Seção de Cartas:
Leitores Jogam Pesado nas Perguntas Sobre a Trindade


Adventista de Berço, Nunca Acreditei no Espírito Santo como Pessoa

Tenho visitado esse site ultimamente e tenho visto muitas polêmicas sobre a doutrina da trindade. Sou adventista de berço e nunca acreditei no espírito santo como uma pessoa, um ser e, sim, como um espírito, uma força que vem de Deus. De onde vem essa doutrina de que o espírito de Deus é uma pessoa se no dia do batismo de Jesus o espírito desceu sobre Ele em forma de pomba? Não foi esse o mesmo espírito que desceu no Pentecostes? E na criação, o espírito de Deus não pairava sobre as águas? E a Bíblia diz assim: "E disse Deus haja luz. Não são eles a mesma pessoa, sendo o espírito, a força de Deus? Ou existe outro Espírito? Aguardo resposta. Pode ser pelo site.

Antônio.

Resposta do Editor:

É exatamente isto o que temos discutido aqui há praticamente um ano. Inicialmente, eu mesmo não questionava a Trindade. Havia tentado fazê-lo no curso teológico, questionando alguns aspectos da suposta igualdade plena entre Deus Pai e o Filho de Deus nas aulas de Cristologia. Mas fui aconselhado por um de meus professores, a pedido do Dr. Wilson Endruveit, que eu deveria deixar de fazer tantas perguntas em sala de aula, ou correria o risco de ficar sem chamado, pois poderia não ser referendado pelo então Diretor do Salt.

Aqui no site, porém, tendo publicado a argumentação tanto daqueles que defendem a Trindade quando dos que a rejeitam apegando-se unicamente aos ensinos bíblicos, terminei convencido de que há um só Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, sendo o Espírito Santo a maneira invisível pela qual ambos se manifestam entre nós hoje.

Esse era também o ponto de vista da maioria dos pioneiros adventistas, que tinham a Trindade como uma doutrina de origem pagã e católica, a ponto de se referirem à Trindade como "o deus do domingo", pois não encontravam base bíblica tanto para a Trindade quanto para a guarda do domingo. Mas a partir da morte de Tiago White, Urias Smith e outros, esse pensamento começou a ser gradativamente abandonado pela denominação até que a crença na trindade foi incluída entre nossas 27 doutrinas fundamentais em 1980.

Sugerimos-lhe a leitura dos artigos:

O irmão pode também utilizar nosso Índice Geral sobre o tema para localizar artigos que respondam a outras de suas inquietações.


Passagens Mal Explicadas

Prezado Robson,

Tenho pesquisado os artigos sobre a trindade em seu site, comparado com a Bíblia e com os ensinos da IASD. Os textos apresentados não deixam dúvidas quando a origem desta doutrina. Porém ainda tenho dúvidas quanto a alguns textos bíblicos para os quais não encontrei em minha pesquisa uma explanação satisfatória.

Um dos textos é o que está em João 14:26, onde o pronome "quem" é utilizado em relação ao consolador ou espírito santo:

"Mas o Ajudador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito."

O outro texto é o que segue:

João 16:7-14: "Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará."

Veja que nestes textos, parece que Jesus está se referindo a uma pessoa.

A minha dúvida é: O Espírito Santo é uma pessoa ou não? Se não é, como posso explicar estes textos? Por causa destes texto não me sinto confortável em pregar a minha Igreja sobre este assunto, pois eu entraria em contradições ao referir estes textos, ou então teria de omiti-los, a fim de não cair em embaraço. Por favor, peço que me ajude com este problema.

Grato, Adventista.

Resposta do Editor:

Se nos fundamentássemos unicamente nestes textos que o irmão cita, haveria realmente margem para acreditar que o Espírito Santo fosse uma pessoa, ou ser pessoal. Porque é dito que ele ensinaria todas as coisas; faria lembrar; convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo; guiaria a toda a verdade; etc. Note estou dizendo que poderíamos considerar o Espírito Santo uma pessoa, ou ser pessoal. Apenas isso.

