Minhas Respostas ao Irmão Azenilto

Saudações ao Irmão Azenilto Brito.

Sou admirador do Senhor em Cristo Jesus. Tenho acompanhado seus pareceres em diversos assuntos no Adventistas.com. Mas, embora não acredite na Trindade, também não sou ariano.

Abaixo estão minhas respostas e é claro passíveis de Críticas e reformulações para melhor entendimento e crescimento espiritual em Cristo Jesus.

Com Carinho e Estima Cristã

(*Nome do autor retirado a seu próprio pedido.)

Oh, sim, também houve aquela pergunta que já lhes dirigi e ainda não foi respondida: De que modo essas novidades de especulação sobre o tema da divindade têm contribuído para a elevação da espiritualidade, individual e coletiva, desses indivíduos? Em que também favorece a terminação da obra de pregação de evangelho por todo o mundo em cumprimento de Mateus 24:14?

Então, sejamos objetivos: em vez de se porem a costurar sofismas com base em textos e mais textos selecionados (fazendo de conta que outros mais, de igual autoridade não existem), respondam à pergunta acima e mais estas abaixo de modo claro, objetivo, consciente e, acima de tudo, com humildade cristã:

R. Em relação a pergunta acima citada pelo irmão, não é preciso ser um teólogo para responder, NÃO acrescenta em nada espiritualmente falando, e não contribuirá para a pregação do evangelho, As boas novas de Jesus devem ser pregadas a toda nação, tribo língua e povo. Mas se estamos constatando erros no nosso meio devemos ficar calado? Os pioneiros que não acreditavam na trindade não se salvarão? Martinho Lutero acreditava na trindade, não guardava o Sábado e morreu tomando vinho e café, está perdido? Claro que não, o principal na vida cristã é conhecer e aceitar o salvador. Mas eu continuo a pensar (individualmente) que Nós temos um único Deus e um só Senhor (que também é Deus, João 1:1).

Mas eu tenho umas Perguntas , Por quê o selo de Deus, no apocalipse tem somente o Nome do Pai e do Cordeiro? Cadê o terceiro? Na Nova Terra só há 2 tronos? E por que na História da Redenção (EGW) citam-se apenas Pai e Filho e Satanás querendo estar no conselho de Deus?

Quero que me mostres os três juntos (não vale a passagem no batismo de Jesus pois Ellen G. White no DTN fala que o que desceu foi a aprovação de Deus e nem a ordem de batismo em Mt 28:19, pois os batismos em Atos foram somente no nome de Jesus e outras passagens). Por favor não venha provar que Espírito Santo é Deus, pois isto já tenho convivção e acredito que algumas passagens aparece como Deus Pai e outras como o Próprio Jesus. Mostre-me os três juntos.

1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser "o mesmo ontem, hoje e para sempre"? (Heb. 13:8).

R. Ao meu ver, Jesus é Deus (João 1:1), a questão é quanto a Sua origem, a palavra de Deus não fala que ele foi criado e sim , gerado do Pai, filho unigênito (único do gênero ou único com origem ou gerado, de duas palavras Uni + gênesis (begoten em inglês, KJV). Sou Filho de Pais Humanos, não significa que sou um ser híbrido de menor valor ou uma degeneração da espécie humana, significa que sou humano tanto quanto meus progenitores. Jesus é Deus, criador, redentor e digno de toda honra e toda glória ontem, hoje e para sempre. A questão dele ser gerado do Pai (Jo 3:16 ; Sl 2:7) não o diminui em nada. Satanás tentou fazer isso no céu questionou a autoridade de Cristo ante o Pai para que fosse introduzido aos assunto celestes e "Deus informou a Satanás que apenas a Seu Filho Ele revelaria Seus propósito secretos..." Ele existiu com Deus antes da Criação do Anjos (His. Redenção Cp. 1, pág.15,-18)

2. Já que o Senhor não dará a Sua glória a nenhum outro ser (Isaías 42:8; 48:11) como pôde o Senhor Jesus pedir ao Pai: "Glorifica-Me contigo mesmo com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo" (João 17:5). E como pôde Pedro atribuir-lhe glória, que só deveria ser atribuída a Deus? (2 Pedro 3:8).

R. Qual glória está em questão? Adão e Eva não usavam roupas, e sim uma glória os cobria; em João 17:5, aponta para uma glória de poder, exaltação e adoração, ao fazer a obra de Deus na terra Jesus estava glorificando ao Pai (vrs. 1,4) e Deus deu Sua glória a Jesus (João 17:22). Como pode-se observar existe tipos de glórias diferentes. Na nova Jerusalém o sol não é preciso porque a glória de Deus a iluminou e o Cordeiro é a Sua lâmpada (Apoc. 21:23 ), os anjos cantavam glória ao cordeiro. II Pedro 3:8 refere-se ao fator tempo, o que é eternidade, o que é hora, minuto, segundo e etc; são todas prerrogrativa humanas, quem vai fazer o calendário na eternidade. Parece meio filosófico, mas resumindo, a partir do pecado foi que o tempo passou a ser contado. Pedro não estava errado ao dar glória ao cordeiro pois ele é digno de toda honra, glória e louvor.

