito de Deus são semelhantes: os dois fazem parte do ser. O espírito humano faz parte do "ser" humano e o espírito divino do "Ser" Divino. Apesar dos dois seres terem espírito, as semelhanças nesse aspecto terminam aqui. O espírito do homem está limitado ao corpo humano por ser ele produto do corpo humano, existindo a partir do cérebro humano. Morrendo o homem, morre seu espírito.

Além do espírito humano morrer quando morre o homem, o espírito humano está preso ao corpo humano pois ele no fundo, é uma função do cérebro humano. O mesmo não ocorre com o Espírito de Deus, pois o mesmo não está preso ao corpo de Deus e transcende o corpo divino no tempo e no espaço. O espírito humano está preso no tempo e no espaço por que ele é fruto do corpo que está preso no tempo e no espaço. O corpo de Deus  não está preso nem ao tempo nem ao espaço e como Deus é imortal, seu espírito também é imortal.

O espírito do homem só é capaz de reconhecer as coisas que chegam até ele através dos sentidos. As realidades que ultrapassam os sentidos físicos do homem, por este não são percebidas. As realidades do mundo espiritual estão todas escondidas aos nossos olhos, ouvidos, paladar, tato e olfato, os cinco clássicos sentidos físicos. Só temos contato direto com o mundo espiritual, quando Deus assim permite.

A Bíblia mostra inúmeras ocasiões em que o "olhar espiritual" foi aberto em várias pessoas: Paulo, na estrada de Damasco, Pedro, Tiago e João no monte da transfiguração, Estevão, quando foi apedrejado etc... Em todos esses casos, o espírito humano, que nada mais é do que a capacidade cognitiva do homem, foi ampliada e ele, o homem, teve acesso ao mundo espíritual.  Compreendendo o espírito humano e o Espírito de Deus, pela comparação das semelhanças e diferenças, podemos ter uma idéia razoável sobre o Espírito de Deus.

O Espírito de Deus está em todo lugar o tempo todo. A pessoa de Deus, não.  Deus habita em pessoa no Santuário Celestial e, em Espírito, no coração do humilde  e contrito. Todas as vezes que Deus se manifestou em pessoa no mundo após a entrada do pecado, houve manifestação grandiosa do  poder da sua presença. O Monte Sinai fumegou e tremeu com a presença física do Pai; no calvário, quando Deus se fez presente fisicamente, houve terremoto e escuridão para esconder sua pessoa física. Moisés não pode ver diretamente a pessoa física de Deus e a viu como sombra quando esteve dentro da caverna. O Pai tem um corpo, uma forma e em corpo, em forma corpórea, não pode estar em toda parte ao mesmo tempo.

Em Espírito, Deus está presente no mais profundo abismo ou nas mais grandes alturas como disse o rei Davi. Não podemos nos esconder do Espírito de Deus e por conseqüência, da sua pessoa. O espírito do homem está preso ao corpo do homem por ser parte da condição humana. O Espírito de Deus não está preso ao corpo de Deus e onde está o Espírito de Deus, está o próprio Deus, mas não em pessoa. Para um mundo em pecado, Deus é um fogo destruidor, por isso, sua presença espiritual.  

Já que acreditamos em um Deus corpóreo, pessoal e que o Espírito de Deus nada mais é do que a mente de Deus que tem a capacidade de transcender seu corpo, não podemos cogitar a existência de três pessoas co-iguais, eternas, onisciente, onipresentes e onipotentes porque teríamos um elemento complicador intransponível. Na exposição deste assunto, o Pai foi sempre tomado como referência e, se as outras duas pessoas, Cristo e o Espírito Santo, como os trinitarianos crêem, são iguais ao Pai, e como o Pai possui um Espírito Santo que os trinitarianos confundem com uma terceira pessoa ou um terceiro ser divino, então as outras duas pessoas, o Filho e o Espírito Santo, para continuarem sendo essencialmente, substancialmente e naturalmente iguais ao Pai, eles precisam também possuir seu próprio Espírito Santo e assim, não teremos apenas um, mas três  Espíritos Santos.  

As complicações intransponíveis para os trinitarianos não terminam somente no que foi apresentado acima, elas se aprofundam mais ainda. É sabido que Cristo e o Pai possuem forma e condição corpórea. Cristo antes da encarnação possuiu corpo espiritual, igual ao corpo do Pai. (Filho de peixe é peixe) Ao fazer-se homem, Cristo assumiu sobre sua pessoa divina, a condição humana. (Há um só mediador... Cristo, homem)  O Pai possui corpo tangível, apesar de sua natureza espiritual e o Filho, por toda a eternidade vai carregar as conseqüências do sacrifício de ter se feito homem.

Temos apresentadas claramente na Bíblia, duas pessoas possuidoras de corpos tangíveis. Mesmo possuindo corpos, eles não são iguais, um é espiritual e o outro é carne glorificada.  A novidade do Terceiro Deus dos trinitarianos é que ele não possui corpo e num esforço para corporificar o seu Terceiro Deus, vestiram-no com o rio da vida ou fizeram dele o rio da vida. O Pai possui corpo e seu Espírito transcende seu corpo, o Filho possui corpo e seu espírito está preso ao seu corpo humano. O Terceiro Deus dos trinitarianos não possui corpo, e como para eles, os trinitarianos, seu Terceiro Deus é igual ao Pai e ao Filho, como será o Espírito Santo do Espírito Santo, já que esse Espírito Santo não possui corpo? -- Elpídio da Cruz Silva, adventista há mais de vinte anos, excluído da igreja em 29/11/2003, por não crer na doutrina católica da trindade e falar contra ela.

Série de artigos do mesmo autor (Irmão Elpídio):

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com