Os textos nada dizem sobre o Espírito Santo ser Deus ou divino, nem que ele, o Pai e o Filho formam uma Trindade divina de pessoas co-iguais e co-eternas. Pelo contrário, em João 14:26 é dito que o Espírito seria enviado pelo Pai. E em João 16:7-14, o Filho também diz que enviaria o Espírito. Ora, aquele que é enviado, obviamente está em posição inferior à daqueles que o enviam.

Além disso, Cristo também disse em relação ao Espírito Santo: "Não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido" e "Ele me glorificará, porque receberá do que é meu". Assim, fica evidente, irmão, a inferioridade do Espírito tanto em relação a Deus Pai quanto ao Filho de Deus. Por isso, repito, não existe nessas passagens qualquer fundamento para a crença numa Trindade composta por três pessoas divinas iguais em poder, autoridade e saber.

Se Jesus estivesse falando de uma outra pessoa ao referir-se ao Espírito Santo, poderíamos imaginar que estivesse se referindo ao anjo Gabriel, que substituiu a Lúcifer e hoje ocupa a terceira posição em autoridade no Céu. É a terceira pessoa na hierarquia celeste, mas não é Deus como o Pai nem divino como o Filho de Deus.

Gabriel, com todos os anjos que comanda, poderia ser enviado tanto pelo Pai quanto pelo Filho e nos ensinaria todas as coisas, faria lembrar, convenceria, guiaria a toda a verdade, mas não falaria por si mesmo, diria apenas o que tivesse ouvido e, com certeza, glorificaria a Cristo.

Esse é um detalhe importante: O Espírito Santo, se fosse uma pessoa, jamais glorificar-se-ia a si mesmo, dizendo-se Deus em igualdade com o Pai e o Filho. Quando um espírito assim o faz, prova-se mentiroso e enviado por Satanás.

Por falar nisso, o irmão deve conhecer o incidente registrado em Marcos 5:2-9:

Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

Cito este episódio do ministério de Jesus para que o irmão observe que, além de os próprios demônios se referirem a Jesus como "Filho do Deus Altíssimo", o texto apresenta dois outros detalhes igualmente importantes:

1. A palavra "espírito" é também usada na Bíblia como referência a anjos, inclusive anjos maus, caídos, expulsos do Céu com Satanás.

2. A expressão "espírito imundo", no singular, é usada neste texto e em Lucas 8:26-30 para referir-se a uma "Legião", composta por muitos demônios.

Portanto, a expressão "Espírito Santo" poderia de igual modo ser usada como referência ao ministério de uma legião ou miríades de anjos bons. Afinal, como lemos em Hebreus 1:14: "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?"

Os demônios atuam incansavelmente entre a humanidade para que homens e mulheres sejam possuídos pelo espírito satânico de rebelião contra Deus e oposição às Suas ordens. Felizmente, milhões de anjos bons também trabalham incessantemente para que sejamos possuídos pelo espírito de Cristo, de subordinação e submissão ao Pai.

Não cremos, porém, que a obra do Espírito Santo esteja restrita ao ministério dos anjos, comandados por Gabriel. Pois, em outras passagens, inclusive relacionadas a essas que o irmão cita, há elementos que nos comprovam a existência de uma força, influência, energia ou glória divina, procedente do Pai, através do Filho, mediante a qual ambos Se manifestam e se aproximam invisivelmente de nós a ponto de habitarem em nossa mente.

Não sabemos se esse poder nos é trazido unicamente através dos anjos, mas admitimos que o ministério dos anjos bons pode estar envolvido naquilo que chamamos "obra do Espírito Santo". Afinal, é através da companhia e proteção dos anjos celestiais que somos protegidos dos ataques de Satanás e seus demônios.

Se solicitados, poderemos apresentar aqui no site outras evidências do Evangelho de João acerca da inexistência da Trindade, subordinação do Filho de Deus a Deus Pai e identificação do Espírito Santo com o vento, sopro, hálito, brisa, procedente de Deus. Afinal, este era o significado original da palavra "espírito".