3. Como Jeová Se refere a Si mesmo como tendo sido traspassado? (Zacarias 12:1 e 10). Em Apocalipse 1:7 todos verão a Cristo que foi traspassado.

Ele não está se referindo a si mesmo e sim a Jesus, e se tivesse referindo a si mesmo dá a entender por que quem ama a Jesus ama o Pai, quem vai a Jesus vai ao Pai, Quem vê a Jesus vê o Pai.... e por quê não se Filho não é ferido não fere também ao Pai (não literalmente, pois só Jesus terá as marcas por toda a eternidade). Confirmando que Jesus é o traspassado no Apocalipse.

4. Como podem tanto Jesus como Jeová revelar-Se com a mesma designação, "Eu sou"? (Êxodo 3:14; João 8:58; 18:5, 6 e 8).

R. EU SOU O QUE SOU, é um dos nomes de Deus mais bonito no meu entender, porque permite que seja conjugado no passado, presente e futuro em todas as línguas antigas, ou seja, tem o mesmo significado de ontem, hoje e sempre. Em relação a pergunta, quem disse que ambos não podem ser o Eu Sou o que Sou ?.

5. Como pode haver dois primeiros e dois últimos? Jeová é o primeiro e o último (Isaías 41:5; 55:6; 48:12), mas o mesmo qualificativo é atribuído a Jesus: Apocalipse. 1:11-17; 2:8; 22:13.

R. Tem um artigo nesse site que salienta que Jesus é também Jeová (irmão robson pode colocar a disposição ?)

6. Isaías 6:1:1-10 apresenta a visão do profeta que claramente se refere a Jeová, sentado no Seu alto e sublime trono. João 12:36-41 aplica a passagem a Jesus. Paulo informa que quem disse aquelas palavras a Isaías foi o Espírito Santo (Atos 28:25-27).

R. Apc 22: 6, O Senhor (Jesus) é o espírito dos profetas.... Jesus (Josué) Yeshua, (Significa Jeová Salva) logo Jesus é também Jeová, Porque só Cristo Salva. (Não estou falando que o Pai não tenha poder para fazer isso).

7. Pode Jesus ser adorado não sendo Deus? (Mateus 2:2, 8, 11; 14:33; 15:25; 20:20; 28:9, 17; Marcos 5:6; Lucas 24:52; João 9:38. Deus mesmo manda os anjos adorá-lo: Hebreus 1:6.

R. De maneira nenhuma, Não terás outros deuses diante de mim, Jesus é Deus, não só manda adorá-lo como deve ser a melhor coisa no céu e prazerosa por sinal, a adoração a Deus Pai e Sei Filho.

8. Se Jesus Cristo não é Deus, por que não corrigiu Tomé quando este a Ele se referiu dizendo: "Meu Senhor e meu Deus" (João 20:28).

R. Jesus Cristo é Deus. A questão é que o arianismo põe Jesus como criatura, estamos vendo dois extremos da questão. Se negamos a trindade, somos Arianos, se aceitamos a trindade somos Trinitarianos, são dois pacote com verdades e mentiras. Acredito que Jesus é Deus gerado do Pai, meu salvador, digno de toda honra e toda a glória e meu consolador presente. A trindade eleva três seres a categoria de Deus, mas Deus Pai e Jesus são Deuses, não aceito um terceiro , semelhante ao arianismo, mas não igual. O arianismo rebaixa a Deus Pai como sendo distante e intocável, apresenta Jesus como ser gerado, criado e procriado e eles mesmos não se entenderam durante os concílios de Nicéia e Rimini, doutrina da trindade ganhou forma com a influência do cristianismo.

9. Como explicar que Cristo foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30), por Seu próprio poder (João 10: 17, 18) e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

R. Mesmo Jesus sendo Deus, quando habitou entre nós eles despojou-se da imortalidade, como Deus jamais poderia morrer, por isso morreu como homem, foi assassinado na cruz. Se Jesus se auto-ressuscitasse estaria comprovada a imortalidade da alma, por isso Deus o Pai o ressuscitou e ele retomou a sua Vida. Como O Espírito é o Pai de Jesus (Mt 1:20), Maria Foi engravidada pelo Espírito Santo (Pai) tinha um fruto gerado pelo Espírito, Logo o Espírito é o Pai. Descerá sobre ti o Espírito Santo e te envolverá de todo o poder (Lc 1:35), Logo foi uma outra forma de dizer que Jesus foi ressuscitado pelo Espírito (Pai).

Saudações Querido Irmão e Fique com Deus.

(*Nome do autor retirado a seu próprio pedido.)

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com