No momento, repito, o que estou lhe dizendo é que realmente, como o irmão afirma, parece que o texto está se referindo a uma pessoa, mas que nada é dito sobre esta ser uma terceira pessoa divina de uma suposta Trindade.

Leia também:


Feliz por descrer na Trindade

Estou muito feliz pelo seu site, pois através dele e do site do Irmão Ennis Meier, pude voltar-me completamente para o estudo da Bíblia e verificar nela toda a verdade sobre Deus, o Pai, seu Filho, Jesus Cristo, e sobre o Seu Santo Espírito. Onde pude comprovar (através da Bíblia e do Espírito de Profecia) que tudo o que vocês falam tem base bíblica, e que essa doutrina da trindade é falsa. Graças a nosso bom Deus, pude ver realmente a verdade.

Somos recém batizados, eu e minha esposa. Eu particularmente, voltei para Igreja depois de 14 anos de ter-me apostatado, mas Deus além de ter-me convertido, mostrou-me também a Santa Verdade. Penso que logo seremos (eu e minha esposa) cortados da IASD, por não acreditarmos nesta falsa doutrina. Mas isto não vai abalar a nossa fé, e continuaremos a ir normalmente à IASD, pois acreditei, acredito e sempre acreditarei nas verdades que ela trouxe a este mundo. Também espero que Deus intervenha na IASD e que ela saia da apostasia que entrou, pois só Ele pode fazer as coisas impossíveis.

Estive meditando sobre os fatos que estão ocorrendo com a nossa IASD em referência a doutrina da trindade. E percebi que ao longo da história humana, Satanás sempre perseguiu àqueles que não acreditam em suas mentiras.

Quando Deus escolheu a Israel para ser seu povo, Satanás por séculos lutou para que os israelitas vivessem em pecados, adorando a falsos deuses, levando-os ao cativeiro, mas sempre o povo hebreu se arrependia a voltava para o seu Deus único. Até que Satanás conseguiu que a nação hebréia se perdesse com a não aceitação do Filho de Deus. Seu intento,porém, foi malogrado, pois através do testemunho de Cristo, os gentios aceitaram a verdade que os judeus recusaram.

Aí Satanás, na sua fúria, através dos imperadores romanos, levou milhares de cristãos à morte, inclusive os apóstolos. Entretanto, novamente seu plano fracassou, pois mais cristãos preferiam morrer acreditando na verdade salvadora de Deus. Então Satanás formulou outro plano, misturando o paganismo ao cristianismo na Igreja Primitiva. Contudo, outra vez Deus interveio, pois muitos não acreditaram naquelas novas doutrinas, levando Satanás a executar outra vez a sua fúria contra os remanescentes de Deus, perseguindo e matando-os através da Igreja Católica e sua Inquisição.

Esse plano satânico também não adiantou, pois os verdadeiros cristãos preferiram morrer do que aceitar outros ensinos a não ser os ensinados por Cristo Jesus. Levando Satanás, com isso, a arquitetar outro plano, que foi misturar as doutrinas da Igreja Católica com as doutrinas das Igrejas Protestantes. Foi nesse período que Deus suscitou a IASD, mostrando ao mundo a verdade, através da Palavra de Deus (Bíblia Sagrada e o Espírito de Profecia).

Satanás, porém, não se deu por vencido e conseguiu introduzir a apostasia na IASD, através da doutrina da trindade, fazendo com que os adventistas do sétimo dia deixassem de adorar o Deus único.

Hoje, como alguns adventistas não estão acreditando nessa mentira, outra vez Satanás demonstra a sua fúria, com a perseguição e exclusão desses membros de nossa amada igreja.

É refletindo nisto que vemos que ao longo dos séculos que Satanás sempre usou a perseguição e a mentira, para afastar ao povo sincero de Deus de sua eterna salvação, através dos líderes do povo, foi assim  com os reis e sacerdotes judeus, os imperadores romanos, os papas, os pastores de outras denominações religiosas, e agora os líderes da IASD.

Que possamos orar por nossa igreja, pelos nossos líderes, que eles voltem ao caminho certo, e que Deus nos guarde das ciladas do inimigo até a volta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Um abraço, e que você continue a trazer mais verdades para o povo de Deus.

Márcio, RJ.


Restam-me algumas dúvidas

Esse assunto da Trindade está-me deixando muito confuso, porque uns defendem o Espírito Santo como sendo uma pessoa independente no seio da divindade e outros que ele é somente uma influência. O que eu acredito não vem ao caso expô-lo aqui porque não está devidamente fundamentado e a minha crença ainda está indefinida. Então, enquanto essa "briga" não chegar a uma conclusão, é difícil formar uma opinião própria.

O que eu queria perguntar era:

Onde está o Espírito Santo na crença judaica? Pergunto isto porque se queremos entender o fundamento da religião temos que voltar as raízes.

No Templo judaico, sabemos que havia vários símbolos referentes à Divindade. Onde está o símbolo que representou o Espírito Santo como pessoa independente na divindade?

No sábado passado, ouvi uma pregação sobre o tema da salvação: O que precisamos fazer para ser salvos? A Bíblia diz que: Basta acreditarmos no Senhor Jesus e seremos salvos. Não existe coisa mais simples. A Bíblia não diz que nós só seremos salvos se acreditarmos no Deus Triúno, por quê?

Eu penso que não nos cabe especularmos sobre a natureza do Espírito Santo. O que a Biblia nos ensina é que em tudo devemos pedir primeiro ao Pai, em nome do Filho, que fez nossa expiação pelo pecado. Se queremos ter o Espírito Santo trabalhando em nossa vida, temos que pedir ao Pai para no-lo enviar.

O tipo de oração que devemos fazer foi-nos exemplificado no Pai Nosso, não é verdade? Recentemente, tenho ouvido o Pastor da minha igreja orar em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo à maneira católica, o que antes não se fazia na Igreja. O que se fazia era orar ao Pai em Nome do Filho. Por que a mudança? Eu me sinto verdadeiramente constrangido quando o Pastor ora dessa maneira, já que todos os outros oram à maneira antiga, a qual entendo que seja a maneira correta no meu coração. É muito estranho. Não consigo aceitar na minha mente que essa seja a forma correta.

O Espírito Santo vem de Deus. Agora, se Ele é Deus em si próprio, não sei. Mas creio que não, porque toda a autoridade provém do Pai, ou estou errado?

O Espírito Santo não é uma força que nos leva a aceitarmos o evangelho de Jesus Cristo? Não é ele o espírito consolador, que nos conduz a toda a verdade?

Gostaria que comentasse essas minhas questões para me ajudar a compreender melhor a Bíblia. Obrigado.

Resposta do Editor:

1. Em resposta à pergunta: "Onde está o Espírito Santo na crença judaica?", sugiro-lhe a leitura destes artigos:

2. Quanto ao símbolo que representou o Espírito Santo, sugerimos-lhe o tópico O derramamento do Espírito Santo na visão do profeta Zacarias.

3. Sobre orar em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo à maneira católica, comentamos o fato e expusemos suas implicações no artigo: Oração em 3 Vias, a Última Invenção do Diabo

4. A Bíblia não diz que nós só seremos salvos se acreditarmos no Deus Triúno, por quê? Porque esse não é o método bíblico para a obtenção da vida eterna. De acordo com a Bíblia:

João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

João 3:35-36: "O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."

João 17:3: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."

O apóstolo João recomenda que permaneçamos naquilo que ouvimos desde o princípio e não adotemos a doutrina da Trindade formulada posteriormente ao ministério de Jesus, entre o primeiro e o quarto século. Veja o que ele diz:

I João 2:24-25: "Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna."

5. A indagação sobre "o espírito consolador, que nos conduz a toda a verdade", está respondida no comentário da segunda carta sobre a Trindade neste mesmo arquivo. Clique.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com